quinta-feira, 7 de abril de 2011

5º DOMINGO DA QUARESMA


5º DOMINGO DA QUARESMA
Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crer em mim, ainda que morra, viverá.


Durante o tempo da Quaresma, o espaço celebrativo deve ser simples e despojado, sem flores e enfeites e com poucos instrumentos musicais. Podem ser usados na ornamentação do local símbolos que lembrem o deserto: pedras, cactos, bromélias etc. Preparar um lugar de destaque para colocar a cruz e o cartaz da CF 2011 que
deverão permanecer durante todo o tempo quaresmal. Enquanto se canta o refrão meditativo, uma pessoa com veste roxa entra com uma cruz e coloca-a em local preparado.
VOLTA O TEU OLHAR, SENHOR, E DÁ-NOS TEU PERDÃO. BENDITO SEJA TEU IMENSO CORAÇÃO! (3x)
01. ACOLHIDA
Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! Chegamos ao quinto domingo da Quaresma. Estamos bem próximos da Páscoa, e mais uma vez nos reunimos em assembleia litúrgica para ouvir a Palavra que manifesta a ternura de Deus para conosco. A Páscoa é a festa da vitória definitiva do amor e da vida sobre o pecado e a morte. “Porei em vós o meu espírito para que vivais”, diz o Senhor pelo profeta Ezequiel. Lembrando a Campanha da Fraternidade deste ano,
trazemos presente o princípio da solidariedade que se alarga cada vez mais alcançando a irmã e mãe Terra que espera ser libertada dos que a submetem à exploração.
O animador convida a assembleia para fazer a recordação da vida lembrando os acontecimentos marcantes da semana, os gestos concretos e as atividades desenvolvidas na CF 2011.
Animador(a) - Em comunhão com todos os que celebram o dia do Senhor, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1. Olha, meu povo, este planeta Terra: Das criaturas todas, a mais linda! Eu a plasmei com todo amor materno, pra ser um berço de aconchego e vida.
NOSSA MÃE TERRA, SENHOR, GEME DE DOR NOITE E DIA. SERÁ DE PARTO ESSA DOR? OU SIMPLESMENTE AGONIA?! VAI DEPENDER SÓ DE NÓS! VAI DEPENDER SÓ DE NÓS!
2. A terra é mãe, é criatura viva; também respira, se alimenta e sofre. É de respeito que ela mais precisa! Sem teu cuidado ela agoniza e morre.
Presidente - Reunidos pelo Deus da vida, façamos o sinal da nossa fé. EM NOME DO PAI...
Presidente - O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS...
03. DEUS NOS PERDOA
Deus é um Pai misericordioso que se comove com nosso sofrimento e nos liberta de todo o pecado que conduz à morte. Confiantes em seu amor, peçamos perdão por nossas faltas e omissões. (pausa) Cantemos.
Este canto deve ser cantado de forma orante.
1. Pecador, agora é tempo de pesar e de temor: serve a Deus, despreza o mundo, já não sejas pecador!
2. Neste tempo sacrossanto o pecado faz horror: contemplando a cruz de Cristo, já não sejas pecador!
3. Pecador arrependido, pobrezinho pecador, vem, abraça-te contrito com teu Pai, teu Criador!
4. Compaixão, misericórdia vos pedimos, Redentor: pela Virgem, Mãe das dores, perdoai-nos, Deus de amor!
Presidente - Deus da vida, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS! Senhor...
CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS! Cristo...
SENHOR, ENDE PIEDADE DE NÓS! Senhor...
04. HINO DE LOUVOR (Omite-se)
05. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus, por quem tudo existe, não deixeis morrer em nós a vida que nos ofereceis. Dai-nos por Vossa graça caminhar na mesma caridade que levou Vosso Filho a entregar-se à morte por amor a nós, e assim, na alegria, chegarmos até a nova celebração da Páscoa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
As leituras deste domingo devem ser proclamadas com muita calma, pausadamente e orantes.
06. LEITURA DA PROFECIA DE EZEQUIEL (37,12-14)
07. SALMO RESPONSORIAL (129)
NO SENHOR, TODA GRAÇA E REDENÇÃO! (bis)
- Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!
- Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de substituir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.
- No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. A minh’alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora.
- Espere Israel pelo Senhor, mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar Israel de toda a sua culpa.
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (8,8-11)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
GLÓRIA E LOUVOR A VÓS, Ó CRISTO!
1. Eu sou a ressurreição, eu sou a vida. Quem crê em mim não morrerá eternamente.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (11,1-45)
11. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Já fizemos uma boa caminhada quaresmal. Em toda essa caminhada, contemplamos e celebramos o Jesus que vence o tentador, que se transfigura no alto da montanha, que dialoga com a samaritana, que cura o cego de nascença. Na narrativa de hoje, Jesus vai para a casa de uma família muito amiga sua, composta por Marta, Maria e Lázaro. Chegando lá, encontra a família enlutada. Lázaro
tinha morrido, fazia quatro dias. Suas irmãs choravam muito, como é normal. Belíssimo o diálogo que se trava entre Marta e Jesus. Disse ela: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele lhe concederá”. Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. E Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último
dia”. Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, não morrerá jamais. Crês nisto?”. Falou ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. Diz o evangelho que Jesus foi então tomado de profunda emoção e chorou. Ainda interiormente comovido, levaram-no até a sepultura. Ali, Jesus ordenou que tirassem a pedra que fechava a sepultura. Elevou um agradecimento ao Pai, e exclamou com voz forte: “Lázaro, vem para fora!” e o morto saiu, vivo. Diz também a Palavra que muitos judeus, vendo
aquilo, acabaram crendo em Jesus. Faz lembrar a situação do povo de Israel no exílio da Babilônia, seiscentos anos antes de Cristo. Israel se sentia como um povo realmente morto, sepultado, na sua condição de povo. É então que o profeta Ezequiel escuta Deus falando, como ouvimos na primeira leitura. Por isso é que no Salmo 129, hoje nós cantamos: “No Senhor é que se encontra o perdão, copiosa redenção”. Pela fé em Cristo ressuscitado, selada no batismo, também nós ressuscitamos, passamos para uma “vida nova”. A “passagem” da morte para a vida, de Jesus e nossa, nós a vivenciamos e com ela comungamos precisamente na eucaristia, memorial da Páscoa nova e eterna! Nela, sentimo-nos sempre de novo, com o antigo povo de Israel, com Lázaro, com Cristo, “passando” da sepultura (escravidão, escuridão, morte) para a plena luz da vida que não se acaba.
REFLETINDO A CF 2011
Na Campanha da Fraternidade não se pode ficar só em novos conhecimentos, nova consciência e belos sentimentos. É preciso chegar a compromissos, atitudes e ações concretas. Só quem coloca em prática a Palavra vive a fé e a esperança da ressurreição em práticas que promovem a passagem de situações de morte para situações de vida, práticas que, em relação à Terra, contribuem para que recupere seu equilíbrio vital. É isso o que buscamos agora.
Ao descartar o lixo:
- Não jogue pilhas e baterias antigas no lixo; existem farmácias, supermercados e lojas de operadoras de celulares que recolhem esses materiais.
- Lugar de lixo é na lixeira. Qualquer coisa jogada nas ruas, praças ou parques, entre outros, não apenas deixa a cidade mais feia, como entope bueiros e ralos, aumentando o potencial de enchentes em época de chuva.
- Não jogue pneus velhos na natureza. Ao serem queimados, os pneus geram uma substância cancerígena. Se ficarem abandonados a céu aberto, tendem a acumular água e tornam-se local propício para a proliferação de insetos. Além disso, levam mais de 600 anos para se decompor. A alternativa é encaminhá-los a centros de reciclagem.


O presidente deve refletir a Liturgia da Palavra junto à CF 2011.


12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - “Eu creio firmemente que Tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir a este mundo”. Fortalecidos por este testemunho, professemos nossa fé. CREIO EM DEUS PAI...
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente Deus nos criou para a vida e não para a morte. Viemos dele, vivemos nele, viveremos para sempre nele. Peçamos-lhe com confiança:
Atendei-nos, Senhor, por Vossa misericórdia.
- Senhor, encorajai os que sofrem, os que choram, os desanimados e aqueles que perderam seus entes queridos, para que busquem em Vós a esperança e a vida nova. Nós vos pedimos.
- Senhor, iluminai os que estão se preparando para receber o batismo, para que sejam conduzidos pelo Espírito na missão que lhes será confiada. Nós vos pedimos.
- Senhor, acompanhai os cientistas para que os esforços em prolongar e melhorar a vida sejam sempre inspirados no bem da pessoa humana. Nós vos pedimos.
O presidente pode concluir com a Oração da CF 2011.
Presidente - Atendei, ó Pai os nossos pedidos. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) - Marta acreditou na Palavra de Jesus e deu testemunho de sua fé. Apresentemos ao Senhor os sinais de nossa fé na ressurreição e na promoção da vida.
Convidar um coordenador de Círculo Bíblico, um catequista, um coordenador da Pastoral Ecológica (onde houver), para apresentar símbolos e ações que, expressem gestos concretos realizados durante a Quaresma.
DE MÃOS ESTENDIDAS OFERTAMOS O QUE DE GRAÇA RECEBEMOS.
1. A natureza tão bela, que é louvor, que é serviço: o sol que ilumina as trevas, transformando-as em luz; o dia que nos traz o pão e a noite que nos dá repouso; ofertamos ao Senhor o louvor da criação.
15. CANTO DAS OFERENDAS
1. Aceita, ó Deus Santo, a nossa oração. Compadecido, olha para nós, Senhor. Liberta nossas vidas, te suplicamos, e andaremos para sempre em teus caminhos.
VOLTA O TEU OLHAR, SENHOR, E DÁ-NOS TEU PERDÃO. BENDITO SEJA TEU IMENSO CORAÇÃO!
2. Acolhe, Deus bondoso, a nossa caminhada, revivendo o teu amor pra sempre.Confiantes aguardamos o teu perdão e do mal seremos nós purificados.
3. Aceita o jejum e a nossa penitência, que revivemos neste tempo quaresmal. Confirma-nos em teu amor grandioso. Bendito sejas, Senhor Deus do universo!
16. PAI NOSSO
Presidente - O Senhor nos comunicou o Seu Espírito. Com a confiança e a liberdade de filhos, rezemos juntos. PAI NOSSO...
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) - Todo cristão é chamado a ser instrumento da paz desejada por Deus, uma paz que se manifesta na libertação das amarras do egoísmo e da exclusão. Rezemos, em silêncio, pedindo a paz do Senhor.


Durante a Quaresma pode-se omitir o abraço da paz para realizá-lo com mais alegria e entusiasmo na Páscoa.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
NÓS VIVEMOS DE TODA A PALAVRA QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS: A PALAVRA DE VIDA E VERDADE QUE SACIA A HUMANIDADE.
1. Impelidos ao deserto, retomamos a estrada que conduz ao paraíso, nossa vida e morada.
2. As prisões da humanidade assumidas pelo Cristo, são lugares de vitória, Ele veio para isto!
3. O Senhor nos deu exemplo ao vencer a noite escura: superou a dor do mundo, renovando as criaturas.
4. Progredimos neste tempo, conhecendo o Messias. Ele veio para todos, alegrando nossos dias.
5. Celebramos a memória do amor que ao mundo veio. Junto dele venceremos o inimigo verdadeiro.
6. Contemplamos nossa terra em mistério fecundada. Flor e fruto são promessas ao findar a madrugada.
19. ORAÇÃO
Presidente - Senhor Deus, que nesta celebração nos arrancastes das forças da morte e nos colocastes no caminho da vida, dai-nos a graça de prosseguirmos com firmeza nossa caminhada pascal para que sejamos contados entre os membros de Cristo. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
- Dia 17 de abril: Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Motivar a comunidade para trazer ramos e plantas medicinais para benzer. Esse também é o dia da Coleta da Campanha da Fraternidade, gesto concreto da Quaresma.
- Distribuir os envelopes.
21. GESTO CONCRETO DA CF 2011
Promova a Coleta da Solidariedade entre seus amigos e conhecidos. Convide os que participarão da celebração do domingo de Ramos. E, convide também todas as pessoas que estão afastadas do convívio da comunidade. Passe para elas a beleza da participação em todos os momentos celebrativos assim como as realizações da Igreja com os recursos dessa coleta: 60% ficam na Diocese e devem ser aplicados em favor de iniciativas ligadas ao tema de cada ano; 40% constituem o Fundo Nacional de Solidariedade administrado pela CNBB e pela Cáritas Brasileira.
22. BÊNÇÃO
Presidente - Deus, Pai de misericórdia, conceda todos vós, como concedeu ao Filho Pródigo, a alegria do retorno a casa. AMÉM.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. AMÉM.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para podermos, com Cristo, celebrar a vitória da vida. AMÉM.
- Abençoe-vos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
23. CANTO FINAL
1. Fiz o homem e a mulher à minha imagem; por amor e para o amor, eu os criei. Com meu povo, celebrei uma aliança. O caminho da justiça eu ensinei.
PONHO, ENTÃO À TUA FRENTE DOIS CAMINHOS DIFERENTES: VIDA E MORTE, E ESCOLHERÁS. SÊ SENSATO: ESCOLHE A VIDA! PARTE O PÃO, CURA AS FERIDAS! SÊ FRATERNO E VIVERÁS.


Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crer em mim, ainda que morra, viverá.

Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10342&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário