quinta-feira, 28 de abril de 2011

2º DOMINGO DA PÁSCOA


2º DOMINGO DA PÁSCOA
FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA E DIA DO TRABALHADOR


"A comunidade com sua vida, testemunha a fé no Cristo ressuscitado"


Preparar um lugar enfeitado com flores para colocar o Círio Pascal próximo à pia batismal ou a um recipiente com água benzida na Vigília Pascal.
01. ACOLHIDA
Enquanto se canta o refrão meditativo “LUZ RADIANTE, LUZ DE ALEGRIA, LUZ DA GLÓRIA, CRISTO JESUS, LUZ DA GLÓRIA, CRISTO JESUS!” (bis), uma pessoa, com veste branca ou dourada, entra com o Círio Pascal aceso, acompanhada por duas crianças com bandeiras brancas. Chegando ao altar, a pessoa ergue
o Círio e proclama com voz forte: “A PAZ ESTEJA CONVOSCO. SAUDAI-VOS NA PAZ DE CRISTO”. Segue o abraço da paz, enquanto se canta.
1. Que coisa linda é poder estar aqui, que coisa linda é poder dar minha mão. Que coisa linda é não caminhar sozinho, mas seguir este caminho encontrando com o irmão (bis).
TE DOU A PAZ, VEM CÁ IRMÃO ; TE DOU A PAZ, APERTE A MINHA MÃO. TE DOU A PAZ, PAZ DE JESUS, RESSUSCITADO ELE É A NOSSA LUZ.
Animador(a) - Sejam bem-vindos, queridos irmãos e irmãs! É com a alegria que nos vem da ressurreição de Cristo, que nos reunimos para celebrar a nossa fé. A luz do Senhor brilha em nosso meio e ilumina nossa vida! Hoje também temos bons motivos para celebrar nossa fé e vida: a Romaria Diocesana, a comemoração das conquistas dos trabalhadores.
Animador(a) - O Papa Bento XVI se alegra em proclamar Beato o venerável Papa João Paulo II, destacando o milagre realizado por sua intercessão, a cura da Irmã Marie Simon Pierre Normand. O Papa Bento XVI convoca a todos que o conheceram, o estimaram e o amaram para rejubilar com alegria por este acontecimento. Em comunhão com todos os irmãos e irmãs na fé, cantemos.
O2. CANTO INICIAL
1. Jesus Cristo, nossa Páscoa ressuscitou e hoje vive. Celebremos, pois a sua festa, na alegria da fraternidade.
JESUS CRISTO ESTÁ VIVO ENTRE NÓS, ALELUIA, ALELUIA!
2. Ele é a nossa esperança, com sua morte deu-nos vida. E hoje vai conosco lado a lado, dando sentido ao nosso caminhar.
3. Também nós ressuscitemos para uma vida de amor. É preciso que o mundo veja em nós cristãos, a Páscoa do Senhor.
Presidente - Cheios de alegria pascal, reunidos como os primeiros discípulos do Mestre, façamos o sinal de nossa fé. EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM! (bis)
Presidente - A graça e a paz de Deus nosso Pai, o amor de Jesus Cristo, nosso Salvador, e a força do Espírito Santo estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS...
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente - Irmãos e irmãs, neste domingo da Divina Misericórdia, imploremos a Deus perdão pelas nossas faltas:
- Pelas vezes que duvidamos da Ressurreição de Jesus Cristo;
-Pelas vezes que não nos reunimos em Comunidade para celebrar nossa fé e nossa vida;
- Pelo nosso descaso com o Planeta Terra e com todos os seres vivos que a povoam;
- Por ainda existir o trabalho escravo e salário injusto em nosso país; confessemos os nossos pecados.
CONFESSO A DEUS...
Presidente - Deus misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
Senhor, piedade!
Ó Cristo, piedade!
Senhor, piedade de nós, Senhor! (bis)
04. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus de misericórdia, quem celebra e revive a Páscoa do Redentor fortalece a fé e cresce no amor. Dai-nos a graça de confirmar-nos na nossa missão de testemunhas da paz e da reconciliação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
05. HINO DE LOUVOR
Presidente - Louvemos ao Senhor nosso Deus pela ressurreição e pelo dom da fé. Alegres, cantemos.
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o santo, só vós, o Senhor, só vós, o altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. AMÉM.
Animador(a) - As leituras deste domingo abrem nossos corações para o sopro do Senhor que nos faz perseverar todos os dias, nos faz nascer sempre de novo e nos enche de alegria, de dinamismo e certeza na caminhada. Ouçamos atentos.
06. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (2, 42-47)
07. SALMO RESPONSORIAL (117)
DAI GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM; ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA! (bis)
- A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Aarão agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” Os que temem o Senhor agora o digam: “Eterna é a sua misericórdia!”
- Empurraram-me, tentando derrubar-me, mas veio o Senhor em meu socorro. O Senhor é minha força e o meu canto, e tornou-se para mim o Salvador. “Clamores de alegria e de vitória ressoem pelas tendas dos fiéis”.
- “A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular”. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: que maravilhas Ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremonos e nele exultemos!
08. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PEDRO (1,3-9)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!
1. Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creram sem ter visto!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO
(20,19-31)
11. PARTILHA DA PALAVRA
A primeira leitura é um resumo da comunidade de Jerusalém. É a proposta concreta de como devem viver as pessoas que acreditam no Ressuscitado. O texto destaca uma palavra: “perseverança”. Eram perseverantes no acolhimento da Palavra que guardaram e ensinaram às outras gerações; perseverantes na comunhão fraterna: caridade, solidariedade, partilha de bens, serviço à vida; perseverantes na fração do pão nas casas (eucaristia, como memória de Jesus); perseverantes nas orações diárias como alimento da fé. A segunda leitura, tirada da Primeira Carta de São Pedro, foi escrita para os cristãos dispersos, que viviam fora dos seus lugares de origem e que sofriam humilhações, injúrias, perseguições por serem cristãos. É uma espécie de homilia batismal. Pelo Batismo somos adotados como filhos de Deus. Recorda a ação de Deus em favor das pessoas por meio de Jesus Cristo. Ressuscitando-o dos mortos, Ele nos deu uma herança que não perde o valor.
Agora, dispersos pelo mundo, os cristãos possuem uma herança nova, marcada pela esperança na vida que nasce da Ressurreição de Jesus e que produz alegria e firmeza diante das perseguições. A segunda leitura ilumina a realidade dos cristãos dispersos, ensinando-os a resistir no Senhor, em nome da fé e do amor, contra todo tipo de sociedade que não traduz o projeto de Deus, que é vida e liberdade para todos. No evangelho, quando Jesus aparece pela primeira vez aos discípulos, com
saudação de paz e o sopro sobre os amigos, Ele lhes transmite a consequência de sua Páscoa: o dom do Espírito e a missão de reconciliação. Tomé estava ausente e não acreditou no testemunho dos companheiros. Só crê vendo e apalpando. Jesus proclama que bem-aventurado é aquele que crê sem ter visto. Quem conviveu com Jesus pôde “apalpar” o Ressuscitado e receber dele o sopro divino que mantém a vida. Mas, no tempo das primeiras comunidades, como hoje, é a fé que faz caminhar, na fidelidade ao projeto de Cristo. A comunidade é o lugar privilegiado da Ressurreição de Cristo, porque é o lugar do amor e onde Ele se manifesta. Também a nossa celebração a cada domingo faz memória do Ressuscitado. Hoje, Ele se manifesta na fé dos irmãos e irmãs que se reúnem, ao redor da Palavra e no partir o pão. Quem, como Tomé, não está presente nos encontros de comunidade, não pode fazer a experiência do Ressuscitado, não pode ouvir Sua saudação e a Sua Palavra, não pode receber a Sua paz, o Seu perdão e o Seu Espírito. Quando participamos da comunidade nos fortalecemos com a presença de Jesus Ressuscitado e nos tornamos discípulos missionários, do Reino que Ele veio nos trazer. E a paz que Jesus nos transmite está baseada na justiça, na fraternidade, na solidariedade e na igualdade. Hoje, a construção da paz é um desafio para nós e para todos os que querem uma humanidade diferente e nova. É luta contra as injustiças para que não
haja fracos nem oprimidos, para que surjam mudanças profundas e urgentes no sistema econômico, cultural e político. A paz que Jesus nos oferece com sua morte e ressurreição se baseia na justiça mundial. Países ricos compartilhando “fartura de bens”, poder e saber com os países pobres, até que não haja “nenhum ecessitado”- eis a verdadeira paz que almejamos.
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Assim como Tomé, professemos a nossa fé no Deus Uno e Trino.
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: (todos de inclinam) e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. Creio na igreja, una, santa, católica e
apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. AMÉM!
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Jesus Ressuscitado está presente no meio da comunidade e intercede por nós junto ao Pai. Confiantes, apresentemos os nossos pedidos, suplicando: MEU SENHOR E MEU DEUS, ATENDEI-NOS!
- Senhor, iluminai a Vossa Igreja, para que seja a comunidade que vive e anuncia o Evangelho de vosso Filho a todos os povos. Nós vos pedimos.
- Senhor, por intercessão de São José Operário, acompanhai todos os trabalhadores que buscam melhores condições de vida na luta pelos seus direitos. Nós vos pedimos.
- Senhor, abençoai todas as pessoas que estão participando da Romaria Diocesana ao Convento da Penha, a Paróquia São José de João Neiva e todas as comunidades que celebram seus padroeiros,
para que sejam atentos às necessidades dos irmãos e perseverantes na oração. Nós vos pedimos.
- Senhor, dai sabedoria às nossas famílias, para que possam, cada vez mais, santificar o domingo, Dia do Senhor, na escuta da Palavra, na participação da Eucaristia e nas ações em favor da vida. Nós vos pedimos.
Presidente - Acolhei, Pai Santo, os pedidos de vossa comunidade aqui reunida. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM!
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) - Tomé duvidou da Ressurreição de Jesus porque estava ausente da comunidade. Hoje, como naquele domingo, Ele se manifesta vivo na comunidade reunida, entra na situação concreta de cada pessoa, vence nossos medos, fortalece nossa fé ainda tão frágil e sopra sobre nós o Seu Espírito para sermos no mundo testemunhas corajosas da Ressurreição.
Animador(a) - Apresentemos ao altar do Senhor o nosso compromisso de vivermos como as primeiras comunidades cristãs, anunciando Jesus Cristo Ressuscitado ao mundo com nosso testemunho de vida, sendo verdadeiros discípulos-missionários.
Enquanto se canta, entra um jovem trazendo o Projeto Diocesano, um adulto com uma cesta de alimentos, um idoso com um terço e uma criança com uma bandeira branca.)
UNIDOS PELA FORÇA DA ORAÇÃO, UNGIDOS PELO ESPÍRITO DA MISSÃO, VAMOS JUNTOS CONSTRUIR UMA IGREJA EM AÇÃO.
15. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1. Bendito sejas, ó Rei da glória! Ressuscitado, Senhor da Igreja! Aqui trazemos as nossas ofertas.
VÊ COM BONS OLHOS AS NOSSAS HUMILDES OFERTAS. TUDO O QUE TEMOS SEJA PRA TI, Ó SENHOR!
2. Vidas se encontram no altar de Deus, gente se doa, dom que se imola. Aqui trazemos as nossas ofertas.
3. Irmãos da terra, irmãos do céu, juntos cantemos glória ao Senhor. Aqui trazemos as nossas ofertas.
Onde houver Celebração da Eucaristia, canta-se o mesmo canto do domingo anterior.
16. PAI NOSSO
Presidente - Se todos nós praticarmos o que contém na oração do Pai Nosso, nossas comunidades
se transformarão em um lugar de partilha, perdão e paz. Rezemos com muita fé a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO...
17. CANTO DE COMUNHÃO
1. Antes da morte e ressurreição de Jesus, Ele, na Ceia, quis se entregar: deu-se em comida e bebida pra nos salvar.
E QUANDO AMANHECER, O DIA ETERNO, A PLENA VISÃO, RESSURGIREMOS POR CRER NESTA VIDA ESCONDIDA NO PÃO.
2. Para lembrarmos a morte, a Cruz do Senhor, nós repetimos como ele fez: gestos, palavras, até que volte outra vez.
3. Este banquete alimenta o amor dos irmãos e nos prepara a glória no céu. Ele é a força na caminhada pra Deus.
4. Eis o pão vivo mandado a nós por Deus Pai! Quem o recebe não morrerá; no último dia, vai ressurgir, viverá.
5. Cristo está vivo, ressuscitou para nós! Esta verdade vai anunciar a toda a terra, com alegria, a cantar.
18. ORAÇÃO
Presidente - Deus Santo e Misericordioso, alimentados pela Vossa Palavra e (pela Comunhão) e animados pela profissão de fé de Tomé, queremos caminhar na fidelidade ao Cristo Ressuscitado, para que possamos construir a paz e merecer as alegrias da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
19. BÊNÇÃO
Presidente - O Deus que, pela ressurreição do seu Filho único, vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas vos conceda a alegria de sua bênção. AMÉM.
- Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. AMÉM.
-E, vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo. AMÉM.
-Abençoe-vos o Deus da vida: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
-Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
20. CANTO FINAL
EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS, QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS, QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS. (bis)
1. É vida que brota da vida, é fruto que cresce do amor. É vida que vence a morte, é vida que vem do Senhor. (bis)




"A comunidade com sua vida, testemunha a fé no Cristo ressuscitado"

Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10415&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário