Evangelho (Mateus 13,44-46)
Santa Rosa de Lima
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Reflexão1 – Ficaria imensamente feliz se você conseguisse assimilar e entender esta verdade basilar: O tesouro escondido no campo e a pérola preciosa é justamente a Palavra de Deus, que dá sentido ao nosso existir humano. Quem encontra esta verdade fundamental, encontra o sentido maior da vida. É por isso que quem a encontra faz todo o possível e o impossível para possuí-la por inteiro e, para sempre. A Palavra de Deus deveria ser o amor maior de nossas vidas. É justamente por este amor maior que não podemos esmorecer na arte de buscar, diariamente, a força e a seiva para nossas ações. São Paulo a Timóteo diz o seguinte: "Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme, a justiça" ( 2Tm 3, 16) O autor da Carta aos Hebreus diz que a Palavra é sempre viva: “Pois a Palavra de Deus é viva , eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração’ (Hb 4, 12). Pois é justamente na palavra de Deus, que encontramos a razão maior da nossa existência e, como diz São Paulo: “Tudo o que outrora foi escrito, foi escrito para a nossa instrução, para que, pela constância e consolação que nos dão as Escrituras, sejamos firmes na esperança” (Rm 15,4). Portanto, assumamos com amor e carinho a Palavra de Deus em nossa vida.
2 – Nada, absolutamente nada, deveria ocupar em nossos corações o lugar da Santa Palavra. Ela deve ter primazia absoluta sobre todas as nossas escolhas... Diante desta Palavra, todas as demais realidades têm valor efêmero. De nossa parte, já que procuramos viver um pouquinho mais assiduamente a vida cristã, precisaríamos ter um grande discernimento para saber dar o valor que esta Palavra tem na história da humanidade. É justamente a força desta Palavra que nos motiva a promover a vida e a dignidade de todo ser humano, desde a “sua formação no ventre materno até o seu natural declínio”. Vale que nos perguntemos: Será mesmo que a Palavra de Deus encontra em nós o devido valor? Será mesmo que somos verdadeiros defensores da vida a partir dos valores que a Palavra de Deus nos apresenta? Será que nossas motivações interiores nos ajudam a encontrar na Palavra de Deus a verdadeira fonte de felicidade?
Oraçao
Senhor Jesus, fonte absoluta de toda Palavra Sagrada, ajuda-nos a fazer a opção maior pelo Reino. Ajuda-nos a fundamentar nossas ações de cristãos comprometidos, na Tua Santa Palavra. Dá-nos a graça de defendermos a vida, em todas as suas dimensões, partindo do conhecimento e aceitação da Tua Palavra em nossos corações. “Só Tu, Senhor Tens Palavras de vida eterna”. Concede-nos o dom do discernimento para sabermos valorizar a Tua Palavra de vida como fundamento para nossa felicidade completa. Também Te pedimos a graça, Senhor, de semearmos, onde quer que nos encontremos, os verdadeiros valores que dão o sentido maior ao nosso existir humano. Ajuda-nos Senhor, a sabermos correr o risco de perder tudo para possuir a maior riqueza: o Teu Reino. Obrigado, Senhor, pelo dom gratuito do Reino. É justamente por causa do valor maior deste Reino que haveremos de ter forças para mudar o nosso modo de viver. Concede-nos, Senhor, o dom da ousadia e da alegria para testemunharmos com amor os valores fundamentais do Teu Reino. Amém
Bom dia!Deus te abençoe e te proteja.Com muita ESTIMA,Padre Renato dos Santos - SDB
Nenhum comentário:
Postar um comentário