sexta-feira, 7 de setembro de 2012

23º Domingo do Tempo Comum



Mês da Bíblia
Jesus nos cura e nos liberta de todos os males
Neste mês da Bíblia destacar o Livro da Palavra arrumando-o cuidadosamente.

1 - A Bíblia é a Palavra de Deus animando a vida do povo. Memória, história dos pobres que buscam fazer mundo novo. A Bíblia é a Palavra de Deus alimento para o coração. É luz clareando o caminho, guiando pra um mundo irmão.
Fala, Senhor, queremos te ouvir. A tua lei vamos cumprir.
01. ACOLHIDA
Animador(a) - Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este encontro fraterno em que, à luz do Ressuscitado, vamos celebrar nossa vida na fé. Neste mês da Bíblia, bendizemos ao Pai por Jesus, que vence todo tipo de surdez que atinge a humanidade. Vamos louvá-lo porque sua vitória se prolonga na caminhada de tantas pessoas que, pela ação do Espírito Santo, contribuem para que o povo tenha voz e vez na Igreja e na sociedade. Com alegria cantemos.
02. CANTO INICIAL
1 - A Bíblia Palavra de Deus, amor revelado a nós. Presença de Deus neste mundo, dos fracos a força e a voz.
Senhor chegamos para ouvir sua mensagem de vida para seguir, pra celebrar esse dom de amor, com seu Espírito cantar todo louvor.
2 - A Bíblia Palavra de Deus, mensagem que traz liberdade chamando o povo pra vida vivida em fraternidade.
3 - A Bíblia Palavra de Deus, mostrando o rumo a seguir, ensina a ser solidário, o jeito de ser mais feliz.
4 - A Bíblia Palavra de Deus, mensagem de Deus para o mundo que chama a viver a justiça e ser no amor mais fecundo.
Presidente - Na alegria de estarmos reunidos, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai...
Presidente - O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus...
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente - Deus nos chama à conversão e a proclamar a esperança. Imploremos a misericórdia do Pai pelas vezes que excluímos os nossos irmãos de nossa vida diária.(pausa) Supliquemos o perdão de Deus, cantando.
1 - Perdão, Senhor, pelas vezes que sufocamos a vossa Palavra com nossas preocupações.
Queremos pedir vosso perdão. Senhor, tende piedade de nós! (bis)
2 - Perdão, Jesus, quando vossa luz ofuscamos, fazendo de vossa doutrina apenas lei.
Queremos pedir vosso perdão. Jesus, tende piedade de nós! (bis)
3 - Perdão, Senhor, quando nós nos desesperamos e não mais buscamos a vossa misericórdia.
Queremos pedir vosso perdão. Senhor, tende piedade de nós! (bis)
Presidente - Deus de infinita bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
04. MOMENTO DE LOUVOR
Presidente - Elevemos nossos louvores ao Pai pela vitória de seu Filho Jesus sobre as forças que manipulam e emudecem as pessoas, fazendo brotar em meio ao sofrimento do povo, sinais de vida e esperança.
Este canto é próprio para a Celebração da Palavra.
Desde o nascer ao pôr do sol seja louvado o nome do Senhor. Desde o nascer ao pôr do sol seja louvado o nome do Senhor Jesus.
Proclamai a todos os povos a salvação que Ele nos trouxe. Rendei-lhe hinos de glória e louvor a Jesus Salvador.
05. ORAÇÃO
Presidente - Ó Pai, Vós escolhestes os pobres e pequenos para fazê-los herdeiros do vosso Reino.
Abri os nossos ouvidos à vossa Palavra e soltai a nossa língua para proclamar as vossas maravilhas e anunciar a vossa Salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Sem nenhum comentário a assembleia senta-se, enquanto se canta e em seguida o leitor(a) proclama a leitura.
Que tua Palavra preserve as nossas famílias, oriente nossos filhos, guie as nossas nações. Bíblia Sagrada fonte viva de partilha, indicação que nos brilha, luz dos nossos corações.
06. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (35, 4-7a)
07. SALMO RESPONSORIAL (145)
Bendize, ó minha alma ao Senhor. Bendirei ao Senhor toda a vida! (bis)
- O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.
- O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo, é o Senhor quem protege o estrangeiro.
- Ele ampara a viúva e o órfão mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre!
Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO TIAGO (2, 1-5)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 - Tanta coisa boa fez e bem feito ele fez tudo, fez os surdos escutarem, Ele fez falar o mudo!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MARCOS (7, 31-37)
11. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Na 1ª leitura, Isaías diz a um povo aflito que não tenha medo. É um texto dirigido a pessoas privadas de esperança e de vida, em que o Deus de Israel apresenta-se como o defensor dos mais fracos. Hoje, Deus está olhando para o nosso país também, e está dizendo àqueles que estão à margem da sociedade: “Não tenham medo! Eu estou com vocês!” Mas para que eles ouçam esse consolo, é preciso que abram seus ouvidos e também que a língua se solte para anunciar que Deus é ternura e compaixão e não nos abandona. As imagens que Isaías usa para descrever a ação libertadora de Deus combinam com os milagres que Jesus fez durante a sua vida. Vemos um deles,
claramente, no Evangelho de hoje. Os milagres de Jesus são sinais do que Deus quer ver
acontecendo na terra: gente usando a voz para fazer valer os seus direitos, as pessoas se ouvindo mutuamente e interpretando bem o que ouvem. O cego de que nos fala o Evangelho não é somente aquela pessoa privada da visão. É também aquele que enxerga o pobre como gente sem valor, que não merece confiança, acrescentando humilhação às muitas privações que ele já sofreu. A carta de Tiago ilustra uma cena de discriminação aos pobres na sociedade daquela época. Hoje, talvez o cenário seria diferente, mas a questão de fundo continua sendo um teste até para a comunidade cristã. E Marcos faz uma alerta aos que se dizem cristãos, e delimita a ação de Jesus. Só sua Palavra
liberta e reintegra. As pessoas não precisam de magia ou rituais para abrir os ouvidos e anunciar que Ele é o Messias. Tudo é atribuído a Jesus, Ele vem de Deus e veio trazer a Salvação. Portanto, quem é Jesus? É aquele que cria o mundo novo. É aquele que, vindo de Deus devolve vida e liberdade aos oprimidos e mutilados pela sociedade. Cabem, aqui, algumas perguntas: Quem é que “cria” surdos e mudos, uma multidão impossibilitada de ouvir e de falar? Quem mantém o povo nesta situação? Os acontecimentos da vida social ajudam o povo a sair da situação de surdo-mudo em que se encontra?
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Professemos nossa fé no Deus que nos convida a proclamá-la com os lábios e com a vida. Creio em Deus...
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Ao Senhor que caminha com os pobres e excluídos, apresentemos confiantes nossas preces, cantando. Ouvi Deus de amor, nosso clamor!
- Senhor, ajudai-nos a lutar por um Brasil livre e soberano, fundado na justiça, na solidariedade e na igualdade dos direitos, onde todos vivam com dignidade. Nós vos pedimos.
- Senhor, tocai os nossos ouvidos para escutar o clamor do povo sofrido e soltai nossa língua para anunciar a Vossa Palavra e denunciar tudo o que gera exclusão na família, na comunidade e na sociedade. Nós vos pedimos.
- Senhor, encorajai todas as pessoas discriminadas e excluídas por serem portadoras de necessidades especiais e, ensinai-nos a acolhê-las e amá-las. Nós vos pedimos.
Presidente - Rezemos, suplicando ao Senhor que nos ensine a ler e a amar as Sagradas Escrituras. Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos alcancemos a vida eterna. Amém!
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para a Celebração da Palavra.
Animador(a) - Jesus, tocando o surdo-mudo, é o próprio Deus que se ocupa de quem não podia ouvir nem falar. Ele está reintegrando em sua dignidade e identidade alguém que fora privado de seus direitos. Hoje, somos nós batizados os responsáveis para acolher e reintegrar os irmãos enfermos, os excluídos e os com necessidades especiais no convívio social e comunitário. Apresentemos ao altar do Senhor, a nossa disposição em lutar para que a saúde do corpo e da alma se difunda sobre a terra.
Membros da Pastoral da Criança, da Saúde, Ministros, APAE, Pestalozzi (onde houver) aproximam-se, estendem as mãos em direção ao altar enquanto se canta.
1 - Se somos Igreja, temos compromisso com o mundo novo. Somos responsáveis pela caminhada da história do povo.
Vamos irmãos lutar, por este mundo novo, com fé no Deus que ama, nos salva e nos liberta. (bis)
15. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1 - Numa terra distante daqui um povo buscava sua libertação, este povo era um povo de escravos, já sem esperança no seu coração. Deste povo surgiu um profeta, de sua vida ao Senhor fez oferta, ao ouvir a Palavra de Deus, que é amor, o seu povo libertou. (bis)
2 - Mas aqui, neste chão, nossa terra, um povo sofrido eleva suas mãos, fala alto o Senhor por suas vozes, que clamam justiça e libertação. Este povo também tem profeta, de sua vida ao Senhor faz oferta, escutando a Palavra de Deus lhe chamar, quer seu povo libertar. (bis)
(onde houver Celebração Eucarística)
1 - Tanta coisa a Bíblia ensina, uma delas é partilhar, pra mostrar que aprendemos o gesto, vamos todos até o altar.
Nesta mesa deixar nossos dons pro Senhor transformá-los em vida com este pão e este vinho bendito, nosso mundo não terá feridas.
2 - Tanta coisa Jesus nos falou, ensinou o povo a repartir, pra mostrar que aprendemos o gesto, hoje também fazemos aqui.
3 - Tanta coisa os profetas falaram, sua vida ao Senhor foi oferta, pra mostrar que aprendemos o gesto, neste mundo vamos ser profetas.
16. PAI NOSSO
Presidente - Guiados pelo Espírito de Jesus que traz vida e liberdade para todos, rezemos a Oração da Fraternidade.Pai Nosso...
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) - “A vida em primeiro lugar. A força da transformação está na organização popular.” Neste espírito, saudemo-nos com um gesto fraterno.
Paz, paz, paz, eu te desejo a paz e a luz. (bis) Não do jeito do mundo, mas do jeito de Jesus. (bis)
Paz, paz, paz, eu te desejo a paz. Luz, luz, luz, eu te desejo a luz. (bis) Do jeito de Jesus.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 - A Palavra de Deus é convite, pra vivermos em comunhão, ela chama, convoca, insiste pra partir e repartir o pão. É também ela que nos anima a sentar nessa mesa de paz e ser povo de Deus que caminha com amor novo mundo refaz.
É a Palavra, de Deus uma luz é ela que nos alimenta com o pão, Cristo Jesus é a força que nos sustenta.
2 - A Palavra de Deus é que chama a ser sempre uma comunidade, pois é dela que a vida emana pela força da fraternidade.
3 - A Palavra de Deus é história, da história de Deus com a gente, neste pão, neste vinho agora a memória de um Deus presente.
19. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus, nesta celebração vosso povo se alimentou na mesa de vossa Palavra (e da Comunhão). Que este alimento nos faça ter forças para vivermos unidos a Jesus Cristo na terra e também no céu. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BÊNÇÃO
Presidente - O Senhor faça brilhar sobre vós e sobre todo o povo brasileiro a sua face amorosa e vos seja favorável.Amém.
- O Senhor volte para vós o seu rosto misericordioso e vos dê a paz e a concórdia. Amém.
- Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
- Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus!
22. CANTO FINAL
Eu vou pra casa eu vou, eu vou. Levo comigo a Palavra do Senhor, Palavra viva que nos libertou, mensagem viva que é encarnação do amor.
1 - Na minha casa lá tem um lugar pra repousar a Palavra do Senhor, e cada dia abri-la e meditar e aprender como se vive o amor.
2 - Na nossa Igreja lá há reuniões para aprender a Palavra do Senhor para trazê-la em nossos corações, vivendo sempre o mandamento do amor.
Jesus nos cura e nos liberta de todos os males

Nenhum comentário:

Postar um comentário