sexta-feira, 23 de setembro de 2011

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM




DIA DA BÍBLIA



“Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus”

01. ACOLHIDA

Preparar um local para o Lecionário ou Bíblia, na entrada da igreja, enfeitado com criatividade e carinho. Preparar o espaço celebrativo destacando a Mesa da Palavra. Antes de iniciar a acolhida, entoar o refrão meditativo abaixo.


TUA PALAVRA É LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS, SENHOR! LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS, E LUZ, LUZ PARA O MEU CAMINHO! (bis)


Animador(a) - Amados irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Neste dia da Bíblia, celebramos a Páscoa de Jesus Cristo que se revela nas pessoas e comunidades que procuram viver o discipulado, obedientes à Palavra de Deus. Na Sagrada Escritura está a sabedoria de Deus, que sempre se preocupa em guiar seus filhos e filhas. A Bíblia é o grande tesouro e a força dos cristãos e da Igreja.


Animador(a) - A liturgia de hoje nos faz mergulhar em nossa fragilidade humana e nos leva também a experimentar a bondade sempre fiel do Senhor que nos convida a trabalhar na sua vinha, nos propõe mudança de vida e acredita em nossa conversão. Encerrando o mês da Bíblia, que teve como tema: “Travessia - Passo a passo, o caminho se faz” e como lema: “Aproximai-vos da presença do Senhor!” vamos nos comprometer em praticar a Leitura Orante da Bíblia. Alegres, cantemos.


Procissão de entrada como de costume.


02. CANTO INICIAL


ABRE, SENHOR, NOSSOS LÁBIOS PRA QUE NOSSA BOCA TE CANTE, ETERNAMENTE OS TEUS LOUVORES EM TONS E ACORDES VIBRANTES.


1. Tu és, Senhor, o caminho que os nossos passos conduz. Queremos que a tua Palavra nas trevas pra nós seja luz.


2. Tu és, Senhor, a verdade em quem professamos a crença. Queremos que a tua Palavra do teu grande amor nos convença.


3. Tu és, Senhor, plena vida a qual nós devemos viver. Queremos que a tua Palavra em nós possa permanecer.


Presidente - Irmãos e irmãs, façamos o sinal de nossa fé, cantando.


Todos - Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém!


Presidente - A graça do Cristo, o amor de Deus Pai, o Espírito Santo co’a gente. Amém!


Todos - Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Aleluia! Amém!


03. DEUS NOS PERDOA


Presidente - No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai. (pausa) Confessemos os nossos pecados. CONFESSO A DEUS...


Presidente - Deus de misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM. Cantemos.


Senhor, piedade!


Ó Cristo, piedade!


Senhor, piedade de nós, Senhor!


04. MOMENTO DE LOUVOR


Este canto é específico para Celebração da Palavra.


Presidente - Louvemos ao Senhor, nosso Deus, que nos atende sempre naquilo que pedimos, porque é misericórdia e bondade sem limites.


GLÓRIA! GLÓRIA! AO PAI CRIADOR, AO FILHO REDENTOR E AO ESPÍRITO, GLÓRIA! AO PAI CRIADOR, AO FILHO REDENTOR E AO ESPÍRITO, GLÓRIA!


1. Ao Pai Criador do mundo ao Filho redentor dos homens ao Espírito de amor demos sempre glória! Ao Espírito de amor demos sempre glória!


05. ORAÇÃO


Presidente - Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia,derramai sempre em nós a vossa graça, para que,caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.


06. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA


A equipe de celebração prepara o Lecionário prendendo nele fitas, as quais serão levadas por crianças que estarão levando, também, plaquinhas com as palavras: força, vida, amor, alimento, ânimo, sustento, justiça. O Lecionário deverá estar ladeado por velas.


1. No seio das comunidades a tua Palavra é viva, Senhor! Abertas ao compromisso, assumem o serviço, a causa do amor.


ALELUIA! ALELUIA! A PALAVRA DE DEUS É JUSTIÇA! ALELUIA! ALELUIA!


DENUNCIA A OPRESSÃO E A COBIÇA.


2. A tua Palavra é alimento, é força e sustento para caminhar! Na busca de um mundo mais justo, não deixa o povo jamais se cansar.


3. É como semente lançada com muito carinho para um semeador! A tua Palavra germina, cativa e anima quem vive na dor.


07. LEITURA DA PROFECIA DE EZEQUIEL (18,25-28)


08. SALMO RESPONSORIAL (24)


RECORDAI, SENHOR MEU DEUS, VOSSA TERNURA E COMPAIXÃO! (bis)


- Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação; em vós espero, ó Senhor, todos os dias!


- Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! Não recordeis os meus pecados quando jovem, nem vos lembreis de minhas faltas e delitos! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!


- O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres Ele ensina o seu caminho.


09. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS FILIPENSES (2,1-11)


10. CANTO DE ACLAMAÇÃO


ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (bis)


1. Minhas ovelhas escutam a minha voz, minha voz estão elas a escutar; Eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar!


11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (21,28-32)


12. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA


1. “Aproximai-vos do Senhor”


Queridos irmãos, queridas irmãs,


Eu confesso a vocês que muitas vezes eu já tive essa sensação aqui no ambão ao ler o evangelho para a comunidade. Dava-me arrepio na pele porque me sinto, às vezes, na minha vida diário muito próximo a Jesus, por exemplo, nos momentos de incompreensão, de perseguição, mas também de paz e de fraternidade.


2. Hoje, celebrando o dia da Bíblia, lembramos que a Bíblia é reconhecida e acolhida pelo povo como Palavra de Deus. Temos uma diversidade muito grande das afirmações, sentimentos e imagens de Deus que a Bíblia nos traz. A Bíblia, muitas vezes, aparece como um espelho daquilo que a gente mesmo vive. Estabelece-se uma ligação profunda entre Bíblia e a nossa vida. Na realidade, é uma leitura de fé muito semelhante à que faziam as primeiras comunidades (cf. At 1,16-20; 2,29-35; 4,24-31) e os Santos Padres.


3. A partir desta ligação entre Bíblia e vida, principalmente os pobres fazem a descoberta, a maior de todas: "Se Deus esteve com aquele povo no passado, então Ele está também conosco nesta luta que fazemos para nos libertar. Ele escuta também o nosso clamor!"


4. Antes deste contato mais vivido com a Palavra de Deus, a Bíblia ficava longe da vida do povo. Era o livro dos “padres”, dos “pastores”, do clero. Mas agora ela chegou perto! O que era misterioso e inacessível começou a fazer parte da vida quotidiana de crianças, mulheres e homens empobrecidos. E junto com a sua Palavra, o próprio Deus chegou perto!


5. Assim, aos poucos, foi surgindo uma nova maneira de se olhar a Bíblia e a sua interpretação. Ela já não é vista como um livro estranho que pertence ao clero, mas sim como o nosso livro, escrito para nós. Às vezes, ela chega a ser o primeiro instrumento de uma análise mais crítica da realidade. Por exemplo, a respeito de uma empresa que oprime e explora o povo, o pessoal da comunidade dizia: "É o Golias que temos que enfrentar!"


6. Pouco a pouco, cresce a descoberta de que a Palavra de Deus não está só na Bíblia, mas também na vida, e de que o objetivo principal da leitura da Bíblia não é interpretar a Bíblia, mas sim interpretar a vida com a ajuda da Bíblia. A Bíblia ajuda a descobrir que a Palavra de Deus, antes de ser lida na Bíblia, já existia na vida. As comunidades e as pessoas descobrem que a sua caminhada é bíblica.


7. A Bíblia entra na vida do povo não pela porta da imposição autoritária, mas sim pela porta da experiência pessoal e comunitária. Ela se faz presente não como um livro que impõe uma doutrina de cima para baixo, mas como uma Boa Nova que revela a presença libertadora de Deus na vida e na luta do povo. As pessoas que participam dos grupos bíblicos, elas mesmos se encarregam de divulgar esta Boa Notícia e atraem outras para participar.


8. Hoje, o grande perigo ao ler a Bíblia é uma leitura fundamentalista, quer dizer entender a Bíblia ao pé da letra. Por exemplo, o relato da criação em Genesis. A pessoa que faz este tipo de leitura ela acha que foi assim mesmo que o mundo começou. Vamos fazer o teste para ver se a gente já aprendeu superar este tipo de leitura. Adão, o primeiro homem, segundo o relato da criação tinha umbigo ou não? Quem acha que ele tinha umbigo levanta a mão! Quem acha que não tinha umbigo levanta agora! Então, alguns de nós ainda estão caindo nessa leitura fundamentalista, pois nesta compreensão ao pé da letra a gente cai na contradição porque se Adão tinha umbigo, ele tinha que ter uma mãe da qual foi cortado a corda umbilical e se ele não tinha umbigo ele não é um ser humano igual à nos. A gente só escapa deste fundamentalismo se a gente entende que todo relato da criação é um mito e não uma aula de biologia. Em todo texto bíblico a gente tem que entender, por isso, primeiro o gênero literário em que foi escrito, se não a gente nunca vai entender bem o sentido do texto.


9. Para uma boa interpretação, é muito importante o ambiente de fé e de fraternidade, através de cantos, orações e celebrações. Sem este contexto do Espírito, não se chega a descobrir o sentido que o texto tem para nós hoje. Pois o sentido da Bíblia não é só uma idéia ou uma mensagem que se capta com a razão e se objetiva através de raciocínios; é também um sentir, um conforto que é sentido com o coração, “para que, pela perseverança e pela consolação que nos proporcionam as Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15,4).


Que assim seja. Amém.


13. PROFISSÃO DE FÉ


Presidente - No Deus que nos chama à conversão, professemos a nossa fé: CREIO EM DEUS PAI...


14. PRECES DA COMUNIDADE


Presidente - Elevemos nossos pedidos a Deus que é aliado do pobre explorado e oprimido. Após cada pedido, cantemos:


Ó SENHOR, SENHOR NESTE DIA, ESCUTAI NOSSA PRECE.


- Senhor, iluminai o papa Bento XVI, nosso bispo Dom Décio, todos os padres, diáconos, religiosos e religiosas, para que continuem sendo fiéis anunciadores da vossa Palavra, principalmente com seus testemunhos e suas vidas. Nós vos pedimos.


- Senhor, abençoai todos nós batizados, para que tenhamos a coragem de anunciar a Palavra da verdade e do vosso amor em nossas comunidades. Nós vos pedimos.


- Senhor, fortalecei, com vossa Palavra, todos os secretários(as) paroquiais e a Equipe de Círculos Bíblicos para que realizem, com sabedoria, a sua missão de servir ao povo de Deus em vossa Igreja como fez São Jerônimo, tradutor da Bíblia em latim. Nós vos pedimos.


- Senhor, guiai a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus de Aracruz e as comunidades que celebram os seus padroeiros, para que sejam sinais de fé e esperança na caminhada. Nós vos pedimos.


Presidente - Rezemos, juntos, a Oração para a leitura da Bíblia.


Senhor, nossas palavras são muito pobres, para agradecer-te o maravilhoso dom da Tua Palavra escrita, que ultrapassando os limites do tempo, continua a falar-nos da Fé que dá sentido à vida, da alegria que abre os corações, do Amor que nos faz irmãos. Concede-nos a Tua Palavra e, como Maria, acolhê-la, meditá-la e fazê-la crescer em nossos corações. Concede-nos, Senhor, grande amor à Bíblia. Que nosso egoísmo jamais aprisione a Tua Palavra. Queremos aproximar-nos deste Livro com Fé, para que saibamos encontrar em suas


páginas sagradas as respostas aos nossos problemas e a libertação de todo tipo de escravidão, comodismo e passividade. Faze-nos um instrumento eficaz de Tua Palavra a fim de anunciá-la e testemunhá-la: no Amor que une a família e na Paz que o mundo precisa. Com respeito, humildade e fé, queremos colocá-la em nossas casas para que seja: Luz que ilumina, Palavra que acalma, Presença viva de amor! Nós te pedimos ó Pai, que o homem de hoje, cansado e insatisfeito, tenha a coragem de aproximar-se da Bíblia para encontrar nela: O Caminho, a Verdade e a Vida! Repete, Senhor, a promessa do Evangelho: “És feliz porque acreditaste, pois em ti se há de cumprir a Palavra da Salvação”. AMÉM.


15. APRESENTAÇÃO DOS DONS


Animador(a) - Não basta frequentar a Igreja para dizer que somos cristãos. O mundo e a sociedade são o campo onde o Pai nos pede hoje um compromisso com a justiça do Reino. Este pedido que Deus nos faz, é muito oportuno neste dia da Bíblia, pois é exatamente nela que encontramos a orientação, a iluminação para atendê-Lo.


Animador(a) - Apresentemos ao altar do Senhor nossa disposição e nosso empenho para realizar a vontade do Pai que é construir uma sociedade onde todos sejam respeitados nos seus direitos e tenham uma vida digna.


Preparar um painel tendo um caminho com pegadas. No início o tema do mês da Bíblia e no final o lema. Nas pegadas colocar o que foi realizado neste mês de acordo com a proposta do mês da Bíblia.


VAMOS IRMÃOS LUTAR POR ESTE MUNDO NOVO COM FÉ NO DEUS QUE AMA, NOS SALVA E NOS LIBERTA (bis).


16. CANTO DAS OFERENDAS


(Onde houver Celebração da Palavra)


COM ALEGRIA, OFEREÇO O MEU SACRIFÍCIO, E VOU CANTANDO E LOUVANDO O


SENHOR.


1. És nossa força, és nossa vida e, por isso, queremos louvar-te, ao Teu nome elevar nossas mãos.


2. Feliz o povo que te procura, caminhando à luz do teu rosto e buscando a Verdade, o Amor.


(Onde houver Celebração Eucarística)


1. Pai Santo, na força deste rito, sejais sempre bendito pelo Vinho e Pão. Da vossa bondade recebemos os dons que oferecemos para a salvação.


SENHOR, ETERNO PAI, OS DONS DE VINHO E PÃO, AGORA TRANSFORMAI EM VIDA E SALVAÇÃO. (bis)


2. Pai Santo, sejamos água pura, que ao Vinho se mistura e vai se consagrar. Por Cristo, a nossa humanidade da vossa divindade vai participar.


3. Pai Santo, que o vosso amor compreenda que as nossas oferendas vêm do coração. São frutos regados pelo orvalho, que a bênção do trabalho transformou em Pão.


17. PAI NOSSO


Presidente - A Palavra de Deus transforma nossos corações. Rezemos, confiantes, a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO...


18. ABRAÇO DA PAZ


Animador(a) - Vivendo a justiça, a fraternidade e a misericórdia, a paz reinará entre nós. Saudemonos com um gesto fraterno. (Canto à escolha)


19. CANTO DE COMUNHÃO (Se houver)


1. “Venham trabalhar na minha vinha”, dilatar meu reino entre as nações. Convidar meu povo ao banquete. Quero habitar nos corações.


UNIDOS PELA FORÇA DA ORAÇÃO, UNGIDOS PELO ESPÍRITO DA MISSÃO, VAMOS JUNTOS CONSTRUIR UMA IGREJA EM AÇÃO.


2. “Venham trabalhar na minha vinha”, espalhar na terra o meu amor. Muitos não conhecem a Boa-Nova, vivem como ovelhas sem pastor.


3. “Venham trabalhar na minha vinha”, com fervor meu nome proclamar. Que ninguém se queixe ao fim do dia: “Ninguém me chamou a trabalhar...”


20. ORAÇÃO


Presidente - Ó Deus de amor, alimentados pela vossa Palavra (e pela Comunhão) despertai os nossos corações para que atentos às Sagradas Escrituras, conheçamos o Caminho a seguir e cheguemos por ele à vida eterna. AMÉM.


21. NOTÍCIAS E AVISOS


22. BÊNÇÃO


Presidente - O Deus da vida vos abra o coração para acolher a Sua Palavra. AMÉM.


- O Filho Amado vos ajude a entender os Seus ensinamentos. AMÉM.


- O Espírito Santo vos dê sabedoria e discernimento para viver a Palavra. AMÉM.


- Abençoe-vos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.


- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.


23. CANTO FINAL


TODA BÍBLIA É COMUNICAÇÃO DE UM DEUS AMOR, DE UM DEUS IRMÃO. É FELIZ QUEM CRÊ NA REVELAÇÃO, QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO.


1. Jesus Cristo é a Palavra, pura imagem de Deus Pai. Ele é vida e verdade, a suprema caridade.


2. Os profetas sempre mostram a vontade do Senhor. Precisamos ser profetas, para o mundo ser melhor.


3. Nossa fé se fundamenta na palavra dos apóstolos. João, Mateus, Marcos e Lucas transmitiram esta fé.


“Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus”

Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10884&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário