terça-feira, 28 de julho de 2009

VOCAÇÃO

A origem da palavra “vocação”: ela vem do verbo latino “vocare”, que quer dizer “chamar”. A vocação é, portanto, um chamado. No âmbito religioso, a vocação é sempre um chamado de Deus para alguma coisa.
A pessoa chamada se sente impelida, atraída para aquilo a que justamente é chamada. A pessoa do vocacionado se sente atraída para aquilo que considera belo, grandioso, importante e necessário que se faça. A vocação é sempre vista como algo que se pode fazer de útil para os outros, e que é, portanto, um serviço que se pode prestar aos outros.
É importante dizer que a vocação tem sempre essa dimensão da“alteridade”, é sempre “alter”, isto é, é sempre voltada para o outro.É um serviço, uma doação. Para nós, cristãos, a vocação é enriquecida de um sentido profundo, que nos é dado pelo próprio Cristo.
Todo batizado é chamado a ser - sempre e em todo lugar - “sal da terra e luz do mundo”. Essa incumbência de todo cristão já é, em si, uma vocação, chamada de vocação fundamental.

Os tipos de vocações são:

1. Leiga;
Leigos são todos os cristãos, que como batizados têm a missão de anunciar Jesus Cristo: caminho, verdade e vida. São pessoas não consagradas que trabalham na construção do reino de Deus, isto é, de uma sociedade justa e mais fraterna, conforme o desejo de Jesus.Exercem ministérios diversos na comunidade, conforme os dons que Deuslhes deu. Esses serviços são: catequese, obras sociais, animação daliturgia, etc. O leigo representa a Igreja no coração do mundo,atuando assim nos mais diversos ambientes (escola, trabalho, família),com o testemunho de sua vida, sua palavra oportuna, sua ação concreta.Por outro lado, ele é o homem do mundo no coração da Igreja.

2. Religiosa;
Os religiosos, ou religiosas, são pessoas que foram chamadas para seguir a Jesus dentro de uma congregação religiosa, consagrando-se a Ele através dos votos religiosos de pobreza, castidade e obediência além de outros específicos de cada congregação. Através do voto o religioso faz uma oferenda de si mesmo a Deus. O fundamento evangélico da vida consagrada está na relação que Jesus estabeleceu com alguns de seus discípulos, convidando-os a colocarem sua existência a serviço doReino, deixando tudo e imitando mais de perto a sua forma de vida.

3. Sacerdotal.
O sacerdócio é uma forma de seguir o chamado de Deus exclusivamente para os homens. O padre é alguém tirado do meio do povo e consagrado por Deus para o serviço deste mesmo povo nas coisas que se referem aDeus. Ele é o grande mediador entre Deus e o povo. Seu papel é dar continuidade à missão de Jesus Cristo, cabeça da Igreja. Além de celebrar a missa e ministrar os sacramentos (como o Batismo, aConfissão), cabe a ele fazer crescer o amor nas comunidades, nas famílias, no coração das pessoas.

4. Familiar;
O casamento é um chamado cheio de amor que Deus faz a um homem e uma mulher para viverem juntos e constituírem família. São dois filhos de Deus que Deus mesmo entrega um para o outro, para que um seja do outroe para o outro. Quando a família vive verdadeiramente o amor está correspondendo ao amor de Deus, está educando os filhos nesse amor e está dando exemplo de fidelidade a Deus e a seu projeto de amor. Essa fidelidade se dá através de uma vivência dos valores cristãos. Assim a família se torna espaço e ambiente ideal para que os filhos possam discernir o chamado de Jesus. O lar fica sendo um templo vivo de Deus e uma Igreja em miniatura. Sendo a 1ª educadora, é na família que nascem e crescem as vocações, e onde se forma a responsabilidade vocacional de todos.

Fonte: Introdução à Bíblia IIntrodução à Bíblia II »Vocação, o que é?Por Tiago J. Theisen

Nenhum comentário:

Postar um comentário