quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Partilha 3º Encontro Formação Campanha Missionária


Postado por Pe. Emerson Borgonovi em 24/08/2011

Como membro do Conselho Missionário Paroquial(COMIPA) na Paróquia Nossa Senhora da Escada em Barueri, participei com muito prazer, do 3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA CAMPANHA MISSIONÁRIA 2011, em comunhão com as Pontifícias Obras Missionárias – POM/Brasil. Tendo a assessoria do Pe. Alcides Costa, Missionário Comboniano e Assessor do COMIRE SUL 1 – CNBB e a participação de vários membros das paróquias de nossa diocese, refletimos sobre o tema da campanha, “Missão na Ecologia”, assim como sobre o lema da mesma “A Misericórdia de Deus é para todo Ser Vivo” (Eclo 18,12b); na intenção de melhor nos formarmos para multiplicarmos posteriormente as informações recebidas. Abaixo, fiel a essa intenção, partilho o que ouvi naquela data(20/08/11):




Divulgação

Como nos anos anteriores, a Campanha Missionária 2011 tem o tema “Missão na Ecologia” e o lema “A Misericórdia de Deus é para todo Ser Vivo”(Eclo 18, 12b) , ligados ao tema da Campanha da Fraternidade (“Fraternidade e Ecologia”).

Em vários seguimentos de nossa sociedade, essa preocupação com a Ecologia e a Sustentabilidade vem ecoando em nossos ouvidos e almas.

Além das campanhas da fraternidade e das campanhas missionárias interessadas em nos abrir os olhos e nos motivar para ações concretas nesse sentido; a ECO 92, o Protocolo de Kioto e, futuramente a RIO + 20(vinte anos após a ECO 92), nos despertaram e tentarão nos despertar para a problemática do esgotamento daquilo que a natureza nos oferece por graça de Deus.

A palavra ECOLOGIA, tem origem nas palavras gregas OIKÓS(CASA) e LOGOS(ESTUDO). Assim, ECOLOGIA é o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente..Nenhum ser vivo, sendo ele uma bactéria, um fungo, uma alga, uma árvore, uma ave ou o próprio homem, pode existir autonomamente sem interagir com outros ou mesmo com o ambiente físico no qual ele se encontra. Ao estudo dessas inter-relações entre organismos e o seu meio físico chamamos ECOLOGIA.

Durante a Campanha Missionária 2011, seremos levados a refletir sobre a maneira como nos comportamos e nos relacionamos com a realidade em que vivemos, como estamos cuidando do mundo, da casa que Deus nos presenteou? Essa realidade é um problema pessoal e ao mesmo tempo mundial, já que nossa fé deve nos auxiliar na conscientização de que nossa atitude auxiliará ou não, as demais ações em favor do meio ambiente. As pequenas ações que fazemos(separar o lixo, evitar queimadas, não desperdiçar água, etc...), tem consequências para todo o mundo.

Sabemos que a evangelização é sempre realizada partir do exemplo de Cristo. Desse modo, cada vez que agimos, somos identificados como a Igreja discípula-missionária que se senta aos pés do Mestre e aprende ; anunciando e partilhando gratuitamente o que recebe(Mt 10,8b).

Como discípulos missionários, somos alimentados pela Palavra e pela Eucaristia que nos fortalecem para que, diante da realidade que nos provoca a agir missionariamente, o façamos para que todos tenham vida e vida em abundância.
Essa vida abundante que recebemos de Deus , é ameaçada pelos abusos que permitimos sofrer em todos os âmbitos, sem excluir o que diz respeito ao ambiente que nos foi dado como morada por Deus. Esses abusos , contrariam o que a Igreja chama de nossa tríplice missão:

A valorização da pessoa e o resgate de seus direitos, inclusive no que se refere a um meio ambiente sadio e preservado, diz respeito á tríplice missão que recebemos no Batismo pois a partir dele, fomos configurados à Cristo como Sacerdotes, Profetas e Reis.
Portanto, cabe a cada um de nós, como sacerdotes, santificar nossas vidas dialogando com Deus em favor da humanidade e consagrando cada dia no serviço à Deus e na transformação do mundo. Como profetas, cabe-nos anunciar o Evangelho e denunciar tudo o que vai contra os ensinamentos de Cristo e, como reis, somos chamados a agir no mundo a exemplo de Jesus, servindo os irmãos na caridade e humildade(Jo 13, 1-9).

Como estamos cumprindo essa nossa tríplice missão ?
Tudo o que fere a dignidade humana fere também , segundo o que descrevemos acima, nossa tríplice missão. Isso, porque devemos agir de modo que nossa fé, nosso encontro pessoal com Jesus Cristo nos leve a agir de maneira a transformar para melhor, a realidade em que vivemos .

O anúncio querigmático, deve abranger também a questão ecológica, pois o anúncio da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o anúncio de nossa fé, estão ligados a nossa realidade de vida.

Todo ser humano deve ser libertado da miséria e de tudo o que fere sua dignidade. É tarefa missionária servir e anunciar, de modo a auxiliar as pessoas a passarem de uma realidade menos humana a uma realidade mais humana, de vida plena para todos . Assim, nosso olhar missionário deve ter duas direções: o da fé e o da realidade humana, especialmente se, como acontece com a devastação do nosso meio ambiente, essa mesma realidade estiver ameaçando toda criação de Deus...

Muitas vezes, como Igreja , somos chamados a tomar posições ante a realidade vivida. Os desafios e contradições que vivemos nos obrigam a buscar novos modelos de atuação, já que nossa fé não é estática , mas vai crescendo e se transformando de acordo com nossas relações com as pessoas e com o meio ambiente. A missão é o rosto da Igreja em transformação. É urgente sairmos de nós mesmos e ter olhos abertos às ações que, em nome do egoísmo e do dinheiro, devastam a natureza e ameaçam toda criação. Como missionários, devemos portanto solidarizar-nos e agirmos em favor dos clamores(Ex 3, 7) atuais, relativos também à devastação da natureza. Nesse sentido, tão forte quanto os clamores vindos da destruição da natureza, é o silêncio e a passividade que tentam abafar os contextos ambientais já devastados.. Assim como nossa realidade nos impõe que nos acostumemos com a morte violenta e diária de inúmeras pessoas, somos orientados também ao silêncio e à passividade diante de contextos ambientais já destruídos.

Porém, esse silêncio e passividade devem nos constranger , pois o processo de recriação da realidade que nos cabe, é o de uma nova gestação, que inclui também a dor do parto(Rm 8, 22), as dificuldades de uma ação missionária concreta e transformadora. É necessário um permanente trabalho, já que um missionário nunca descansa, nem perde a esperança e a fé. A natureza e toda criação geme e sofre esperando novos céus e nova terra , menos agredidos e devastados.

Como posso ser Luz diante das dificuldades do meio onde vivo? Que atitude posso tomar para me diferenciar nessa realidade ambiental devastadora ?

Cabe-nos como paróquias discípulas missionárias , motivar a participação na Campanha Missionária 2011, nos interessando pela Novena Missionária, pelos testemunhos contidos nos vídeos, orando juntos a oração missionária 2011 e as orações da assembléia a cada domingo de outubro. È sempre importante lembrar que a coleta dos dias 23 e 24 de outubro (Dia Mundial das Missões), “feita em todas as comunidades e instituições católicas, deve ser integralmente enviada à missão universal. A ninguém é lícito dar destinação particular a este fundo, por mais importante que julgue o fim.(cf. CIC, Cân. 1.267, § 3)”.

Todo material da Campanha Missionária 2011 já se encontra na Curia Diocesana, para que seja distribuído nas paróquias de nossa diocese.
Em nossa paróquia, o COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) espera que outubro seja um mês concretamente missionário com a participação de todos na Campanha Missionária 2011.
Confirmemos nossa esperança numa ação missionária pessoal e comunitária em favor da Ecologia. Lembrando-nos que “A Misericórdia de Deus é para todo Ser Vivo” (Eclo 18, 12 b), oremos constantemente:

Deus Pai,
Criador do céu e da terra,
Enviai, por meio do Vosso Filho,
O Espírito que renova todas as coisas,
Para que, no respeito e cuidado com a natureza,
Possamos recriar novos céus e nova terra,
E a Boa Nova que brilhou na criação,
Seja conhecida até os confins do universo.
Amém!

(Oração Missionária 2011)

Maria Helena Ameriot - Paróquia Nsra da Escada

Fonte: http://www.diocesedeosasco.com.br/noticias/index.asp?tip=50&san=1417

Nenhum comentário:

Postar um comentário