quinta-feira, 9 de junho de 2011

O ESPÍRITO SANTO, O DOM DE DEUS"

Quem é o Espírito Santo?
Como ter certeza de sua presença?

A Bíblia e a Liturgia nos falam muitas vezes do Espírito de Deus, ou do Espírito Santo, mas é difícil fazer uma idéia sobre esta pessoa divina.

As imagens que a Bíblia usa - fogo, vento, água, pombinha - são imagens que indicam movimento, fluidez, liberdade, ou seja, imagens que lembram a impossibilidade de determinar o Espírito Santo. Por isso, não conseguimos ter uma idéia fixa, pronta, perfeita, sobre Ele, como as temos clara sobre o Pai e o Filho.

A tradição da Igreja o chama de laço de amor entre Pai e Filho.

Sendo amor, já fica difícil de conceituar. O amor não se define, mas é vivido, testemunhado, isto é, expresso na prática em ações. Nele se realiza de maneira eterna, plena e acabada, o ensinamento de Jesus: "quem perder a sua vida, vai ganhá-la" (Mc 8,35; Lc 9,24).

Por isso, só quem experimenta o amor -serviço, o amor entrega e o amor doação poderá ter uma idéia - ainda que pálida - de quem é o Espírito Santo.

Espírito Santo =
Força de vida e missão

Jesus declara: "O Espírito do Senhor está sobre mim". Dizendo isto, assume a missão de ser o anunciador do Reino aos pobres. Por isso, valorizou as mulheres, perdoou os pecadores, curou os doentes, trouxe alegria e sentido de vida aos marginalizados. Mostrou-se sempre homem de ternura e compaixão, aproximando Deus ao povo e o povo a Deus.

O livro dos Atos nos apresenta a ação do Espírito Santo efetuada na ação dos Apóstolos e seguidores de Jesus. O Espírito de Deus os impulsionou para serem homens e mulheres de coragem, entusiasmo, garra força no anúncio da Palavra. Não desanimaram nunca diante das dificuldades das multidões e nos tribunais.

Ainda hoje, como aconteceu aos Apóstolos (At 2,3-4), o Espírito Santo desce "como que em línguas de fogo" sobre os discípulos do Senhor Jesus, enchendo-os de seu poder, para entusiasma-los na pregação do Evangelho, para viverem no ardor de missionários de Cristo.

DINÂMICA

A) Distribuir as frases abaixo, em folhas separadas e enumeradas.
B) Cada participante, a partir da frase dada, escreverá outra frase em forma de creio.
C) Fazer uma leitura do trabalho individual, em grupos. Depois formar um creio em forma de oração com todas as contribuições.
D) deste creio poderá ser feito um cartão para todos os pais e padrinhos. Entregar no dia da celebração da Crisma. Ex.:

1.º Todos Ficam repletos do Espírito Santo (At 2,4).
Creio no Espírito Santo, porque nos enche de vida, de amor pelos outros, de comunhão com a família, e nos impulsiona para o bem.

2.º Eu derramei o meu Espírito sobre todas as pessoas (At 2,17).
Creio no Espírito Santo, porque derrama sobre todas as pessoas seus dons, sua força, coragem, luta para fazer deste mundo a casa feliz para todos.

3.º O Espírito Santo descerá sobre vocês e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra (At 1,8).

4.º Ficaram cheios do Espírito Santo e, com coragem, anunciavam a Palavra de Deus (At 4,31).

5.º Escolham entre vocês sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de Sabedoria (At 8,17).

6.º Pedro João impuseram as mãos sobre os samaritanos e eles receberam o Espírito Santo (At 9,31).

7.º A Igreja se edificava e progredia no temor do Senhor e crescia em número com ajuda do Espírito Santo (At 9,31).

8.º Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre (At 13,4).

9.º O Espírito de Deus mora em vós (1Cor3,16).

10.º Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo os constitui como guardiões, para apascentarem a Igreja de Deus (At 20,28).

Como percebemos nos Atos dos Apóstolos Lucas nos mostra o Espírito Santo como protagonista da missão da Igreja. Os discípulos, possuídos pelo Espírito, deixam de lado o medo e a insegurança, partem para todos os lugares da terra para o anuncio do Evangelho aos povos e edificam a Igreja, a comunidade, onde todos são acolhidos.

O Espírito do Senhor, em nosso meio, é sopro de vida, inspiração para o bem, coragem profética, força para os desanimados, construtor de comunhão, vivência do amor, ternura nas relações...
(Acrescente você outras expressões sobre o Espírito Santo, a partir da sua experiência).

Para bem viver o sacramento da crisma queremos, todos os dias, invocar a ação do Espírito Santo com a oração do Cardeal Verdier.

Ó, Espírito Santo!
Amor do Pai e do Filho,
inspira-me sempre
o que devo pensar,
o que devo dizer,
o que devo calar,
o que devo escrever,
como devo agir,
o que devo fazer,
para obter vossa glória,
o bem das almas
e minha própria santificação.

Ir. Marlene Bertoldi

"UM ESPELHO DA VIDA"

SALMO 148

Louvai o Senhor nos céus; louvai-o nas alturas
Louvai-o, o sol e lua,
louvai-o, vós todas as estrelas brilhantes
Louvai-o, céus dos céus,
e vós, águas de cima dos céus
louvem o nome do Senhor,
pois ele mandou e foram criados;
fixou-os eternamente, para sempre.
Dei-lhes uma lei que jamais passará.
Louvai o Senhor na terra,
monstros marinhos e abismos todos,
raio e granizo, neve e neblina,
vento tempestuoso que cumpre sua ordens;
montes e todas as colinas,
árvores frutíferas e todos os credos,
feras e animais domésticos,
répteis e aves que voam.
Louvai o Senhor nos céus, louvai-o nas alturas.

1.º MOMENTO

Eis um trecho do Salmo 148 que louva ao Senhor pelas maravilhas da natureza criada por ele.

Para "saborear" um salmo deste tipo, e rezar a partir dele, devemos cultivar em nós um espírito de admiração.

Devemos aprender a olhar ao nosso redor e descobrir as mil maravilhas que se nos apresentam em nos falam de Deus.

Toda nossa vida não será suficiente para admirar e agradecer as maravilhas do Criador.

Lendo este Salmo, o que gostaria de agradecer e de louvar ?

2.º MOMENTO

Um dos lugares de fazer experiência de Deus é a própria natureza. É um grande "sinal" pelo qual Deus se comunica conosco.

Quem não sentiu a presença de Deus diante de uma paisagem maravilhosa, diante de um céu estrelado, diante do mar impetuoso?

Quem não se maravilha diante dos dados da ciência que nos falam das incontáveis galáxias e estrelas?

Mas, não é só nas grandes coisas que Deus se manifesta. Também nas coisas aparentemente pequenas, Deus mostra seu poder criador e sua presença.

O átomo por si só é um mundo maravilhoso, cada célula do corpo humano contém inúmeros segredos, cada gota de água é um mundo de mistérios. Observamos os insetos, aparentemente tão simples. São uma maravilha. Já observou uma formiguinha? Com quanta facilidade pisamos nela para mata-la. Mas ela tem pés para andar, olfato para cheirar a comida, enxerga, trabalha organizadamente. É um pequeno milagre.

Observem as abelhas e seu trabalho. Observam as flores, as folhas de uma planta e você pode ficar extasiado diante das maravilhas da natureza. Quanto mais desenvolver em si este jeito de saber admirar, tanto mais você estará perto para descobrir e experimentar Deus através da natureza.

Se possível, neste momento, observe algo da natureza que está perto de você ou que você pode observar pela janela do seu quarto, e faça uma oração espontânea de louvor a Deus.

3.º MOMENTO

Abra a Bíblia e reze o Salmo 148 inteiro. Além das coisas da natureza, este Salmo convida também os animais e as pessoas a render louvor a Deus.

Saboreie também o Salmo 104. Leia e medite este Salmo maravilhoso que também louva a Deus pela grandeza da natureza. Merece um bom tempo de meditação.

4.º MOMENTO

Será que, depois desta reflexão, você mesmo pode escrever seu Salmo agradecendo as maravilhas de Deus em sua vida?

5.º MOMENTO

Vamos sair desta reflexão com um espírito aberto para perceber as maravilhas de Deus que nos rodeiam. Esta é uma atitude que deve ser cultivada. Nossa vida não será bastante longa para descobrir, cada dia de novo, a beleza da criação e, o que é mais importante ainda, fazer a partir disto nossa experiência de Deus.

Inês Brohuis

Fonte: Missão Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário