segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Reflexão do Evangelho de Hoje 01/08

Evangelho (Mateus 14,22-36)Segunda-feira, 1 de Agosto de 2011
Santo Afonso de Ligório
18ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Depois que a multidão comera até saciar-se, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” 28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir a teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” 32Assim que subiram na barca, o vento se acalmou.
33Os que estavam na barca, prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!” 34Após a travessia desembarcaram em Genesaré. 35Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; 36e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que tocaram, ficaram curados. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Reflexão (Agradeço pelos tantos e-mails recebidos com belos testemunhos e agradecimentos pelo envio do Evangelho do dia. Infelizmente não tenho tempo para responder a cada um. Peço perdão!)

1 – Várias seriam as possibilidades de reflexão sobre este texto, rico em detalhes. Interessante notar como aparece a expressão “ir para o outro lado do mar”. Jesus está sempre querendo nos tirar da mesmice. O “outro lado” pode ser sinônimo de desafio, de ideias novas, de ideais novos, de ver mais longe... Será que não deveríamos ser mais capazes, mais ágeis em nos desinstalar, sair da mesmice, crescer, ousar, arriscar, mas, sempre com a certeza de que Deus está conosco em todos os momentos, mesmo quando se retira para o monte, com o objetivo de rezar...? Jesus tem esta necessidade de estar em total sintonia com o Pai. E o faz, através das orações.

2 - A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Quero crer que nesta afirmação está muito concretamente a nossa vida pessoal. São tantos os momentos difíceis pelos quais passamos. Verdadeiros terremotos em nossa existência ordinária. Alguns, provocados por nós mesmos, outros, inesperadamente acontecem. Muitos são os ventos contrários. O Demônio é campeão em soprar ventos contrários. Seu único interesse é nos devorar, como um leão. E, nos enveredamos para o pecado, como se nada fosse nada. Tudo parece ser natural para quem já está ofuscado pelo veneno do pecado. Até a terra firme vira lamaçal quando perdemos o discernimento. Feliz de quem, não obstante o pecado, consegue reencontrar a graça. É exatamente neste momento de ventos contrários que sentimos uma necessidade imensa de buscar a fonte da vida e do amor. Não existe outra fonte de vida e de amor mais excelente do que Cristo vivo, ressuscitado, que se transforma para nós em porto seguro.

3 – É exatamente na hora do pavor, do medo, da insegurança, das contrariedades, do sofrimento, da dúvida, da baixa autoestima, do arrependimento, da vontade de querer retomar o caminho, que aparece o Deus que não nos desampara e diz: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” Por que será que Jesus nos acusa de sermos fracos na fé? Pelo mesmo motivo de Pedro: não confiamos o suficiente. Somos fracos no ato de crer de verdade. Cremos muito com as palavras, mas pouco com as atitudes. E Jesus está sempre pronto a nos estender a mão para nos livrar dos momentos difíceis. Jamais Ele vai querer que sejamos tragados pelo mar agitado da vida. Portanto, entreguemos confiantemente a Ele o nosso leme... e chegaremos ao porto seguro. Basta que tenhamos um pouco de humildade e prostremo-nos diante dele, confessando: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”


Oração Senhor Jesus, fonte de toda serenidade e mansidão, serena nossos corações atribulados por tantos ventos contrários. Não deixa, Jesus, que afundemos nas águas revoltas da vida. Sobretudo, permite-nos sentir Tua presença amorosa nos momentos de medo, de pavor, de sofrimento, de contrariedades. Continua, Jesus, a estender Tua mão protetora. É nela que queremos nos segurar nas horas das fortes tempestades da vida. Que a Tua doce afirmação: “Não tenhais medo”, nos ajude a crescer numa fé autêntica e confiante. Nos momentos difíceis da vida, quando parecer que não temos mais forças interiores para vencer, dá-nos a graça de gritarmos bem forte: “Senhor, salva-nos!” E ajoelhados diante do Teu grande poder, que é o Teu amor e a Tua misericórdia, possamos dizer com a Tua Igreja: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!” Cremos no Teu imenso poder. Amém.


Desejo-te uma semana repleta da presença deste Deus maravilhoso.Com estima,
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco Pe. Renato dos SantosAv. Cel. Lucas de Oliveira, 845 Mont' Serrat94440-011 - Porto Alegre - RS
Fones: (51) 3331 4799(51) 8124 6248Facebook: Renato Dos SantosTwitter: @SantosRenatodosLinkedin: Padre Renato dos Santos

Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Nenhum comentário:

Postar um comentário