sábado, 8 de janeiro de 2011

Missa: Batismo do Senhor

Missa: Batismo do Senhor
Batismo do Senhor: Mateus 3,13-17
Por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

Solange Nascimento – é autora da Missa com as Crianças e co-autora dos livros Jesus e as crianças. Sua formação acadêmica perfaz Pedagogia, Letras e Direito. É pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pelo UNIFOR-MG

Acolhida Boa noite, queridas crianças

Boa noite a todos aqui presentes. Sejam muito bem vindos a esta celebração

Agora vamos ver algumas imagens porque hoje nossa celebração falará de algo que é muito, mas muito importante para nossa vida.

Que imagem é aquela? É uma mina de água. E para aonde a mina vai, vamos ver? Ah ele vai para um rio... E o rio , vai se juntando , vai se juntando aos outros e vão desaguar aonde?No mar... Então o mar é toda a soma de água da terra, não é mesmo?

Mas qual a importância dessa água toda em nossa vida?

A água nos alimenta, alimenta as plantas, os animais, tem como função limpar todas as coisas, certo?
Imagine aquela criança toda suja, o que ela precisa para ficar limpinha?

Ela precisa de um banho para tirar toda a sujeira que está sobre ela, não é? Ela pode se lavar no mar, no rio, na poça d’água e até na sua casa, no banheiro.

Mas por que eu estou dizendo de limpeza, de lavar-se, de purificar-se? Ah, porque hoje celebramos o batismo, a grande festa do batismo... Vocês sabem para que serve o batismo? Na cerimônia do batismo, quando ainda somos bem pequenos, nosso pais nos trazem diante do padre, aqui na igreja e nos oferece a Deus como filhos, nos tornarmos assim filhos de Deus, um bom cristão... E nessa cerimônia, imitamos o que João Batista fazia lá no deserto, como veremos hoje no evangelho. Ele banhava as pessoas na água para tirar delas todo o pecado, dando-lhes a chance de renovar sua vida.

Quando nossos pais nos entregam um dia para Jesus, também somos lavados do pecado e nos tornamos parte dessa igreja viva.

De pé, com muita alegria, vamos cantar iniciando nossa celebração como filhos bem batizados que somos.

Ato penitencial – Sabe, crianças, lá nas margens do rio Jordão, João Batista realizava um batismo com água para que todos os pecados fossem limpos da vida dos homens. Era uma forma de começar uma vida nova e o batismo simbolizava exatamente isso. A água era o sinal da purificação, principalmente, aquela corrente, que é símbolo da vida. Foi através das águas que os israelitas passaram da escravidão para a vida em liberdade. O rio Jordão, por exemplo, é fonte de vida para o povo de Israel até hoje. A água purifica, limpa a sujeira do passado, faz recomeçar, renascer.

Hoje o padre irá aspergir a água benta, como no batismo que recebemos para que todos nós possamos renovar nosso votos de sermos filhos bem amados de Deus, através dela. Que ao recebê-la possamos pedir ao Senhor o seu perdão e que, com essa água, a mesma que Jesus foi batizado, sejamos livres de todo mal e purificados de nossos erros.

Enquanto isso, vamos todos cantar para receber a água do Espírito Santo.

Leitura

Deus não faz distinção de pessoas, ao contrário, a todos oferece a possibilidade de viver e anunciar seu amor e sua bondade. Iremos ouvir tudo isso, crianças, na nossa leitura de hoje. Vamos ficar bem atentos e fazer também silêncio.

Aclamação

“Agora crianças, nós ouviremos no evangelho de hoje que João Batista preparou o caminho do Senhor, dizendo a todos que viria o dia em que o filho do homem batizaria; não com água, mas com o Espírito Santo de Deus”. E finalmente esse dia chegou, o filho de Deus veio até o profeta para ser por ele batizado.

Em pé, com muita alegria, vamos cantar saudando o nosso Jesus.

Preces - OUVI DEUS DE AMOR O NOSSO CLAMOR.

1 - Deus da vida, fortalecei a caminhada da nossa Igreja para que ela sempre nos oriente no seguimento a Jesus Cristo, vivendo nossa missão batismal. Nós vos pedimos. –

2 - Deus da vida, ajudai a Pastoral do Batismo e os ministros instituídos para que realizem um trabalho sério de evangelização com os pais e padrinhos na preparação para o Sacramento do Batismo. Nós vos pedimos. –

3 - Deus da vida, despertai em todos nós, a necessidade de estarmos sempre a serviço dos irmãos, em especial, os mais necessitados. Nós vos pedimos.

4 - Deus da vida, olhai por cada criança aqui dessa celebração para que comunguem o ideal cristão , fazendo valer seus valores recebidos no batismo e celebrando-os por toda a vida como filhos de Deus . Nós vos pedimos

Ofertório

Nada mais bonito que oferecermos ao Senhor o ritual do nosso batismo. Os símbolos sagrados desse nosso compromisso de ser um cristão, membro da grande família do Senhor. Marcados pela fé e pelo amor do nosso grande Pai do céu. Por isso nossas ofertas vêm dos sinais que nos marcam no batismo.

Trazemos até o altar à vela, esta luz que representa a presença divina do Espírito Santo de Deus em nossa vida e que nos faz ser membros efetivos dessa família e compromissados com todos os nossos irmãos.
Oferecer à água que nos lava de todo mal, que nos purifica de todas as impurezas do nosso ser e que nos torna um cristão limpo diante de Deus e dos irmãos.

Oferecer o óleo que nos unge com Espírito Santo, que nos protege, nos ilumina nos mantêm vivos e animados na presença de Deus.

Oferecer a veste branca, significando a pureza, pureza essa que devemos procurar preservar por toda a nossa vida, buscando-a na nossa humildade e nossa simplicidade.

Oferecer nossos padrinhos, nossas madrinhas, eles que desempenham uma importante missão nesse rito do Batismo, tem como papel nos orientar na vida cristã. Que eles sejam na terra sinais que nos levem ao céu.

Por fim oferecemos a vida, nossa vida, representada por essa criança. Que ainda não pode definir seu papel de cristão, mas já possui a marca da família de Deus.

Que tudo o Senhor aceite, junto ao pão e ao vinho em sinal de nosso amor pelo batismo, pela marca original feita de amor em nós. Amém.


Comunhão - Na eucaristia, Jesus nos oferece a possibilidade de comungar de seu corpo e sangue e assim fortalecer nossa vida e nosso compromisso como batizados e batizadas. Vamos ao seu encontro com alegria, cantando.

Ação de graças

Agora crianças, nossa celebração está quase no fim, mas antes que ela termine é momento de agradecer. Agradecer ao Senhor por tantas manifestações maravilhosas que Ele realiza em nossa vida.

Vamos rezar juntos uma pequena oração? Eu digo e vocês repetem, está bem?!

Obrigado Senhor/

Porque através do batismo, / nos destes a marca do amor. /

Porque nos destes a alegria/ de pertencer à sua santa família/

E nos fazermos membros/ importantes na sua vida.

Conceda-nos a graça de tudo realizar/ para merecer a sua confiança e o seu amor. /

Ajude-nos a seguir seus exemplos/

E como batizados/ também sermos pequenos profetas/

Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário