quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Celebração de ação de graças

Motivação:
O Dia de Ação de Graças é um momento especial para agradecer por todas as maravilhas que nos cercam (Ts 5, 16-18), pela grande dádiva da vida, pela grandiosidade do universo e belezas da natureza, por todos os talentos e dons presenteados à humanidade (Sl 117). Dia em que todos devem fazer uma pausa em seus afazeres, independente de sua fé e crenças, e refletir, agradecer a Deus por todos os bens recebidos: a saúde, o amor, a pátria, o trabalho, a família, pelo conforto e auxílio nas dificuldades cotidianas.
Preparando o ambiente:
Todo o grupo precisa estar envolvido pelo espírito de ação de graças, animado para o louvor e a gratidão a Deus.
Utilizando flores e panos coloridos; imagens e cartazes que expressem ação de graças; frases e mensagens de agradecimento e louvor; velas e outros ornamentos; objetos, símbolos que ajudem a criar um ambiente celebrativo próprio.
Todos em círculo ao redor de um altar ou sentados no chão.
Música instrumental que propicie a mística espiritual desejada.
No centro, fotos de momentos marcantes das pessoas do grupo que vivenciam a celebração, de paisagens da natureza, pessoas felizes e fatos difíceis, obras fantásticas da humanidade, figuras que demonstram as maravilhas da ciência moderna, famílias e tudo o que mereça agradecimento.
O animador inicia a celebração contextualizando-a e motivando o louvor a Deus Criador, Pai de toda humanidade, amoroso com seus filhos, consolo e abrigo certo a todos os que sofrem, do qual tudo provém, origem dos dons e talentos presenteados amorosamente.
Convida-se os participantes à leitura alternada do “Louvor das criaturas ao Senhor”. Então todos devem circular pelo ambiente e escolher dois ou três motivos especiais de agradecimento que serão partilhados com o grande grupo de forma que todos louvem a Deus, ressaltando sua bondade em suas vidas. Escreve-se e lê a mensagem.
Após a partilha, termina-se a celebração com um canto que leve o grupo a expressar a alegria de viver, de juntos formarem uma família de irmãos e amigos.
Silvio Luiz Wolitz de Almeida Junior

Celebração publicada no jornal Mundo Jovem - edição 342 - novembro/2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário