sábado, 8 de janeiro de 2011

Historinha do Mês


Um professor desafiou seus alunos com esta pergunta: “Deus fez tudo que existe?”
Um estudante respondeu corajosamente: “Sim, fez!”
“Deus fez tudo, mesmo?”
“Sim, professor”, respondeu o jovem.
O professor replicou: “Se Deus fez todas as coisas então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nos mesmos, então Deus é mau”.
O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a FÉ era um mito. O estudante levantou sua mão e disse:
“Posso lhe fazer uma pergunta, professor?”
“Sem dúvida”, respondeu-lhe o professor.
O jovem ficou de pé e perguntou: “Professor, o frio existe?”
“Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?”
O rapaz respondeu: “Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo a Física, o que consideramos frio é, na realidade, a ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia.”
“E a escuridão, existe?” continuou o estudante.
O professor respondeu: “Mas é claro que sim.”
O estudante respondeu: “Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente”.
Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:
“Diga, professor, o mal existe?”
Ele respondeu: “Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.”
Então o estudante respondeu: “O mal não existe, professor, ou pelo menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal.”
“Não é como a Fé ou Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações e mentes. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário