sábado, 5 de setembro de 2009

Trabalhando a Bíblia

O LIVRO POR EXCELÊNCIA DA CATEQUESE

Você tem o costume de ler a Bíblia?
Quantas oportunidades temos hoje de conhecê-la melhor. São livros, subsídios, vídeos, como também a existência de círculos bíblicos, grupos de reflexão, cursos, grupos de aprofundamento...

Todo cristão e, muito mais, todo(a) catequista, é convidado(a) não só a ler, mas a fazer o que o profeta Ezequiel sugere: “Criatura humana, que seu estômago e sua barriga se saciem com este rolo escrito que estou lhe dando” (Ez 3, 3).

O(a) catequista de pouca reflexão bíblica empobrece a sua própria vida, a de seus catequizandos e a da comunidade.

Para ler adequadamente a Bíblia deve-se levar em conta três critérios: a Realidade, a Comunidade e o Respeito ao texto.

Tendo em conta estes critérios, a leitura que fazemos da Bíblia necessita ser feita com algumas características apresentadas pelo livro: A Bíblia na Formação (CRB).

Vejamos a que precisamos estar atentos:

1.º Leitura que escuta a realidade.
2.º Leitura feita em comunidade.
3.º Leitura que respeita o texto.
4.º Leitura que liga fé e vida.
5.º Leitura libertadora e ecumênica.
6.º Leitura comprometida com a causa dos pobres.
7.º Leitura fiel: a Bíblia lê a vida, a vida lê a Bíblia.

Quando trabalhamos algum texto bíblico com os grupos catequéticos, levamos em conta estas características?

Podemos comparar a Bíblia como uma linda caixa de presente. Esta caixa está envolta com um papel colorido, com uma bela fita.

Ao abrir a caixa, nos interessa é o que está nela, o presente em si. O papel de embrulho e a fita são secundários, em vista da preciosidade do presente.

Da mesma forma é a Bíblia. A mensagem que nela está contida é o que de mais precioso queremos saber e viver. Por isso, a Bíblia não é um livro de epopéias históricas, mas um livro de fé, que traz uma mensagem religiosa. O povo sente-se dentro de um plano de salvação, de um projeto de libertação de Deus.

A Palavra de Deus não está só na Bíblia, palavra escrita. Mas, como diz Santo Agostinho, o primeiro livro escrito, por Deus, é a vida. É importante descobrir Deus nos mínimos detalhes da natureza, e muito mais é entender que a pessoa humana é a obra mais sublime de Deus.

A Bíblia é como os trilhos de um trem. Um dos trilhos é o ato contínuo da criação de Deus e o segundo é o ato contínuo de libertação de Deus. Deus não só nos cria, também nos quer livres e realizados.

Não podemos pensar que a Bíblia nasceu pronta, ou caiu do céu.
Ela apresenta todas as características do viver de um povo, com suas lutas, tropeços, alegrias, esperanças, desencantos, angústias...
É uma porta aberta, que permite a homens e mulheres se encontrarem com Deus e vice-versa.

A Bíblia é, ainda, como um espelho, nela reflete o ontem e o hoje. Reconhecemos as situações vivenciadas por um povo, que estão ainda presentes hoje. A Bíblia, portanto, é a nossa história.

A Bíblia também é como uma grande cidade, cheia de ruas estreitas, largas, compridas, que partem de um centro, que é o fio condutor. Para se encontrar o endereço certo é preciso orientar-se, conhecer melhor o centro para dirigir-se a todos os caminhos.

O centro e o fio condutor de toda a Bíblia é a aliança. À luz da Aliança, pacto amoroso e fiel de Deus com seu povo, e a resposta dada por este povo a seu Deus, pode-se explicar toda a Bíblia.

Apresentamos algumas dinâmicas para nossos encontros catequéticos:

1 - FRASES EM QUEBRA-CABEÇA

a) Bíblia, história de um povo vivida e escrita em mutirão.
b) Bíblia é a história de um povo que encontrou Deus e como Deus conduziu o seu povo.
c) A Bíblia é uma espécie de Biblioteca. Contém 73 livros diferentes.
d) A Bíblia está em função da vida.
e) O fio condutor da Bíblia é a Aliança: pacto de amor entre Deus e seu povo.
f) A Bíblia é a palavra que nos faz olhar a realidade, escutar o clamor do povo, arder o coração para amar a Deus e ao próximo.

(A) - Escrever as frases em faixas e transformá-las em um quebra-cabeça.
- Dar a cada grupo um envelope com o quebra-cabeça





Fonte: Ir. Marlene Bertoldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário