sexta-feira, 28 de setembro de 2012

26º Domingo do Tempo Comum


26º Domingo do Tempo Comum
cor verde - 30/09/2012
Dia da Bíblia
“Quem não é contra nós, está a nosso favor.”
Preparar o espaço celebrativo conforme as orientações do mês da Bíblia. A equipe de celebração prepara com antecedência os fatos e acontecimentos da semana e as cruzes que pesam sobre a vida humana para dizê-las em voz alta a seguir. Para dar início à celebração, entoar o refrão meditativo.
1 - A Bíblia é a Palavra de Deus animando a vida do povo. Memória, história dos pobres que buscam fazer mundo novo. A Bíblia é a Palavra de Deus alimento para o coração. É luz clareando o caminho, guiando pra um mundo irmão.
Fala, Senhor, queremos te ouvir. A tua lei vamos cumprir.
Animador(a) - Irmãos e irmãs, paz e bem a todos vocês que vieram participar deste encontro fraterno. Nós os acolhemos com muita alegria para alimentar nossa fé neste dia do Senhor, nossa Páscoa semanal. Estamos encerrando o mês dedicado à Bíblia, livro que contém todas as orientações necessárias para nossa vida. O Dia Nacional da Bíblia foi definido para 30 de setembro porque é dia de São Jerônimo, grande biblista que traduziu os textos sagrados do grego e hebraico para o latim, que em sua época era a língua mais falada no mundo. É preciso que o acesso às Escrituras seja amplamente aberto e incentivado aos fiéis, pois a Palavra de Deus é fonte de vida eterna. Felizes por estarmos reunidos em comunidade, cantemos.
Procissão de entrada: crucifixo ladeado por velas, leitores, ministros e o presidente.
02. CANTO INICIAL
1 - A Bíblia Palavra de Deus, amor revelado a nós. Presença de Deus neste mundo, dos fracos a força e a voz.
Senhor chegamos para ouvir sua mensagem de vida para seguir, pra celebrar esse dom de amor, com seu Espírito cantar todo louvor.
2 - A Bíblia Palavra de Deus, mostrando o rumo a seguir, ensina a ser solidário, o jeito de ser mais feliz.
3 - A Bíblia Palavra de Deus, mensagem de Deus para o mundo que chama a viver a justiça e ser no amor mais fecundo.
Presidente - Reunidos pela Santíssima Trindade para celebrarmos nossa vida e nossa fé, façamos o sinal que recebemos no batismo. Em nome do Pai...
Presidente - O amor do Pai, a paz do Filho e a força do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus...
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente - Imploremos a misericórdia de Deus pelas vezes que usamos sua Palavra para satisfazer nossos interesses pessoais (pausa). Arrependidos, peçamos perdão, cantando.
1 - Quando tua Palavra, Senhor, não ouvi com amor.
Eu te peço perdão! (bis)
2 - Quando tua Palavra, Senhor, não guardei com amor.
3 - Quando tua Palavra, Senhor, recusei sem temor.
Presidente - Deus de amor, bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
Senhor, tende piedade de nós! Senhor...
Cristo, tende piedade de nós! Cristo...
Senhor, tende piedade de nós! Senhor...
04. MOMENTO DE LOUVOR
Presidente - Louvemos ao Senhor por nos ter deixado os seus ensinamentos, escritos por pessoas iluminadas pelo seu Santo Espírito, ao longo dos séculos. Cantemos.
Este canto é próprio para a Celebração da Palavra.
1 - Vou cantar, entoar um canto novo, vou sair, chamar o povo pra louvar, Aleluia! Assim toda criatura, nossa terra, sol e lua vão louvar e cantar.
Se alguém Te louva em silêncio, Tu acolhes, ó Senhor, sua oração. Se alguém entoa um canto novo, Tu acolhes, ó Senhor, sua canção. Aleluia!
