sexta-feira, 28 de outubro de 2011

31º Domingo do Tempo Comum

Cor verde - ANO A - 30/10/2011


31º DOMINGO DO TEMPO COMUM


DIA NACIONAL DA JUVENTUDE



“O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve” (Mt 23,11)


01. ACOLHIDA


Fazer uma acolhida muito afetuosa a todos, especialmente aos jovens e adolescentes da comunidade. Envolvê-los nos diversos momentos da celebração. A equipe de celebração junto com os jovens e adolescentes preparam com criatividade uma breve encenação, como ambientação da celebração, conforme o Tema ou Lema proposto para o Dia Nacional da Juventude com o canto abaixo.


1. Dizer não às drogas é dizer sim a vida. Nunca se envolver é a melhor saída. Das drogas, tô fora, em drogas nem pensar, sou da geração saúde. Nada vai me escravizar.


VIVER... EU QUERO VIVER... (4x)


2. Eu não uso drogas, meu clima é diferente eu não sou careta, sou inteligente. Das drogas, tô fora, em drogas nem pensar, sou da geração saúde. Nada vai me escravizar.


3. Se a droga é a raiz de tanta violência vamos cortar esse mal, vamos viver em paz.


Animador(a) - Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! Nesta celebração dos Sagrados Mistérios, bendizemos ao Pai porque Cristo, sendo Deus, não se aproveitou disso, fez-se servo para a salvação de toda a humanidade. Celebrando o último domingo de outubro, encerramento do mês missionário é tempo de nos alegrarmos porque somos missionários da Palavra de Deus e amados pelo Senhor


como servidores do seu Reino.


Animador(a) - Comemoramos hoje o Dia Nacional da Juventude, com o tema: “Juventude e Protagonismo Feminino”! E o lema: “Jovens mulheres tecendo relações de vida”. Trazemos presente neste dia toda a juventude que participa da Marcha Capixaba contra a Violência e o Extermínio de Jovens. É um momento importante para a nossa Igreja e para nossas famílias, pois a juventude é a fase do ciclo de vida em que se concentram os maiores desafios, mas, é também, a fase de maior vitalidade, alegria, criatividade, generosidade e potencial para o engajamento ao serviço da Igreja. Desejando, juntos, abrir caminhos para favorecer a vida em plenitude para todas as pessoas, alegres, entoemos o nosso canto.


Procissão de entrada como de costume.


02. CANTO INICIAL


1. Eu venho do sul e do norte, do oeste e do leste, de todo o lugar. Estrada da vida eu percorro, levando socorro a quem precisar. Assunto de paz é meu forte, eu cruzo montanhas e vou aprender. O mundo não me satisfaz, o que eu quero é a paz, o que eu quero é viver.


NO PEITO EU LEVO UMA CRUZ, NO MEU CORAÇÃO, O QUE DISSE JESUS (bis).


2. Eu venho trazer meu recado, não tenho passado, mas sei entender. Um jovem foi crucificado por ter ensinado a gente a viver. Eu grito ao meu mundo descrente que eu quero ser gente, que eu creio na cruz. Eu creio na força do jovem que segue o caminho de Cristo Jesus.


Presidente - Como filhos e filhas amados do Pai, façamos o sinal que nos congrega em nossa fé, cantando. (à escolha)


Presidente - A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS...


03. DEUS NOS PERDOA


Presidente - A modernidade abriu as portas do mundo para uma nova atitude do homem e da mulher face à vida acentuando a centralidade da razão, a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Num primeiro momento, a Igreja fragilizou-se ao resistir a possibilidade de mudança, distanciando-se da juventude, de sua linguagem, de suas expressões e maneiras de ser e viver diante do avanço que o mundo nos apresenta. Peçamos ao Senhor, perdão pelas faltas que cometemos no serviço da


evangelização, especialmente com os nossos jovens (pausa). Cantemos.


1. Por nossas fraquezas humanas, Senhor tende piedade. Por nosso injusto egoísmo, Senhor tende piedade.


POR NOSSAS FALTAS DE FÉ E DE AMOR, PIEDADE, PIEDADE, SENHOR! (bis)


2. Porque eu não fui solidário, Senhor tende piedade. Porque fomos indiferentes, Senhor tende piedade.


Presidente - Deus de amor e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.


Presidente - Senhor, tende piedade de nós! Senhor...


Cristo, tende piedade de nós! Cristo...


Senhor, tende piedade de nós! Senhor...


04. MOMENTO DE LOUVOR


Presidente - Vamos louvar ao Senhor nosso Deus por todas as ações realizadas pela juventude em nossas paróquias e em nossas comunidades, cantando.


OLHA A GLÓRIA DE DEUS BRILHANDO, ALELUIA! (bis)


1. Nosso Deus é o artista do universo, é a fonte da luz, do ar, da cor. É o som, é a música, é a dança, é o mar jangadeiro e pescador, é o seio materno sempre fértil, é beleza, é pureza, é calor (bis).


ALELUIA! (ALELUIA!) ALELUIA! (ALELUIA!) VAMOS CRIAR QUE É PRA GLÓRIA DE DEUS BRILHAR!


2. Nosso Deus é a voz que se levanta, é o canto gemido e o clamor. É o braço erguido para a luta. É o abraço em nome do amor. É o pé conquistando um novo espaço, é a terra, é o fruto, é a flor! (bis)


ALELUIA! (ALELUIA!) ALELUIA! (ALELUIA!) VAMOS AMAR QUE É PRA GLÓRIA DE DEUS BRILHAR!


3. Nosso Deus está brilhando noite e dia pelos campos e praças do país. É presença na voz da meninada, que convoca um futuro mais feliz. É infinita razão de plena vida. Todo povo cantando hoje bem diz (bis).


ALELUIA! (ALELUIA!) ALELUIA! (ALELUIA!) VAMOS CANTAR QUE É PRA GLÓRIA DE DEUS BRILHAR!


05. ORAÇÃO


Presidente - Ó Deus, Criador e Pai de todos, Vós nos destes vosso Filho como único Mestre. Dai à vossa Igreja o vosso Espírito, para que ninguém se considere mestre ou senhor de seu irmão, mas, como discípulos de Jesus, sirvamos uns aos outros com amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.


06. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA


Jovens e adolescentes fazem uma bonita entrada do Lecionário ou da Bíblia, ladeado por velas. As leituras sejam proclamadas de forma orante e expressiva.


1. No seio das comunidades a tua Palavra é viva, Senhor! Abertas ao compromisso, assumem o serviço, a causa do amor.


ALELUIA! ALELUIA! A PALAVRA DE DEUS É JUSTIÇA! ALELUIA! ALELUIA!


DENUNCIA A OPRESSÃO E A COBIÇA.


2. A tua Palavra é alimento, é força e sustento para caminhar! Na busca de um mundo mais justo, não deixa o povo jamais se cansar.


3. É como semente lançada com muito carinho para um semeador! A tua Palavra germina, cativa e anima quem vive na dor.


07. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA MALAQUIAS (1,14b-2,1-2.8-10)


08. SALMO RESPONSORIAL (130)


GUARDAI-ME, Ó SENHOR, CONVOSCO, EM VOSSA PAZ! (bis)


- Senhor, meu coração não é orgulhoso, nem se eleva arrogante o meu olhar; não ando à procura de grandezas, nem tenho pretensões ambiciosas!


- Fiz calar e sossegar a minha alma; ela está em grande paz dentro de mim, como a criança bem tranquila, amamentada no regaço acolhedor de sua mãe.


- Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade!


09. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS TESSALONICENSES


(2,7b-9.13)


10. CANTO DE ACLAMAÇÃO


ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (bis)


1. Só um é o vosso Pai, o vosso Pai celeste. Um só é o vosso Guia, Jesus Cristo, o Messias! (bis)


11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (23,1-12)


12. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA


A primeira leitura é uma denúncia contra as autoridades religiosas que se corrompem e promovem o culto vazio. Querendo ou não, mas essa palavra de Malaquias parece mais atual do que nunca. E a nossa posição cristã não é só denunciar os outros e acusar os “pecadores”, mas avaliar-se para ver se não somos atingidos e acusados pelo pouco lugar que damos à Palavra de Deus em nossas vidas e pela mania que temos de aparecer e sermos vistos como bons. Isso ainda faz pensar do que fazemos com a Palavra de Deus na catequese, nas celebrações, nas assembleias do povo, na nossa leitura pessoal das Sagradas Escrituras. Na Carta aos Tessalonicenses, temos o exemplo precioso de Paulo para quem se decide ser cristão e atuar na comunidade: doação, entrega, sacrifício e testemunho.


Por sua vida de trabalhador anuncia a Palavra e liga liturgia e vida. Jesus, o mestre da justiça, desmascara a nossa atenção e cobiça de privilégios, poder e status social e eclesial em nome da religião ou em nome de Deus. É fundamental que nos despojemos de todo tipo de separatismo, condenação ou pré-julgamento. Despojar-se mesmo da comparação entre uma aliança e outra, entre uma religião e outra como se uma fosse melhor e outra, pior. Ser grande na perspectiva de Jesus é


ser servidor. O cristão só é grande no serviço. Se ele ensina, não é para se colocar acima dos irmãos, mas para servir. Se ele governa, tem a nota do serviço. Se ele serve, não é para se tornar importante, mas para se tornar supérfluo. Quem se torna grande, será rebaixado. Quem se rebaixa será engrandecido. No final do Evangelho há uma indicação preciosa e banhada na prática de Jesus para superar a idolatria do egoísmo e da promoção pessoal na pastoral: é o serviço gratuito, desinteressado e alegre. Por isso, Jesus, em oposição ao retrato dos escribas e fariseus, pinta o


retrato do discípulo. À tentação da glória, da soberba e mania de títulos e honrarias, os discípulos devem responder pela humildade e pela dedicação ao Reino. Jesus mesmo proclamou que “não veio para ser servido, mas para servir”. E nós, que corremos o risco de sermos incoerentes e falsos, pregamos uma coisa e fazemos outra, contrária ao que dizemos?


13. PROFISSÃO DE FÉ


Presidente - Iluminados pela Palavra de Deus, professemos a nossa fé, cantando. CREIO EM DEUS...


14. PRECES DA COMUNIDADE


Presidente - Apresentemos com toda a confiança ao Pai celeste as preces de nossa comunidade. Após cada pedido, cantemos. TUA IGREJA ELEVA O CLAMOR, ESCUTAI NOSSA PRECE, SENHOR.


- Senhor, acompanhai a vossa santa Igreja, a nossa Diocese e as suas comunidades, para que guardem fielmente a Lei do Amor. Nós vos pedimos.


- Senhor, iluminai todos os que exercem algum poder e autoridade neste mundo, para que sejam os primeiros a servir com humildade e gratuidade, a exemplo de Cristo. Nós vos pedimos.


- Senhor, abençoai todos os jovens, e especialmente os que estão na Marcha Capixaba, para que reconhecendo Jesus Cristo como nosso único Mestre e Senhor, sejam sempre presença e força de transformação no mundo. Nós vos pedimos.


- Senhor, protegei as crianças, os adolescentes e os jovens, para que diante de tantos desafios e facilidades que o mundo moderno lhes oferece, saibam discernir que a vida, dom de Deus, é o bem maior. Nós vos pedimos.


Presidente - Rezemos, juntos, a Oração pelos jovens.


Senhor, Vós que nos enviastes o vosso Filho Jesus para anunciar a Boa Notícia da salvação, encarnando-se no ventre materno de Maria por obra do Espírito Santo; Ele que nos deu exemplo vivendo a sua juventude pregando o amor, a justiça e a paz e que, ainda jovem, morreu lutando por nossa libertação e para a nossa alegria ressuscitou glorioso e triunfante; ajudai-nos a sermos seus seguidores e livrai os nossos jovens do vício das drogas, da violência


e do extermínio, para que vivam em harmonia na família, na comunidade e na sociedade. Vos pedimos, por Cristo nosso Senhor. AMÉM.


15. APRESENTAÇÃO DOS DONS


Animador(a) - O desafio do jovem, assim como para todos os que aceitam Jesus como caminho, é escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes. O jovem escuta a voz do Mestre de diferentes maneiras. A ação evangelizadora deve ajudá-lo a ter contato pessoal com Jesus Cristo nos Evangelhos, por meio de sua mensagem, suas atitudes, sua maneira de tratar as pessoas, sua coragem profética e a coerência entre seu discurso e sua vida. Apresentemos ao altar do Senhor o


nosso compromisso em dar maior atenção aos jovens de nossa comunidade, para que eles se doem ainda mais aos serviços em nossa Igreja, porque quem se torna discípulo de Jesus, transforma-se em portador de sua mensagem e Jesus o chama para enviá-lo em missão.


O animador convida todos os jovens para se colocarem ao redor da Mesa do Altar e junto com toda a assembleia proclamam a Mensagem do Papa Bento XVI. Ao final canta-se o refrão abaixo.


Todos - “Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem, a Igreja se apresentaria desfigurada”.


1. Os jovens são teus! Dá-lhes força e ternura! Sustenta teu povo na luta tão dura! E juntos andemos, em fraternidade, sejamos irmãos, não importa a idade!


OS JOVENS, TEUS IRMÃOS, JESUS SENHOR, TÊM FOME DE JUSTIÇA E DE AMOR! SUSTENTA TUA LUTA, TEU VIGOR, NA FORÇA DO TEU PÃO LIBERTADOR!


16. CANTO DAS OFERENDAS


(onde houver Celebração da Palavra)


1. Estamos aqui, Senhor, viemos de todo lugar, trazendo um pouco do que somos pra nossa fé partilhar; trazendo o nosso louvor, um canto de alegria, trazendo a nossa vontade de ver raiar um novo dia.


2. Estamos aqui, Senhor, cercando esta mesa comum, trazendo idéias diferentes, mas em Cristo somos um. E quando sairmos daqui, nós vamos para voltar na força da esperança e na coragem de lutar.


(onde houver Celebração Eucarística)


1. Recebei ó Deus de amor os dons de vinho e pão, com eles entregamos o nosso coração.


PAI SANTO, RECEBEI A NOSSA GRATIDÃO! FAZEI-NOS A IMAGEM, DO VOSSO


CORAÇÃO.


2. Neste gesto de oferenda trazemos sobre as mãos a vida e o trabalho, de todos os irmãos.


3. As ofertas que vos damos, por Cristo, nosso irmão, se tornem para todos, sinal de salvação.


17. PAI NOSSO


Presidente - Diante do Pai, de forma humilde e comprometida com o projeto do Reino, demo-nos as mãos, e rezemos como Jesus nos ensinou: PAI NOSSO...


18. ABRAÇO DA PAZ


Animador(a) - Fazendo acontecer o Reino sonhado por Deus, saudemo-nos na paz do Senhor. (à escolha)


19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)


1. “Ide ao mundo inteiro anunciar a toda criatura a Boa-Nova”. Ide ser missionário ide evangelizar. Um mundo sedento e faminto, que espera esse vinho esse pão.


O PÃO DA VIDA, O PÃO DO AMOR, O PÃO DA UNIDADE, O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU.


2. Que todos os povos celebrem nessa refeição o amor, a alegria de sermos irmão. Ide ser missionário ide evangelizar. Um mundo sedento e faminto, que espera esse vinho esse pão.


3. Que todas as culturas se encontrem na fé e proclamem o que ensinou Jesus de Nazaré. Ide ser missionário ide evangelizar. Um mundo sedento e faminto, que espera esse vinho esse pão.


20. ORAÇÃO


Presidente - Ó Deus, Pai de bondade, renovados pela vossa Palavra (e pela Comunhão), nós vos pedimos: dai-nos a coragem e a perseverança que destes a Jesus, vosso Filho. Que nós também sejamos missionários em nossa comunidade e levemos a Boa-Nova do Evangelho a todos. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.


21. NOTÍCIAS E AVISOS


22. HOMENAGEM AOS JOVENS


Neste momento pode-se fazer uma breve homenagem aos jovens e, se possível, uma confraternização com a comunidade.


23. BÊNÇÃO FINAL


Presidente - O Senhor esteja convosco. ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.


- Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.


- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.


24. CANTO FINAL


1. Juventude verdadeira, solo fértil, com raiz, que conquista seu espaço, luta para ser feliz. Juventude verdadeira não dá trela à ilusão, sabe semear a vida e faz brotar no coração (bis).


VEM COMIGO, VEM COMIGO, VEM COMIGO, VAMOS LÁ! VAMOS REFAZER A


HISTÓRIA, É TEMPO DE RECOMEÇAR (bis).


2. Vem comigo, juventude, vida nova vamos ter, vamos semear a vida, ver o novo acontecer. Vem comigo, juventude, vamos fazer do país, um celeiro de justiça, um campo fértil e mais feliz (bis).



“O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve” (Mt 23,11)

Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10985&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário