sábado, 19 de novembro de 2011

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

Cor branca ou dourada - ANO A - 20/11/2011
SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO
DIA DO LEIGO


Todos os povos da terra serão reunidos diante dEle


Encerrando hoje o ano litúrgico, colocar na entrada da Igreja em um painel ou em uma mesa, o que foi realizado ao longo deste ano, que a comunidade considera importante e que manifestou sinais do Reino. Antes de qualquer comentário entoar o refrão meditativo abaixo.
JESUS CRISTO É O SENHOR, O SENHOR, O SENHOR! JESUS CRISTO É O SENHOR, GLÓRIA A TI, SENHOR! (3x)
01. ACOLHIDA
Animador(a) - Irmãos e irmãs, é grande nossa alegria ao nos reunirmos na casa do Senhor para celebrar a nossa Páscoa semanal, como família de Deus, alimentando nossa fé e fortalecendo nossa caminhada de discípulos missionários de Cristo. Nós os acolhemos com muito carinho, bem-vindos.
Animador(a) - Estamos no último domingo do ano litúrgico. É tempo de parada e de avaliação, tendo diante dos olhos Jesus Cristo, Rei do Universo, os irmãos pobres e abandonados, lembrados por Jesus no Evangelho. Hoje é o Dia do Leigo, chamado pela consagração batismal à missão profética, sacerdotal e régia para transformar o mundo no Reino de Deus. Também é o dia da Consciência Negra em homenagem a Zumbi de Palmares que lutou até a morte pela liberdade e pela cultura do seu povo. Na certeza de que, um dia, estaremos face a face com o Ressuscitado, cantemos.
02. CANTO INICIAL
EU VIM AO MUNDO PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E A TERRA VEJA A
LIBERDADE PROMETIDA. EU VIM AO MUNDO FUNDAR O REINO DA ESPERANÇA, TRAZER A TODOS, AMOR E VIDA EM ABUNDÂNCIA.
1. Eu sou bom pastor, conheço cada ovelha. A luz do meu amor é como uma centelha que mostra o esplendor do Pai que o Filho espelha.
2. Eu vim para salvar, eu sou a porta aberta. Por ela quem entrar no mundo se liberta e há de conquistar a paz na hora certa.
3. Irmãos não são estranhos no sangue e mesma cor. Serão um só rebanho, serei um só pastor. Amor desse tamanho, é santo e redentor.
Presidente - Nesta celebração proclamamos Cristo, Senhor da história, desde o começo até a sua consumação. Façamos o sinal da nossa fé, cantando. (à escolha)
Presidente - A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, Rei do Universo, estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS...
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente - A celebração litúrgica é o encontro com o Senhor, nosso Pastor, Rei e Juiz que nos chama à conversão e nos faz participantes de sua realeza. Imploremos a misericórdia do Pai pelas nossas faltas e omissões (pausa). Peçamos perdão, cantando.
1. Pelas dores deste mundo, Ó Senhor, imploramos piedade, a um só tempo geme a criação, teus ouvidos se inclinam ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação!
A TUA PAZ, BENDITA E IRMANADA CO’A JUSTIÇA ABRAÇA O MUNDO INTEIRO. TEM COMPAIXÃO! O TEU PODER SUSTENTE O TESTEMUNHO DO TEU POVO. TEU REINO VENHA A NÓS! KYRIE ELEISON! TEU REINO VENHA A NÓS! CHRISTE ELEISON! TEU REINO VENHA A NÓS! KYRIE ELEISON!
Presidente - Deus de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
04. HINO DO GLÓRIA
Presidente - Glorifiquemos a Deus pela dedicação de todos os leigos(as) de nossa comunidade, pela sua grande contribuição em todos os setores de nossa Igreja e da sociedade, cantando. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: Nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa
imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo acolhei a nossa súplica. Vós que estais a direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, na glória de Deus Pai. Amém (5x)
05. ORAÇÃO
Presidente - Deus eterno que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do Universo, concedei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
06. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA
Um grupo de leigos (as), com velas, realizam este momento coreografando no ritmo e com instrumentos da cultura negra, onde for possível, o canto abaixo.
FAZEI RESSOAR A PALAVRA DE DEUS EM TODO LUGAR! (bis)
1. Na cultura, na história vamos expressar, levando a Palavra de Deus em todo o lugar. Vamos lá!
2. Na cultura popular vamos catequizar, celebrando fé e vida em todo lugar. Vamos lá!
3. Com o negro e com o índio vamos louvar, e com a comunidade vamos festejar. Vamos lá!
4. Com o pandeiro e com a viola vamos cantar, animando a nossa luta em todo lugar. Vamos lá!
07. LEITURA DA PROFECIA DE EZEQUIEL (34,11-12.15-17)
08. SALMO RESPONSORIAL (22)
O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ; NÃO ME FALTA COISA ALGUMA. (bis)
- Pelos prados e campinas verdejante Ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
- Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda.
- Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
09. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (15,20-26.28)
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (bis)
1. É bendito aquele que vem vindo, que vem vindo em nome do Senhor; e o Reino que vem, seja bendito; ao que vem e a seu Reino, o louvor!


11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (25,31-46)
12. PARTILHA DA PALAVRA
O Ano Litúrgico termina com a festa de Cristo Rei. E fica a pergunta: quem é esse Cristo Rei para a comunidade reunida para celebrar o memorial da Páscoa? A primeira leitura mostra em que consiste a realeza de Deus: ela é serviço à liberdade e à vida das pessoas. Sobretudo das que são impedidas de viver. O Evangelho, por sua vez, nos compromete radicalmente com a prática da justiça, traduzidas em solidariedade e partilha com todos os necessitados, vendo neles o próprio Cristo e sacramento da salvação. Jesus hoje continua nos desafiando, colocando-nos diante dos irmãos “menores e mais fracos”. Paulo, por sua vez, com a ressurreição de Jesus comprova a vitória da justiça. Dentro de nós há uma semente de ressurreição, de justiça, de partilha e solidariedade. Jesus fala das obras de misericórdia ensinadas pelo judaísmo: dar de comer aos famintos, dar de beber aos que têm sede, acolher o estrangeiro, vestir os nus, visitar os doentes, acrescentando a visita aos prisioneiros; não menciona, porém, a educação dos órfãos e o sepultamento dos mortos, que também faziam parte das recomendações. Quem não praticou essas obras perdeu a oportunidade de fazer isso ao próprio Jesus presente nos necessitados. Se ele está nos irmãos, ele está no meio de nós em todos os lugares e momentos. O Reino de que Jesus fala é um reino não de poder, mas sim deserviço: “O Filho do homem não veio para ser servido. Ele veio para servir” (Mt 20,28). Esse é o critério de julgamento. Entrar no reino supõe que os discípulos tenham seguido os passos do pastor, do mestre a serviço de todos, especialmente dos mais necessitados. É possível proclamar a realeza de Cristo enquanto seus irmãos prediletos são excluídos da liberdade e do direito à vida digna? Chamá-lo de Cristo Rei e deixá-lo com fome, com sede, sem casa, nu, doente, aprisionado, sem direito à educação em nosso meio? “Entre nós, está, e não o conhecemos, entre nós está e nós o desprezamos”. Nesta data em que comemoramos o Dia da Consciência Negra, somos chamados à conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional, pois colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. Por tudo isso, hoje as organizações do Movimento Negro estão unidas nas ruas clamando por: inclusão no mercado de trabalho; titulação das terras das Comunidades Quilombolas; democratização do acesso à universidade pública; aprovação do Estatuto da Igualdade Racial; melhor distribuição de renda; acesso à saúde e educação com qualidade; cultura e lazer; habitação; respeito às religiões de matrizes africanas.
A lei maior é o amor ao próximo. Vivamos este mandamento com nossos irmãos (as), sem discriminação.
13. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Professemos nossa fé no Deus que exaltou Jesus Cristo como Rei do Universo. CREIO EM DEUS PAI...
14. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Ao Deus da vida que conhece todas as nossas necessidades, elevemos as súplicas de nossa comunidade. Após cada pedido digamos: ATENDEI-NOS SENHOR, EM VOSSO IMENSO AMOR.
- Deus de bondade, abençoai a vossa santa Igreja, para que anuncie a vinda do Reino de Cristo, pregando a Boa-Nova aos pobres e pondo-se a serviço dos pequenos e excluídos. Nós vos suplicamos.
- Deus de bondade, olhai por todas as comunidades da Paróquia Cristo Rei, em Sooretama, para que a festa do padroeiro renove a fé e anime todos os paroquianos a se empenharem na edificação do vosso Reino. Nós vos suplicamos.
- Deus de bondade, ajudai-nos a viver em harmonia com nossos irmãos(as) negros para que juntos possamos acabar com todo tipo de preconceito. Nós vos suplicamos.
Presidente - Rezemos a oração dos cristãos leigos.
Senhor, Tu, que enviastes Teu Filho para caminhar no chão deste mundo, testemunhando Teu projeto para a humanidade, ensinando homens e mulheres a viverem a radicalidade dos valores do Teu Reino, chamando todos para a decisão do seguimento e para assumir as exigências da missão. Faz com que nós, cristãos leigos e leigas, respondamos com a vida ao Teu chamado, na nossa vida pessoal, na família, na comunidade, no trabalho, na ação política
e na sociedade. Que hoje revigorem em nós as motivações e a graça dos Sacramentos do Batismo e da Crisma, doados pelo amor da Trindade Santa, tornando-nos “protagonistas da evangelização” na construção de uma sociedade justa e solidária. Que nossa disposição de conversão nos leve a amar os excluídos e a superar a exclusão, dos empobrecidos, menores
abandonados, doentes, da mulher, do negro, dos povos indígenas, alcoólatras, encarcerados, drogados, desempregados, idosos e dos moradores de rua, para assumir com responsabilidade e discernimento a exigência de novos ministérios, respondendo criativamente aos desafios do nosso tempo. Amém.
15. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) - A única passagem bíblica que fala sobre o julgamento final, é a deste domingo. O grande critério para o julgamento é o amor para com os necessitados, nos quais somos convidados a identificar e servir o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo. Apresentemos ao altar do Senhor tudo o que realizamos neste ano litúrgico em favor da vida na comunidade e na sociedade para a edificação do Reino de Deus.
Os representantes das equipes de serviço apresentam o painel ou símbolos que ficaram na entrada da igreja, enquanto se canta.
1. Neste gesto de oferenda trazemos sobre as mãos a vida e o trabalho, de todos os irmãos.
PAI SANTO, RECEBEI A NOSSA GRATIDÃO! FAZEI-NOS A IMAGEM, DO VOSSO
CORAÇÃO.
16. CANTO DAS OFERENDAS
1. As sementes que me deste e que não eram pra guardar, pus no chão da minha vida, quis fazer frutificar.
DOS MEUS DONS QUE RECEBI PELO ESPÍRITO DE AMOR TRAGO OS FRUTOS QUE COLHI E EM TUA MESA QUERO PÔR. (bis)
2. Pelos campos deste mundo quero sempre semear, os talentos que me deste para eu mesmo cultivar.
3. Quanto mais eu for plantando mais terei para colher, quanto mais eu for colhendo, mais terei a oferecer.
17. PAI NOSSO
Presidente - Na oração do Pai Nosso nos comprometemos em viver fraternalmente com nossos irmãos(as). De mãos dadas, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO...
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) - Jesus Cristo, Rei do Universo é o Senhor de nossa vida. Que nós saibamos encontrar a paz na fonte eterna do Seu amor. Saudemo-nos com um gesto fraterno. (canto à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
SÓ TEM LUGAR NESTA MESA, PRA QUEM AMA E PEDE PERDÃO. SÓ COMUNGA NESTA CEIA, QUEM COMUNGA NA VIDA DO IRMÃO. (bis)
1. Eu tive fome, e não me deste de comer; eu tive sede, e não me deste de beber.
2. Fui peregrino, e não me acolheste; injuriado, e não me defendeste.
3. Fui pequenino e quiseste me pisar; da ignorância não quiseste me tirar.
4. Eu nasci livre e quis viver com liberdade; fui perseguido só por causa da verdade.
5. Pra ser feliz, eu quis amar sem distinção; só por orgulho tu não foste meu irmão.
6. Eu vivi pobre, mas lutei para ser gente; fui sem direito de levar vida decente.
20. ORAÇÃO
Presidente - Alimentados pelo pão da Palavra (e pela Comunhão), nós vos pedimos ó Deus, que obedecendo na terra aos mandamentos de Cristo, Rei do Universo, possamos viver com Ele eternamente no Reino dos céus. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
Os leigos da comunidade podem realizar uma confraternização após a celebração.
22. BÊNÇÃO
Presidente - Que o Deus de toda compaixão disponha na sua paz os vossos dias e vos conceda as suas bênçãos. AMÉM.
- Sempre vos liberte de todos os perigos e confirme os vossos corações em seu amor. AMÉM.
- E assim, ricos em esperança, fé e caridade, possais viver praticando o bem e chegarem felizes à vida eterna. AMÉM.
- Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM
- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
23. CANTO FINAL
JESUS CRISTO, ONTEM, HOJE E SEMPRE! ONTEM, HOJE E SEMPRE, ALELUIA! (bis)
1. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito da Criação. Tudo o que existe foi Nele criado, Nele encontramos a redenção.


Todos os povos da terra serão reunidos diante dEle

Nenhum comentário:

Postar um comentário