segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

QUARESMA






40 DIAS ANTES DA PÁSCOA!

Tempo fundamentado no Antigo Testamento:

            Povo judeu passou 40 anos no deserto antes de entrar na terra prometida. Tendo Moisés pela frente, o povo passou provações enormes no deserto, fome, sede, etc. (Êxodo)

            Profeta Elias andou fugitivo por 40 dias antes de subir a montanha e ter um encontro com o Senhor.  (I Reis 19, 1-18). 

E no Novo Testamento:

            Jesus passou 40 dias no deserto.

            Ler Lucas 4, 1-13.

Quaresma é tempo de  atitudes que nos levam a conversão:

 ORAÇÃO, JEJUM, ESMOLA.

Oração – (SER) buscar a Deus para obter a libertação;  buscar e procurar a Deus para obter o que necessito, no sentido de submeter meus anseios à Vontade de Deus, exercitando a confiança de estar totalmente entregue aos cuidados de Deus, que sempre faz o melhor para minha vida. Através da ORAÇÃO eu busco um diálogo constante com Deus e, bem assim, procuro conhecer a Sua Santissima Vontade para minha vida e obedecê-La será o meu objetivo...a oração, a leitura e meditação da Palavra, assim, tem como finalidade esculpir o meu SER de Deus, totalmente diferente do SER deste mundo e, deste modo, me leva a CONVERSÃO E mudança de ATITUDE!

Jejum – desapego (TER) – nada é mais importante do que a vida nova com Jesus;
Quero mostrar para Deus que Ele é tudo o que preciso para ser feliz, e só Ele sabe o que preciso. Então ofereço jejum, faço abstinência de coisas que são importantes para mim. Este jejum exige de mim um sacrifício que ofereço para minha purificação e para o desapego.

Esmola – partilha (Poder) – minha alegria está em estender a mão para aqueles que mais precisam; consiste, ainda, em trocar o lucro, o acúmulo pela partilha para uma maior justiça social, ou melhor, abster-se do PODER para SERVIR, PARTILHAR!

“Quem não vive para servir, não serve para viver!” (Madre Tereza Calcutá) – SER Viço = SER Vida


"Desse modo, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida como resgate de muitos"(Mt 20,28)

 

Nos 40 dias que Jesus foi tentado, analisemos as respostas de Jesus:

1.”Nem só de pão vive o homem, mas de toda PALAVRA que procede da BOCA  de DEUS!” – confiança e desapego.
Pão = necessidade material = JEJUM
Palavra – necessidade espiritual – Bíblia –ORAÇÃO , conhecer os mandamentos, obediência, Deus é tudo.
Jesus não ignora a necessidade física e/ou material, mas alerta que a necessidade maior é a do alimento espiritual, onde realmente podemos encontrar a vida em abundância, vida abençoada por Deus (Jo 10, 9-16)

2.”Adorarás o Senhor teu Deus e só à Ele prestarás culto!”
Jesus nos mostra a necessidade de ter Deus como nosso "norte" e a Sua Santíssima Vontade como nosso "foco".
Ter como objetivo na vida, Ser Vir a Deus e caminhar para o céu!
Trabalho – ordem de Deus (Genesis 3, 19)
Servir o outro sem interesse, fazer tudo em nossa vida com Deus, por Deus e para Deus!
ESMOLA – Deus presente no outro – jejum, tirar do que tenho para dar ao outro, abster-se em favor do outro para minha santificação -  Deus é o meu único Senhor e não meu estomago, minha conta bancária, minhas roupas, meus pertences, etc.....


3.”Não porás à prova o Senhor, teu Deus!”
Nossa atitude em face do perigo = NÃO podemos assumir atitudes de risco de perigo – Prudência. (Mc 14, 38)
Deus age em nossa vida sempre para nossa salvação e para sermos um sinal do seu amor para o outro, contudo o ÚNICO COMPROMISSO QUE DEUS TEM CONOSCO É A NOSSA SALVAÇÃO! 
Não é um Deus que age para satisfazer nossos caprichos, mas tudo o que permite acontecer é para um bem maior que está engajado no mistério da nossa salvação e do sacrifício da cruz! E mistério é mistério! 
Jesus nos alerta para não nos deixarmos seduzir pelos caprichos do mundo, mas ao contrário precisamos estar atentos a Vontade de Deus para nossa vida.
Precisamos saber que para ganhar o céu é preciso caminhar na Via Sacra junto com Jesus. (Lc 9, 22-26)

Fonte: http://stelamaria.blogspot.com.br/2011/03/explicacao-da-quaresma-para-encontro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário