segunda-feira, 15 de junho de 2009

Dia do meio ambiente


Desde um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas em 1972, que reuniu 113 países e muitas organizações não governamentais, o dia 5 de junho passou a ser Dia do meio ambiente. Nesse encontro, discutiram sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, com tudo o que ele nos oferece, sob pena de termos muitas dificuldades de sobrevivência no futuro. Foram criados documentos e planos de ação para os governantes e todo o povo com a intenção de chamar a atenção sobre a poluição da água, do ar, do solo. Combater o desmatamento, a destruição da camada do ozônio que causa o aquecimento global e a extinção dos animais. Desde essa data, muitas atituides foram tomadas com relação `a enorme quantidade de lixo que é recolhido todos os dias e colocado em lixões que, ao invés de resolverem o problema, causam mais poluição porque misturam, num só lugar, tanto plásticos como vidros, latas, pilhas e baterias, que aos poucos vão atingindo os lençois de água subterrâneos. Além disso, nesta época de festas juninas, tão alegres, pessoas usam fogos de artifício e balões que causam acidentes físicos como queimaduras graves e incêndios, que destroem e matam.
Nossa preocupação com o meio ambiente deve fazer parte do nosso cotidiano, de nossa cidadania. Não jogar lixo nas ruas já é um bom começo.
Com a ajuda dos seus pais, separe o lixo que pode ser reciclável do lixo orgânico, que são os restos de comida. Verifique se em sua cidade tem coleta seletiva de lixo e, se não tiver, faça movimentos na escola, na paróquia, na comunidade, na Câmara Municipal e na Prefeitura, para que isso seja providenciado.
Desta maneira viveremos bem, com saúde, e garantiremos um mundo melhor para as futuras gerações.
Fonte: Devotos Mirins, Jornal do Tijolinho página 6, junho/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário