sexta-feira, 25 de novembro de 2011

1º Domingo do Advento

Cor roxa - Ano B – 27/11/2011


"VIGIAI: NÃO SABEIS QUANDO O SENHOR VIRÁ!"



01. ACOLHIDA


Onde for costume arrumar o presépio, prepará-lo aos poucos, durante todo o Advento. Que a cada domingo a comunidade visualize sinais da aproximação da chegada do Senhor. SUGESTÃO: neste 1º domingo, sobre um tapetinho vermelho, colocar a imagem de Maria, ajoelhada diante da Bíblia aberta. Preparar a Coroa do Advento com as velas nas cores verde, roxa, rósea e branca (se possível). Iniciando a celebração, canta-se o refrão de forma orante, repetidas vezes.


SENHOR, NÓS TE ESPERAMOS, SENHOR, NÃO TARDES MAIS! SENHOR, NÓS TE ESPERAMOS, VEM LOGO, VEM NOS SALVAR!


Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a esta celebração do mistério Pascal de Cristo, com a qual damos início a um novo ano litúrgico! Iniciando hoje o Tempo do Advento, enchemo-nos de uma imensa expectativa pela vinda do Senhor e somos convidados a vigiar e orar, preparando nossos corações e nossas vidas para recebê-Lo. Como cristãos que vem celebrar fé e vida neste dia do Senhor, rezemos por todos os representantes de nossas paróquias que estão reunidos em Ibiraçu, na VII Assembléia Diocesana, definindo a missão, os princípios e valores que deverão orientar a nossa Diocese nos próximos anos.


Animador(a) - Alegres na espera pela vinda do Senhor, firmes na oração e na vigilância, cantemos.


Procissão de entrada como de costume.


02. Canto de Inicial


VIGILANTES NA ESPERANÇA, CAMINHAMOS COM MARIA! EIS O TEMPO FAVORÁVEL, ADVENTO DO SENHOR!


1. Os profetas predisseram o nascimento do Messias, com o passar das gerações a profecia se cumpria. Graça plena alcançou quem na Palavra confiou, veio a nós o Emanuel, nosso Deus libertador!


2. João Batista foi à frente preparando o caminho, converteu os corações para acolher o Messias. Trouxe graça e esperança, vida nova transformou, pois nasceu para nós, Jesus Cristo nosso guia!


Presidente - Na alegre esperança da vinda do Filho de Deus, façamos o sinal que nos reúne na fé. EM NOME DO PAI...


Presidente - O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja conosco. BENDITO SEJA DEUS...


03. Entrda da Coroa do Advento


Animador (a) - Um dos símbolos deste tempo de espera pelo nascimento de Jesus é a coroa do Advento. Preparada com ramos verdes e quatro velas que vão sendo acesas uma a cada domingo, é um convite a permanecermos acordados, com nossas lâmpadas acesas, numa atitude de crescente vigilância e abertura ao Senhor que vem.


Animador (a) - A vela verde é um convite à confiança e esperança em Deus; a roxa nos convida à conversão; a rosa é a alegria pela proximidade da chegada do Senhor; e a branca é a alegria da anunciação e do sim de Maria. Acolhamos a procissão da coroa do Advento.


Enquanto se canta, várias pessoas com vestes lilases entram acompanhando a coroa (se possível fazendo uma coreografia) e a coloca em lugar preparado com antecedência, onde ela ficará durante todo o tempo do Advento.


1. Oh! Vinde, enfim, eterno Deus, descei, descei dos altos céus. Deixai a vossa habitação, que a terra espera a salvação.


2. Que o céu orvalhe o Redentor, baixai das nuvens, ó Senhor! Germine a terra o nosso Deus, pra que nos abra os altos céus.


3. Por que tardais, ó bom Jesus, em rebrilhar na vossa luz? Em treva densa o mundo jaz; trazei a luz, o amor, a paz!


4. Oh! Vinde, enfim, Senhor, a nós ressoe no mundo a vossa voz. No mundo brilhe o vosso olhar. Oh! Vinde, enfim, sem demorar.


Enquanto o hino é cantado, o dirigente 1 acende a 1ª vela da coroa do Advento (verde), ergue-a e a apresenta à comunidade.


Uma vela se acende no caminho a iluminar. Preparemos nossa casa, é Jesus quem vai chegar.


NO ADVENTO A TUA VINDA NÓS QUEREMOS PREPARAR. VEM, SENHOR, QUE É TEU NATAL, VEM NASCER EM NOSSO LAR. (bis)


04. Ato Penitencial
Presidente - No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos chamados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai (pausa). Peçamos o perdão de Deus cantando.


1. Ó Deus bondade, Pai e criador, somos teu povo santo e pecador. Nós te pedimos força e proteção, ó Deus da vida e da libertação.


Ó DEUS, PERDOA O NOSSO DESAMOR, DO CÉU ENVIA O FILHO SALVADOR!


2. Nosso pecado quer nos condenar, da vossa face vai nos afastar. Porém, tu és o Deus consolação e nos concedes sempre o teu perdão.


3. Aqui estamos para suplicar que nossas culpas queiras perdoar. Te prometemos nossa conversão porque tu és o Deus da salvação.


Presidente - Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.


- Senhor, tende piedade de nós.


- Cristo, tende piedade de nós.


- Senhor, tende piedade de nós.


05. HINO DE LOUVOR (omite-se)


06. ORAÇÃO
Presidente - Senhor, nosso Deus, dai-nos esperar atentos a vinda do Cristo, vosso Filho. Que Ele, ao chegar, encontre-nos vigilantes na oração e proclamando o seu louvor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.


Animador(a) - A liturgia do Advento nos coloca em uma atitude de vigilância atuante e fecunda, pois é carregada de esperança e vem ao encontro dos nossos anseios profundos de libertação e redenção, de um mundo novo que já começa aqui e agora. Ouçamos a Boa Notícia do Reino.


07. Leitura do Livro do Profeta Isaias (63,16b-17.19b;64,2b-7)


08. Salmo - 80 (79)


Mostrai-nos, ó Senhor, a vossa face. * E a vossa salvação nos concedei! (bis)


1. Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos, * aparecei cheio de glória e resplendor! * Despertai vosso poder, ó nosso Deus. * e vinde logo nos trazer a salvação!


2. Voltai-vos para nós, Deus do universo! * Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; * protegei-a e ao rebanho que firmastes.


3. Pousai a mão por sobre o vosso protegido, * o filho do homem que escolhestes para vós! * E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! * Dai-nos a vida e louvaremos vosso nome!


09. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios


10. Aclamação ao Evangelho
Aleluia, aleluia! (bis)


Vem mostrar-nos, ó Senhor.(bis)


Tua grande compaixão.(bis)


Dá-nos tua salvação! (bis)


Aleluia, aleluia! (bis)


11. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo Segundo São Marcos


12. Preparando a Partilha da Palavra


Iniciamos hoje um novo ano litúrgico, vivendo e celebrando o Advento do Senhor. Neste tempo preparamo-nos para celebrar, de forma mais intensa e jubilosa, a chegada do Filho de Deus que veio habitar no meio de nós. Advento é tempo de solidificar a esperança. A Palavra de Jesus ressoa em nosso coração: "Cuidado! Ficai atentos...Vigiai..." Deus entra na história para abrir-nos um caminho capaz de libertar-nos do mal. Quatro semanas caracterizam a expectativa da vinda de Deus e de seu Reino para nossa realidade. Com a liturgia do Advento, a comunidade cristã é chamada a viver a espera vigilante e jubilosa, a esperança, a mudança de atitude de vida. Neste 1º Domingo do Advento, o chamado é, especialmente, para vivermos essa atitude de expectativa, vigilância e atenção aos sinais dos tempos. Na primeira leitura, o povo de Israel lamenta-se pelas coisas ruins que estão acontecendo em seu meio, mas não se permite perder a esperança em Deus. A súplica de Isaías torna-se nossa; pois o convite a "vigiar", é para todos. Para Jesus, todos somos responsáveis pela "casa", que é o mundo, cada um de acordo com seus compromissos. É nossa obrigação guardar e fazer frutificar os tesouros por Ele deixados. A segunda leitura nos mostra que Deus realizou coisas maravilhosas nos cristãos de Corinto: enriqueceu-os com todos os dons, fortaleceu-os na fidelidade ao Evangelho e os manteve vigilantes na espera do Senhor. Paulo os exorta lembrando que os carismas são dons gratuitos e devem estar a serviço das pessoas. Não é difícil descobrir o tema central do Evangelho deste dia: "Vigiar", que é repetido com insistência. O cristão não espera passivamente a vinda do seu Senhor. Trabalha, se esforça; espera, sim, que o Senhor faça surgir um mundo novo, mas também colabora para construí-lo. O Advento é tempo de espera. O cristão é vigilante quando presta atenção a tudo o que acontece ao seu redor, quando percebe os sinais da aurora de um mundo novo, quando sabe ler em todos os acontecimentos o projeto de salvação de Deus. Também, nós, esperamos a vinda do Senhor? Sonhamos com novos céus e novas terras, onde reinem a justiça e o amor para todos os irmãos?


13. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Atentos à Palavra que Jesus nos dirigiu, professemos nossa fé: Creio em Deus Pai todo-poderoso,


T. Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.


13. PRECES DOS FIÉIS
Presidente - Confiando na bondade do Pai, elevemos os pedidos de nossa comunidade, dizendo após cada prece: SENHOR, OUVI-NOS.


- Senhor, ajudai-nos a viver plenamente este tempo do Advento, permanecendo sempre atentos e vigilantes aos Vossos sinais. Nós vos pedimos.


- Senhor, iluminai todos aqueles que se desviaram do verdadeiro caminho, para que sejam despertados por vossa Palavra neste tempo do Advento. Nós vos pedimos.


- Senhor, fazei-nos capazes de entregar nossas vidas a Vós, para que sejais o oleiro que nos modela com vossa Palavra e vosso Espírito. Nós vos pedimos.


- Que este tempo precioso para a liturgia cristã fortaleça os nossos compromissos com a justiça e com a defesa da vida e a preservação da natureza. Nós vos pedimos.


- Senhor, fortalecei nossa consciência cristã e nosso compromisso com o Vosso anúncio, concedendo-nos realizar, com fé e espírito missionário, a Campanha de Evangelização neste Advento. Nós vos pedimos.


(outras intenções da comunidade)


Presidente - Deus de bondade infinita, ouvi as nossas súplicas e conservai-nos vigilantes e despertos para o dia da vinda do vosso Filho. Ele que é Deus conosco, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.


14. APRESENTAÇÃO DOS DONS


Animador(a) - Com o tempo do Advento, iniciamos a Campanha para a Evangelização e neste ano com o tema: "Acolhamos o Príncipe da Paz". A Campanha para a Evangelização, além de estar em perfeita harmonia com o tempo do Advento, também tem a finalidade de angariar fundos que garantam a continuidade da obra evangelizadora no nosso país. Essa coleta acontecerá no 3º Domingo do Advento. Apresentemos ao Senhor nossa disposição em colaborar para que a obra de Jesus seja conhecida em todo o Brasil.


Durante a motivação apresenta-se o cartaz ou quadro da Campanha para a Evangelização.


1. Novo tempo de esperança, novo tempo de amor, nova espera de ternura pelo Cristo, meu Senhor.


15. CANTO DAS OFERENDAS
(onde não houver Celebração Eucarística, omite-se a última estrofe)


A NOSSA OFERTA APRESENTAMOS NO ALTAR E TE PEDIMOS: VEM SENHOR, NOS LIBERTAR!


1. A chuva molhou a terra, o homem plantou um grão; a planta deu flor e frutos, do trigo se fez o pão.


2. O homem plantou videiras, cercou-as com seu carinho; da vinha brotou a uva, da uva se fez o vinho.


3. Os frutos de nossa terra e as lutas dos filhos teus serão, pela tua graça, pão vivo que vem dos céus.


4. Recebe, Pai, nossas vidas unidas ao pão e ao vinho, e vem conduzir teu povo guiando-o no teu caminho.


16. PAI NOSSO


Presidente - No espírito deste tempo do Advento, que nos pede vigilância e oração, rezemos como o próprio Cristo nos ensinou: PAI NOSSO...


17. ABRAÇO DA PAZ


Animador(a) - Viver a paz é fundamental para que possamos acolher dignamente o Filho de Deus. No desejo de construirmos relações de verdadeira paz, rezemos em silêncio.


Durante o tempo do Advento pode-se omitir o abraço da paz para realizá-lo com mais alegria no Tempo do Natal.


18. CANTO DA COMUNHÃO
VIGIAI , VIGIAI, EU VOS DIGO, NÃO SABEIS QUAL O DIA OU A HORA. VIGIAI, VIGIAI, EU REPITO, EIS QUE VEM O SENHOR EM SUA GLÓRIA! (bis)


1. Foste amigo, antigamente, desta terra que amaste, deste povo que escolheste; sua sorte melhoraste, perdoaste seus pecados, tua raiva acalmaste.


2. Vem de novo, restaura-nos! Sempre irado estarás, indignado contra nós? E a vida, não darás? Salvação e alegria, outra vez, não nos trarás?


3. Escutemos suas palavras, é de paz que vai falar; paz ao povo, a seus fiéis, a quem dele se achegar. Está perto a salvação e a glória vai voltar.


4. Eis: amor, fidelidade vão unidos se encontrar, bem assim, justiça e paz vão beijar-se e se abraçar. Vai brotar fidelidade e justiça se mostrar.


5. E virão os benefícios do Senhor a abençoar e os frutos de amor desta terra vão brotar. A justiça diante dele e a paz o seguirá.


6. Glória ao Pai onipotente, ao que vem, glória e amor. Ao Espírito cantemos: glória a nosso defensor! Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor.


19. ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO
Presidente - Senhor, nosso Deus, que nos prometeis a paz e a felicidade, guardai-nos vigilantes na oração e atentos aos sinais anunciadores da vinda do vosso Filho Jesus Cristo. Ele que é Deus convosco para sempre. AMÉM.


20. NOTÍCIAS E AVISOS


21. BÊNÇÃO
Presidente - O Senhor esteja convosco. ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.


- Deus, nosso Pai, vos torne perseverantes na espera do Cristo, seu Filho. AMÉM.


- O Senhor Jesus, quando vier na sua glória, vos encontre vigilantes na oração e exultantes no louvor. AMÉM.


- O Espírito Santo suscite em vós a fidelidade e a vontade de caminhar na fé, ao encontro do Senhor que vem. AMÉM.


- Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.


- Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.


22. CANTO FINAL


1. Senhor, vem salvar, teu povo * das trevas da escravidão! * Só tu és nossa esperança, * és nossa libertação.


Vem, Senhor, vem nos salvar! * Com teu povo, vem caminhar!


2.Contigo o deserto é fértil, * a terra se abre em flor. * Da rocha brota água viva, * das trevas nasce o esplendor.


3.Tu marchas à nossa frente, * és força, caminho e luz. * Vem logo salvar teu povo, * não tardes, Senhor Jesus.



"VIGIAI: NÃO SABEIS QUANDO O SENHOR VIRÁ!"






Sugestões Litúrgicas -


O tempo de Advento é marcado de grande riqueza espiritual, alimentando a esperança dos cristãos. Para aproveitar bem sua riqueza, convém que se cuide com o maior carinho dos detalhes externos deste tempo (cantos, espaço litúrgico, os diferentes enfoques das leituras e das orações, principalmente dos Prefácios).


Os instrumentos musicais (órgãos e outros, principalmente a bateria) sejam usados com moderação, conveniente ao caráter próprio deste tempo, de modo a não antecipar a plena alegria do Natal. O mesmo vale as ornamentações com flores: discrição, comedimento, expressando o tempo de espera por algo bom que vai chegar.


Para este tempo, é costume decorar o local da celebração com uma coroa de Advento. Trata-se de um suporte em forma circular, revestido de ramagem verde amarrada com uma ou mais fitas coloridas. Sobre o suporte se colocam quatro velas. Pode ser posto junto ao altar ou próximo ao ambão (mesa de onde se proclama a Palavra). Estão presentes na coroa três simbologias diferentes: a luz como salvação, o verde como vida que esperamos e a forma arredondada como símbolo da eternidade.


Neste 1º Advento, permite-se abençoar a coroa. Pode ser no início da celebração, logo depois da saudação: Sugerimos esta oração: “Senhor, nosso Deus, a terra se alegra nestes dias, e vossa Igreja exulta diante do vosso Filho que vem como luz esplendorosa para iluminar os que jazem nas trevas da ignorância, da dor e do pecado. Cheio de esperança em sua vinda, o vosso povo preparou esta coroa com ramos verdes e a adornou com luzes. À medida que as velas forem sendo acesas, iluminai-nos, Senhor, com o esplendor daquele que, por ser a luz do mundo, iluminará toda a escuridão. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!”


Este tempo é próprio para um bom “Balanço” da caminhada cristã, pessoal e comunitária, em direção ao Reino definitivo. Por isso, trata-se de um tempo muito adequado para a celebração do sacramento da Penitência. Equipes de liturgia devem organizar neste sentido a celebração.


As músicas e cantos têm de ser próprios deste tempo forte da Igreja. O Hinário Litúrgico I da CNBB e o Ofício Divino das Comunidades trazem um excelente repertório musical para as celebrações de Advento. Neste período não se canta o Glória.


Para a missa deste domingo, use-se, de preferência, o Prefácio do Advento I.


Para não confundir com o tempo penitencial da Quaresma, com sua cor roxa, seria ideal que no Advento se utilizasse de preferência a cor rosada, mais relacionada com a piedade e a alegre esperança própria deste tempo.


Nos últimos anos, muitas comunidades eclesiais, influenciadas pela onda consumista das festas natalinas e de final de ano, estão assumindo o costume de enfeitar suas igrejas bem antes de o natal chegar. Em pleno tempo de Advento, que é “um tempo de piedosa e alegre expectativa”, ornamentam suas igrejas com flores, pisca-piscas, árvores de Natal e outros motivos natalinos, como se já fosse Natal. Não fica bem!


É importante lembrarmos ás comunidades a Coleta da Campanha para a Evangelização, que será realizada no 3º Advento, no dia 14 de dezembro. Nossa generosidade seja uma oferta viva ao Cristo, que por nós se encarnou.


Benção final próprio para o tempo do Advento, conforme Missal Romano.

Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=11067&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário