terça-feira, 2 de novembro de 2010

COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS FALECIDOS

Quem crê terá a vida eterna e o Senhor o ressuscitará no último dia

A celebração de hoje alimenta a nossa fé e a nossa esperança na ressurreição. As flores e as velas podem ajudar a assembleia a entender que hoje celebramos a alegria da vida eterna. Esta celebração pode ser feita tanto na Igreja como no cemitério. A equipe de canto, em clima orante, entoa o canto de ambientação abaixo, antes de qualquer motivação.

1. Ó Deus fiel ouvi a prece, este lamento do coração. Mesmo que as dores nos oprimam, temos em vós consolação.

VOSSA PRESENÇA NOS FAZ VIVER. FAZ-NOS SENTIR A ETERNIDADE. Ó DEUS DA

VIDA, DEUS DE AMOR. AMÉM!

2. Mesmo que as trevas nos envolvam, sempre mais forte é vossa luz. Mesmo que a morte nos visite, ressuscitado está Jesus.

3. Vindo Senhor em nosso auxílio. Vinde conosco caminhar. Como os discípulos pela estrada, convosco vamos ressuscitar.

01. ACOLHIDA

Animador(a) - Irmãos e irmãs, é Deus quem nos reúne e nos acolhe para fazermos memória da paixão, morte e ressurreição de Cristo na Páscoa de todos os fiéis falecidos. Nesta celebração, damos graças ao Pai porque experimentamos em nossa realidade este mistério da vida que passa pela morte e podemos viver em comunhão com tantas pessoas queridas que vivem agora a plenitude da vida partilhada conosco, precedendo-nos no caminho da fé. Felizes por estarmos reunidos em comunidade, cantemos.

Procissão de entrada: crucifixo, Círio Pascal, Lecionário (ou Bíblia) ladeado por velas, leitores, ministros e presidente.

02. CANTO INICIAL

1. Irei a Ti, ó meu Deus, minha vida mostrarei. Irei a Ti com meus sonhos, como sou, como serei, levando o mundo em meus braços, o mundo que acolherás. Com toda a voz gritarei a verdade da vida no amor.

VIDA, VIDA, VIDA DE DEUS EM NÓS. VIDA, VIDA, NOSSO VIVER EM VÓS.

2. Irei a Ti, ó meu Deus, bem assim como eu vivi. Irei a Ti com a história, como sou, como senti, levando a vida que deste, trazendo a vida que sou. Com toda a voz gritarei a verdade da vida no amor.

3. Irei a Ti, ó meu Deus, com a minha vocação. Irei a Ti com a terra, o lugar de minha missão, levando minhas fraquezas, contando com teu perdão. Com toda a voz gritarei a verdade da vida no amor.

Presidente - Reunidos pelo amor do Pai, na certeza da vida plena que Ele nos reserva, façamos o sinal da nossa fé. EM NOME DO PAI...

Presidente - A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, nosso Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo. BENDITO SEJA DEUS...

03. DEUS NOS PERDOA

Presidente - No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai.(pausa) Confessemos os nossos pecados.

Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes, por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa, e peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.

Presidente - Deus da vida, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.

- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...

- Cristo, tende piedade de nós. Cristo...

- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...

04. MOMENTO DE LOUVOR

Presidente - Louvemos o Deus da vida que, pela ressurreição de Jesus Cristo, nos concedeu a graça da vida eterna.

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo

acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor, só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, na glória de Deus Pai. Amém. (5x)

05. ORAÇÃO

Presidente - Ó Deus, escutai com bondade as nossas preces e aumentai a nossa fé no Cristo ressuscitado, para que seja mais viva a nossa esperança na ressurreição dos vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.

06. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA

O leitor apresenta solenemente o Livro da Palavra enquanto se canta.

PALAVRA DE DEUS É VIDA E AMOR, É LUZ QUE ILUMINA E AO MUNDO CHEGOU,

VAMOS ACOLHER NUM SÓ CORAÇÃO, PALAVRA DA LIBERTAÇÃO. (bis)

As leituras não estão na sequência. Procure no Lecionário em: Comemorações dos fiéis defuntos.

07. LEITURA DO LIVRO DE JÓ (19,1.23-27a)

08. SALMO RESPONSORIAL (26)

O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO. (bis)

- O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem temerei?

- Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.

- Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! É vossa face que eu procuro. Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio!

- Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

09. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (5,5-11)

10. CANTO DE ACLAMAÇÃO

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (bis)

1. É esta a vontade de quem me enviou: que eu não perca nenhum dos que Ele me deu, /mas que eu os ressuscite no último dia.

11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO

(6,37-40)

12. PARTILHA DA PALAVRA

A Igreja sempre rezou pelos mortos. A comemoração dos fiéis defuntos, a 2 de novembro, teve origem, contudo, no mosteiro beneditino de Cluny, no final do primeiro milênio. Roma admitiu esta celebração em seu calendário, apenas no século XIV. Refletindo a Palavra de Deus hoje, vemos que a injustiça de Jó sofre, ele sabe que não é castigo de Deus. Assim faz uma profissão de fé: verei a Deus. O certo é que Jó demonstra uma esperança que supera os limites da morte, esse é o elemento que hoje nos interessa. Esperamos confiantes, mesmo que as circunstâncias que nos cercam nos desestimulem a crer. O Salmo 26 canta Deus como luz e salvação, segurança em todos os medos e perigos. O ser humano procura a face de Deus, quer habitar no santuário do Senhor, ver a sua bondade. É exortado a esperar no Senhor e ter coragem. Vivemos pela esperança, caminhando para a realidade que buscamos: habitar em Deus. A carta de Paulo aos Romanos nos enche de esperança. O futuro não é mais do que um desenvolvimento coerente com o que o cristão já tem e é. O Batismo é sacramento que nos dá a vida de Deus, a herança dos Santos. Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores: não o somos mais, porque ele nos justificou. O texto do Evangelho de João é uma parte do discurso do Pão da Vida. A essência do texto está no versículo 40: pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia. Deus Pai quer que todos os que vêem, isto é, têm experiência real, genuína de Jesus, e professam sua fé nele tenham a vida eterna. A estes que crerem no Filho, é prometida, como condição para ter a vida eterna, a ressurreição do último dia, o dia do Juízo Final, da consumação dos tempos. Na morte nos encontramos com Deus e passamos pelo Juízo Particular. Cada um de nós, diante de Deus, percebe-se como realmente é e como viveu sua existência terrena. No julgamos ou somos julgados com os critérios de Deus: o amor e a justiça. O prefácio I dos fiéis defuntos diz: aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola. Senhor, para os que creem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. Estas afirmações são basilares: a morte é uma certeza – vamos morrer. A imortalidade é uma promessa: podemos crer. Sabemos que Deus é o Deus da vida, basta crermos nele – o que comporta viver nesta terra de acordo com sua vontade – que ele, por fidelidade à sua promessa, como foi fiel em Cristo, nos ressuscitará no último dia. “Nossa alegria, portanto, baseia-se no amor do Pai, na participação no Mistério Pascal de Jesus Cristo que, pelo Espírito Santo, nos faz passar da morte para a vida, da tristeza para a alegria, do absurdo para o sentido profundo de existência, do desalento para a esperança que não engana. Esta alegria não é sentimento artificialmente provocado nem estado de ânimo passageiro. O amor do Pai nos foi revelado em Cristo que nos convidou a entrar em seu Reino.” Pela morte, nossa entrada no Reino se dá de maneira plena e definitiva, por graça de Deus. Assim, urge que vivamos como filhos de Deus, para que sejamos menos indignos da salvação que ele nos oferece

13. PROFISSÃO DE FÉ

Presidente - Confiantes na ressurreição e na vida eterna, professemos a nossa fé, cantando:

CREIO, CREIO, AMÉM. (2x)

1. Creio em Deus Pai todo poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo.

2. Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia.

3. Subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos.

4. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

14. PRECES DA COMUNIDADE

Presidente - Rezemos a Deus Pai misericordioso, pedindo-lhe que dê o descanso eterno a todos os falecidos e aumente em nós a esperança na vida eterna. Após cada prece cantemos: OUVI, DEUS DE AMOR, NOSSO CLAMOR!

- Senhor, concedei que a vossa Igreja, guiada pelo Papa Bento XVI, testemunhe sempre diante do mundo a sua fé no Cristo ressuscitado. Nós vos pedimos.

- Senhor, consolai todos os que choram a morte de seus entes queridos, para que a esperança na vida eterna seja conforto nesta hora de dor e saudade. Nós vos pedimos.

- Senhor, ajudai-nos a viver conforme os ensinamentos do vosso Filho Jesus, para que um dia possamos ter a graça de estarmos reunidos no vosso Reino glorioso. Nós vos pedimos.

Presidente - Rezemos juntos a oração pelos fiéis falecidos.

Ó Deus, que pela morte e ressurreição do vosso Filho Jesus Cristo nos revelastes o enigma da morte, acalmastes nossa angústia e fizestes florescer a semente da eternidade que Vós mesmo plantastes em nós. Concedei aos vossos filhos já falecidos a paz definitiva da Vossa presença. Enxugai as lágrimas de nossos olhos e dai-nos a todos a alegria da esperança na ressurreição prometida. Que todos aqueles que buscaram o Senhor com o coração sincero e que morreram na esperança da ressurreição descansem em paz. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

15. APRESENTAÇÃO DOS DONS

Animador(a) - Jesus hoje nos ensina o caminho para chegarmos à glória eterna na feliz ressurreição, reunindo-nos em uma recordação comunitária e eclesial de todos os que nos precederam na partida desta vida. Apresentemos ao altar do Senhor nosso compromisso de batizados na esperança de sermos fiéis ao projeto do Pai aqui na terra, para alcançarmos as graças eternas. Amém!

16. CANTO DAS OFERENDAS

(onde houver Celebração da Palavra)

A VIDA DOS JUSTOS ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS, NENHUM TORMENTO OS ATINGIRÁ. AOS OLHOS DOS INSENSATOS PARECERAM MORRER; MAS ELES ESTÃO EM PAZ! ALELUIA, ALELUIA!

1. “Senhor, quem morará em vossa casa e em vosso Monte Santo, habitará?” É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente.

2. “Senhor, quem morará em vossa casa e em vosso Monte Santo, habitará?” Que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.

(onde houver Celebração Eucarística)

1. Vou te oferecer a vida e tudo que eu já sei viver. Tempo e trabalho, amor que eu espalho, coisas que me fazem crer.

2. Vou te oferecer o pranto, aquilo que é meu sofrer. Paz que ainda não sei e tudo que errei são coisas que me fazem crer.

3. Pão e vinho são sinais de teu amor, nele eu vou saber viver. Alegria e dor eu vou te oferecer. São coisas que me fazem crer.

17. PAI NOSSO

Presidente - Obedientes à Palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer: PAI NOSSO...

18. ABRAÇO DA PAZ

Animador(a) - Viver em paz com nossos irmãos é antecipar a alegria de fazer parte da glória eterna. Neste espírito, saudemo-nos com um abraço fraterno. (canto à escolha)

19. CANTO DE COMUNHÃO I (se houver)

1. A nossa vida a um sopro é semelhante, e nós passamos como o tempo, num instante: pois são mil anos para Deus como um dia, como a vigília de uma noite que se foi.

SÓ TU, MEU DEUS, ME DÁS O PÃO QUE VENCE A MORTE, O MAL E A DOR! SÓ TU,

MEU DEUS, ME DÁS O PÃO DA VIDA NOVA EM TEU AMOR!

2. Tal como a flor que de manhã no campo cresce, logo de tarde é cortada e fenece, assim a vida é muito breve aqui na terra, feita de luta, de vaidade e muita dor.

3. Que o teu Espírito nos dê sabedoria, pra bem vivermos nossos anos, nossos dias... Tem compaixão, Senhor, dos teus humildes servos, e exultará de alegria o coração!

4. Já aqui na terra tu revelas tua bondade a quem te busca sempre com sinceridade. E é vivendo na esperança desta glória, que caminhamos ao clarão da tua luz.

5. Hei de cantar tua bondade eternamente, me confiar à tua graça tão-somente... Só tu, Senhor, podes salvar a minha vida; e desde já me entrego inteiro em tuas mãos.

20. COMUNHÃO II

1.Com meus passos vacilantes, caminharei para Ti. Com meu pranto, minhas lágrimas, caminharei para Ti.

ESTE CORAÇÃO MARAVILHOSO QUE TU DESTE. ESTE CORAÇÃO FOI FEITO PARA TI! FEITO PRA TI!

2.Com angústias e com lutas, caminharei para Ti. Com fracassos e com vitórias, caminharei para Ti.

3.Com pecados e virtudes, caminharei para Ti. Com tristezas e alegrias, caminharei para Ti.

4. Com temores e coragem, caminharei para Ti. Com a força da esperança, caminharei, para Ti.

ELES: Ó Pai, eu tentei ser alguém. E descobri que sou teu filho.

ELAS: Ó Pai, eu tente ser alguém. E descobri que sou tua filha.

TODOS: Ó Pai, nós tentamos ser alguém. E descobrimos que somos teus filhos.

21. ORAÇÃO

Presidente - Deus eterno e misericordioso, que nos criastes para a felicidade eterna, dai a luz e a paz da vossa presença àqueles que já partiram deste mundo e concedei-nos a glória a que nos chamais e a esperança de encontrá-los no céu. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

Presidente - Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno. (3x)

Todos - E brilhe para eles a Vossa luz.

22. BÊNÇÃO

Presidente - O Deus de toda consolação vos dê a sua bênção, Ele que, na sua bondade, criou o ser humano e deu aos que creem em seu Filho ressuscitado a esperança da ressurreição. AMÉM.

- Deus vos conceda o perdão dos pecados e a todos os que morreram, a paz e a luz eterna. AMÉM.

- E todos nós, crendo que Cristo ressuscitou dentre os mortos, vivamos eternamente com Ele. AMÉM.

- Abençoe-vos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

- Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.

23. CANTO FINAL

1.Vou lhes preparar no céu um bom lugar: na casa paterna tenho muitas moradas. Creiam, pois, em mim, eu vim para salvar e ao céu levar quem aqui aprendeu a amar!

NÓS CREMOS, SIM, EM TI, JESUS! SERÁS, ENFIM, A NOSSA LUZ!

2. Sim, eu voltarei, e então recolherei o amor, a acolhida que me deram em vida. Onde eu estiver, comigo quero ter os que meu Pai me entregou, e por mim amou!

Quem crê terá a vida eterna e o Senhor o ressuscitará no último dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário