sábado, 1 de agosto de 2009

Dinâmica Congresso das Cores IAM

CONGRESSO DAS CORES DA IAM

Objetivo: Motivar para a participação ativa e o relacionamento construtivo dos participantes, no início de um encontro de formação da IAM.

Desenvolvimento:
É entregue a todos os participantes uma fita apenas, são feitas fitas nas 5 cores dos continentes; amarelo(Ásia), azul (Oceania), verde (África), branco(Europa), vermelho(América).


O animador vai contando uma “história”:
“ Certa vez, num Reino Encantado, num dia Especial, um Rei convocou todas as cores para a abertura do Congresso das Cores”.
“Queridos amigos. Neste dia especial, quero agradecer a presença de todos, pois a participação de todos é muito importante neste dia de formação cujo objetivo será nosso CRESCIMENTO pessoal, conjugal, familiar.
Tenho a honra de convidá-los a ficar de pé, para ouvir o Discurso Oficial de Abertura do nosso Congresso.
Na voz da minha fiel secretária AQUARELA, que fará a leitura de um texto (pode ser a leitura do Evangelho do dia ou algo do tema do encontro que vai começar).
Tendo ouvido o discurso, todas as cores com suas próprias características e tonalidades vão-se acomodando, cada um pode fazer o que quiser com a sua fita, trocar com a do seu amigo, ornamentar em si mesmo.
“ E fica a palavra agora aberta aos presentes...”

Uma pessoa do grupo AMARELO é o primeiro a falar:
“Com todo respeito, vou logo dizendo que CRESCIMENTO é saber distribuir apertos de mãos a todos, cumprimentando sempre os irmãos, pois a discriminação e a exclusão são grande males socias.
todos os amarelos saem distribuindo apertos de mãos aos presentes.

Outra pessoa do grupo AZUL pronuncia solenemente seu discurso:
“Meus amigos, CRESCIMENTO é abraçar as pessoas, desejando a elas todo o bem comum simples gesto carinhoso.
os verdes saem abraçando os demais.

Agora uma do grupo BRANCO, muito tímido e discreto ousa levantar-se, com coragem e firmeza e afirma:
“Queridos amigos, CRESCIMENTO é conseguir ver a miséria interior de nossos amigos, famílias e poder ensinar-lhes com gestos de carinhos, a ler a vida de maneira melhor.
os brancos distribuem gestos de carinhos.

Outra pessoa do grupo VERDE, que não aguentava mais, pois sempre queria falar sem que fosse a sua vez, pode dizer empolgada:
“Ora colegas, CRESCIMENTO é despertar em cada criança, jovem, homem ou mulher, e família, a consciência de sua própria dignidade”.
os verdes saem dizendo: “Você é muito importante para mim e para todos nós”.

Do grupo VERMELHO alguém vai levantar-se e olha NOS OLHOS das outras pessoas e afirma:
“Caros amigos e amigos, CRESCIMENTO é fazer como MARIA, que meditava e guardava todas as coisas em seus coração. Pois é na ORAÇÃO e a reflexão nos levam a compreender e a viver o AMOR com todos”.
os vermelhos saem convidando a todos para darem as mãos.

De repente...Um vento impestuoso, muito forte, soprou, causando grandes tragédias. O vento da violência, da discriminação, da exploração, da fome, da miséria...Todos teriam morrido, se não tivessem se unido num grande abraço para resistirem aquele vento e devastador.
todos se unem num grande abraço.
E o vento se foi...E o perigo passou...E as cores voltaram a sorrir, e a liberdade voltou...
O Rei das cores falou: “Caros amigos, vocês viram o que faz o vento da exclusão? Da indiferença? Da falta de diálogo, do desrespeito? Da omissão?
Vamos lutar contra tudo isso, como Assessores da INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA, vamos nos unir e Crescer Juntos...Eu vos envio a serem luz e sal na Terra, façam brilhar o sol do otimismo, da alegria, da fraternidade, do compromisso com os irmãos, na luta de um mundo mais humano, de um mundo novo. Assim começamos o nosso trabalho de hoje, um trabalho de crescimento pessoal e comunitário.

DE TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO MUNDO INTEIRO SEMPRE AMIGOS.

Fonte: Encontrei essa dinâmica na internet, só adaptei para a IAM.

Um comentário: