domingo, 2 de outubro de 2011

ANJO DA GUARDA




“Dentre os anjos de Deus, Ele escolhe nosso Anjo da Guarda, que é pessoal e exclusivo, cuja função é proteger-nos até o retorno da nossa alma à eternidade. Ele nos ampara e nos defende das dos perigos com que os espíritos maus nos tentam, na nossa vida terrena. “Porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos, eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra” (Sl 90,11-12).
Os Anjos da Guarda estão repletos de dons e privilégios especiais, com uma missão insubstituível ao longo da criação. Eles possuem a natureza angélica espiritual, que é a síntese de toda a beleza e de todas as virtudes de Deus, por isso impossível de ser representada.
Em um dos seus textos, são Francisco de Sales esclarece que a tarefa dos anjos é levar as nossas orações à bondade misericordiosa do Altíssimo e de informar-nos se elas foram atendidas. Assim sendo, as graças que recebemos nos são dadas por Deus, que é o princípio e o fim de nossa vida, através da intercessão de nosso Anjo Bom.
Deus confiou cada criatura a um Anjo da Guarda. Esta é uma verdade que está em várias páginas da Sagrada Escritura e na história das tradições da humanidade, sendo um dogma da Igreja Católica, atualmente também confirmado pelos teólogos. A devoção dos anjos é mais antiga até que a dos próprios santos, ganhando maior vigor na Idade Média, quando os monges solitários receberam a companhia dessas invisíveis criaturas, cuja presença era sentida nas suas vidas de silenciosa contemplação e íntima comunhão espiritual com Deus-Pai.
Todavia o Eterno Guardião, como o Anjo da Guarda também é chamado, tão solicitado e cuidado durante a infância, está totalmente esquecido no cotidiano do adulto, que, descuidando de sua exclusiva e própria companhia, não se apercebe mais de sua angélica presença. Mas este espírito puro continua vigilante, constante dos pensamentos e de todas as ações humanas.
O Anjo da Guarda é um ser mais perfeito e digno do que nós, criaturas humanas. Não podemos ignorá-lo. Devemos amá-lo, respeitá-lo e segui-lo, pois está sempre pronto a proteger-nos, animar e orientar, para cumprirmos a missão da vida terrena, trilhando o caminho de Cristo e, assim, ingressarmos na glória eterna”.
http://wiki.cancaonova.com/index.php/Anjo_da_Guarda
Reflexão Pessoal – Exodo 23, 20-23
A Bíblia é muito clara quando nos apresenta a figura do Anjo da Guarda: é aquele que vai à nossa frente, que nos guarda pelo caminho e nos conduz ao lugar que o Senhor nos preparou. A Leitura nos assegura que se nós ouvirmos a voz do Anjo e fizermos como ele nos indica teremos o amparo de Deus que nos defenderá diante dos nossos inimigos. Se todos nós tivéssemos a consciência disso, talvez o medo não nos atingisse tanto, e conseguíssemos seguir mais confiantes enfrentando os desafios da nossa vida. Precisamos acordar para esta realidade espiritual e estarmos mais atentos para respeitarmos a voz dos anjos do Senhor que fala aos nossos corações. A promessa de Deus é firme: “O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá”, portanto, precisamos nos apossar da Palavra do Senhor nos momentos em que vamos encarar os “inimigos”, isto é, as adversidades e dificuldades da vida. O Senhor está sempre ao nosso lado para nos defender e nos guiar. - Você tem invocado a presença dos anjos do Senhor? Você reza pedindo a proteção do seu anjo da guarda? - Senhor põe Teus anjos perto de mim. Essa é a invocação que devemos fazer constantemente na nossa vida.
Salmo 90 – “O Senhor de uma ordem aos seus anjos, para em todos os caminhos te guardarem!”

Esta é a ordem que o Senhor dá aos Seus anjos. Este salmo é um hino de louvor à proteção de Deus através dos anjos e uma proclamação da confiança que têm aqueles que habitam sob o abrigo do altíssimo. Podem cair mil à nossa esquerda, ou à nossa direita, mas nós continuaremos de pé, confiantes.




Evangelho – Mateus 18,1-5.10 – “Precisamos ser pequeninos”

Jesus é muito claro quando nos aponta o ser criança como condição para que possamos usufruir do Seu reinado. O homem que se converte, torna-se como criança aos olhos do Pai. Para Deus somos como filhos pequenos e amados, dependentes do Seu amor. Saber que temos no céu, diante do trono do Pai o nosso Anjo da Guarda, fará com que nós também nos tornemos crianças dependentes da proteção, da ajuda e da assistência dos anjos de Deus. Aquele que não confia na proteção do Senhor através dos seus anjos não pode ser considerado pequenino, portanto não entrará no reino dos céus. No reino dos céus não existe maior ou menor, todos somos os pequeninos a quem o Pai atrai e sustenta com o Seu Amor. O reino dos céus é o Amor Eterno de Deus vivendo em nós e manifestando-se através de nós. Por isso, Ele coloca os anjos em nosso auxilio. Quem se compreende pequeno, pecador, ovelha fugida e necessitada, este é que é grande no reino de Deus. - Como você se sente aos olhos de Deus: grande ou pequeno (a)? - Será que você está perdendo tempo querendo ser “grande” e deixando passar a graça de viver aqui o reino de Deus?- Você acha que ser sábio nas coisas de Deus vai ajudá-lo na sua salvação? Pense sobre isso. – A partir de hoje comece a fazer todos os dias a oração para o seu anjo: “Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa, me ilumina.

Fonte: http://www.umnovocaminho.com/nc/?p=7106

Nenhum comentário:

Postar um comentário