sábado, 30 de março de 2013

Páscoa - Atividades e Imagens para Colorir






IAM Santa Paulina - Encontro sobre Semana Santa

 Nesta sexta-feira as crianças da IAM participaram de uma palestra do Diácono Eduardo, sobre as 07 palavras de Cristo na Cruz:

  "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem"

"Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso"

"Mulher, eis aí o teu filho. Filho eis aí a tua Mãe!"

"Tenho Sede!"  


"Eli, Eli, lema sabachtani? - Meus Deus, meus Deus, por que me abandonastes?"  

 "Tudo está consumado!" 

 "Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!"  




Após a palestra, fomos para a sala da IAM e lá foi feita uma contação de história sobre A História da Páscoa de Alice Joyce Davidson da Editora Paulinas e refletimos a música: A Páscoa de Jesus do Cd Tempo de Cantar Missa para Crianças da Canção Nova.
E claro como diz  a letra desta música:

A Páscoa é muito mais que ovo, chocolate e coelhinho.
Ela é a vitória de Jesus que nunca nos deixou sozinhos.



A IAM Santa Paulina deseja a todos uma Santa e Abençoada Páscoa repleta do amor de Deus e lembramos que a Cruz de Jesus é o sinal do amor de Deus por nós.

A Cruz é o sinal que o Amor venceu o pecado e Jesus venceu a morte!!!






sábado, 23 de março de 2013

Semana Santa Atividades










O significado do Domingo de Ramos




A atitude das pessoas contemporâneas de Jesus, que o festejaram na sua entrada em Jerusalém e depois o abandonaram à mercê de seus algozes, se assemelha, muitas vezes, a atitudes de cada um de nós que louvamos a Cristo e nos enchemos de boas intenções para seguir os seus ensinamentos e, ao primeiro obstáculo, nos deixamos levar pelo desânimo, ou pelo egoísmo, ou pela falta de solidariedade e, mais uma vez, alimentamos o sofrimento de Jesus.
A Festa de Ramos com hosanas e saudações, prefigura a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado, mas a hora definitiva ainda chegará. Jesus vai ao encontro da paixão com plena consciência e aceitação livre. Tem o poder de solicitar legiões de anjos que venham em seu auxílio, mas renuncia ao uso deste poder. Ele veio trazer a paz ao mundo, escolhe o caminho da humildade, a vontade do Pai se realizando.
Jesus entra em Jerusalém em clima de festa. Parece que Ele quer mesmo isso porque arma a cena que reproduz direitinho a profecia de Zacarias (o rei dos judeus virá como rei pacífico, montado num jumentinho, não numa montaria de guerra). É aquela aclamação. O povo festejava na expectativa de ter finalmente o prometido descendente de Davi, que ia reconduzir Israel a uma situação de vitória até maior do que as glórias idealizadas do passado. "Hosana ao filho de Davi", clamavam. E a lembrança das promessas feitas à dinastia de Davi alimentava certa imagem do Messias. O problema é que essa imagem de Messias poderoso, invencível, não ia combinar bem com o que aguardava Jesus pouco tempo depois.
Entre a entrada festiva como rei em Jerusalém e o deboche da flagelação, da coroação de espinhos e da inscrição na cruz (Jesus de Nazaré, rei dos Judeus), somos levados a pensar: Que tipo de rei o povo queria? E que tipo de rei Jesus de fato foi?
O povo ansiava por um Messias, mas cada um o imaginava de um jeito: poderia ser um rei, um guerreiro forte que expulsasse os romanos, um “ungido de Deus” capaz de resolver tudo com grandes milagres... É verdade que havia também textos que falavam no Messias sofredor, que iria carregar os pecados do povo. Mas essa idéia tão estranha não tinha assim muito apelo. Talvez o povo pensasse como muita gente de hoje: “de sofredor, já basta eu, quero alguém que saiba vencer”.
Deus, como de costume, exagera na surpresa. O Messias, além de não vir alardeando poder, entra na fila dos condenados. Para quem não olhasse a história com os olhos de hoje, não haveria muita diferença entre as três cruzes no alto do monte Calvário.
Domingo de Ramos é o portal de entrada da Semana Santa. Para as comunidades cristãs, esta semana maior sempre será um confronto com o problema do mal no mundo. Muito sofrimento. Além das catástrofes naturais, há no mundo muita opção de morte, desde a violência da guerra, o terrorismo, a violência urbana, a morte pela fome e as deficiências até a violência contra a própria natureza.Qual a saída? A guerra preventiva para vencer o terrorismo com o terrorismo? A imposição da idolatria do capital contra o império do mal?Ou a saída, certamente a mais difícil, não será a da proposta do Evangelho, que passa pelo mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor? Muitas vezes Jesus caminha ao nosso encontro e nós não o reconhecemos. Tenhamos a coragem de viver estes dias da Paixão meditando os sofrimentos de Cristo, que são os nossos sofrimentos para vencermos a morte na alegria da Ressurreição.

Dom Eurico dos Santos Veloso


Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/artigos-dos-bispos/dom-eurico-dos-santos-veloso/2763-o-significado-do-domingo-de-ramos

terça-feira, 19 de março de 2013

Encontro de Espiritualidade


Evangelho do dia - Pão da vida!


Evangelho (Mateus 1,16.18-21.24a)
Terça-Feira, 19 de Março de 2013
São José, Esposo da Virgem Maria
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.
18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.  22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele ser&a acute; chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.   - Palavra da Salvação.       - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
1 – Hoje a liturgia faz memória de São José. Nada sabemos dele antes destes fatos bíblicos. O que podemos deduzir é que devia ser alguém muito especial. Do contrário, Deus não o teria escolhido para ser o pai adotivo do menino Jesus. E a Sagrada Escritura diz o que tem de melhor sobre ele, dizendo que era justo. Ser justo, no contexto bíblico, era ser cumpridor dos Mandamentos. Daqui concluímos que devia ser um moço muito especial, dado à santidade de vida. E ele ficou perturbado com o fato de Maria estar grávida. E como eles tinham um namoro santo, ele bem sabia que não era dele a criança que estava sendo gerada no ventre de Maria. Gravidez fora do casamento gerava uma situação muito delicada. As consequências eram terríveis. E porque ele amava Maria e era justo, estava  por decidir a abandoná-la, em segredo. A ssim, para ela, as consequências seriam menos complicadas. Mas Deus nunca faz nada para estragar a felicidade de alguém, nem a de José, que era casto, puro e reto nas intenções e nas ações. E Deus intervém: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. São José assume, até as últimas consequências, acompanhar e proteger sua esposa e o filho adotivo. Deus o quis como guarda de sua casa. É o padroeiro da Igreja, protetor das famílias e modelo para os operários.

Oração
Senhor Jesus, Tu que és a fonte de toda santidade e fecundidade, fecunda meu coração com a força do Espírito Santo, para que eu seja cada vez mais transformado(a) pela graça. Orienta, Jesus, minha vida, para que eu possa  viver cada vez mais unido(a) a Ti, como São José, homem fiel e justo. Dá-me a capacidade de olhar para São José como modelo de alguém que soube cooperar com a graça, colocando os dons e qualidades a serviço da Sagrada Família de Nazaré. Concede-me o dom de ser pessoa justa e temente a Deus, para estar sempre pronto(a) a escutar Teus pedidos e a obedecer-TE. Concede-me também a capacidade de saber lidar com as situações adversas, que escapam à minha compreensão humana e faze-me entender que nelas também está a Tua vontade. Ajuda-me a ser cada vez mais Teu(a) servo(a), para que Tua santa vontad e se faça em mim completamente. Pela intercessão de são José abençoa cada pai de família. Amém.
--------------------------------------------------
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Desejo-te um dia muito abençoado.  
Aceita meu abraço e minhas preces.

Padre Renato dos Santos

domingo, 17 de março de 2013

3º Encontro da IAM Santa Paulina

Neste sábado dia 16/03 a IAM Santa Paulina, realizou o encontro do Compromisso Missionário, onde Crianças Ajudam e Evangelizam Crianças, as doações dos grupos da IAM do Brasil para o Fundo de Solidariedade Mundial.

Jesus somos felizes por fazer parte desta Obra e porque Tu és nosso Amigo, estás sempre conosco e nos ajuda a ser bons e solidários com as outra crianças, com grande amor. Ajuda-nos a viver assim, hoje e sempre. Amém









Solene Celebração Eucarística de Ordenação Diaconal dos Seminaristas



Nesta sexta-feira dia 15/03/2013 aconteceu na Catedral São Francisco Xavier em Joinville/SC às 19:30 hrs a ordenação diaconal dos seminaristas: Dálcio Bonomini, Eduardo da Costa, Emerson Henrique Citadin, Fernando Maico Barauna, Nicanor Alves Lima de Mattos, Silvino Tomczak.
 O magistério da Igreja, de modo particular na Lumen Gentium n° 29, nos ensina que a natureza deste ministério se configura na tríplice missão que é o serviço ao povo de Deus na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade. Dentro do rito de ordenação, a validade do ato está na imposição das mãos feita pelo bispo e a oração consecratória em que ele diz: “Enviai sobre eles, Senhor, nós vos pedimos, o Espírito Santo, que os fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério”












Claro que a Comunidade Santa Paulina , estava lá, participando dessa linda celebração e muito feliz porque dos 06 seminaristas, 03 deles fizeram pastoral em nossa Comunidade, e a Comunidade Santa Paulina acolhe com muita alegria todos os novos diáconos...
Deus seja louvado....

quarta-feira, 13 de março de 2013

Eleito o novo Papa - Francisco I



O novo papa da Igreja Católica foi eleito nesta quarta-feira, segundo do conclave cardinalício.
A fumaça branca que saiu da chaminé instalada na Capela Sistina anunciou ao mundo que já há o sucessor de Bento XVI, o que foi recebido com uma explosão de júbilo pela multidão que esperava sob chuva na Praça de São Pedro.

Recadinho do Padre André para Comemoração dos 170 anos da IAM


170 anos da IAM no mundo


Olá meus amigos! Desejo que a celebração de nossa primeira Jornada Nacional da IAM neste ano de 2013, que celebraremos no dia 26 de maio, sirva para fortalecer o carisma de nossa obra. Sejamos amigos das crianças e adolescentes que mais sofrem no mundo e faça a sua oferta. Muito obrigado a todos os que pertencem a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária e convido aqueles que ainda não a conhecem e não formam parte deste trabalho em favor da evangelização, a fazer parte dos grupos da IAM existentes em sua paróquia ou diocese ou os formem com ajuda do pároco ou catequista.


ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO
(dentro ou fora da missa)

Tema: IAM DA AMÉRICA À SERVIÇO DA MISSÃO
Lema: “Vocês são meus amigos” (Jo 15,14)


Canto: Hino da IAM (Vida abundante)

Objetivo: Celebrar os 170 anos da IAM no mundo e a Jornada Nacional da IAM no Brasil

Símbolos: cartazes da IAM, bandeira da IAM, imagens de São Francisco Xavier e Santa Teresinha, cofrinho e TNTs na cor vermelha que representa a América.

Oração inicial: Rezemos a oração da IAM: “Pela vossa Santa Infância, ó Jesus, compadecei-vos das pobres crianças que não vos conhecem. Protegei-as e enviai muitos missionários para que elas vos conheçam e tenham vida em abundância. Amém”!

Partilha dos compromissos semanais: Cada um partilha o que significa participar da IAM na sua vida.

Palavra de Deus e reflexão: Jo 15,14
Vamos apresentar a Deus, que é Pai, nossos pedidos e agradecimentos. Todos de pé, vamos ouvir a leitura da Palavra de Deus e louvar por escolher os pequenos para a IAM.
- Atividade para reflexão: cada criança recebe o coraçãozinho duplo. Escreve, dentro dele, o que sente, o que Jesus espera de cada uma, como criança ou adolescente missionário. Em seguida, enfeitam o coração, lêem para os amigos o que escreveram e o colam no Caderno Missionário. O assessor faz uma reflexão sobre a amizade com Jesus e também sobre a realidade das crianças na América.

Momento de consagração:
  1. entrega dos lenços com borda vermelha e escudos (música ardor missionário)
  2. com velas nas mãos as crianças rezam da seguinte forma: Eu.....membro da IAM nesta paróquia e no mundo, venho perante Deus e a esta comunidade de....dizer mais uma vez o meu sim ao compromisso de anunciar Jesus Cristo a todas as crianças e adolescentes do mundo, sem distinção. Assumo o compromisso de ser fiel à missão, consagrando a Nossa Senhora meus olhos para enxergar além das aparências, meus lábios para falar o que Deus quer, meus ouvidos para escutar sempre a Palavra do Senhor, minhas mãos para continuar estendendo-as aos mais necessitados, meus pés para seguir Jesus Cristo pobre e meu coração para amar e acolher a todos. Como vosso filho, zelai, ó Mãe, as crianças e adolescentes da América que estamos rezando por meio desta 1ª. Jornada Nacional da IAM como tema: IAM DA AMÉRICA À SERVIÇO DA MISSÃO e o lema“Vocês são meus amigos” . Imploro vossa proteção e amparo sobre todas as crianças e adolescentes do mundo. Daí a todos o céu, onde esperamos continuar amar-vos para todo o sempre. Amém!

Momento de entrega dos cofrinhos:
O assessor motiva as crianças e adolescentes a entregarem o cofrinho, fruto do sacrifício, e afirma o compromisso de anualmente durante a celebração da Jornada Nacional da IAM repetirem o gesto para um continente diferente. Lembra que será destinado para os trabalhos realizados com crianças e adolescentes pobres dos países da América. Logo em seguida com a música SOMOS DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA as crianças, adolescentes e assessores fazem a oferta do cofrinho.

Momento de coroação de Nossa Senhora:
Encerrando o mês de maio e de comum acordo com o pároco e equipe de liturgia a IAM assume este momento tão forte em nossas comunidades. Poderia também fazer a consagração à Nossa Senhora.


Pe. André Luiz de Negreiros

segunda-feira, 11 de março de 2013

sábado, 9 de março de 2013

2º Encontro da IAM Santa Paulina

Nosso encontro aconteceu hoje dia 09/03 a Via Sacra com as Crianças da IAM Santa Paulina, mesmo sendo feriado municipal, algumas crianças vieram para o encontro e juntos assistimos o vídeo do Padre André sobre o ano da IAM e depois fomos para o pátio da igreja para rezar a Via Sacra.

Com Jesus e Maria Missionário Todo Dia...












quarta-feira, 6 de março de 2013

Colorir





 Fonte: http://tiapaulalimeira.blogspot.com.br