quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Vigília Missionária–28/10/2011

Vigília Missionária–28/10/2011

Publicado em 06/11/2011 por A paixao de ser catequista

«Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós»


Silêncio, ambiente escuro, cenário com globo do mundo… poster com pomba branca, sandálias, bordão. Círio pascal apagado, foco, também apagado… Duas vozes:

•O mundo anda às Escuras – Porque não há quem anuncie a Luz… (acende-se o Círio pascal…)
•O mundo anda em guerra – Porque não há quem anuncie a Paz… (acende-se o foco que incide sobre a pomba branca)
•O mundo não O conhece – Porque não há quem O anuncie… (foco incide sobre as sandálias…)
•O mundo mergulha no ódio – Porque não há quem anuncie o amor… (foco incide sobre o bordão…)
Presidente: Ide… Envio-vos… estais dispostos a partir? (acender as luzes da igreja)

Diz-nos Cristo: «Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós» (Jo 20, 21)


INTRODUÇÃO

Todos somos enviados. Hoje, vamos deixar de ser espectadores e vamo-nos sentir atores desta missão que o Senhor confia a cada um, a cada uma de nós. Eu… tu… todos nós somos responsáveis pela história da salvação…

Presidente: Em nome do Pai…

T.: Amén

Cântico: Deixa Deus entrar

PALAVRA

«A liturgia é uma chamada “do mundo” e um novo início “no mundo” para testemunhar o que experimentou: o poder salvífico da Palavra de Deus e o poder salvífico do Mistério Pascal de Cristo.

Todos aqueles que encontraram o Senhor ressuscitado sentiram a necessidade de O anunciar aos outros, como fizeram os dois discípulos de Emaús. Nós levamos, ainda que em vasos de barro, a nossa vocação cristã, o tesouro inestimável do Evangelho, o testemunho vivo de Jesus morto e ressuscitado, encontrado e acreditado na Igreja.» (Papa Bento XVI, msg DMM 2011)

durante o cântico, entrada da bíblia

cântico: Quero louvar-Te

Ev. Mt 28, 16-20

Presidente: Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, adoraram-no; alguns, no entanto, ainda duvidavam. Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes:
«Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.»

música de fundo

ORAÇÃO UNIVERSAL

Mostrar a palavra à medida que for sendo lida a prece e depois afixá-la no desenho de igreja

Presidente: Queridos irmãos, «O Criador do mundo imprimiu a ordem no mais íntimo da natureza humana: ordem que a consciência descobre e manda imperiosamente seguir.» Rezemos por nós e pelas necessidades do mundo, dizendo: Ouvi-nos Senhor.

POBREZA – Que saibamos responder, de maneira afetiva e efetiva, pessoal e em comunidade, ao grito dos pobres e marginalizados, dos oprimidos e injustiçados, dos sem voz e sem vez. Oremos irmãos.

SUBALIMENTAÇÃO – Que nenhuma criança, neste terceiro milénio, qualquer que seja o seu sexo, a sua língua, ou a sua religião seja abandonada à fome e à ignorância, e deixada à porta do banquete. Oremos irmãos.

ENFERMIDADES – Pelos que passam fome, pelos que passam frio e pelos que não têm casa, para que a generosa partilha dos que têm e podem, os ajudem a sair das suas enfermidades e assim celebrem a Eucaristia no meio do mundo. Oremos irmãos.

SERVIÇOS MÉDICOS – Faz-nos atentos, Senhor, às necessidades dos irmãos que sofrem com a ausência de cuidados básicos de saúde, com a falta de um médico que cuide, de medicamentos que curem e de um hospital que acolha. Oremos irmãos.

INSTRUÇÃO – Por todos aqueles que sonham estudar e não podem nem têm oportunidade. Abre-nos o coração, Senhor, a fim de que, generosamente nos corresponsabilizemos com projetos que tornam possível essa realidade. Oremos irmãos.



PAI-NOSSO (dois leitores)

Pai-nosso que estais nos céus. / Onde tantos olham para a terra, que eu saiba contemplar o céu.

Santificado seja o vosso nome. / Onde tantos adoram a máquina que eu saiba venerar o homem.

Venha a nós o vosso Reino. / Onde tantos põem bombas de destruição, que eu ponha uma palavra de união.

Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. / Onde a vida perdeu sentido, que eu leve sentido à vida.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje. / Onde tantos buscam ser servidos, que eu ponha a alegria de servir.

Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. /Onde tantos erguem as mãos para agredir, que eu abra o coração para acolher.

Não nos deixeis cair em tentação. / Onde tantos estão sempre distantes, que eu seja alguém sempre presente.

Mas livrai-nos do mal. / Onde tantos vivem nas trevas do egoísmo, que eu passe fazendo a todos o bem.

Presidente: Senhor nosso Deus, Tu que envias o teu Espírito para que toque os corações sedentos da verdadeira vida. Que continuemos a entregar a nossa vida ao serviço deste mundo cada vez mais enfraquecido, para que o Evangelho se torne vivo e o mundo caminhe na paz e na unidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.


LEITURA DO POEMA

És tu, Senhor, o clarão da tarde, / a notícia, a carícia, a Ressurreição.

Passa outra vez, Senhor, dá-nos a mão, / Levanta-nos,

Não nos deixes ociosos nas praças, / Sentados à beira dos caminhos,

Sonolentos, desavindos, / A remendar bolsas e redes.

Envia-nos, Senhor, e partiremos o pão

Juntos nos caminhos da missão. (D. António Couto)

RITOS FINAIS

Presidente: – Senhor nosso Deus, desça sobre nós a vossa bênção, para que a oração pela missão, a dedicação ao anúncio do Evangelho e o apoio à Igreja missionária continuem presentes hoje e sempre, na vida de cada batizado e de cada comunidade cristã, para, desta forma colocarmos em prática o mandamento do amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Bênção Solene (todos de pé)

Presidente: – Olha, Senhor, para o povo fiel que implora a Tua misericórdia, para que todos aqueles que em Ti confiam possam levar a toda a parte o testemunho do Teu amor. Abençoa, Senhor, este povo que espera confiadamente na Tua misericórdia e faz que receba abundantemente o que por Tua inspiração deseja. Favorece sempre, Senhor, com o auxílio celeste o povo que Te é consagrado, para que possa dilatar-se por todo o mundo e cumprir fielmente os teus mandamentos. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho + e Espírito Santo.

R. Ámen.

cântico: Cantarei, cantarei

Nenhum comentário:

Postar um comentário