2 - É feliz, quem em Ti fez a morada, vida nova, outra casa pra ficar. Aleluia! Tu preparas mesa farta e alimentas pra jornada dando amor, luz e paz.
3 - O nascer de uma aurora radiante, vai dourando a cada instante os trigais. Aleluia! E os pequenos e sofridos, nos teus braços acolhidos, vão louvar e cantar.
05. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus, dai-nos profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa Palavra, nela encontrar a fonte da vida, anunciá-la e vivenciá-la com fidelidade e amor. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
06. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA
A equipe prepara com antecedência, jovens, adolescentes ou crianças e formam um corredor, tendo nas mãos flores ou lenços coloridos. À medida que a Bíblia ou Lecionário ladeado por velas for passando, eles acompanham, cantam e depositam as flores junto à mesa da Palavra.
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, iá!
1 - Tua Palavra nos chegou por meio das tradições contada de boca em boca atravessou gerações, hoje, séculos depois, contagia multidões.
Que tua Palavra preserve as nossas famílias, oriente nossos filhos, guie as nossas nações, Bíblia Sagrada fonte viva de partilha, indicação que nos brilha, luz dos nossos corações.
2 - São setenta e três os livros com tantos ensinamentos: cartas pastorais, históricos, proféticos e agrupamento com resposta para tudo: Antigo e Novo Testamento.
3 - Este compêndio tão sagrado, fala ao nosso coração. De Abraão a Jesus Cristo, fica uma grande lição. A fé ultrapassa a morte e nasce com a ressurreição.
07. LEITURA DO LIVRO DOS NÚMEROS (11, 25-29)
08. SALMO RESPONSORIAL (18)
A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração. (bis)
- A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.
- É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.
- E vosso servo, instruído por eles, se empenha em guardá-los. Mas quem pode perceber suas faltas?
Perdoai as que não vejo!
- E preservai o vosso servo do orgulho: não domine sobre mim! E assim puro, eu serei preservado dos delitos mais perversos.
09. LEITURA DA CARTA DE SÃO TIAGO (5, 1-6)
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
Vossa Palavra é verdade, orienta e dá vigor; na verdade santifica vosso povo, ó Senhor!
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MARCOS (9, 38-43.45.47-48)
12. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
O evangelista Marcos narra ensinamentos de Jesus à comunidade, perante algumas atitudes que não condizem com o Messias-Servo. No caminho, podem acontecer ambição, inveja, intolerância e escândalos. A inveja e a intolerância apresentam-se, quando João e outros discípulos tentam impedir uma pessoa, que está “fora da comunidade”, de exercer um ministério em nome de Jesus.
Jesus exorta-os para que sejam tolerantes e receptivos, pois não deve haver monopólio sobre o nome de Jesus. Outro perigo que ameaça o caminho de seguimento a Jesus é o de “escandalizar os pequenos”. Cabe ao seguidor do Messias-Servo erradicar tudo o que possa prejudicar a adesão a Ele. A primeira leitura narra a organização e a marcha do povo de Deus rumo à terra prometida. Nesta travessia, surgem muitos problemas, como a falta de comida e a dificuldade de Moisés para, sozinho, liderar o povo. Deus responde a Moisés e pede para separar setenta anciãos do povo para ajudarem na liderança. Dois representantes não foram na reunião e profetizam no acampamento. Isso incomodou alguns. Moisés, no entanto, reconhece o profetismo fora da instituição, não os impede e ainda diz: “... Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito”. O Salmo 19(18) é uma oração para que a lei do Senhor, que tem poder para iluminar e tornar sábia a pessoa, não seja negada aos servos de Deus. A Palavra de Deus nos convida a abrir o coração, a mente para a universalidade da salvação. O Espírito do Senhor não tem fronteiras, nem limites. “Não o impeçais”. Esta é uma palavra de ordem de Jesus, diante do limite que João e outros discípulos queriam impor aos que agiam “fora” da comunidade. “Quem dera que todo o povo fosse profeta”, é a palavra de Moisés, diante do ciúme de Josué. Diante da mentalidade fechada dos seus, Jesus e Moisés possuem um espírito aberto. São tantos os projetos que nos unem. A luta contra a fome, as doenças, o aquecimento global, a crise econômica mundial... Somos muitos, diferentes, mas podemos ser unidos. Unidade na diversidade. Atitude coerente com o que acreditamos. “Não devemos fazer separados o que podemos fazer unidos”. Em sua carta, Tiago
denuncia a injustiça, a ganância, o acúmulo de riquezas à custa da pobreza e miséria de muitos, também nos convoca a revermos nossa postura diante desse pecado. Segundo o Evangelho de Jesus Cristo, o Espírito Santo veio para todos. Temos consciência de que Ele age nos cristãos e não-cristãos?
13. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Professemos nossa fé no Deus que nos dá o dom do profetismo. Creio em Deus...
14. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Ao Pai que nos enviou Jesus Cristo, nossa Salvação, elevemos os pedidos de nossa comunidade.
- Senhor, iluminai a vossa Igreja para que, por meio de seus ministros, continue realizando o profetismo no meio do povo. Nós vos pedimos.
- Senhor, despertai em nós o amor à Escritura Sagrada, para que possamos vivenciá-la, sendo discípulos missionários onde estivermos, especialmente sendo fiéis às orientações definidas na Assembleia Diocesana. Nós vos pedimos.
- Senhor, abençoai todos(as) os(as) secretários(as) paroquiais neste dia dedicado a eles(as), para que tenham sabedoria, generosidade e carinho em atender o povo com alegria. Nós vos pedimos.
- Senhor, fortalecei a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Aracruz, e a Paróquia Missionária São Francisco de Assis, em Laranja da Terra, para que a exemplo de seus padroeiros, sejam cada vez mais fervorosas em sua ação missionária. Nós vos pedimos.
Presidente - Acolhei, Pai de bondade, os pedidos que vossa comunidade, aqui reunida, vos faz com humildade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
15. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) - Jesus deixa bem claro no Evangelho que todos são bem-vindos para realizar seu projeto de amor. Apresentemos ao altar do Senhor, na simplicidade de nossas crianças, os gestos e serviços que promovem libertação, vida e salvação a todos que acolhem os ensinamentos de Jesus e
os coloca em prática por meio do seu anúncio profético.
Durante o comentário, crianças da catequese entram trazendo pequenos corações escritos bem legível: união, perdão, partilha, amor, verdade, catequese, liturgia, círculos bíblicos, pastorais, movimentos. Diante do altar, proclamam-nas as crianças depositando-os em uma cesta, enquanto
se canta.
1 - A Ti meu Deus, elevo meu coração, elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. A Ti meu Deus, eu quero oferecer, meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer.
A tua ternura, Senhor, vem me abraçar! E a tua bondade infinita me perdoar! Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração. Eu quero sentir o c
alor de tuas mãos.
16. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1 - Numa terra distante daqui um povo buscava sua libertação, este povo era um povo de escravos, já sem esperança no seu coração. Deste povo surgiu um profeta, de sua vida ao Senhor fez oferta, ao ouvir a Palavra de Deus, que é amor, o seu povo libertou. (bis)
2 - Mas aqui, neste chão, nossa terra, um povo sofrido eleva suas mãos, fala alto o Senhor por suas vozes, que clamam justiça e libertação. Este povo também tem profeta, de sua vida ao Senhor faz oferta, escutando a Palavra de Deus lhe chamar, quer seu povo libertar. (bis)
(onde houver Celebração Eucarística)
1 - Tanta coisa a Bíblia ensina, uma delas é partilhar, pra mostrar que aprendemos o gesto, vamos todos até o altar.
Nesta mesa deixar nossos dons pro Senhor transformá-los em vida com este pão e este vinho bendito, nosso mundo não terá feridas.
2 - Tanta coisa Jesus nos falou, ensinou o povo a repartir, pra mostrar que aprendemos o gesto, hoje também fazemos aqui.
3 - Tanta coisa os profetas falaram, sua vida ao Senhor foi oferta, pra mostrar que aprendemos o gesto, neste mundo vamos ser profetas.
17. MOMENTO DE LOUVOR
Presidente - Louvemos ao Senhor por nos ter deixado os seus ensinamentos, escritos por pessoas iluminadas pelo seu Santo Espírito, ao longo dos séculos. Cantemos.
Este canto é próprio para a Celebração da Palavra.
1 - Vou cantar, entoar um canto novo, vou sair, chamar o povo pra louvar, Aleluia! Assim toda criatura, nossa terra, sol e lua vão louvar e cantar.
Se alguém Te louva em silêncio, Tu acolhes, ó Senhor, sua oração. Se alguém entoa um canto novo, Tu acolhes, ó Senhor, sua canção. Aleluia!
2 - É feliz, quem em Ti fez a morada, vida nova, outra casa pra ficar. Aleluia! Tu preparas mesa farta e alimentas pra jornada dando amor, luz e paz.
3 - O nascer de uma aurora radiante, vai dourando a cada instante os trigais. Aleluia! E os pequenos e sofridos, nos teus braços acolhidos, vão louvar e cantar.
18. PAI NOSSO
Presidente - A oração do Pai Nosso está na Bíblia, quando Jesus ensina os discípulos a orar. Confiantes, rezemos. Pai Nosso...
19. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) - Fazendo a leitura diária da Bíblia, nós vamos encontrando a paz que tanto desejamos. Saudemo-nos com um gesto fraterno. (canto à escolha)
20. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 - A Palavra de Deus é convite, pra vivermos em comunhão, ela chama, convoca, insiste pra partir e repartir o pão. É também ela que nos anima a sentar nessa mesa de paz e ser povo de Deus que caminha com amor novo mundo refaz.
É a Palavra, de Deus uma luz é ela que nos alimenta com o pão, Cristo Jesus é a força que nos sustenta.
2 - A Palavra de Deus é que chama a ser sempre uma comunidade, pois é dela que a vida emana pela força da fraternidade.
3 - A Palavra de Deus é história, da história de Deus com a gente, neste pão, neste vinho agora a memória de um Deus presente.
21. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus, alimentados pela vossa Palavra e pela (Comunhão), concedei que estejamos sempre atentos à Sagrada Escritura e, por meio dela, conheçamos o caminho a seguir para chegarmos, por ele, à vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
22. NOTÍCIAS E AVISOS
23. ORAÇÃO DE COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS
Presidente - Rezemos juntos a oração de compromisso com a Palavra de Deus. Senhor, creio que a Tua Palavra é vida e que é ela que gera a tua vida em mim. Por isso, quero agora me comprometer a ler a Tua Palavra, meditá-la e vivê-la todos os dias. Dá-me, Senhor, a luz do Teu Espírito para que ela revele em mim a Tua verdade e transforme o meu coração. Maria, Mãe
de Jesus e minha Mãe, ajuda-me a viver este compromisso que agora faço na presença de Jesus. Amém.
24. BENÇÃO
Presidente - O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
- Abençoe-vos o Deus de amor, Pai e Filho e Espírito Santo.Amém.
- Glorificai o Senhor com vossa vida. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
25. CANTO FINAL
Eu vou pra casa eu vou, eu vou. Levo comigo a Palavra do Senhor, Palavra viva que nos
libertou, mensagem viva que é encarnação do amor.
1 - Na minha casa lá tem um lugar pra repousar a Palavra do Senhor, e cada dia abri-la e meditar e aprender como se vive o amor.
2 - Na nossa Igreja lá há reuniões para aprender a Palavra do Senhor para trazê-la em nossos corações, vivendo sempre o mandamento do amor.
“Quem não é contra nós, está a nosso favor.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário