sexta-feira, 11 de novembro de 2011

33º Domingo do Tempo Comum - Ano A

Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos.


01. ACOLHIDA


Todos nós recebemos, pela graça de Deus, muitos dons e talentos. Sugerimos que a equipe prepare com criatividade um cartaz ou painel contendo os dons e talentos existentes na comunidade e coloque-o próximo à mesa da Palavra.


CONFIEMO-NOS AO SENHOR, ELE É JUSTO E TÃO BONDOSO. CONFIEMO-NOS AO SENHOR, ALELUIA! (bis)


Animador(a) - Sejam bem-vindos, irmãos e irmãs! É com grande alegria que os acolhemos para celebrar o mistério da nossa fé. Nesta liturgia, o Senhor nos chama a estarmos vigilantes, colocando em prática nossos dons e talentos em favor da justiça na comunidade e na sociedade.


Animador(a) - A Palavra de Deus hoje nos convida a viver como filhos da sabedoria e da luz. Convoca-nos a entrar na luta com coragem e responsabilidade para que o Reino de Deus cresça neste mundo. Em comunhão com todos os romeiros que participam da novena em preparação à festa de Nossa Senhora da Saúde, alegres cantemos.


Procissão de entrada como de costume.


02. CANTO INICIAL


1. Celebremos co’alegria nosso encontro. Jesus Cristo é nosso ponto de união. É o caminho que nos leva para a vida, a verdade que nos traz libertação.


FORMAMOS A IGREJA VIVA QUE CAMINHA PARA O REINO DO SENHOR. VIVENDO EM COMUNIDADE, NÓS FAREMOS ESTE MUNDO SER MELHOR.


2. Vamos juntos construir fraternidade, trabalhando pela paz universal. Ser semente de uma nova sociedade, gente unida para combater o mal.


3. Jesus Cristo realiza a unidade e não quer que nós vivamos separados. Na união teremos forças pra vencer e ajudar o nosso irmão desamparado.


Presidente - Irmãos e irmãs, convidados por Deus para este encontro de oração, façamos o sinal de nossa fé. EM NOME DO PAI...


Presidente - O Deus de ternura que nos enche de força e paz em nossa caminhada, pela ação do Espírito Santo esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS...


03. DEUS NOS PERDOA


Presidente - Jesus nos apresenta Deus, como Pai bondoso e misericordioso. Confiantes em sua Palavra, reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Senhor. Em silêncio, pensemos em nossas faltas. (pausa) Na esperança de recebermos o seu perdão, confessemos os nossos pecados, cantando.


Confesso a Deus, Pai todo poderoso, e a vós irmãos confesso que pequei, por pensamentos palavras atos e omissões, por minha culpa tão grande culpa. Piedade, Senhor! Piedade, Senhor! Piedade de mim!


- Por vossa Virgem Maria, santos e anjos e a vós irmãos eu peço que rogueis, a Deus que é Pai poderoso, para perdoar, por minha culpa, tão grande culpa. Piedade, Senhor! Piedade, Senhor! Piedade, de mim!


Presidente - Deus rico em misericórdia e bondade tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.


- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...


- Cristo, tende piedade de nós. Cristo...


- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...


04. MOMENTO DE LOUVOR


Este canto é próprio para a Celebração da Palavra.


Presidente - Ao Deus que, em Jesus Cristo, nos chama a colocar nossos dons a serviço do Reino, cantemos o nosso louvor.


GLÓRIA! GLÓRIA! AO PAI CRIADOR, AO FILHO REDENTOR E AO ESPÍRITO, GLÓRIA! AO PAI CRIADOR, AO FILHO REDENTOR E AO ESPÍRITO, GLÓRIA!


1. Ao Pai Criador do mundo ao Filho redentor dos homens ao Espírito de amor demos sempre glória! Ao Espírito de amor demos sempre glória!


05. ORAÇÃO


Presidente - Ó Pai, confiais às nossas mãos frágeis todos os bens da criação. Ajudai-nos para que sejamos servidores incansáveis, multiplicando os frutos da vossa providência e vigilantes esperemos a vossa vinda gloriosa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.


Animador(a) - A proclamação da Palavra nunca está desvinculada da comunidade reunida e fora do seu compromisso com o Reino. Ouçamos.


06. LEITURA DO LIVRO DOS PROVÉRBIOS (31,10-13.19-20. 30-31)


07. SALMO RESPONSORIAL (127)


FELIZES OS QUE TEMEM O SENHOR E TRILHAM SEUS CAMINHOS! (bis)


- Feliz és tu, se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!


- A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.


- Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.


08. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS TESSALONICENSES (5,1-6)


09. CANTO DE ACLAMAÇÃO


ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.


1. Ficai em mim, e eu em vós hei de ficar, diz o Senhor; quem em mim permanece, esse dá muito fruto.


10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (25,14-30)


11. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA


O poema da mulher virtuosa apresenta alguns valores do trabalho, do compromisso, da generosidade, do “temor de Deus”. Não são valores só da mulher virtuosa, mas de todo o discípulo que quer viver na fidelidade aos projetos de Deus e corresponder à missão que Ele lhe confiou. Esses valores devem ser cultivados para que a vida não seja desperdiçada, mas conduzida com sabedoria. Na 2ª leitura São Paulo deixa claro que o importante não é saber quando virá o Senhor Jesus pela segunda vez, mas é estar atento e vigilante, vivendo de acordo com os ensinamentos de Jesus, testemunhando os seus projetos, empenhando-se ativamente na construção do Reino. Manterse vigilante é sentir-se responsável pelo Reino. O texto do Evangelho de hoje, conhecido como a parábola dos talentos aborda o tema da segunda vinda de Jesus no fim dos tempos e define a atitude com que os discípulos devem esperar e preparar essa vinda. O patrão da parábola é Deus. Ele confiou seus bens a cada um conforme sua capacidade. O grande tesouro a nós confiado foi o seu Reino para que o façamos frutificar. O servo infiel não produz fruto por medo e pela ideia errada


que ele tem de Deus. Jesus apresenta Deus como misericórdia e bondade. O servo bom e fiel compreende isto, pois luta pela justiça do Reino, enfrenta os riscos, fazendo frutificar seus talentos. Jesus ressuscitado subiu ao céu, donde voltará. Deixou a nós, cristãos, a tarefa de sermos suas testemunhas e continuadores da missão que ele mesmo recebeu do Pai, de salvar a humanidade (At 1,6-11). A parábola mostra a grandeza e a confiança de Deus em nos entregar seus bens. Esta entrega total dos bens a seus filhos e filhas ressalta sua grandeza e bondade. Por isso, não desperdicemos os talentos que são de Deus, a nós entregues com confiança. Os talentos que recebemos são muito valiosos e de grande responsabilidade de todo batizado, pois enterrá-lo é privar nossos irmãos de


um dom que é deles e do qual somos apenas administradores. A parábola de hoje nos quer mostrar como devem agir os que receberam a responsabilidade do Reino da Justiça, trazido por Jesus. Como estamos administrando os dons (talentos) que Deus nos dá? Estamos fazendo-os frutificar? Como?


12. PROFISSÃO DE FÉ


Presidente - No Deus justo e generoso, professemos a nossa fé. CREIO EM DEUS PAI...


13. PRECES DA COMUNIDADE


Presidente - Ao Deus de bondade que nos deu muitos dons e quer que os coloquemos a serviço da comunidade, apresentemos nossas preces. Após cada pedido rezemos: ATENDEI, DEUS DA VIDA, NOSSA ORAÇÃO.


- Senhor, abençoai a vossa Igreja sob a autoridade do Papa, dos bispos e dos padres, para que continuem animando seus fiéis segundo os dons e talentos que de Vós receberam. Nós vos pedimos.


- Senhor, abri o coração de todos os batizados para que conheçam a alegria de estar a serviço do vosso Reino, e produzam frutos de justiça e solidariedade. Nós vos pedimos.


- Senhor, iluminai nossas autoridades governamentais para que coloquem, verdadeiramente, seus dons e talentos a serviço do povo de Deus. Nós vos pedimos.


- Senhor, encorajai nossas comunidades, para que sejamos filhos fiéis, solidários e justos, partilhando nossos dons e talentos, a serviço da vida em todas as suas dimensões. Nós vos pedimos.


- Senhor, fortalecei todas as pessoas que participam da novena em preparação à Festa de Nossa Senhora da Saúde, para que a exemplo de Maria, sejam fiéis colaboradores na construção de um mundo melhor para todos. Nós vos pedimos.


Presidente - Senhor, nosso Deus, acolhei as preces que vossa família aqui reunida vos apresenta diante de vosso altar. Por Cristo, Senhor nosso. AMÉM.


14. APRESENTAÇÃO DOS DONS


Animador(a) - Deus nos dá dons variados que se forem usados se multiplicam, e guardados se estragam. Cabe a nós fazê-los frutificar. Apresentemos ao altar do Senhor as nossas vidas, com os dons e talentos que Deus nos concedeu, para colaborar na construção do seu Reino e para o nosso sustento material cotidiano.


Pessoas de diferentes ministérios e profissões apresentam-se diante do altar com símbolos que expressem seus diferentes dons e talentos, enquanto se canta. Ex.: catequista, pedreiro, ministro, professor(a), cozinheiro, etc... etc...


DOS MEUS DONS QUE RECEBI PELO ESPÍRITO DE AMOR TRAGO OS FRUTOS QUE COLHI E EM TUA MESA QUERO PÔR. (bis)


15. CANTO DAS OFERENDAS


(Onde houver Celebração da Palavra)


1. As sementes que me deste e que não eram pra guardar, pus no chão da minha vida, quis fazer frutificar.


DOS MEUS DONS QUE RECEBI PELO ESPÍRITO DE AMOR TRAGO OS FRUTOS QUE COLHI E EM TUA MESA QUERO PÔR. (bis)


2. Pelos campos deste mundo quero sempre semear, os talentos que me deste para eu mesmo cultivar.


3. Quanto mais eu for plantando mais terei para colher, quanto mais eu for colhendo, mais terei a oferecer.


(Onde houver Celebração Eucarística)


1. Aceita, Senhor, nossos dons. Aceita, Senhor, nosso pão. Aceita, Senhor, nosso vinho. Aceita Senhor, nossa gente sofrida, oprimida, esquecida, aceita esta dor que machuca demais. Aceita também nossa fome de paz, aceita, Senhor, nossa fome de amor. Aceita, Senhor, este humano calor dos povos latinos que querem viver sem fome e sem medo num mundo de paz, na paz da justiça, de homens iguais.


ACEITA, SENHOR, NOSSO DEUS, OS DONS QUE POR CERTO SÃO TEUS! (bis)


2. Aceita, Senhor, nossos dons. Aceita, Senhor, nosso pão. Aceita, Senhor, nosso vinho. Aceita Senhor, nossa gente sofrida, oprimida, esquecida, aceita esta dor que machuca demais. Aceita, também, nossos povos, Senhor, crianças e jovens sedentos de amor e todos aqueles sem voz e sem vez com fome de paz e de amor e de pão, que esperam os ventos da renovação, à luz do que disse Jesus, nosso irmão.


16. PAI NOSSO


Presidente - Rezemos com amor e confiança a oração que o Senhor nos ensinou. PAI NOSSO...


17. ABRAÇO DA PAZ


Animador(a) - Expressemos a nossa união em Cristo Jesus, saudando-nos com um abraço fraterno.


EU VOU ABRAÇAR O MEU IRMÃO, VOU LHE DAR O MEU SORRISO, EU VOU LHE DAR A MÃO. EU VOU LHE MOSTRAR QUE O SORRISO FAZ PARTE DE UM PARAÍSO ONDE REINA A UNIÃO.


1. Espero que não se feche comigo, pois eu sou o seu amigo e lhe peço a sua mão. A paz esteja sempre contigo, é Cristo agora comigo que faz esta saudação.


2. Amigo se eu já lhe ofendi eu lhe peço por clemência, que me dê o seu perdão. E você que um dia me ofendeu, como eu já lhe perdoei eu não guardo mágoa, não.


18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)


1. Quando te domina o cansaço e já não puderes dar um passo, quando o bem ao mal ceder, e tua vida não quiser ver um novo amanhecer.


LEVANTA-TE E COME (bis) QUE O CAMINHO É LONGO, CAMINHO LONGO! EU SOU TEU ALIMENTO, Ó CAMINHEIRO! EU SOU O PÃO DA VIDA VERDADEIRO! TE FAÇO CAMINHAR, VALE E MONTE ATRAVESSAR PELA EUCARISTIA, EUCARISTIA!


2. Quando te perderes no deserto e a morte então sentires perto, sem mais força pra subir sem coragem pra assumir, o que Deus de ti pedir.


3. E quando a dor, o medo, a incerteza, tentam apagar tua chama acesa, e tirar do coração a alegria e a paixão de lutar não ser em vão.


4. Quando não achares o caminho triste e abatido, vais sozinho o olhar sem brilho e luz sob o peso da tua cruz que a lugar nenhum conduz.


5. Quando a voz do anjo não ouvires e o coração de Deus sentires, te acordando para o amor, renovando o teu vigor, água e pão, o bem maior.


19. ORAÇÃO


Presidente - Ó Deus, restaurados em vossa mesa pelo Pão da Palavra (e pela Comunhão), nós vos pedimos que este alimento da caridade fortifique os nossos corações e nos leve a vos servir em nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.


20. NOTÍCIAS E AVISOS


- Dia 20: Dia Nacional da Consciência Negra.


21. BÊNÇÃO


Presidente - O Senhor esteja convosco: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.


- Abençoe-vos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.


- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.


22. CANTO FINAL


AGORA É TEMPO DE SER IGREJA, CAMINHAR JUNTOS, PARTICIPAR! (bis)


1. Somos povo escolhido e na fronte assinalado com o nome do Senhor, que caminha ao nosso lado.


2. Somos povo em missão, já é tempo de partir, é o Senhor quem nos envia, em seu nome a servir.


3. Somos povo-esperança, vamos juntos planejar, ser Igreja a serviço e a fé testemunhar.


4. Somos povo a caminho, construindo em mutirão nova terra, novo Reino de fraterna comunhão.



Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos.

Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=11032&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário