quinta-feira, 16 de junho de 2011

Solenidade da Santíssima Trindade


Cor branca ou dourada - ANO A - 19/06/2011

"Deus uno e trino: comunidade de amor"

01. ACOLHIDA

Preparar um candelabro ou um recipiente com 3 velas grandes. Um membro da equipe de celebração acende o Círio Pascal e as 3 velas, enquanto se canta o refrão abaixo de modo suave e orante.

DEUS ETERNO A VÓS O LOUVOR! GLÓRIA A VOSSA MAJESTADE! ANJOS E HOMENS COM FERVOR, VOS ADORAM, DEUS TRINDADE. CANTE A TERRA COM AMOR! SANTO, SANTO É O SENHOR.

Animador(a) - Irmãos e irmãs em Cristo Jesus, sejam todos bem vindos! Celebrando hoje o mistério da Santíssima Trindade, somos convidados a louvar e bendizer ao Deus Uno e Trino pelos gestos de amor realizados entre nós e entre todas as Igrejas Cristãs que professam a mesma fé.


A equipe de celebração prepara com antecedência fatos que aconteceram recentemente, estão acontecendo e irão acontecer nas famílias, na comunidade, na sociedade, na paróquia, na diocese e motiva a assembleia a lembrar outros.


Animador(a) - Coloquemos nas mãos do Pai nossas alegrias, tristezas, lutas e vitórias, na esperança de que a Trindade Santa nos conceda as graças necessárias para continuarmos nossa caminhada de fé. Cantemos.


Procissão de entrada como costume.

02. CANTO INICIAL

1. Entremos com grande alegria na casa do Senhor, em sua fiel companhia cantemos seu louvor.

HONRA E GLÓRIA À SANTÍSSIMA TRINDADE, HONRA E GLÓRIA POR TODA A
ETERNIDADE! HONRA E GLÓRIA À TRINDADE SANTA.

2. Em nome do Pai sacrossanto do Filho Salvador. No amor do Espírito Santo vivemos sem temor.


3. Aqui todos juntos oramos com fé e gratidão. E a bênção de Deus invocamos de todo o coração.


Presidente - Envolvidos pelo amor de Deus Uno e Trino, façamos o sinal que nos identifica como cristãos, cantando.


T.: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém!


Presidente: A graça do Cristo, o Amor de Deus Pai, o Espírito Santo co’a gente. Amém!


T.: Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Aleluia! Amém!


03. DEUS NOS PERDOA

Presidente - Para bem celebrarmos o mistério da comunhão da Santíssima Trindade, imploremos a misericórdia do Pai pelas nossas faltas contra a unidade. (pausa) Confiantes no perdão de Deus, confessemos nossos pecados, cantando.

Confesso a Deus, Pai todo poderoso, e a vós irmãos confesso que pequei, por pensamentos palavras atos e omissões, por minha culpa tão grande culpa. Piedade, Senhor! Piedade, Senhor! Piedade de mim!

- Por vossa Virgem Maria, santos e anjos e a vós irmãos eu peço que rogueis, a Deus que é Pai poderoso, para perdoar, por minha culpa, tão grande culpa. Piedade, Senhor! Piedade, Senhor! Piedade, de mim!

Presidente - Deus de amor e misericórdia tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.

- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...

- Cristo, tende piedade de nós. Cristo...

- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...

04. HINO DE LOUVOR


Presidente - Elevemos ao Deus Trindade o louvor de sua Igreja aqui reunida, cantando.

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos ado

ramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o santo, só vós, o Senhor, só vós, o altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. AMÉM.

05. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus, nosso Pai, enviastes o vosso Filho ao mundo e infundistes em nós o Espírito Santo, revelando-nos o vosso mistério de amor. Ajudai-nos que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a unidade onipotente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.

DEUS NOS FALA

As leituras sejam proclamadas sem comentários, com um breve momento de silêncio, após cada uma delas.

06. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA

O leitor ergue o Lecionário (ou a Bíblia) enquanto se canta.

Leitor - ESTA É A PALAVRA DE DEUS

Todos - VAMOS OUVIR A PALAVRA

07. LEITURA DO LIVRO DO ÊXODO (34,4b-6.8-9)

08. SALMO RESPONSORIAL (Dn 3)

A VÓS LOUVOR, HONRA E GLÓRIA ETERNAMENTE! (bis)

- Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais.
- Sede bendito, nome santo e glorioso.
- No templo santo onde refulge a vossa glória.
- E em vosso trono de poder vitorioso.
- Sede bendito, que sondais as profundezas.
- E superior aos querubins vos assentais.
- Sede bendito no celeste firmamento.


09. LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (13,11-13)

10. CANTO DE ACLAMAÇÃO

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (bis)

1. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Divino, ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém.

11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (3,16-18)

12. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA

O Livro do Êxodo lembra que o povo quebrou a aliança com Deus e fez para si um bezerro de ouro. Deus abre seu coração e se revela como o Deus da compaixão e da piedade, da graça e da verdade, lento para a cólera e cheio de amor e fidelidade. Moisés demonstra ter compreendido a revelação de Deus e apela para que o povo, apesar de sua infidelidade (pecados), seja reconhecido como sua herança particular. É o que aconteceu com a aliança. Na segunda Carta aos Coríntios, Paulo apóstolo revela que o mistério de Jesus na comunidade só se entende na relação das três pessoas da Trindade. O amor do Pai comunica-se na graça de Cristo que age na comunhão do Espírito Santo. O resultado dessa situação é a paz e a alegria. O Evangelho de hoje situa-se no contexto dos diálogos entre Jesus e Nicodemos. É um relato doutrinal ou uma catequese sobre o batismo. A questão de fundo é a inquietação de todo humano: “Como alguém pode ver o Reino de Deus”. Jesus revela que pode “ver o Reino de Deus” quem nascer do alto, mediante a efusão do Espírito. Todavia, essa efusão do Espírito não é obra das forças humanas. Ela é uma graça que vem do alto. Isto é, só Jesus, o Filho do Homem, o único que veio do céu, torna possível aos que nele crêem nascerem do alto. O texto deste domingo revela que a obra da salvação é fruto do amor do Pai, do Filho unigênito e doEspírito Santo. A salvação do mundo é um rio que brota da fonte da ação amorosa de Deus. Ele nos deu o seu Filho querido, que livremente se entregou por amor à salvação do universo. As três pessoas divinas estão unidas no mesmo amor por nós. A atitude de Deus ante o mundo é de amor e misericórdia. Não se trata de um amor genérico ou platônico, mas amor concreto e solidário com toda a humanidade. Amor que gera vida, cria relações fraternas, implanta a justiça, promove a paz e invade os corações humanos, tornando-os fecundos e cheios de misericórdia. A Trindade é a carteira de identidade dos cristãos: no discípulo de Jesus deve estar refletida a face de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. A marca da Trindade pode ser identificada na comunidade cristã quando todos se sentem bem aceitos, estimados, valorizados, quando as alegrias e as tristezas são partilhadas, quando as diferenças são consideradas um enriquecimento. Percebe-se o sinal da Trindade nas famílias onde há diálogo, amor, colaboração. Nota-se o sinal da Trindade onde não existe competição, dominação sobre os outros, mas prestação de serviço fraterno para quem precisa sentir-se amado. Que gestos de amor de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, são identificados em nossa comunidade?

13. PROFISSÃO DE FÉ

Presidente - Professemos nossa fé no Deus Uno e Trino.
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: (todos de inclinam) e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem
Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. Creio na igreja, una, santa, católica e
apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém!

14. PRECES DA COMUNIDADE

Presidente - Fortalecidos pelo Espírito que nos santifica, elevemos nossas preces ao Pai, cantando:
Ó SENHOR, SENHOR NESTE DIA, ESCUTAI NOSSA PRECE.
- Senhor, iluminai vossa Igreja para que ela seja sinal de comunhão, caminhe em união buscando realizar vosso projeto de amor. Nós vos pedimos.
- Senhor, iluminai todos os conselheiros das nossas comunidades para que possam ser sinal de unidade entre si, entre as equipes de serviço, pastorais e movimentos. Nós vos pedimos.
- Senhor, abençoai a Paróquia Santíssima Trindade de Linhares, e suas comunidades que celebram seu padroeiro, para que sejam, cada vez mais, fortalecidas na fé e no testemunho do Ressuscitado. Nós vos pedimos.
- Senhor, atendei os nossos pedidos: pela saúde dos enfermos, pelos aniversariantes, pelos falecidos, pelos dizimistas e por todos os motivos que queremos rezar neste dia, os quais estão no silêncio dos nossos corações. Nós vos pedimos.

Presidente - Ó Deus, fonte de amor e bondade, acolhei nossas súplicas. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.


15. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) - A Trindade Santa é a perfeita comunidade de amor. O conselho da comunidade é chamado a seguir seu exemplo fazendo o elo de ligação fraterna entre as diversas equipes de serviços, pastorais, grupos e movimentos. Sua missão é cuidar da evangelização dos fiéis, zelar pelas pessoas e bens da comunidade, coordenar e animar todo o trabalho comunitário, juntamente com os irmãos e irmãs que dela participam.
Animador(a) - Apresentemos ao altar do Senhor a luta do dia-a-dia dos nossos conselheiros e de todos nós, batizados, para que, com sabedoria e humildade, possamos manter viva, entre nós, a chama da fé e da unidade, guiados pelo amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Durante o comentário os membros do conselho comunitário aproximam-se do altar e dão-se as mãos enquanto toda comunidade entoa o refrão do canto das oferendas.


16. CANTO DAS OFERENDAS

1. Quando esse tudo era nada, só três pessoas havia, numa comunicação de amor, em total e perfeita harmonia. Uma doou-se na Criação, a outra doou-se na Encarnação e a terceira se doa e trabalha na Igreja por nossa santificação.
NOSSA OFERTA NA TRINDADE SANTA DE NOSSAS VIDAS, TALENTOS E BENS
APRESENTEMOS PRA QUE AS CONSAGREM PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
NOSSA OFERTA NA TRINDADE SANTA DE NOSSAS VIDAS, TALENTOS BENS
OFEREÇAMOS EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

2. Temos que ser solidários. Saber nossos bens partilhar, tal qual o amor Trinitário, que se doa no comunicar. O Pai doou-se no Filho, o Filho se deu a nós por amor e ao Espírito Santo no Pai e no Filho prestemos o nosso louvor.

17. PAI NOSSO

Presidente - Iluminados pela Palavra de Deus, rezemos confiantes a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO...

18. ABRAÇO DA PAZ

Animador(a) - Como filhos e filhas do Deus da paz, saudemo-nos com um gesto de comunhão fraterna.

1. Eu te saúdo meu irmão, eu te abraço e aperto a mão porque Jesus no meio de nós veio trazer a sua paz.
SHALOM, SHALOM, SHALOM, SHALOM, SHALOM MEU IRMÃO QUE A PAZ DE JESUS CRISTO VENHA AO TEU CORAÇÃO.

19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1. Ao recebermos, Senhor, tua presença sagrada, pra confirmar teu amor, faz de nós tua morada. Surge um sincero louvor, brota a semente plantada, faz-nos seguir teu caminho, sempre trilhar tua estrada.
DESAMARREM AS SANDÁLIAS E DESCANSEM, ESTE CHÃO É TERRA SANTA, IRMÃOS MEUS! VENHAM, OREM, COMAM, CANTEM, VENHAM TODOS E RENOVEM A ESPERANÇA NO SENHOR.
2. O Filho de Deus com o Pai e o Espírito Santo: nesta Trindade um só Ser, que pede a nós sermos santos. Dá-nos, Jesus, teu poder de se doar sem medida, deixa que compreendamos que este é o sentido da vida.


3. Ao virmos te receber, nós te pedimos, ó Cristo, faze vibrar nosso ser, indo ao encontro do Pai Santo sem descuidar dos irmãos, mil faces da tua face. Faze que o coração sinta a força da caridade.
20. ORAÇÃO

Presidente - Ó Deus, alimentados e fortalecidos em nossa fé, nós vos agradecemos pela vossa presença em nossa vida e na caminhada de vossa Igreja. Dai a todos nós, batizados, força e coragem para continuarmos a missão que Jesus nos confiou. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO

Presidente - Que o Pai, fonte de toda vocação à vida e ao amor, vos dê a paz e vos abençoe. AMÉM.


- Que o Filho vos liberte de todos os perigos e torne vossos corações compassivos e puros. AMÉM.


- Que o Espírito Santo vos enriqueça com esperança, fé e caridade para que possais chegar felizes à vida eterna. AMÉM!


- Abençoe-vos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.


- Como comunidade de amor, ide em paz e o Ressuscitado vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.


23. CANTO FINAL


Ó TRINDADE, VOS LOUVAMOS, VOS LOUVAMOS PELA VOSSA COMUNHÃO! QUE ESTA MESA FAVOREÇA, FAVOREÇA NOSSA COMUNICAÇÃO!


1. Deus nos fala na história e nos chama à conversão: vamos ser palavras vivas proclamando a salvação! (bis)


2. Vamos juntos festejar cada volta de um irmão e o amor que nos acolhe, restaurando a comunhão! (bis)










Deus uno e trino: comunidade de amor

Um comentário: