sexta-feira, 26 de agosto de 2011

22 º Domingo do Tempo Comum

Cor verde - ANO A - 28/0 8/2011


22º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia do Catequista

“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”

01. ACOLHIDA

Preparar o espaço celebrativo conforme as orientações do mês vocacional, hoje lembrando o dia dos catequistas. Colocar em destaque a cruz. Para iniciar a celebração cantar de forma orante o refrão abaixo.

SENHOR, CHAMASTE-ME, AQUI ESTOU! CHAMASTE-ME, AQUI ESTOU! Ô, Ô, Ô! Ô, Ô, Ô! CHAMASTE-ME, AQUI ESTOU!

Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs, é com grande alegria que nos reunimos para celebrar o mistério de nossa fé. Hoje encerramos o mês das vocações rezando por todos os catequistas que se doam na missão de evangelizar.

Neste momento, onde for possível, dizer o nome dos catequistas da comunidade e lembrar outros fatos marcantes da semana.

Animador(a) - Na alegria de celebrarmos o Dia do Senhor em comunidade, cantemos.

Procissão de entrada como de costume.



02. CANTO INICIAL

O SENHOR ME CHAMOU E EU RESPONDI: “EIS-ME AQUI”! O SENHOR ME CHAMOU E EU RESPONDI: “EIS-ME AQUI, SENHOR”!

1. Para levar a Palavra que faz tudo na vida ser bem melhor; para anunciar novo tempo e viver nova proposta que vem de Deus.

2. Pra proclamar que o amor é maior, e o novo Reino se faz de irmãos; pra semear novo modo de ser: ir ao encontro no irmão, no amor.

3. Para plantar a semente da paz num coração que abrigou rancor; para entoar a canção do bem; e entre as nações ser o seu sinal.

Presidente - Reunidos pelo amor da Trindade façamos o sinal da nossa fé, cantando.

T.: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém!

P.: A graça do Cristo, o Amor de Deus Pai, o Espírito Santo co’a gente. Amém!

T.: Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Aleluia! Amém!



03. DEUS NOS PERDOA

Presidente - De coração arrependido e humilde, peçamos perdão a Deus por nossas faltas e omissões. (pausa) Confessemos os nossos pecados, cantando.

1. Eu confesso a Deus e a vós irmãos, tantas vezes pequei, não fui fiel: pensamentos e palavras, atitudes, omissões... Por minha culpa, tão grande culpa.

SENHOR, PIEDADE! CRISTO, PIEDADE! TEM PIEDADE, Ó SENHOR! (bis)

2. Peço à Virgem Maria, nossa Mãe, e a vós, meus irmãos, rogueis por mim a Deus Pai que nos perdoa e nos sustenta em sua mão por seu amor, tão grande amor.

Presidente - Deus de amor e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.



04. ORAÇÃO

Presidente - Senhor nosso Deus, renovai em nós o Espírito da verdade, para que aprendamos a distinguir, como verdadeiros seguidores de Jesus, o que é do vosso agrado. Dai-nos força para carregarmos a cruz de cada dia, na esperança de realizar com Cristo o vosso Reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM!


05. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA

Os catequistas juntamente com as crianças da catequese preparam uma bonita entrada da Bíblia ou Lecionário e proclamam as leituras.

FAZEI RESSOAR A PALAVRA DE DEUS EM TODO LUGAR! (bis)

1. Na cultura, na história vamos expressar, levando a Palavra de Deus em todo o lugar. Vamos lá!

2. Na cultura popular vamos catequizar, celebrando fé e vida em todo lugar. Vamos lá!

3. O Evangelho é a Palavra que Deus Pai proclamou. Só ele é o caminho, verdade, vida e amor. Vamos lá!

06. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS (20,7-9)


07. SALMO RESPONSORIAL (62)

A MINH’ALMA TEM SEDE DE VÓS COMO A TERRA SEDENTA, Ó MEU DEUS!

- Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!

- Venho, assim contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.

- Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!

- Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.



08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (12,1-2)


09. CANTO DE ACLAMAÇÃO

ALELUIA! ALEGRIA! ALELUIA! ALELUIA! (bis)

1. Que o Pai do Senhor Jesus Cristo nos dê do saber o espírito; conheçamos, assim, a esperança à qual nos chamou, como herança!


10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (16,21-27)

11. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA

O profeta Jeremias, num momento de crise pessoal, confessa ter sido seduzido por Deus: “Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir...”. Sua opção pela justiça de Deus custou-lhe muito sofrimento. Teve que suportar zombarias por todo lado. Sentiu que a Palavra do Senhor tornara-se para ele “fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro”. “Mas a voz de Deus era como um fogo ardente no seu peito. Não conseguia reprimi-la... Tal é a sorte do profeta. Paulo, ressalta o comportamento no dia a dia do cristão. A vida cristã se caracteriza por uma contínua busca da vontade de Deus, uma cotidiana adesão ao seu projeto, como uma resposta total e fiel ao chamado, à vocação, às orientações de sua Palavra e da Boa-Nova de Jesus. Jesus explica aos seus discípulos qual é o rumo de seu messianismo. Pensa no Servo Sofredor de Deus, que liberta o mundo por sua dedicação até a morte... Mas ninguém é obrigado a segui-lo. “Se alguém quiser me seguir”, diz Jesus. Portanto, trata-se de uma escolha pessoal. Optar por segui-lo significa a mesma sorte e o

mesmo destino que ele: renunciar a si mesmo e tomar a cruz... O resultado final de tal opção é: ‘encontrar a vida’. O destino do cristão, discípulo de Jesus, não pode ser diferente do destino do mestre. O evangelho de hoje é claro. “Para estar com ele são exigidas duas condições: Renunciar a si mesmo é deixar de lado toda ambição pessoal. Carregar a própria cruz é enfrentar, com as mesmas disposições de Jesus, o sofrimento, perseguição e morte por causa da justiça que provoca o surgimento do Reino... Tomando consciência disso, vamos rever nossa escala de valores e critérios

de decisão. A mania do sucesso, o prazer de dominar, de aparecer, de mandar... já não valem. Vale agora o amor fiel, que assume a cruz, até o fim”.

Para concluir a Partilha da Palavra, cantar o refrão abaixo.

QUEM NÃO TOMA A SUA CRUZ E NÃO VEM ATRÁS DE MIM, NUNCA ELE PODERÁ SER MEU DISCÍPULO, NÃO PODE SEGUIR-ME ASSIM. (bis)


12. PROFISSÃO DE FÉ

Presidente - Iluminados pela Palavra Deus professemos a nossa fé, cantando. CREIO EM DEUS PAI...


13. PRECES DA COMUNIDADE

Presidente - Com fé e confiança, apresentemos a Deus os nossos pedidos rezando após cada prece:

Atendei-nos Pai de amor.

- Senhor, guiai os pastores da vossa Igreja, o Papa, os bispos e os padres, em especial, o(s) Pe. Ordenado(s) Presbítero, para que busquem em Vós a sua glória e na cruz do Salvador a sua força e o exemplo a seguir. Nós vos pedimos.

- Senhor, iluminai os fiéis leigos e leigas para que se deixem, cada vez mais, conduzir pelo Espírito Santo e busquem uma constante transformação para o mundo em que vivemos. Nós vos pedimos.

- Senhor, guiai-nos na vivência de nossa vocação batismal, nos serviços e ministérios de nossa comunidade. Nós vos pedimos.

- Senhor, atendei os nossos pedidos: pela saúde dos enfermos, pelos aniversariantes, pelos falecidos, pelos dizimistas e por todos os motivos que queremos rezar neste dia os quais estão no silêncio dos nossos corações. Nós vos pedimos.


Presidente - Rezemos juntos a Oração pelos Catequistas.

Ó Jesus, Mestre e Modelo de todo catequista, vós que pregastes por toda parte o Evangelho de Deus, abençoai nossos catequistas: homens e mulheres que se dispõem a ensinar vossa mensagem de salvação. Sejam eles mansos e humildes de coração, capazes de acolher, sem excluir ninguém, cada pessoa que vem à vossa procura. Sejam abertos ao Espírito Santo a fim de comunicar a vossa verdade, superar as dificuldades da missão recebida e dar testemunho

da alegria e gratuidade na vossa Igreja. Aumentai, Senhor, em nossas comunidades, o número de pessoas dispostas a aplicar os próprios dons a serviço da catequese. Que estes vossos servidores, Senhor, cultivem profundo amor à vossa Palavra e busquem, mediante a instrução e oração, novas energias para educar na fé uma multidão de seguidores do vosso Reino.

AMÉM!

14. APRESENTAÇÃO DOS DONS

Animador(a) - Jesus disse: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”. Apresentemos ao altar do Senhor a vida de todos os batizados especialmente os catequistas que com alegria anunciam a Boa-Nova do Evangelho às crianças, jovens e os adultos em nossas comunidades.

O coordenador(a) da catequese eleva a cruz e os catequistas formam um círculo ao redor enquanto se canta.

1. Muitas são as vidas, feitas vocação. Hoje oferecidas em consagração. Muitas são as vidas feitas vocação.

TOMA, SENHOR, NOSSA VIDA EM AÇÃO PARA MUDÁ-LA EM FRUTO E MISSÃO. TOMA, SENHOR, NOSSA VIDA EM AÇÃO PARA MUDÁ-LA EM MISSÃO.



15. CANTO DAS OFERENDAS

(Onde houver Celebração da Palavra)

1. Bendito és Tu, ó Deus Criador, revestes o mundo da mais fina flor; restauras o fraco que a Ti se confia e junto aos irmãos, em paz, o envias.

Ó DEUS DO UNIVERSO, ÉS PAI E SENHOR, POR TUA BONDADE RECEBE O LOUVOR!

2. Bendito és Tu, ó Deus Criador, por quem aprendeu o gesto de amor: colher a fartura e ter a beleza de ser a partilha dos frutos na mesa!

3. Bendito és Tu, ó Deus Criador, fecundas a terra com vida e amor! A quem aguardava um canto de festa, a mesa promete eterna seresta!

(Onde houver Celebração Eucarística)

1. Deus prepara uma mesa farta, rica em alimentos, plena de beleza. Faz no mundo sua moradia e enfeita a vida com a natureza.

BENS DA TERRA, FRUTOS DO TRABALHO, NESTE PÃO E VINHO, VIMOS OFERTAR DONS DA VIDA, FRUTOS DO CHAMADO, FEITOS OFERENDAS, NESTE SANTO ALTAR.

RECEBE, SENHOR! Ô, Ô, Ô, RECEBE, SENHOR! RECEBE SENHOR! Ô, Ô, Ô, RECEBE, SENHOR!

2. Deus convida toda a humanidade a fazer da vida sua vocação. Pois, seu Filho, dom da santidade é o doador e a doação.

3. Deus restaura nossas pobres forças quando a noite chega, sem nada pescar. Lancem rede, em profundidade e em outros barcos venham navegar.

4. E preparam uma mesa santa, entrem nesta festa, tragam vinhos e pão. E, sem medo, deixem rede e barco, deem suas vidas como oblação.



16. MOMENTO DE LOUVOR

Este canto é específico para Celebração da Palavra.

Presidente - Louvemos a Deus pela vida de tantas pessoas que se doam em favor do Reino, e hoje, em especial, os catequistas de nossa Diocese.

GLÓRIA AO PAI E GLÓRIA AO FILHO AO ESPÍRITO QUE VEM AGORA E PARA SEMPRE PELOS SÉCULOS. AMÉM.

1. Louvor ao Pai que nos amou na eternidade e nos chamou para vivermos como irmãos. O seu Espírito nos fez comunidade, uniu a todos numa santa comunhão.

2. Louvor ao Pai que deu ao mundo o Filho amado para trazer a todos nós a salvação. O seu Espírito arrancou nosso pecado, nos envolveu em sua santificação.

3. Louvor ao Pai que nos mandou o Espírito Santo com sua luz nosso caminho iluminar. Sua energia que nos cobre qual um manto consegue sempre nossas vidas transformar.


17. PAI NOSSO

Presidente - Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer. PAI NOSSO...


18. ABRAÇO DA PAZ

Animador(a) - Como filhos e filhas do Deus da paz, saudemo-nos com um gesto fraterno.

1. Um abraço de paz, um abraço de irmão, um abraço que vá alegrar seu coração. Paz pra você, paz para nós, paz para o mundo. Onde há dor, melancolia, nós vamos levar a paz.



19. CANTO DE COMUNHÃO (Se houver)

1. Se a missão se faz cansaço, Jesus convida a descansar, e se há ovelhas sem pastor é necessário delas cuidar.

“DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER” O MEU CORPO QUE SE FAZ PÃO. DIZ JESUS A SEUS AMIGOS PARTILHAR É VOCAÇÃO! PARTILHAR É VOCAÇÃO!

2. E se a hora vai adiantada e despedir se faz tentação, a nossa fé seja mais forte para servir nossos irmãos.

3. A quem duvida do seu pouco, Jesus pergunta: o que tens? Vai ver! Então responda: Senhor, este pouco partilhando tu fazes crescer.

4. E se nos sentamos sobre a relva a qual nos conduz o bom Pastor, nossa união expresse sempre o pão de Deus, sinal de amor.

5. E se ainda hoje nós repetimos aqueles gestos que fez o Senhor, não haverá mais fome e sede nosso batismo terá seu valor.



20. ORAÇÃO

Presidente - Restaurados à vossa mesa pelo Pão da Palavra (e pela Comunhão), nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da caridade fortifique os nossos corações e nos leve a vos servir em nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.


21. NOTÍCIAS E AVISOS

Neste momento, a comunidade pode fazer uma breve e bonita homenagem aos catequistas.


22. BÊNÇÃO

Presidente - O Senhor vos abençoe e vos guarde. AMÉM.

- O Senhor faça brilhar sobre vós a sua face e vos seja favorável. AMÉM.

- O Senhor dirija para vós o seu rosto e vos dê a paz. AMÉM.

- Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.



23. CANTO FINAL

1. Ó Jesus, com fé, eu te seguirei. Só contigo sou feliz, tu és em mim! Teu Espírito de amor criador, me sustenta no meu sim. Me lança neste mar!

VOU NAVEGAR, NAS ÁGUAS DESTE MAR. NAVEGAR... EU QUERO ME ENCONTRAR. NAVEGAR... NÃO POSSO MAIS FUGIR. VOU PROCURAR, NAS ÁGUAS MAIS PROFUNDAS. NO MAR... FELIZ EU VOU SEGUIR. SÓ AMAR, BUSCAR O MEU LUGAR. SEM DÚVIDAS, SEM MEDO DE SONHAR!


“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”







Fonte: www.diocesedecolatina.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário