quinta-feira, 10 de abril de 2014

Evangelho do dia – Pão da vida!


Sexta-Feira, 11 de abril de 2014 - 5ª Semana da Quaresma
João 10,31-42
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31 os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32 E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?” 33 Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34 Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? 35 Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36 por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38 Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”. 39 Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40 Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41 Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42 E muitos, ali, acreditaram nele. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
 
Reflexão
A tensão dos judeus contra Jesus intensifica-se cada vez mais. Eles não conseguem ver em Jesus aquele algo a mais que também nós somos convidados a ver: o divino. Eles simplesmente viam o homem Jesus, ou seja, ficavam presos na dimensão humana de Jesus. E Jesus insiste em dizer que é Filho de Deus. Para eles, essa era a pior blasfêmia que tinha. Jesus faz de tudo para despertá-los à fé. E eles, por demais apegados às suas próprias ideias e conceitos,  não conseguiam dar este passo decisivo. Infelizmente! A Cruz será o final deste conflito.Pessoas intransigentes, inflexíveis, sem visão profunda das coisas e acrisoladas nas próprias ideias mataram Jesus. Os laços dos pecados fazem isso conosco. O pecado cega e nos tira a possibilidade de ver além das aparências. Hoje, mais do que no tempo de Jesus, questionamos tudo. E por não termos profundidade na Palavra d’Ele, acabamos por colocar, de forma arrogante e inconsequente, a nossa “grande inteligência” como fundamento do “achismo”. Não nos esqueçamos: conversão é o resultado do reencontro com Ele. Isso só pode ser fruto do amor d’Ele para conosco, evidentemente. O contrário seria meio difícil... Decididamente importa crermos n'Ele...
 
Oração
Senhor Jesus, fonte de todo entendimento, derrama sobre mim a luz do Teu Espírito. Ajuda-me a ver em Ti a dimensão divina. Reforça em mim, pela tua graça, o dom da fé. Faze-me crer sempre mais. Não me deixes ser intransigente, inflexível e fechado em minhas próprias ideias. Não deixes que os meus pecados me tornem cego ao teu amor misericordioso. Dá-me a graça da coerência na fé para que eu possa dizer, mais com as obras do que com palavras, que pertenço a Ti. Impulsiona-me rumo a uma verdadeira conversão de vida. Amém.
 
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita transformação interior. Estamos chegando no Domingo de Ramos. Celebrações lindas de acolhida de Jesus como Rei. Não deixes de participar da Celebração Eucarística ou do Culto Dominical em tua comunidade de fé.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.


Padre Renato dos Santos - SDB
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845
Mont' Serrat
94440-011 - Porto Alegre - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário