quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A Bíblia na vida dos pequenos evangelizadores


Que bom estarmos novamente juntos, amiguinhos. Espera aí, antes a nossa saudação: de todas as crianças do mundo, sempre amigos! Fico muito feliz por encontrar vocês. Acredito que estamos percorrendo um caminho muito bonito, não acham? Por isso precisamos comunicar às outras crianças a alegria de participarmos da Infância Missionária. Lembram do nosso papo do mês passado?

Falávamos da vocação, do chamado que Deus nos faz para a missão de evangelizar. E para levarmos a Palavra de Deus para as outras crianças, é preciso antes conhecê-la e amá-la. O mês de setembro vai nos ajudar, pois a Igreja dedicou este mês à Bíblia.

A BÍBLIA

Confesso para vocês que todos os dias eu leio um trecho da Bíblia. Isso é muito bom e me ajuda a saber o que Deus quer que eu faça durante o dia na escola, com meus amigos e na minha família. Outro dia, estava com a Bíblia na mão e vieram-me algumas dúvidas que me deixaram inquieto. Logo fui pedir ajuda ao Frei Carlos Mesters, um grande estudioso da Bíblia, e aproveitei para fazer uma entrevista.

Vejam o que ele me respondeu:

- Em que língua a Bíblia foi escrita Frei Carlos?

Ela foi escrita originalmente em três línguas: Hebraico, Grego e Aramaico. Mas o novo testamento foi escrito todo em língua grega. A Bíblia que nós temos, Ninho, é uma tradução daquela língua.

- Quando a Bíblia foi escrita?

Preste atenção: ela não foi escrita de uma só vez, ela vem de longe. Os primeiros livros foram escritos mais ou menos 1250 anos antes de Jesus nascer e os últimos quase 100 anos depois de Jesus.

- Frei Carlos, onde a Bíblia foi escrita?

Ela foi escrita em diferentes lugares: Palestina, Babilônia, Egito, Ásia Menor, Grécia, Itália... Para chegar até nós, a Bíblia teve que ser transmitida, escrita por autores sagrados e, finalmente, traduzida para nós.

- Quem a escreveu?

Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia, Ninho, mas muitas pessoas, inspiradas por Deus, é claro, deram a sua contribuição. Eram homens e mulheres, jovens e velhos, pais e mães... todos unidos para construir um povo mais irmão.

- Mas, por que foi escrita a Bíblia?

Ela foi escrita para manter o povo no caminho de Deus, animando-o a lutar contra tudo aquilo que vai contra o seu projeto. Já o Novo Testamento teve um motivo a mais: anunciar a presença de Jesus Cristo em nosso meio, suas palavras e milagres.

O VALOR DA PALAVRA

Turma, muitas vezes vocês vão ouvir outras pessoas chamarem a Bíblia de “Palavra de Deus”, “Sagrada Escritura”, “Livro Sagrado”... Não se preocupem, todos estes nomes se referem à Bíblia e todos eles querem explicar melhor o que é e o valor que tem a Palavra de Deus.

O Mês da Bíblia é muito importante para nós cristãos. Nestes trinta dias as comunidades se aproximam mais deste Livro que é a própria voz de Deus que nos fala. Muitas pessoas lembram que há tempo não a lêem mais e finalmente a tiram da gaveta para colocá-la ao lado da cama ou num lugar onde todos da família possam lê-la e meditá-la.

Nós, da Infância Missionária, temos uma responsabilidade muito séria: somos pequenos, mas grandes evangelizadores e a Palavra de Deus é a nossa principal ferramenta. Como diz o nosso amigo Dom Orlando Brandes: “A Palavra de Deus é como martelo que destrói o mal e reconstrói o bem... É como luz que orienta os caminhantes... É como o ouro e a prata, cujo preço é inestimável”.

Criança missionária sempre lê a Palavra de Deus

Vocês lembram daquele versículo da Bíblia que diz: “Nem só de pão o homem viverá, mas de toda palavra que vêm da boca de Deus.”? Essa frase que Jesus repetiu no deserto quando estava sendo tentado, confirma que o mais importante na vida de uma pessoa, não é o dinheiro, a bicicleta, a roupa ou qualquer outra coisa, mas sim tudo aquilo que vêm de Deus.

Por isso, amiguinhos, em nossas vidas, a Palavra de Deus tem que ter um lugar especial. Ler e meditála diariamente com a ajuda do papai, da mamãe ou mesmo de um irmão mais velho, é muito importante, pois nos orientará no caminho certo, longe da violência e das drogas.

Deus, na Bíblia, nos ensina a sermos crianças de respeito, sinceras e amorosas. Ah, que tal, em nosso grupo, fazermos a experiência da “Leitura Orante da Palavra”? Para isso, podemos pedir a ajuda dos nossos assessores.

UMA CARTA DE AMOR

Quero contar-lhes um segredinho: a Bíblia conta que o nosso Deus é apaixonado por nós. Ele nos ama tanto, mais tanto mesmo, que chegou a pedir para seu Filho Jesus vir morar junto de nós. É por isso que podemos chamar a Bíblia de “Carta de Amor”.

E como é gostoso nós lermos cartas de amor, não é mesmo? Eu lembro das cartinhas que minha mamãe escreve e coloca no meio dos meus cadernos. Eu até choro de tanta alegria quando ela escreve: “Te amo de montão, meu filhão!”

Também quando lemos a Palavra de Deus sentimos muita alegria, pois Deus não se cansa de dizer que nos ama. É através desta Carta que o Papai do céu diz: “Eu amo você com amor eterno!” (cf. Jr 31,3). Um abração, meus amiguinhos.

DINÂMICA
A palavra que transforma

OBJETIVO

Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a Palavra de Deus.

MATERIAL

Uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água.

DESENVOLVIMENTO

Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós.

1.º Distribuir um objeto para cada criança e depois colocar a bolinha de isopor na água. Refletir : o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis ?

2.º Mergulhar o giz na água. Refletir: o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós?

3.º Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que ele se encheu. Refletir: o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ?

4.º Mergulhar a esponja e espremera água. Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada.

Iluminação Bíblica: Is 40,8; Mt 7,24; 2Tm 3,16

Fonte: Jornal Missão Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário