terça-feira, 19 de março de 2013

Evangelho do dia - Pão da vida!


Evangelho (Mateus 1,16.18-21.24a)
Terça-Feira, 19 de Março de 2013
São José, Esposo da Virgem Maria
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.
18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.  22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele ser&a acute; chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.   - Palavra da Salvação.       - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
1 – Hoje a liturgia faz memória de São José. Nada sabemos dele antes destes fatos bíblicos. O que podemos deduzir é que devia ser alguém muito especial. Do contrário, Deus não o teria escolhido para ser o pai adotivo do menino Jesus. E a Sagrada Escritura diz o que tem de melhor sobre ele, dizendo que era justo. Ser justo, no contexto bíblico, era ser cumpridor dos Mandamentos. Daqui concluímos que devia ser um moço muito especial, dado à santidade de vida. E ele ficou perturbado com o fato de Maria estar grávida. E como eles tinham um namoro santo, ele bem sabia que não era dele a criança que estava sendo gerada no ventre de Maria. Gravidez fora do casamento gerava uma situação muito delicada. As consequências eram terríveis. E porque ele amava Maria e era justo, estava  por decidir a abandoná-la, em segredo. A ssim, para ela, as consequências seriam menos complicadas. Mas Deus nunca faz nada para estragar a felicidade de alguém, nem a de José, que era casto, puro e reto nas intenções e nas ações. E Deus intervém: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. São José assume, até as últimas consequências, acompanhar e proteger sua esposa e o filho adotivo. Deus o quis como guarda de sua casa. É o padroeiro da Igreja, protetor das famílias e modelo para os operários.

Oração
Senhor Jesus, Tu que és a fonte de toda santidade e fecundidade, fecunda meu coração com a força do Espírito Santo, para que eu seja cada vez mais transformado(a) pela graça. Orienta, Jesus, minha vida, para que eu possa  viver cada vez mais unido(a) a Ti, como São José, homem fiel e justo. Dá-me a capacidade de olhar para São José como modelo de alguém que soube cooperar com a graça, colocando os dons e qualidades a serviço da Sagrada Família de Nazaré. Concede-me o dom de ser pessoa justa e temente a Deus, para estar sempre pronto(a) a escutar Teus pedidos e a obedecer-TE. Concede-me também a capacidade de saber lidar com as situações adversas, que escapam à minha compreensão humana e faze-me entender que nelas também está a Tua vontade. Ajuda-me a ser cada vez mais Teu(a) servo(a), para que Tua santa vontad e se faça em mim completamente. Pela intercessão de são José abençoa cada pai de família. Amém.
--------------------------------------------------
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Desejo-te um dia muito abençoado.  
Aceita meu abraço e minhas preces.

Padre Renato dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário