sábado, 8 de outubro de 2011

28º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Cor verde - ANO A - 09/1 0/2011
28º DOMINGO DO TEMPO COMUM
O convite de Deus é para todos nós


Preparar um painel com o tema do mês missionário: “Missão na Ecologia” e o lema: “A misericórdia de Deus é para todo ser vivo” (Eclo 18,12b), que deverá permanecer na entrada do templo durante este mês. Antes da acolhida, preparar o povo com o refrão meditativo abaixo.


DESDE A MANHÃ PREPARO UMA OFERENDA E FICO SENHOR, À ESPERA DO TEU SINAL (bis)
01. ACOLHIDA
Animador (a) - Queridos irmãos e irmãs, cada domingo é uma Páscoa, a festa da vida. Fazemos memória da vitória do Senhor Jesus sobre a morte e renovamos nosso compromisso de discípulos missionários de Cristo, a serviço da vida. “Quem se apaixona por Jesus Cristo deve igualmente transbordar Jesus Cristo, no testemunho e no anúncio de sua Pessoa e Mensagem”. Acolhendo a todos com muito carinho, vamos neste momento recordar o que vivemos durante a semana.
(motivar a assembleia a se manifestar)
Animador (a) - Felizes por estarmos reunidos em comunidade, cantemos.
02. CANTO INICIAL
SENHOR JESUS CRISTO, CHEIO DE BONDADE, ACOLHE O VOSSO POVO, TENHA DE NÓS PIEDADE. SOMOS O VOSSO POVO TRABALHANDO COM MUITO AMOR E TEMOS MUITA FÉ, EM VÓS, MEU SENHOR.
1. Somos missionários procurando um lugar, um cantinho em vossa casa onde devemos descansar. Meu Senhor Jesus, nos dê a vossa mão, mão que nos abençoa e que nos traz a salvação, oh, meu Senhor!
2. Jovens e adultos venham vocês também. Criança e vovô não ficam ninguém. Seja preto ou branco, não interessa a cor, venham ser felizes louvando o meu Senhor, oh, meu Senhor!
Presidente - Deus nos reúne e nos acolhe no seu grande amor. Façamos o sinal da nossa fé. EM NOME DO PAI...
Presidente - O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS...
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente - O Reino de Deus é felicidade, é alegria. Pelas vezes em que somos indiferentes e recusamos o convite do Pai para participarmos do banquete do seu Reino, peçamos perdão. (pausa)
1. Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos.
PIEDADE, PIEDADE, PIEDADE DE NÓS (bis).
2. Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados.
3. Senhor, que intercedeis por nós junto a Deus Pai que nos perdoa.
Presidente - Deus misericordioso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
04. MOMENTO DE LOUVOR
Presidente - Louvemos ao Senhor nosso Deus, que convida todos para participar da festa do seu Reino, cantando.
1. Teu nome é, Senhor, maravilhoso, por todo o universo conhecido; até por crianças pequeninas tua força domina o inimigo.
2. Olhando pro céu que Tu fizeste, pra lua e as estrelas tão bonitas. Indago o lugar que cabe ao homem, que vale aos teus olhos sua vida?
3. Dos bois, das ovelhas nos currais, das feras que vivem pelas matas, dos peixes do mar, dos passarinhos, de tudo o que corta o ar e as águas.
4. O Deus criador pertence à glória, ao verbo em Jesus manifestado, Divino amor que rege a história, vem, fica para sempre ao nosso lado.
05. ORAÇÃO
Presidente - Ó Pai, convidais o mundo inteiro a participar da mesa festiva do vosso Filho. Dai-nos um coração pobre para acolher o vosso convite e a disposição de partilhar os dons que nos destes com todos os nossos irmãos e irmãs. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
Animador (a) - As leituras de hoje estão unidas pelo tema do banquete, símbolo da felicidade e da alegria do Reino de Deus. Ouçamos atentos.
06. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (25,6-10a)
07. SALMO RESPONSORIAL (22)
NA CASA DO SENHOR HABITAREI, ETERNAMENTE. (bis)
- O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejante Ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
- Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastão e com cajado; eles me dão a segurança!
- Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda.
- Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida, e na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS FILIPENSES (4, 12-14.19-20)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (bis)
1. Que o Pai do Senhor Jesus Cristo nos dê do saber o espírito; conheçamos, assim, a esperança à qual nos chamou, como herança!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (22,1-14)
11. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Na Liturgia da Palavra, tanto a leitura do Antigo Testamento quanto o Evangelho se amparam na figura de um banquete, de uma festividade celebrada com alimentos. O profeta Isaías lembra o capítulo 21 do Apocalipse. A exemplo das festas de Israel, comemoradas com uma refeição ritual, o profeta lembra que Deus oferecerá, no alto de uma montanha, um banquete a seu povo. Liberto da desonra, o povo responderá com confiança e alegria. O Evangelho de São Mateus apresenta uma parábola, desenhando uma cena próxima à vida do povo judeu. O cenário em que se desenrola a narrativa é um banquete nupcial. Entretanto, os convidados não comparecem. Alguns, indiferentes ao convite formulado, permanecem em suas atividades corriqueiras, quer no campo, quer nos negócios. Outros, sentindo-se inconformados, recorrem à violência e matam os portadores do convite. O rei, ao constatar que seus convidados não eram dignos da festa, estende o convite a
outras pessoas. Entre os presentes, um não estava adequadamente preparado e por isso foi expulso. A narrativa conclui com uma frase extremamente forte: “Muitos são os chamados e poucos os escolhidos”. A intenção da parábola não é criticar a preocupação com o trabalho e com as coisas pessoais. Quer apenas apontar para aquilo que dá sentido a todos os nossos trabalhos e ocupações: a festa do Reino. Recusar um convite do rei é uma estupidez. A festa vai acontecer com os outros
convidados. E era uma festa especial: o casamento do filho. A festa do Reino não é exclusiva ou excludente. Mas há condições. A primeira é a liberdade da pessoa; ela pode aceitar ou recusar o convite. A segunda condição é interior. O convidado deve estar em sintonia com os sentimentos daquele que o convidou. A festa do Reino não é um piquenique irresponsável. É uma festa consequente com as opções daqueles que participam. Paulo, na conclusão de sua carta aos filipenses, retoma a ideia final do texto de Isaías que expressa a confiança em Deus, ao dizer: “Tudo posso naquele que me dá força”, e, mais adiante. “O meu Deus proverá magnificamente todas as vossas necessidades”. Ele finaliza a carta, louvando a Deus. “Ao nosso Deus e Pai, a glória pelos séculos dos séculos. Amém”. No contexto dessas leituras, o Salmo Responsorial é um salmo de confiança e traz uma das mais belas imagens bíblicas, expressa na frase: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará”.
REFLETINDO SOBRE AS MISSÕES
O mandato de Cristo é: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mt 28, 19-20) Falar sobre missão é se debruçar sobre a Igreja desde sua fundação quando os apóstolos, depois de Pentecostes, saíram pelo mundo anunciando a Boa-Nova
do Reino. A experiência dos primeiros discípulos do Senhor foi tão forte, que para eles o mundo teria que conhecer e experimentar a força transformadora do Ressuscitado. Cada apóstolo era um missionário incansável. O anúncio do Reino fazia parte do seu dia a dia. O apóstolo Paulo, depois de sua conversão, viveu e pregou a radicalidade do Evangelho. Para Paulo, a Boa-Nova santifica, purifica e salva o homem para experimentar a liberdade de Filho de Deus. Nestes dois mil anos de caminhada, a Igreja foi despertando nos seus filhos uma vivência missionária que os fizeram deixar tudo pelo anúncio da Boa-Nova. Francisco de Assis, que se fez pobre para viver como pobre, olhou para o mundo e viu que a falta de amor levava os homens a escravizar seus irmãos. Concluiu que para mudar tal procedimento era preciso viver a pobreza evangélica na sua radicalidade. Para
Francisco, O AMOR É O PRÓPRIO CRISTO QUE CAMINHA ENTRE NÓS. Hoje precisamos de missionários para evangelizar o nosso Brasil. Quanto sofrimento, quanta desesperança! Precisamos de missionários que se doem radicalmente na defesa da vida que está sendo exterminada em quase todos os segmentos da sociedade. É necessário que haja um diálogo entre todos os movimentos de
evangelização para que, unidos, possam mudar essa situação de miséria. A face do Cristo ressuscitado só resplandecerá no novo amanhecer se nós respondermos: “Senhor, aqui estou”. A radicalidade do Evangelho faz o cristão lançar-se ao encontro dos sem vez e sem voz e lutar pela justiça que liberta e promove o ser humano a torná-lo um cidadão digno de viver tudo aquilo para o qual foi criado. (Fragmentos do texto de José Batista Sobrinho - Informativo Loyola).
Para concluir a reflexão, cantar o refrão abaixo.
UM REI FEZ UM GRANDE BANQUETE, O POVO JÁ FOI CONVIDADO. A MESA JÁ ESTÁ PREPARADA, JÁ FOI O CORDEIRO IMOLADO. (bis)
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Professemos nossa fé no Deus que nos convida a participar do seu Reino, cantando.
CREIO EM DEUS PAI...
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Irmãos e irmãs, oremos ao Senhor, nosso Deus, que convidou todos os homens e mulheres para o banquete das núpcias de seu Filho, e digamos:
ACOLHEI NOSSA PRECE, SENHOR! SOBRE NÓS DERRAMAI VOSSO AMOR!
- Senhor, acompanhai Vossa Santa Igreja, o papa, nosso bispo, nossos presbíteros e todos os evangelizadores para que não se cansem de convidar homens e mulheres a tomar parte no banquete do cordeiro. Nós vos pedimos.
- Senhor, iluminai-nos para que Vossa Palavra sempre nos ajude a abrir nosso coração a todos, sem preconceito. Nós vos pedimos.
- Senhor, abençoai os membros da nossa comunidade para que, revelem, como discípulos missionários nos gestos e palavras, o rosto de Jesus aos que o procuram. Nós vos pedimos.
- Senhor, afastai nossos jovens e adolescentes de todo tipo de drogas e violência para que libertos deste mal reconheçam o verdadeiro sentido da vida. Nós vos pedimos.
Presidente - Rezemos juntos a Oração Missionária.
Deus Pai, Criador do céu e da terra, enviai, por meio do vosso Filho, o Espírito que renova todas as coisas, para que, no respeito e cuidado com a natureza, possamos recriar novos céus e nova terra, e a Boa-Nova, que brilhou na Criação, seja conhecida até os confins do universo. AMÉM.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador (a) - Apresentemos ao altar do Senhor todos os esforços realizados pelas Pontifícias Obras Missionárias, pelo COMIPA e equipes missionárias de nossas paróquias e comunidades para manter viva a chama da Missão em nosso dia a dia.
Onde houver representantes do COMIPA, Infância Missionária, apresentam a novena missionária, cartaz da CF 2011 e da campanha deste mês, enquanto se entoa o refrão do segundo canto das oferendas.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1. Bendito és Tu, ó Deus Criador, revestes o mundo da mais fina flor; restauras o fraco que a Ti se confia e junto aos irmãos, em paz, o envias.
Ó DEUS DO UNIVERSO, ÉS PAI E SENHOR, POR TUA BONDADE RECEBE O LOUVOR!
2. Bendito és Tu, ó Deus Criador, por quem aprendeu o gesto de amor: colher a fartura e ter a beleza de ser a partilha dos frutos na mesa!
3. Bendito és Tu, ó Deus Criador, fecundas a terra com vida e amor! A quem aguardava um canto de festa, a mesa promete eterna seresta!
(Onde houver Celebração Eucarística)
1. Em nossos dons de pão e vinho apresentamos nossa missão. Eis a resposta viva da fé, eis nosso gesto de gratidão.
A VÓS, Ó DEUS DA VIDA, O NOSSO SINCERO LOUVOR. QUE NOSSO VIVER
MISSIONÁRIO TRANSFORME ESTE MUNDO NO AMOR.
2. Tudo o que somos e fazemos em vossas mãos queremos trazer. Vós nos criastes para servir, disponde, ó Pai, de nosso viver.
16. PAI NOSSO
Presidente - Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer: PAI NOSSO...
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador (a) - Em Jesus Cristo, que nos tornou todos irmãos e irmãs com sua cruz, saudai-vos num gesto de comunhão fraterna. (canto à escolha)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
É COMUNHÃO, É COMUNHÃO, EM JESUS CRISTO POR INTEIRO NESTE PÃO, É COMUNHÃO, É COMUNHÃO, COM SUA IGREJA MISSIONÁRIA EM AÇÃO.
1. É comunhão com o Deus vivo e verdadeiro, que dia a dia vem em nossa direção. Com Ele vamos revelar ao mundo inteiro, os horizontes da evangelização.
2. É comunhão com o projeto de Jesus, a Boa-Nova que Ele veio revelar, que por amor aceitou morrer na cruz, para o seu povo oprimido resgatar.
3. É comunhão com o Espírito de amor, protagonista da evangelização. Ele revela os segredos do Senhor, e guia a Igreja nos caminhos da missão.
4. É comunhão com a Igreja missionária, que nos acolhe, nos convoca, nos envia, como Maria segue sempre solidária, alimentada pela santa Eucaristia.
5. É comunhão com a história do meu povo, que sofre, chora e não cansa de esperar. Da velha terra vai nascer um mundo novo, nesta esperança vamos juntos comungar.
19. ORAÇÃO
Presidente - Ó Deus Pai, alimentados pela vossa Palavra (e pela Comunhão), possamos todos nós atender ao vosso chamado e participar fielmente da construção de um mundo novo. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
20. CONVITE ESPECIAL AOS JOVENS
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO
Presidente - O Senhor esteja convosco. ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
- Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
23. CANTO FINAL
VAI, VAI MISSIONÁRIO DO SENHOR, VAI TRABALHAR NA MESSE COM ARDOR.
CRISTO TAMBÉM CHEGOU PRA ANUNCIAR. NÃO TENHAS MEDO DE EVANGELIZAR.
1. Se és cristão és também comprometido, chamado foste tu e também foste escolhido pra construção do Reino do Senhor. Vai, meu irmão, sem reserva e sem temor.



O convite de Deus é para todos nós.

Fonte:http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10922&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário