sexta-feira, 2 de setembro de 2011

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Cor verde - ANO A - 04/0 9/2011
23º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Semana da Pátria
Mês da Bíblia




O verdadeiro discípulo de Jesus vive a correção fraterna




01. ACOLHIDA
Preparar na porta principal da Igreja: Bandeira Nacional, o tema do Grito dos Excluídos: “Pela Vida grita a Terra” e o lema: “Por direitos todos nós!”, o cartaz da CF 2011, o Lecionário ou Bíblia enfeitada com flores e velas.
A PALAVRA DE DEUS É LUZ, QUE NOS GUIA NA ESCURIDÃO: É SEMENTE DE PAZ, DE JUSTIÇA E PERDÃO! (bis)
Animador(a) - Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este encontro fraterno para celebrarmos o mistério de nossa fé, trazendo presente as recordações e comemorações de nossa caminhada.
Animador(a) - Nesta Semana da Pátria, comemoramos o Dia da Independência do Brasil e o 17º Grito dos Excluídos. Todos nós cristãos(ãs) somos chamados a gritar para o mundo os anseios da natureza devastada e do povo abandonado pelos poderes públicos de nossa sociedade.
TODOS - PELA VIDA GRITA A TERRA, POR DIREITOS TODOS NÓS.
Animador(a) - O mês de setembro é dedicado a uma reflexão mais intensa, sobre a Sagrada Escritura. Neste ano a Igreja nos convida a refletir sobre o Livro do Êxodo que tem como tema e lema:
TODOS - TRAVESSIA - PASSO A PASSO, O CAMINHO SE FAZ!
- APROXIMAI-VOS DA PRESENÇA DO SENHOR (Ex 16,9)
Animador(a) - Que o aprofundamento da Palavra de Deus nos ajude a sermos discípulos fiéis vivenciando a correção fraterna no meio em que vivemos. Alegres, cantemos.
Procissão de entrada: crucifixo ladeado por velas, leitores, ministros e presidente.
02. CANTO INICIAL
ABRE, SENHOR, NOSSOS LÁBIOS PRA QUE NOSSA BOCA TE CANTE, ETERNAMENTE OS TEUS LOUVORES EM TONS E ACORDES VIBRANTES.
1. Tu és, Senhor, o caminho que os nossos passos conduz. Queremos que a tua Palavra nas trevas pra nós seja luz.
2. Tu és, Senhor, a verdade em quem professamos a crença. Queremos que a tua Palavra do teu grande amor nos convença.
3. Tu és, Senhor, plena vida a qual nós devemos viver. Queremos que a tua Palavra em nós possa permanecer.
Presidente - Reunidos para celebrar os mistérios de nossa fé, façamos o sinal que nos une como irmãos. EM NOME DO PAI...
Presidente - O Deus da esperança, que nos cumula de alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS...
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente - Jesus, na liturgia de hoje, nos alerta para vivenciarmos a correção fraterna. Em silêncio, imploremos a misericórdia do Pai pelas vezes que não nos abrimos ao perdão e nos acomodamos diante dos sinais de morte existentes em nosso país e no mundo. Peçamos perdão, cantando.
1. Do amor eu fugi, do irmão me esqueci, não abri meu coração e neguei o meu perdão.
PERDÃO, SENHOR, PERDÃO, MEU DEUS, EU PEQUEI. TEU AMOR EU RECUSEI, DO IRMÃO ME AFASTEI. (bis)
2. Pobres eu não socorri, nus também eu não vesti. Dos doentes me afastei, e aos presos desprezei.
3. Eu tentei recomeçar, ir o próximo encontrar, pois a lei manda amar, e a todos se doar.
Presidente - Deus de amor, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
- Cristo, tende piedade de nós. Cristo...
- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
04. MOMENTO DE LOUVOR
Este canto é específico para Celebração da Palavra.
Presidente - Demos graças e louvores ao Senhor nosso Deus pelos gestos e sinais de fraternidade e vida presente nas pessoas, nos grupos, nas associações, nas ONG’s, e nas pastorais que lutam em defesa da vida no Planeta Terra.
1. Senhor meu Deus, quando eu maravilhado, fico a pensar nas obras de tuas mãos, no céu azul de estrelas pontilhado, o teu poder mostrando a criação.
ENTÃO MINH’ALMA CANTA A TI, SENHOR. QUÃO GRANDE ÉS TU! QUÃO GRANDE ÉS TU. (bis)
2. Quando a vagar nas matas e florestas, o passaredo alegre ouço a cantar. Olhando os montes, vales e campinas, eu tudo vejo o teu poder sem par.
3. Quando, enfim, Jesus vier em glória e ao lar celeste então me transportar, te adorarei, prostrado e para sempre: quão grande és tu, meu Deus, hei de cantar.
05. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus, vós não nos tratais segundo nossos pecados e não nos retribuis segundo a nossa culpa. Que o nosso modo de agir possa imitar a vossa misericórdia e nos conduza à sincera conversão, fonte de verdadeira felicidade e de paz. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
06. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA
Um grupo de crianças com flores ou lenços brancos, verdes e amarelos formam um corredor para saudar o Lecionário ou a Bíblia que deverá ser conduzido por um jovem ladeado com velas, enquanto se canta.
1. No seio das comunidades a tua Palavra é viva, Senhor! Abertas ao compromisso, assumem o serviço, a causa do amor.
ALELUIA! ALELUIA! A PALAVRA DE DEUS É JUSTIÇA! ALELUIA! ALELUIA!
DENUNCIA A OPRESSÃO E A COBIÇA.
2. A tua Palavra é alimento, é força e sustento para caminhar! Na busca de um mundo mais justo, não deixa o povo jamais se cansar.
07. LEITURA DA PROFECIA DE EZEQUIEL (33,7-9)
08. SALMO RESPONSORIAL (94)
NÃO FECHEIS O CORAÇÃO, OUVI, HOJE, A VOZ DE DEUS! (bis)
- Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!
- Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque Ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.
- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.
09. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (13,8-10)
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (bis)
1. O Senhor reconciliou o mundo em Cristo, confiando-nos sua Palavra; a Palavra da reconciliação, a Palavra que hoje, aqui, nos salva.
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (18,15-20)
12. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A primeira leitura de hoje compara a missão do profeta com a da sentinela. O profeta é um homem com uma sensibilidade espiritual muito aguda. Ele é o primeiro que percebe os caminhos através dos quais o Senhor quer conduzir o seu povo. É sempre ele o primeiro que se dá conta que determinados modos de pensar, determinadas experiências e determinadas escolhas não estão em conformidade com Deus. É seu dever, nesses casos, intervir, falar francamente, alertar aqueles que estão correndo o perigo de afastar-se de Deus. Se Ele não cumprir este seu dever, é responsável pela ruína dos seus irmãos. Se, ao contrário, adverte a quem está se comportando mal, mas este não atende, então ele não é culpado. Todos nós somos profetas, todos nós somos sentinelas, somos responsáveis, em parte, pelo destino dos nossos irmãos. Na segunda leitura de hoje, Paulo expõe um princípio geral que ajuda na solução de qualquer problema moral. Quando não sabemos qual a melhor atitude a ser tomada, quando não temos certeza sobre as escolhas a serem feitas, é preciso tomar como ponto de referência o mandamento do qual derivam todas as leis: “Ama o teu próximo como a ti mesmo”. O capítulo 18 do Evangelho de Mateus, foi escrito para responder aos problemas internos das comunidades cristãs. Nesse capítulo são expostas diversas orientações e prescritas
algumas normas que tem por objetivo desenvolver o amor e favorecer a harmonia entre os membros da comunidade. O trecho de hoje enfrenta um destes problemas: que atitude tomar em relação a quem erra? A lei do amor com certeza obriga a um esforço para reconduzi-lo ao bom caminho; mas como proceder numa questão tão delicada? Há uma coisa que não deve ser feita: espalhar a notícia do erro cometido. A difamação pode destruir um homem: “um golpe de língua quebra os ossos”
(Eclo 28,17), pode matar um irmão, pode arruinar uma família, pode destruir um casamento. A verdade que não produz amor, mas que provoca perturbação, que gera discórdias, ódios e rancores, não deve ser dita. Não se pode contar tudo o que é verdade, ou tudo aquilo que se conhece. Não se deve, especialmente, dizer a verdade para aqueles que dela querem se servir para o mal. Analisemos agora o caminho que Jesus propõe para dizer a verdade a um irmão que está em perigo de se perder, porque está cometendo erros. O caminho que se deve seguir inclui três etapas. Primeira: ir falar pessoalmente com o irmão. Se esta primeira tentativa não obtém resultado, o segundo passo é pedir ajuda a um ou dois irmãos da comunidade, que tenham sensibilidade e sabedoria. A última etapa é o apelo à comunidade. Isto somente pode acontecer nos casos nos quais a falta cometida seja um perigo de inquietação para todos os irmãos, especialmente para os mais fracos na fé. Este evangelista de fato faz questão de ressaltar que a Igreja não se compõe só de santos, mas também de pecadores, é um terreno onde crescem trigo e cizânia, é uma rede que apanha todos os tipos de peixes, é um banquete para o qual são convidados bons e maus. Com certeza a comunidade não tem o direito de expulsar um dos membros que se comporta mal somente pelo fato dela se sentir
humilhada com a sua presença, pois a Igreja não é um grupo de pessoas sem pecados que exclui aqueles que erram. Por outro lado não se pode negar que a Igreja tenha o direito e até o dever de alertar e denunciar tudo o que for contrário ao Projeto de Deus. Porém, fazendo isso com muito amor e misericórdia para salvação daqueles que erraram. Pensando nesta reflexão de hoje, quantas vezes devemos perdoar? Estamos sendo fraternos em nossa comunidade?
REFLETINDO O GRITO DOS EXCLUÍDOS
O Grito é promovido por várias organizações sociais e acontece na semana da pátria, no dia sete de setembro, com o objetivo de questionar a situação de opressão vivenciada por uma grande parcela da sociedade. “A gente quer chamar atenção para o que seria essa independência comemorada neste dia e dizer que as pessoas não podem perder a capacidade de se indignar” - Ari Alberti.
Concluindo-se a Partilha da Palavra canta-se:
VÁ E MOSTRE O ERRO DO SEU IRMÃO, QUANDO ELE, UM DIA, PECAR! VÁ E MOSTRE O ERRO QUE ELE FEZ, MAS ISSO EM PARTICULAR... SE ELE OUVIDOS QUISER LHE DAR, UM IRMÃO VOCÊ VAI GANHAR. (bis)
13. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - No Deus que nos ensina a correção fraterna, professemos nossa fé. CREIO EM DEUS...
14. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Elevemos ao Pai as nossas preces. A cada pedido cantemos: OUVI, DEUS DE AMOR O NOSSO CLAMOR.
- Senhor, iluminai vossa Santa Igreja: o Papa, os bispos, padres, diáconos, religiosas, religiosos, leigos e leigas para que, como os profetas, anunciem a Boa-Nova e denunciem as injustiças deste
mundo. Nós vos pedimos.
- Senhor, ajudai-nos a respeitar a Mãe Terra e a vida humana em todas as suas dimensões, para que possamos viver dignamente numa Pátria livre segundo o vosso projeto de amor. Nós vos pedimos.
- Senhor, encorajai-nos a participar das reflexões nos Círculos Bíblicos para que possamos conhecer melhor a Vossa Palavra e colocá-la em prática, sendo fiéis discípulos missionários. Nós vos pedimos.
- Senhor, dai-nos forças para lutar por políticas públicas em favor do bem comum, para que todos os brasileiros tenham seus direitos respeitados em nosso país. Nós vos pedimos.
(preces espontâneas)
Presidente - Acolhei ó Deus da vida, os pedidos de nossa comunidade. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
15. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) - Hoje Jesus nos orienta que a lei do amor exige correção fraterna. Para que isto aconteça de verdade no meio em que vivemos, precisamos nos aprofundar no conhecimento da Bíblia Sagrada onde o próprio Deus é que nos fala e nos ensina a sermos fraternos.
Animador(a) - Apresentemos ao altar do Senhor, nossa disposição em ler, refletir e rezar a Palavra de Deus, para que possamos agir conforme seus ensinamentos.
Durante o comentário, membros dos grupos de Círculos Bíblicos entram com o material de reflexão do mês da Bíblia, e um cartaz com o tema e o lema conforme está no comentário no início da celebração. As pessoas que entram ergue-os diante do altar, enquanto se canta.
VOU TE OFERECER A VIDA E TUDO QUE EU JÁ SEI VIVER. TEMPO E TRABALHO, AMOR QUE EU ESPALHO, COISAS QUE ME FAZEM CRER.
16. CANTO DAS OFERENDAS
Onde houver Celebração da Palavra omite-se a 2ª estrofe.
1. Nesta mesa da irmandade a nossa comunidade se oferece a Ti, Senhor, nosso sonho e nossa luta nossa fé, nossa conduta, te entregamos com amor.
NOVO JEITO DE SERMOS IGREJA NÓS BUSCAMOS, SENHOR, NA TUA MESA (bis).
2. Neste pão te oferecemos os mutirões que fazemos a partilha e a produção. Neste vinho a alegria que floresce cada dia dentro da nossa união.
3. Nesta Bíblia bem aberta encontramos a luz certa para aqui te oferecer. Ela reúne o teu povo na busca de um mundo novo onde os pobres vão viver.
4. Nosso coração inteiro, Deus humano e companheiro, deixamos no teu altar. Nosso canto e a memória do martírio e da vitória nós trazemos pra te dar.
17. PAI NOSSO
Presidente - Com amor e confiança, rezemos ao Pai, a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO...
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) - A paz é fruto do amor e do perdão. Saudemo-nos com um gesto fraterno.
(Canto à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (Se houver)
1. Tu és minha vida, outro Deus na há. Tu és minha estrada, a minha verdade. Em tua Palavra eu caminharei enquanto eu viver e até quando Tu quiseres. Já não sentirei temor, pois estás aqui, Tu estás no meio de nós!
2. Creio em Ti, Senhor, vindo de Maria, Filho eterno e Santo, homem como nós. Tu morreste por amor, vivo estás em nós, Unidade trina com o Espírito e o Pai. E um dia, eu bem sei, tu retornarás e abrirás o Reino dos céus!
3. Tu és minha força, outro Deus não há. Tu és minha paz, minha liberdade, nada nesta vida nos separará. Em tuas mãos seguras minha vida guardarás. Eu não temerei o mal, Tu me livrarás e no teu perdão viverei!
4. Ó Senhor da vida, creio sempre em Ti! Filho Salvador, eu espero em Ti! Santo Espírito de Amor, desce sobre nós, Tu, de mil caminhos, nos conduzes a uma fé e por mil estradas onde andarmos nós, qual semente, nos levarás!
20. ORAÇÃO
Presidente - Pai eterno, agradecemos por este encontro de comunidade no qual alimentamos nossa fé por meio da Palavra (e da Comunhão). Ajudai-nos, através da Sagrada Escritura, a nos abrirmos ao perdão e termos coragem para lutar contra todas as exclusões, colocando a vida em primeiro lugar. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO
Presidente - Que o Deus da consolação disponha na sua paz os vossos dias e vos conceda as suas bênçãos. AMÉM.
- Sempre vos liberte de todos os perigos e confirme os vossos corações em seu amor. AMÉM.
- E assim, ricos em esperança, fé e caridade, possais viver praticando o bem e chegar felizes à vida eterna. AMÉM.
- Abençoe-vos o Deus: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
23. CANTO FINAL
1. A graça deste encontro que fizemos anima nossa fé, nossa missão. Corrige os desencontros que tivemos, motiva todo encontro com o irmão.
DEUS QUE NOS CHAMOU HOJE NOS ENVIA A TRABALHAR. ELE NOS MANDOU BOA NOVA AO MUNDO ANUNCIAR


O verdadeiro discípulo de Jesus vive a correção fraterna

Fonte:http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10810&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário