segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ação MissionáriaAno 01/ Nº. 10 – Dezembro/ 2011

A iniciação cristã é a oportunidade para dar os primeiros passos rumo ao discipulado, no “conhecimento, no amor e no seguimento de Cristo”
(DAp 291).


Em 2012 teremos o 3º Congresso Missionário Nacional em Palmas/TO. E para ajudar nas reflexões o texto bíblico escolhido é do livro dos Atos dos Apóstolos 8, 26-40.Vamos procurar percorrer juntos o CAMINHO auxiliados pela leitura e reflexão do texto. Vamos ter nosso ENCONTRO com Cristo mediante a PARTILHA e assumir nosso COMPROMISSO como o anúncio da Boa Nova do Evangelho de Cristo.O texto nos mostra a iniciação cristã pode quebrar barreiras. É o caso do Etíope, que é estrangeiro, negro e escravo. Mostra-nos que a Deus interessa uma conversão sincera do coração e um encontro verdadeiro com Cristo.

A iniciação cristã é um dos pontos centrais da vida da Igreja, da ação pastoral das comunidades, da vida dos cristãos. Não se trata somente dos sacramentos iniciais, mas de qual é a nossa seriedade e responsabilidade em relação a evangelização, ao anuncio da Boa Nova.
Serve nos perguntar:
· Que tipo de cristão sou eu e que quero ser?
· Que tipo de cristão quero ajudar a formar?
· Que tipo de cristãos queremos ter?

O 3º Congresso trabalhara o texto em quatro momentos distintos, seguindo o mesmo método dos outros dois congressos. Segue os momentos e seus respectivos textos:
O Caminho (At 8, 26-28)
26Um anjo do Senhor Falou a Filipe, dizendo: “Prepare-se e vá até o sul, pelo caminho que desce de Jerusalém para Gaza; é o caminho que se acha no deserto.” Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia. Ele era administrador geral do tesouro dela. Tinha ido a Jerusalém em peregrinação, 28e estava voltando para casa. Ia sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías.

O Encontro (At 8, 29-31)
29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxime-se desse carro e o acompanhe.” 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías, e perguntou: “Você entende o que esta lendo?” 31O eunuco respondeu: “Como posso entender, se ninguém me explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele.

A Partilha (At 8, 32-35)
32 A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: «Ele foi levado como ovelha ao matadouro. E como um cordeiro perante o seu tosquiador, ele ficava mudo e não abria a boca. 33 Eles o humilharam e lhe negaram a justiça. Quem poderá contar seus seguidores? Porque eles o arrancaram da terra dos vivos.» 34 Então o eunuco disse a Filipe: «Por favor me explique: de quem o profeta está dizendo isso? Ele fala de si mesmo, ou se refere a outra pessoa?» 35 Então Filipe foi explicando. E, tomando essa passagem da Escritura como ponto de partida, anunciou Jesus ao eunuco.

O Compromisso (At 8, 36-39)
36 Continuando o caminho, chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse a Filipe: «Aqui existe água. O que impede que eu seja batizado?» 37 Filipe lhe disse: «É possível, se você acredita de todo o coração.» O eunuco respondeu: «Eu acredito que Jesus Cristo é o Filho de Deus!» 38 Então o eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram junto às águas, e Filipe batizou o eunuco. 39 Quando saíram da água, o Espírito arrebatou Filipe, e o eunuco não o viu mais. Então prosseguiu sua viagem, cheio de alegria.

Vamos deixar que o texto toque nosso coração e nos acompanhe. Seguindo os passos da Leitura Orante da Bíblia, proposto pela Conferencia de Aparecida:
1) Ler novamente o texto – com muita calma – O QUE O TEXTO DIZ ? – Deixar o silêncio tocar nosso coração, para que possamos entender o que Deus quer de nós.
2) Meditando, vamos deixar nossos ouvidos atentos AO QUE O TEXTO QUER DIZER – refletir, ruminar, aprofundar... aplicar a mensagem no HOJE.
3) o que me faz dizer o texto? É o momento de conversar com Deus, colocando-se em atitude de Adoração, Louvor, Agradecimentos, PERDÃO...
4) Ver a realidade com os olhos de Deus – sabedoria de Deus – observar e avaliar a vida, aos fatos, os pobres, a situação de todo o povo de Deus, com NOVO OLHAR...

Boa reflexão
Leka Paim

Nenhum comentário:

Postar um comentário