sexta-feira, 9 de setembro de 2011

24º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Cor verde - ANO A - 11/0 9/2011


O perdão é instrumento de cura e salvação


Estamos no mês de setembro, o qual é dedicado à Bíblia. Preparar com especial carinho o espaço celebrativo, dando destaque à mesa da Palavra, de onde deverão ser proclamadas as leituras, cantado o salmo, feitas a homilia, a profissão de fé e as preces da comunidade. Para iniciar a celebração cantar o refrão meditativo.


A PALAVRA DE DEUS É LUZ, QUE NOS GUIA NA ESCURIDÃO: É SEMENTE DE PAZ, DE JUSTIÇA E PERDÃO! (bis)


01. ACOLHIDA E RECORDAÇÃO DA VIDA


Animador (a) - Sejam todos bem-vindos para celebrar o Mistério Pascal, centro de nossa fé e de nossa salvação. Neste dia, o Senhor nos mostra que o perdão é condição fundamental para convivermos como irmãos, e a correção fraterna é o meio ensinado por Jesus Cristo para alcançarmos o perdão e a misericórdia. Alegres, cantemos.


Procissão de entrada como de costume.


02. CANTO INICIAL


ABRE, SENHOR, NOSSOS LÁBIOS PRA QUE NOSSA BOCA TE CANTE, ETERNAMENTE OS TEUS LOUVORES EM TONS E ACORDES VIBRANTES.


1. Tu és, Senhor, o caminho que os nossos passos conduz. Queremos que a tua Palavra nas trevas pra nós seja luz.


2. Tu és, Senhor, a verdade em quem professamos a crença. Queremos que a tua Palavra do teu grande amor nos convença.


3. Tu és Senhor, plena vida a qual nós devemos viver. Queremos que a tua Palavra em nós possa permanecer.


Presidente - Reunidos pela Santíssima Trindade, façamos o sinal de nossa fé. EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.


Presidente - A graça de Deus Pai, o amor de Jesus Cristo e a força do Espírito Santo estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.


03. DEUS NOS PERDOA


Presidente - O perdão de Deus é tão grande que se torna instrumento de cura e de salvação. A mesma atitude deve ter todo cristão que ouve a Palavra e a põe em prática. Reconhecendo-nos necessitados da misericórdia do Pai, peçamos perdão. (pausa)


- Senhor, que viestes não para condenar, mas para perdoar, tende piedade de nós.


SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.


- Cristo, que vos alegrais pelo pecador arrependido, tende piedade de nós.


CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.


- Senhor, que muito perdoais a quem muito ama, tende piedade de nós.


SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.


Presidente - Deus rico em misericórdia tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.


04. HINO DO GLÓRIA


Presidente - Rezando o Hino do Glória, glorifiquemos ao Pai por todas as pessoas que se abrem ao perdão, vivendo a misericórdia e o amor que Jesus nos mostrou com sua própria vida. Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o santo, só vós, o Senhor, só vós, o altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. AMÉM.


05. ORAÇÃO


Presidente - Deus justo e misericordioso, vós nos perdoais e quereis que vos imitemos perdoando também nosso próximo. Criai em nós um coração semelhante ao do vosso Filho, sempre pronto a perdoar a ofensa recebida, assim seremos testemunhas de vossa misericórdia. Por nosso Senhor


Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.


06. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA


1. Desça como a chuva a tua palavra, que se espalhe como orvalho, como chuvisco na relva, como aguaceiro na grama. Amém!


07. LEITURA DO LIVRO DO ECLESIÁSTICO (27,33-28,9)


08. SALMO RESPONSORIAL (102)


O SENHOR É BONDOSO, COMPASSIVO E CARINHOSO. (bis)


- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo meu ser seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!


- Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.


- Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.


- Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.


09. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO OS ROMANOS (14, 7-9)


10. CANTO DE ACLAMAÇÃO


ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (bis)


1. Eu vos dou este novo mandamento, nova ordem, agora, vos dou; que, também, vos amei uns aos outros como eu vos amei, diz o Senhor.


11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (18,21-35)


12. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA


O perdão das ofensas é um dos pontos mais acentuados pelos Evangelhos e pelas cartas dos apóstolos. É condição fundamental para o batizado entrar e permanecer no Reino dos Céus. Não compreender esse ensinamento ou não fazer o coração governar-se por ele é rejeitar uma exigência básica para a salvação. Talvez porque o perdão custe tanto ao homem, Jesus tenha insistido com palavras, parábolas e exemplo pessoal. Uma de suas últimas palavras foi de perdão: “Pai, perdoailhes” (Lc 23, 34). E o perdão entrou destacado no modelo de oração que Ele deixou à comunidade, o Pai Nosso: “perdoai-nos as nossas ofensas como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Quem não sabe perdoar não é acolhedor. Só o humilde sabe acolher bem. Só um coração generoso se interessa pela salvação do irmão que lhe deve. Quem se põe a corrigir e não sabe rezar com a pessoa que errou nada consegue. O orgulhoso, que quer corrigir o outro, geralmente mostra prepotência, que agride o amor fraterno. A correção fraterna e o perdão fazem parte das exigências do Reino dos Céus. “O homem olha as aparências, mas o Senhor olha o coração” (1Sm 16, 7). Deus vê por dentro, onde correm os pensamentos, onde se tomam as decisões, onde se curtem os sentimentos. É, portanto, no interior de cada um de nós que deve nascer o perdão. Ainda é comum entre os cristãos,


porém, um comportamento expresso com frases como: “Eu perdoei, mas para mim fulano é como se não existisse”. Essa atitude não é cristã e impede a plena comunhão com Deus. O não perdoar “de coração” produz imediatamente desconfiança, e a desconfiança impede qualquer gesto de paz. Na Mensagem aos povos da América Latina, os bispos reunidos em Puebla ensinaram que “não existe gesto mais sublime do que o perdão”. Não adianta pedir paz a Deus e alimentar a guerra no coração. Perdoar é dar oportunidade de recomeçar de forma diferente, acreditar que todos nós podemos ser melhores e que um ser humano é obra muito preciosa para ser abandonada.


13. PROFISSÃO DE FÉ


Presidente - No Deus, Uno e Trino, que nos ensina a perdoar sem limites, professemos nossa fé.


CREIO EM DEUS PAI...


14. PRECES DA COMUNIDADE


Presidente - Irmãos e irmãs, neste dia em que reconhecemos a grandeza do amor de Deus, que perdoa, e a do cristão, que aprende a perdoar, digamos com fé:


OUVI-NOS, PAI MISERICORDIOSO.


- Senhor, abençoai o Papa Bento XVI para que possa conduzir nossa Igreja anunciando com fidelidade o amor e a misericórdia, a exemplo de Jesus. Nós vos pedimos.


- Senhor, fortalecei nossos bispos e padres para que, por meio do ministério sacerdotal, sejam instrumentos do perdão, semeando a esperança e a conversão. Nós vos pedimos.


- Senhor, tocai os corações dos que alimentam o ódio e a vingança para que meditem nas palavras de Jesus: “perdoai e sereis perdoados”. Nós vos pedimos.


Presidente - Rezemos juntos a oração dedicada à Palavra de Deus.


Senhor, nossas palavras são muito pobres, para agradecer-te o maravilhoso dom da Tua Palavra escrita, que ultrapassando os limites do tempo, continua a falar-nos da Fé que da sentido à vida, da Alegria que abre os corações, do Amor que nos faz irmãos. Concede-nos a Tua Palavra e, como Maria, acolhê-la, meditá-la e fazê-la crescer em nossos corações.


Concede-nos, Senhor, grande amor à Bíblia. Que nosso egoísmo jamais aprisione a Tua Palavra. Queremos aproximar-nos deste Livro com Fé, para que saibamos encontrar em suas páginas sagradas as respostas aos nossos problemas e a libertação de todo tipo de escravidão, comodismo e passividade. Faze-nos um instrumento eficaz de Tua Palavra a fim de anunciá-la e testemunhá-la: no Amor que une a família e na Paz que o mundo precisa. Com respeito, humildade e fé, queremos colocá-la em nossas casas para que seja: Luz que ilumina, Palavra que acalma, Presença viva de amor! Nós te pedimos ó Pai, que o homem de hoje, cansado e insatisfeito, tenha a coragem de aproximar-se da Bíblia para encontrar nela: O Caminho, a


Verdade e a Vida! Repete Senhor, a promessa do Evangelho: “És feliz porque acreditaste, pois em ti se há de cumprir a Palavra da Salvação”. AMÉM.


15. APRESENTAÇÃO DOS DONS


Animador (a) - O perdão é condição fundamental para alcançarmos a salvação. Todos nós batizados, somos chamados a sermos misericordiosos como o Pai é misericordioso. Apresentemos ao altar do Senhor nossa disposição em dar, receber e incentivar a prática do perdão para com as pessoas da família, do local de trabalho, da vizinhança e da comunidade, como sinal da misericórdia de Deus presente em cada um de nós.


A equipe prepara um bonito coração com a frase do tema da celebração. A Pastoral Carcerária (onde houver) ou uma família apresenta o coração diante do altar, enquanto se canta.


1. Um coração para amar, pra perdoar e sentir, para chorar e sorrir Ao me criar tu me deste. Um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater. Ansioso por entender as coisas que tu disseste.


EIS O QUE EU VENHO TE DAR, EIS O QUE EU PONHO NO ALTAR. TOMA SENHOR QUE ELE É TEU, MEU CORAÇÃO NÃO É MEU. (bis)


16. CANTO DAS OFERENDAS


Onde houver Celebração da Palavra omite-se a 2ª estrofe.


1. Nesta mesa da irmandade a nossa comunidade se oferece a Ti, Senhor, nosso sonho e nossa luta nossa fé, nossa conduta, te entregamos com amor.


NOVO JEITO DE SERMOS IGREJA NÓS BUSCAMOS, SENHOR, NA TUA MESA (bis).


2. Neste pão te oferecemos os mutirões que fazemos a partilha e a produção. Neste vinho a alegria que floresce cada dia dentro da nossa união.


3. Nesta Bíblia bem aberta encontramos a luz certa para aqui te oferecer. Ela reúne o teu povo na busca de um mundo novo onde os pobres vão viver.


4. Nosso coração inteiro, Deus humano e companheiro, deixamos no teu altar. Nosso canto e a memória do martírio e da vitória nós trazemos pra te dar.


17. PAI NOSSO


Presidente - Com amor e confiança, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO...


18. ABRAÇO DA PAZ


Animador (a) - Em Jesus, que nos ensina a correção fraterna, saudemo-nos com um sinal de reconciliação e de paz.


É DESTE ALTAR QUE NOS VEM A PAZ, TUDO DE BOM QUE O BOM JESUS NOS TRAZ (bis). QUE BOM SORRIR E UM CORAÇÃO NO CORAÇÃO SENTIR (bis).


1. Só ama a Deus quem ao outro quer bem, feliz quem faz feliz o irmão. Aperte a minha mão, amigo, conta comigo e com meu coração.


19. CANTO DA COMUNHÃO (se houver)


1. Tu és minha vida, outro Deus na há. Tu és minha estrada, a minha verdade. Em tua Palavra eu caminharei enquanto eu viver e até quando Tu quiseres. Já não sentirei temor, pois estás aqui, Tu estás no meio de nós!


2. Creio em Ti, Senhor, vindo de Maria, Filho eterno e Santo, homem como nós. Tu morreste por amor, vivo estás em nós, Unidade trina com o Espírito e o Pai. E um dia, eu bem sei, tu retornarás e abrirás o Reino dos céus!


3. Tu és minha força, outro Deus não há. Tu és minha paz, minha liberdade, nada nesta vida nos separará. Em tuas mãos seguras minha vida guardarás. Eu não temerei o mal, Tu me livrarás e no teu perdão viverei!


4. Ó Senhor da vida, creio sempre em Ti! Filho Salvador, eu espero em Ti! Santo Espírito de Amor, desce sobre nós, Tu, de mil caminhos, nos conduzes a uma fé e por mil estradas onde andarmos nós, qual semente, nos levarás!


20. ORAÇÃO


Presidente - Senhor, fortalecidos pela vossa Palavra de misericórdia (e pela comunhão que recebemos), ajudai-nos a colocá-la em prática, seguindo com coragem o exemplo do vosso Filho Jesus, que amou e perdoou até o fim. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.


21. NOTÍCIAS E AVISOS


22. BÊNÇÃO


Presidente - Que o Deus todo-poderoso afaste de vós todo mal e vos conceda os dons da sua bênção. AMÉM.


- Que Ele vos ajude a compreender o que é bom e justo e vos torne co-herdeiros da cidade eterna. AMÉM.


- Que venha sobre vós e permaneça para sempre a bênção do PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.


- Glorificai ao Senhor com nossas vidas. Ide em paz e que o Senhor nos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.


23. CANTO FINAL


1. A graça deste encontro que fizemos anima nossa fé, nossa missão. Corrige os desencontros que tivemos, motiva todo encontro com o irmão.


DEUS QUE NOS CHAMOU HOJE NOS ENVIA A TRABALHAR. ELE NOS MANDOU BOA NOVA AO MUNDO ANUNCIAR.


2. Encontros que despertam esperança são frutos deste encontro no Senhor. A missão que levamos para a vida da vida faz um hino de louvor.



O perdão é instrumento de cura e salvação


Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10835&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário