sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Reflexão do Evangelho de Hoje 05/08

Evangelho (Mateus 16,24-28)

Sexta-Feira, 5 de Agosto de 2011
Dedicação da Basílica Sta. Maria Maior

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.



Reflexão

1 – Renunciarmo-nos! Tarefa muito difícil nos tempos atuais. Dentro desta sociedade marcadamente egocêntrica, mesquinha e individualista, a auto-renúncia por uma causa maior parece ser impossível. No entanto, este é o grande apelo de Jesus. Quando Ele nos diz: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la, Ele nos quer fazer entender que a verdadeira felicidade não consiste em ficarmos presos em nós mesmos, cuidando das nossas coisinhas, mas, que entreguemos a vida por uma causa muito maior do que nós mesmos. Esta causa maior é Ele, Jesus Cristo. Por Ele entregamos a vida na família, no trabalho, no clube, no voluntariado social, etc



2 – A vida, decididamente, não nos pertence. É d’Ele. Foi Ele quem no-la deu. Portanto, é responsabilidade nossa, ao menos, fazer-nos a pergunta: por que e, para que, Ele nos deu o dom maravilhoso da vida? Portanto, se a vida não nos pertence, ela pertence a alguém. Esse “alguém” são as pessoas, destinatárias de todos os dons que Deus colocou em nossos corações. A nossa vida não pode ter o seu fim em si mesma, numa auto-realização egocêntrica e mesquinha. Entendo que tenha sido exatamente nesta perspectiva que Jesus afirma: e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. Portanto, não fiquemos na inércia, na mesmice. Vamos ser criativos na arte de gastar a vida pelos outros.



3 – Não vamos confundir felicidade eterna com prestígio, riquezas, posses, aparência, etc... Alguns tem o péssimo hábito de colocar sua segurança nestas coisas. Não nos esqueçamos que tudo o que é deste mundo é passageiro. Os bens do mundo servem tão somente para proporcionar vida digna e educar-nos para a solidariedade. Ainda que possamos ter “coisas” para viver com dignidade, nosso coração não deve estar preso a nada do que é deste mundo. Estamos neste mundo, mas, não pertencemos a ele. Sem fazer dicotomia, realizamos todas as nossas tarefas sem perder o grande horizonte: A eternidade. Este mundo atual é totalmente transitório. Por mais idade cronológica que possamos alcançar, a verdade dos fatos nos adverte que deveremos deixar este mundo, para renascermos para esta realidade totalmente fora do alcance das nossas pobres elucubrações. Vale a pena refletir sobre esta afirmação de Jesus: Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. A conquista da eternidade dependerá, com certeza, da nossa capacidade de doar a vida pelos outros.

-------------------------------------------------------------

Oração

Senhor Jesus, Tu que disseste: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”, ajuda-nos, com Tua graça santificante, a sermos capazes de auto-renúncia e de tomar diariamente a cruz, seja ela mais ou, menos pesada. Todas as nossas Angústias e sofrimentos sejam colocados, grandiosamente, aos pés de Tua cruz redentora. Educa-nos para a doação de vida. Ajuda-nos a entender o quanto é prazeroso poder gastar a vida em favor das pessoas que colocas diariamente no nosso caminho. Arranca-nos do egoísmo estéril em que vivemos. Faze-nos entender que o sentido maior de nossas vidas consiste em dar sentido à vida das pessoas, por amor a Ti. Obrigado, Senhor, pelo maravilhoso dom da vida. Amém.

---------------------------------------------------------------

Estamos terminando mais uma semana. Desejo-te um excelente final de semana. Não se esqueças da Celebração Eucarística ou do Culto Dominical. A vida em comunidade é muito importante. Domingo é dia do Padre. Faça uma prece pela nossa santificação.

Deus te abençoe largamente.

Com estima,

Pe. Renato dos Santos - SDB

--------------------------------------

Pe. Renato dos Santos

Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845

Mont' Serrat

94440-011 - Porto Alegre - RS

-------------------------------------

Fones:

(51) 3331 4799

(51) 8124 6248

Facebook: Renato Dos Santos

Twitter: @SantosRenatodos

Linkedin: Padre Renato dos Santos



-------------------------------------

Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Nenhum comentário:

Postar um comentário