sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A Pedagogia Do Natal

Os pais ou as pessoas que têm a cargo crianças, são geralmente as influências mais importantes no desenvolvimento espiritual das crianças. Isto representa tanto uma responsabilidade como uma oportunidade.
       Com respeito à responsabilidade, os pais têm a atribuição dada por Deus de ensinar os seus filhos acerca de Deus e do Seu amor (Dt 4,10;6,7). Relativamente à oportunidade, as crianças pequenas tendem a ver os seus pais como "se fossem deuses" em autoridade e credibilidade.
        Os pais podem capitalizar esta janela de oportunidade, pois ela pode permanecer aberta só por poucos anos. Os pais inteligentes são portanto oportunistas, porque capitalizam os momentos que podem ser de ensino nas vidas das suas crianças. Um desses momentos aproxima-se em cada dezembro, porque o Natal domina a comunidade, a escola e a família, para a maioria das pessoas.
           Ainda que possamos ensinar contra o consumismo em grande parte destas celebrações natalinas, também podemos tirar vantagem desta oportunidade anual para ajudar as crianças a aprenderem acerca do milagre do nascimento de Jesus. Ainda que não saibamos com certeza qual o dia do nascimento de Cristo, os extensos relatos bíblicos do Seu nascimento convidam a nossa celebração e adoração focalizada em "A data do nascimento de Jesus".
           Na verdade o nascimento de Jesus é talvez o maior dos milagres de Deus, porque através do Seu nascimento, Deus utilizou carne humana para poder converter-se em Emanuel - Deus connosco. Deus a ser um de nós; Deus veio salvar-nos. Glória a Deus nas alturas !
            A mensagem bíblica do Natal, apresentada apropriadamente, capta a imaginação e o coração das crianças em todos os lugares. Pensemos sobre isso; Deus escolheu entrar no nosso mundo no corpo de um bebé - Jesus - plenamente o Eterno Filho de Deus e não obstante, um autêntico bebé humano !
            Porque veio Deus desta maneira é parte do mistério de Cristo. Ao vir como um bebé, Deus identificou-se plenamente com a nossa débil condição, compartilhando a nossa experiência, incluindo todo o nosso sofrimento. Que maneira tão poderosa de mostrar às crianças que Deus os ama. Ele foi um menino também uma vez, assim como eles são. O menino Cristo cresceu, tornou-se homem, morreu e foi ressuscitado para que eles possam estar com Ele e compartilhar o seu amor para sempre.
            O Natal oferece aos pais e aos que colaboram nos trabalhos infantis uma maravilhosa oportunidade de compartilhar com Jesus. Isto pode ser feito representando as histórias do nascimento de Jesus - o Seu nascimento num estábulo, a visita dos pastores e a visita final dos magos. Muitas crianças deleitam-se quando participam nestas representações dramáticas. Também se transformam em poderosos eventos de alcance pastoral. No lar, as decorações de Natal podem servir como ocasiões de ensino para as crianças. Uma árvore de Natal pode ser uma ilustração cativante de que Jesus é vida eterna. As luzes da árvore ilustram que Jesus é a luz do mundo. A troca de presentes pode usar-se para dizer ás crianças que o maior presente de Deus é o Seu Filho que veio ao mundo envolto em fraldas. O presépio sobre a mesa, pode usar-se para ilustrar a história completa do Natal.
             A minha sugestão encorajadora para os pais e agentes de pastoral é esta: usem o Natal como um poderoso momento de ensino como deve ser. Ensinem acerca de Jesus, em particular, o milagre do Seu nascimento. Não deixem passar esta grande oportunidade.
             Ajudem as vossas crianças a conhecerem os simples fatos do nascimento de Jesus, lendo-lhes o relato do Natal que procede dos livros de histórias da Bíblia, ou de uma versão da Bíblia fácil de entender.
              Participem como família de todas as celebrações do tempo natalino em sua paróquia e escutem o evangelho cantando juntos os cânticos de Natal. Visite a sua livraria católica e escolha livros ou vídeos sobre o "bebé Jesus", que sejam atrativos para as suas crianças.
               Ajude a sua criança a compreender que Jesus é o maior presente do amor de Deus. Evite (tanto quanto possível) o ocupado bulício do dia festivo que faz com que a criança pequena se sinta ignorada. Em vez disso, concentre-se em preparar-se para a celebração do nascimento de Cristo numa forma espiritual, rezando juntos e celebrando a temporada do Advento.
               Ajude as suas crianças a expressarem gozo, emoção e sentimentos de amor ensinando-as a fazerem decorações, comidas, prendas e cartões natalícios para os membros da família e amigos. Mantenha claro o significado do Natal durante a temporada festiva comentando com frequência: "O Natal é um tempo alegre porque celebra o nascimento de Jesus".
                Explique que as lendas sobre o Papai Noel baseiam-se em São Nicolau, um ministro cristão que existiu realmente, que amava Deus e dava generosamente aos pobres.
                Quando as suas crianças querem falar sobre o Papai Noel, escute-as com atenção. Depois conduza o diálogo até Jesus e ao Seu nascimento. Evite a frase: Que queres que o Papai Noel te traga para o Natal ? e "porta-te bem para que o Papai Noel te traga uma prenda".
                 Na presença das suas crianças, agradeça a Deus por Jesus e mostre alegria enquanto canta canções de Natal.
                 Aprenda as canções Natalícias que o seu filho ou filha canta na IAM ou catequese, para que também os possam cantar juntos em casa. E como compromisso missionário faça com que a criança confronte com outras realidades do mundo percebendo que existem muitas crianças que não sabem qual é o verdadeiro sentido do natal. Que tal motivarmos a doação de brinquedos, alimentos ou roupas para crianças que são menos favorecidas?

“De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos”!

*por Pe. André Luiz de Negreiros, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da IAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário