sexta-feira, 11 de abril de 2014

CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR – INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA

(Arrumar o ambiente, colocando as cadeiras em círculo e uma mesa no centro. Preparar: bacia, água, toalha, pão, suco de uva e o crachá com nome dos 12 apóstolos. Se houver mais crianças, pedir que cada apóstolo lave o pé de uma criança para que todos participem da celebração.

Narrador: Antes da festa da Páscoa. A hora de passar deste mundo para o Pai. Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Durante a ceia, o diabo já tinha posto no coração de Judas Iscariotes o desejo de trair Jesus. Jesus sabia que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos. Sabia também que tinha saído de junto de Deus e que estava voltando para Deus.
Então Jesus se levantou da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou na cintura. Colocou água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando com uma tolha que tinha na cintura.
Chegou à vez de Simão Pedro. Este disse:
Pedro: “Senhor, tu vais lavar os meus pés?”.
Jesus respondeu: “Você agora não sabe o que estou fazendo. Ficará sabendo mais tarde.”.
Pedro disse: “Tu não vais lavar os meus pés nunca!”.
Jesus respondeu: “Se eu não o lavar você não terá parte comigo”.
Simão Pedro disse: “Senhor, então podes lavar não só os meus pés, mas até as mãos e a cabeça”.
Jesus falou: “Quem já tomou banho, só precisa lavar os pés, porque está limpo. Vocês também estão limpos, mas nem todos.
Narrador: Jesus sabia que o iria trair; por isso é que ele falou: “Nem todos vocês estão limpos.” Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto, sentou-se de novo e perguntou:
Jesus: “Vocês compreenderam o que acabei de fazer? Vocês dizem que eu sou o Mestre e o Senhor. E vocês tem razão; eu sou mesmo. Pois bem: eu, que sou o Mestre e o Senhor, lavei os seus pés; por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei um exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz. Eu garanto a vocês; o servo não é maior do que o seu Senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Se vocês compreenderam isso serão felizes se o puserem em prática.
Narrador: Na noite em que ia ser entregue, para a salvação de todos, ele tomou o pão em suas mãos, elevou os olhos aos céus, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:
Jesus: “Tomai, todos, e comei: Isto é o meu corpo, que será entregue por vós.”
 (partilha o pão com todos)
Narrador: Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o deu a seus discípulos, dizendo:
Jesus: “Tomai, todos, e bebei: Este é o cálice do meu sangue, o sangue da Nova e eterna Aliança, que será derramado por vós e por todos, para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.

(Partilha do suco de uva)
Enquanto as crianças comem pode ser colocado uma música que fale de partilha ou fundo musical.

Texto enviado pela Assessora da IAM - Elza Aparecida dos Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário