sexta-feira, 30 de setembro de 2011

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Mês Missionário

Nós somos a vinha do Senhor


Preparar um painel com o tema do mês missionário: “Missão na Ecologia” e o lema: “A misericórdia de Deus é para todo ser vivo” (Eclo 18,12b), que deverá permanecer na entrada do templo durante este mês. Neste domingo, onde for possível, colocar também fotos da comunidade reunida, cachos e folhas de uvas.

Ó PAI SOMOS NÓS ESTA VINHA, QUE TU COM CARINHO PLANTASTE. A FIM DE COLHER OS SEUS FRUTOS, A NÓS O TEU FILHO ENVIASTE. (bis)
01. ACOLHIDA
Animador (a) - Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! O nosso Deus, cheio de ternura e misericórdia, é quem nos reúne e nos acolhe para celebrar o mistério de nossa fé. Neste mês dedicado às missões, fazemos memória de grandes missionários e missionárias da nossa Igreja. A exemplo deles, acolhamos o chamado que o Senhor nos faz para trabalharmos em Sua vinha, trilhando o caminho para a santidade.
Animador (a) - Neste mês, refletiremos em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, “A missão na ecologia” e temos como Lema: “A misericórdia de Deus é para todo ser vivo”. Acolhamos a proposta da nossa Igreja que se empenha em evangelizar todos os povos. Alegres, cantemos.
02. CANTO INICIAL
SENHOR JESUS CRISTO, CHEIO DE BONDADE, ACOLHE O VOSSO POVO, TENHA DE NÓS PIEDADE. SOMOS O VOSSO POVO TRABALHANDO COM MUITO AMOR E TEMOS MUITA FÉ, EM VÓS, MEU SENHOR.
1. Somos missionários procurando um lugar, um cantinho em vossa casa onde devemos descansar.
Meu Senhor Jesus, nos dê a vossa mão, mão que nos abençoa e que nos traz a salvação, oh, meu Senhor!
2. Jovens e adultos venham vocês também. Criança e vovô, não fica ninguém. Seja preto ou branco, não interessa a cor, venham ser felizes louvando o meu Senhor, oh, meu Senhor!
Presidente - Como povo consagrado e escolhido para servir ao Senhor, façamos o sinal que nos identifica como cristãos. EM NOME DO PAI...
Presidente - A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam sempre convosco. BENDITO SEJA DEUS...
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente - Para bem celebrarmos o mistério de nossa fé, reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai. Em silêncio, pensemos em nossos pecados. Peçamos perdão, cantando.
1. Em cada caminho que ponho os meus pés encontro a Ti naqueles que passam estendendo a mão.
Chamando tu estás eu não quis ouvir. Fechado em mim, faltou-me coragem pra exercer a missão.
SENHOR, EU TE PEÇO PERDÃO PELAS VEZES QUE NÃO ACREDITEI QUE JUNTOS PODEMOS FAZER DESTE MUNDO UM MUNDO DE IRMÃOS. SENHOR, EU TE PEÇO PERDÃO, POIS O MEDO NÃO ME DEIXA AGIR. FAZE-ME UM INSTRUMENTO, UM PROFETA QUE FALA DE TI.
2. Ouvindo a Palavra, eu pude entender que estando sozinho, sem o outro não estou em Ti. O outro aparece mendigando o pão querendo a partilha e não sendo profeta também disse não.
Presidente - Deus de bondade e amor tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
- Cristo, tende piedade de nós. Cristo...
- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
04. MOMENTO DE LOUVOR
Este canto é próprio para Celebração da Palavra.
Presidente - Demos graças e louvores ao Senhor da vinha, por todas as pessoas que, no Brasil e no mundo, assumem com amor e alegria a missão que lhes fora confiada.
ONIPOTENTE E BOM SENHOR, A TI A HONRA, GLÓRIA E LOUVOR! TODAS AS BÊNÇÃOS DE TI NOS VÊM E TODO O POVO TE DIZ: AMÉM!
1. Louvado sejas nas criaturas, primeiro sol lá nas alturas clareia o dia, grande esplendor, radiante imagem de Ti, Senhor.
2. Louvado seja meu bom Senhor, pelas pessoas que em teu amor perdoam e sofrem tribulação, felicidades em ti encontrarão.
3. Bem-aventurado quem guarda a paz, pois o Altíssimo o satisfaz. Vamos louvar e agradecer, com humildade ao Senhor bendizer.
05. ORAÇÃO
Presidente - Deus justo e misericordioso, Vós cuidais sem cessar de vossa Igreja. Não abandoneis esta plantação feita por vossas próprias mãos. Continuai a cultivá-la com carinho, para que produza frutos abundantes para Vós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito
Santo. AMÉM.
06. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
O leitor apresenta o Livro enquanto se canta.
PALAVRA DE DEUS É VIDA E AMOR, É LUZ QUE ILUMINA E AO MUNDO CHEGOU, VAMOS ACOLHER NUM SÓ CORAÇÃO, PALAVRA DA LIBERTAÇÃO.
07. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (5,1-7)
08. SALMO RESPONSORIAL (79)
A VINHA DO SENHOR É A CASA DE ISRAEL. (bis)
- Arrancastes do Egito esta videira, e expulsastes as nações para plantá-la; até o mar se estenderam seus sarmentos, até o rio os seus rebentos se espalharam.
- Por que razão vós destruístes sua cerca, para que todos os passantes a vindimem, o javali da mata virgem a devaste, e os animais do descampado nela pastem?
- Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!
- E nunca mais vos deixaremos Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, e sobre nós iluminai a vossa face! Se voltardes para nós, seremos salvos!
09. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS FILIPENSES (4,6-9)
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (bis)
1. Eu vos escolhi, foi do meio do mundo, a fim de que deis um fruto que dure. Eu vos escolhi, foi do meio do mundo. Amém! Aleluia! Aleluia! Amém!
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (21,33-43)
12. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A liturgia deste domingo continua o tema da vinha, um poema composto pelo profeta Isaías, em que é descrito o amor de Deus e a resposta do povo. A 1ª leitura nos ajuda a entender que se trata de fazer obras boas em favor do próximo, a justiça social. No Evangelho, Jesus retoma o poema de Isaías que se assemelha à 1ª leitura. Na época da colheita, o dono não entrega os frutos, maltrata os enviados, substitui os empregados, mata pessoas. A parábola ilustra a recusa de Israel em aceitar o projeto de salvação que Deus oferece aos homens através de Jesus Cristo. O dono é o Senhor que manifestou muito amor pela vinha. Os vinhateiros, são os chefes de Israel. Os enviados, são os
profetas, o próprio Cristo (o Filho de Deus). Resultado: Jesus anuncia que “a vinha” vai ser retirada e confiada a trabalhadores que produzem e entregam a Deus os frutos colhidos, pois os frutos expressam a gratidão ao desvelo de Deus para com a sua vinha. Hoje, a Palavra nos diz que somos os trabalhadores da vinha que devemos produzir os frutos para não decepcionar as esperanças do Senhor na hora da colheita. A responsabilidade pelo zelo da vinha não está restrita a alguns, deve ser uma preocupação do cristão, pois em Jesus Cristo todos se tornam membros do povo eleito. Nesse sentido, todo cristão deve sentir-se inserido nesta vinha do Senhor e motivado a produzir
muitos e bons frutos de justiça, paz e mansidão. É preciso semear não apenas com palavras e sim, com testemunho, que é o que realmente fica. “Praticai o que aprendestes e recebestes de mim”, diz São Paulo na 2ª leitura de hoje. Quais são os frutos que produzem hoje as nossas comunidades? Produzem justiça, amor, paz, serenidade? Produzem felicidade para todas as pessoas ou se restringem a mostrar solenes liturgias, feitas de palavras e gestos desligados da vida? Preocupam-se em saber qual a vontade do único e legítimo Senhor da vinha?
Após a reflexão, cantar o refrão abaixo.
Ó PAI, SOMOS NÓS ESTA VINHA, QUE TU COM CARINHO PLANTASTE. A FIM DE COLHER OS SEUS FRUTOS, A NÓS O TEU FILHO ENVIASTE.
13. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Iluminados pela Palavra de Deus, confirmemos nossa fé, rezando: CREIO EM DEUS PAI...
14. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Confiantes no Senhor da vinha, elevemos a Ele nossos pedidos.
- Senhor, iluminai vossa Igreja, para que anuncie com coragem, fidelidade e simplicidade o Santo Evangelho a fim de que Jesus seja conhecido e amado por todos. Nós vos pedimos.
- Senhor, abençoai a Paróquia Missionária São Francisco de Assis, de Laranja da Terra e todas as comunidades que celebram seus padroeiros, para que seguindo o exemplo destes santos e santas, possam produzir frutos de amor, justiça e paz. Nós vos pedimos.
- Senhor, protegei os nossos jovens, para que à luz de vossa Sagrada Palavra, sejam iluminados a seguir o caminho que os conduza ao compromisso com os estudos, de amor a si mesmo e de respeito ao próximo, promovendo a vida. Nós vos pedimos.
Presidente - Rezemos juntos a Oração Missionária.
Deus Pai, Criador do céu e da terra, enviai, por meio do vosso Filho, o Espírito que renova todas as coisas, para que, no respeito e cuidado com a natureza, possamos recriar novos céus e nova terra, e a Boa-Nova, que brilhou na Criação, seja conhecida até os confins do universo. AMÉM.
15. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador (a) - Deus concede a cada um de nós, dons e carismas para que sejam colocados em prática a serviço do bem, conforme nos orienta o apóstolo Paulo: “Ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e honroso e que mereça louvor”.
Animador (a) - Todos nós, filhos e filhas do mesmo Pai, pertencemos à vinha do Senhor, e somos chamados a cuidar desta plantação para que dê muitos frutos. Apresentemos ao altar do Senhor nossa disposição em sermos missionários comprometidos com a edificação do Reino na Igreja e na sociedade.
Durante o comentário duas pessoas entram trazendo 2 cartazes com desenho em formato de pés, com nomes dos serviços existentes dentro e fora da comunidade (escrito bem legível). O animador proclama-os em voz alta, depois convida todos a cantar.
TOMA SENHOR, NOSSA VIDA EM AÇÃO, PARA MUDÁ-LA EM FRUTO E MISSÃO. TOMA SENHOR, NOSSA VIDA EM AÇÃO, PARA MUDÁ-LA EM MISSÃO.
16. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1. Bendito és Tu, ó Deus Criador, revestes o mundo da mais fina flor; restauras o fraco que a Ti se confia e junto aos irmãos, em paz, o envias.
Ó DEUS DO UNIVERSO, ÉS PAI E SENHOR, POR TUA BONDADE RECEBE O LOUVOR!
2. Bendito és Tu, ó Deus Criador, por quem aprendeu o gesto de amor: colher a fartura e ter a beleza de ser a partilha dos frutos na mesa!
3. Bendito és Tu, ó Deus Criador, fecundas a terra com vida e amor! A quem aguardava um canto de festa, a mesa promete eterna seresta!
(Onde houver Celebração Eucarística)
1. Em nossos dons de pão e vinho apresentamos nossa missão. Eis a resposta viva da fé, eis nosso gesto de gratidão.
A VÓS, Ó DEUS DA VIDA, O NOSSO SINCERO LOUVOR. QUE NOSSO VIVER MISSIONÁRIO TRANSFORME ESTE MUNDO NO AMOR.
2. Tudo o que somos e fazemos em vossas mãos queremos trazer. Vós nos criastes para servir, disponde, ó Pai, de nosso viver.
17. PAI NOSSO
Presidente - Obedientes à Palavra do Senhor e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer. PAI NOSSO...
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador (a) - Irmãos e irmãs, se produzirmos os frutos que Deus espera, o resultado será nossa própria felicidade e alcançaremos a paz. Saudemo-nos com um gesto fraterno. (canto à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
É COMUNHÃO, É COMUNHÃO, EM JESUS CRISTO POR INTEIRO NESTE PÃO, É COMUNHÃO, É COMUNHÃO, COM SUA IGREJA MISSIONÁRIA EM AÇÃO.
1. É comunhão com o Deus vivo e verdadeiro, que dia a dia vem em nossa direção. Com Ele vamos revelar ao mundo inteiro, os horizontes da evangelização.
2. É comunhão com o projeto de Jesus, a Boa-Nova que Ele veio revelar, que por amor aceitou morrer na cruz, para o seu povo oprimido resgatar.
3. É comunhão com o Espírito de amor, protagonista da evangelização. Ele revela os segredos do Senhor, e guia a Igreja nos caminhos da missão.
4. É comunhão com a Igreja missionária, que nos acolhe, nos convoca, nos envia, como Maria segue sempre solidária, alimentada pela santa Eucaristia.
5. É comunhão com a história do meu povo, que sofre, chora e não cansa de esperar. Da velha terra vai nascer um mundo novo, nesta esperança vamos juntos comungar.
20. ORAÇÃO
Presidente - Pai de amor, fortalecidos pela vossa Palavra (e pela Comunhão), queremos caminhar conforme o vosso projeto. Dai-nos firmeza na fé para sermos os fiéis trabalhadores da vossa vinha e sempre produzirmos frutos de amor e fraternidade. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
21. CONVITE ESPECIAL AOS JOVENS
22. NOTÍCIAS E AVISOS
ATENÇÃO: Colocar o cartaz da apresentação dos dons em um local visível na porta da Igreja. Motivar as pessoas a escrever seu nome em frente à equipe, pastoral ou outro trabalho que deseja participar na comunidade. No domingo seguinte, apresenta esses novos trabalhadores à assembleia.
- De 1 a 8: Semana Nacional da Vida.
23. BÊNÇÃO
Presidente - O Senhor esteja convosco. ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
- Deus Pai, que em Cristo manifestou a verdade e a sua caridade, vos torne testemunhas do Evangelho e do seu amor ao mundo. AMÉM.
- O Espírito do Senhor esteja em vós, para que sejam firmes na fé, assumindo a sua cruz de cada dia. AMÉM.
- Abençoe-vos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
24. CANTO FINAL
VAI, VAI MISSIONÁRIO DO SENHOR, VAI TRABALHAR NA MESSE COM ARDOR. CRISTO TAMBÉM CHEGOU PRA ANUNCIAR. NÃO TENHAS MEDO DE EVANGELIZAR.
1. Se és cristão és também comprometido, chamado foste tu e também foste escolhido pra construção do Reino do Senhor. Vai, meu irmão, sem reserva e sem temor.
Nós somos a vinha do Senhor

Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10904&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário