segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vigília Missionária IM Portugal.


VIGÍLIA MISSIONÁRIA
29-10-2010
Como Eu vos
fiz, fazei vós
também


PARÓQUIA DE PINHEIRO DA BEMPOSTA


Do fundo da Igreja sobem 11 crianças – 5+5 vestidas com túnicas da cor do continente que representam trazendo o símbolo e a fita e 1 traz o globo, ao som do cântico. Cores e símbolos de acordo com a tabela:
Cor:
Verde
Vermelho
Amarelo
Azul
Branco


Continente:
África
América
Ásia
Oceania
Europa


Símbolo :
Pão
Uvas
Vela
Sal
Bíblia


Cântico de entrada: Já se ouvem nossos passos a chegar


Presidente: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Assembleia: Ámen.


INTRODUÇÃO
Caros amigos participantes da vigília, como é belo continuar a escutar, pelo mundo fora, o pedido que há 2000 anos atrás, alguns gregos, dirigiram ao apóstolo Filipe de que “Queremos ver Jesus (Jo 12, 21)”.
Este grito, que ecoa no seio da civilização, deve recordar, a cada um de nós, o compromisso que compete a toda a Igreja “missionária por sua própria natureza”(Ad Gentes, 2), do anúncio evangélico da morte e ressurreição de Cristo.
É dever de cada um de nós tornar “Deus presente neste mundo e abrir aos homens o acesso a Deus”. “O cristão é, na Igreja e com a Igreja, um missionário de Cristo enviado ao mundo”.
Ser sinal de esperança, no mundo, sinal do amor de Deus é um desafio que nos é lançado, todos os dias. É urgente partir de si mesmo e ir ao encontro de todos os nossos irmãos, principalmente daqueles que se encontram em situações de maior fragilidade, quer económica, quer espiritual.
É urgente continuar a levar o Evangelho a locais onde nunca se ouviu falar de Cristo.



Missão é partir...


“Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si,
quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso eu.
É parar de dar a volta ao redor de nós mesmos
como se fôssemos o centro do mundo e da vida.
E não se deixar bloquear
nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos:
a Humanidade é maior.
Missão é sempre partir, mas não devorar quilómetros.
É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos,
descobri-los e encontrá-los.
E, se para encontrá-los e amá-los
é preciso atravessar os mares e voar nos céus,
então missão é partir até aos confins o mundo.”
Dom Hélder da Câmara



BENDIZEI O SENHOR Taizé ppt



LEITURA: Jo 15, 9-17
Naquele tempo, Jesus disse: “Tal como o Pai Me ama, também Eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se seguirdes os Meus mandamentos, manter-vos-eis no meu amor, assim como Eu permaneci no amor do Pai observando os Seus mandamentos. Digo-vos estas coisas para que a Minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa. Este é o Meu mandamento: amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Não há amor maior do que este: dar a vida pelos amigos.”
Música de fundo, propôr fazer eco da leitura


Cântico: Ninguém te ama como eu


GESTO SIMBÓLICO


Cada leitor lê uma prece, enquanto uma criança mostra a fita e a outra o símbolo correspondentes ao continente. No fim da prece, colocam a fita a sair debaixo do globo e o simbolo em cima da fita
Presidente: Ergamos a nossa voz a Deus Pai, que nos enviou o seu Filho para servir e não para ser servido, para que fortaleça o nosso coração ao próximo, e digamos:
Todos: Eis-me aqui, Senhor.


1. Pelos nossos irmãos de África, continente rico de valores, mas oprimido pelas guerras e pela pobreza, para que lhes possa ser levado o verdadeiro Pão, que é Jesus, que nos sacia e fortalece a nossa alma. Oremos Irmãos:
Todos: Eis-me aqui, Senhor.


2. Pelos nossos irmãos da América, terra de muito entusiasmo e de grandes ideais. Para que recordem o sacrifício de Jesus com estas Uvas, fruto do trabalho do homem e símbolo do Sangue derramado de Jesus. Oremos Irmãos:
Todos: Eis-me aqui, Senhor.


3. Pelos nossos irmãos da Ásia, terra das grandes religiões. Suscitai nos missionários que lá evangelizam um forte amor ao diálogo. Que esta Vela, símbolo da Luz, os ilumine na busca do Deus Uno, para que consigam caminhar juntos na descoberta do Deus verdadeiro e na construção do Seu Reino. Oremos Irmãos:
Todos: Eis-me aqui, Senhor.


4. Pelos nossos irmãos da Oceânia, terra de muitas ilhas, de muitos povos, de belezas e de encantos. Que a Boa Nova semeada pelos missionários produza frutos de fraternidade e de paz, e para que estes possam ser o Sal da terra. Oremos Irmãos:
Todos: Eis-me aqui, Senhor.


5. Pelos nossos irmãos da Europa, para que não nos esqueçamos dos valores espirituais, e continuemos a grande missão de Evangelizar e de ajudar os continentes ainda mais carentes de Pão e de Evangelho. Oremos Irmãos:
Todos: Eis-me aqui, Senhor.
PAI NOSSO MISSIONÁRIO ppt
.
ENVIO DA ASSEMBLEIA E BÊNÇÃO FINAL
Oração de Envio
Que o Amor do Pai seja a nossa força
Que cada um de nós parta reforçado com a Alegria do Evangelho
Que os nossos pés nos levem até cada irmão
Que as nossas palavras sejam de consolo e esperança
Que os nossos gestos sejam de partilha generosa
Que a Palavra seja sempre o nosso modelo de Vida


BENÇÃO E CÂNTICO FINAL


Cântico: Mãe, companheira
(Enquanto se canta, duas pessoas distribuem uma pequena pagela em forma de mãos, simbolizando as Mãos da Missão, com uma mensagem)


29-10-2010
Já se ouvem nossos passos
Já se ouvem nossos passos a chegar,
já se ouvem nossas vozes de alegria
neste dia que é uma benção
para a Igreja reunida,Jesus Cristo nos congrega
e faz irmãos.Como são belos os pés
que anunciam a paze as mãos que repartem o pão.Na refeição do Cordeiro,
da palavra, vinho e pãosomos o povo de Deus
em comunhão.Já se mudam nossos corações de pedrapela força do Espírito de Deus.Já vencemos as barreiras
que destroiem a harmonia,Jesus Cristo nos congrega
e faz irmãos.



Ninguém te ama como eu
Quanto esperei este momento Quanto esperei que estivesses aqui Quanto esperei que me falassesQuanto esperei que viesses a mim
Sei bem o que tens vivido Sei bem porque tens chorado Eu sei o que tens sofrido Sempre estive a teu lado
Ninguém te ama como eu (bis)Olha pra cruz é a minha maior provaNinguém te ama como eu
Ninguém te ama como eu (bis)Foi por ti só por ti porque te amo Ninguém te ama como eu
Eu sei bem o que tu dizes Mesmo que às vezes não me falesEu sei bem o que tu sentes Mesmo que não o partilhes comigo.
A teu lado caminharei,Junto a ti sempre estive;Tenho sido o teu apoio,Fui o teu melhor amigo.



Mãe, companheira
Mãe companheira de caminho
Estás aí, olhando para mim
Mãe que a tua firmeza dê ânimo
Ao meu recomeçar.
A vida ganha outra cor,
Maria, se ao acordar tu estás.
Mulher e mãe, simples no viver.
Contagia-nos tua fé,
Contagia-nos o teu amor.
Vigília Missionária


Fonte: Recebi email da Celina Machado ( Assessora da IM em Portugal) Hoje aconteceu a nossa vigília missionária. Correu muito bem. Vieram cerca de 100 pessoas, crianças e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário