sexta-feira, 14 de outubro de 2011

29º Domingo do Tempo Comum

Cor verde - ANO A - 16/1 0/2011

“Eu sou o Senhor não há outro” (Is 45,6)



Preparar um painel com o tema do mês missionário “Missão na Ecologia” e o lema “A misericórdia de Deus é para todo ser vivo” (Eclo 18,13b), que deverá permanecer na entrada do templo durante este mês. Antes da acolhida, preparar o povo com o refrão meditativo.


AQUELE QUE VOS CHAMOU, AQUELE QUE VOS CHAMOU É FIEL, É FIEL. FIEL É AQUELE QUE VOS CHAMOU. (3x)


01. ACOLHIDA


Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs em Cristo, é com grande alegria que estamos reunidos neste dia do Senhor para celebrar a nossa fé no ressuscitado e a nossa vida. Com o nosso coração cheio de esperança vamos recordar os fatos que marcaram a nossa vida nesta semana, lembrando especialmente de todos os homens e mulheres que deixam suas famílias, seu país para se dedicarem


ao anúncio da Boa-Nova do Evangelho.


O animador motiva a assembleia a fazer a recordação da vida.


Animador(a) - Na certeza que o Senhor nos fortalecerá em nossa missão, cantemos.


Procissão de entrada como de costume.


02. CANTO INICIAL


SENHOR JESUS CRISTO, CHEIO DE BONDADE, ACOLHE O VOSSO POVO, TENHA DE NÓS PIEDADE. SOMOS O VOSSO POVO TRABALHANDO COM MUITO AMOR E TEMOS MUITA FÉ, EM VÓS, MEU SENHOR.


1. Somos missionários procurando um lugar, um cantinho em vossa casa onde devemos descansar. Meu Senhor Jesus, nos dê a vossa mão, mão que nos abençoa e que nos traz a salvação, oh, meu Senhor!


2. Jovens e adultos, venham vocês também. Criança e vovô, não fica ninguém. Seja preto ou branco, não interessa a cor, venham ser felizes louvando o meu Senhor, oh, meu Senhor!


Presidente - Reunidos como filhos do Deus Trindade, façamos o sinal da nossa fé. EM NOME DO PAI...


Presidente - A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo, estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS...


03. DEUS NOS PERDOA


Presidente - Para bem celebrarmos o mistério de nossa fé, façamos um instante de silêncio e pensemos nos pecados que nos afastam da graça de Deus (pausa). Reconhecendo-nos necessitados da misericórdia do Pai, peçamos perdão, cantando.


1. Senhor, tende piedade de nós! (bis) Pelo irmão que não amei, pelo mal que lhe causei, piedade! (bis)


2. Ó Cristo, tende piedade de nós! (bis) Pelo bem que eu não fiz, pela paz que eu não quis, piedade! (bis)


3. Senhor, tende piedade de nós! (bis) Pelo amor que sufoquei, pela vida que matei, piedade! (bis)


Presidente - Deus rico em misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.


04. MOMENTO DE LOUVOR


Este canto é especificamente para Celebração da Palavra.


Presidente - Demos graças e louvores ao Senhor nosso Deus que por meio do Seu Filho Jesus nos fez conhecer o vosso Reino.


1. Senhor meu Deus, quando eu maravilhado, fico a pensar nas obras de tuas mãos, no céu azul de estrelas pontilhado, o teu poder mostrando a criação.


ENTÃO MINH’ALMA CANTA A TI, SENHOR. QUÃO GRANDE ÉS TU! QUÃO GRANDE ÉS TU. (bis)


2. Quando a vagar nas matas e florestas, o passaredo alegre ouço a cantar. Olhando os montes, vales e campinas, eu tudo vejo o teu poder sem par.


3. Quando eu medito em seu amor tão grande, seu Filho dando ao mundo pra salvar. Na cruz vertendo o seu precioso sangue, minh’alma pode assim purificar.


4. Quando, enfim, Jesus vier em glória e ao lar celeste então me transportar, te adorarei, prostrado e para sempre: quão grande és tu, meu Deus, hei de cantar.


05. ORAÇÃO


Presidente - Ó Pai, única fonte de autoridade, ajudai-nos para que ninguém abuse do poder que nos confiastes, a fim de que toda autoridade sirva para o bem de todos e assim o mundo vos reconheça como único e verdadeiro Senhor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.


Animador(a) - A Palavra de Deus nos orienta para realizarmos nossa missão no mundo. Ouçamos atentos o que nos diz o Senhor.


06. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (45,1.4-6)


07. SALMO RESPONSORIAL (95)


Ó FAMÍLIA DAS NAÇÕES, DAI AO SENHOR PODER E GLÓRIA! (bis)


- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!


- Pois Deus é grande e muito digno de louvor, é mais terrível e maior que os outros deuses, porque um nada são os deuses dos pagãos. Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.


- Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! Oferecei um sacrifício nos seus átrios.


- Adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” pois os povos ele julga com justiça.


08. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS TESSALONICENSES (1,1-5b)


09. CANTO DE ACLAMAÇÃO


ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (bis)


1. Como astros no mundo vocês resplandeçam, mensagem de vida ao mundo anunciem, da vida a Palavra ao mundo proclamem, quais astros luzentes no mundo rebrilhem!


10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (22,15-21)






11. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA


A primeira leitura nos fala que Deus é livre para escolher quem Ele quer para agir em seu nome. Ciro era rei dos persas. Derrubou o império babilônico e permitiu que o povo de Deus voltasse à sua terra e reconstruísse o templo e a cidade de Jerusalém. Esse rei pagão, vencendo a Babilônia e dando liberdade ao povo exilado, está sendo escolhido por Deus para estabelecer a justiça na história. Ao dar uma espécie de anistia pelo decreto conhecido como edito de Ciro, ele é saudado


como o enviado e ungido do Senhor para libertar seu povo. Está sendo escolhido por Deus para estabelecer a justiça na história. Está devolvendo a Deus o que lhe pertence - o povo sofrido, centro das atenções de Deus. Paulo anuncia o Evangelho e forma, em Tessalônica, um pequeno grupo. Ele ficou aí poucas semanas, pois teve que fugir, perseguido que estava. A palavra despertou a fé; a força de Deus esteve presente e aí se formou um povo eleito. A comunidade de Tessalônica torna-se


exemplo de caminho a ser seguido pela “atuação da fé, esforço da caridade e firmeza da esperança”.


O Evangelho nos fala dos fariseus e herodianos que se dirigem a Jesus e, após palavras de elogio, chamando-o de verdadeiro e dizendo que Ele ensinava o caminho de Deus, interrogam-no se é lícito pagar o imposto a César. Jesus é muito hábil em sua resposta, que denuncia a hipocrisia, desfaz a armadilha que lhe prepararam e oferece um ensinamento acima do nível proposto pelos inimigos.


Jesus afirma que acima de qualquer poder humano está Deus e seu povo, criado à sua imagem e semelhança. Não se trata de devolver uma vil moeda, mas sim de devolver a Deus seu povo, o qual não deve se submeter a nenhum poder humano que se faça passar por divino. Em meio a tanta corrupção que vemos hoje, podemos reconhecer vários poderosos que se colocam como deuses. O poder político coloca-se como valor absoluto. Pessoas, regimes ou estruturas impedem a humanidade de ser “imagem de Deus” na liberdade e na justiça. Roubam de Deus o que pertence


unicamente a Ele: o povo. A Deus não temos como pagar, pois tudo a Ele pertence. O tributo que podemos pagar a Deus é a entrega de nossa vida, compromisso com o projeto que Jesus nos ensinou, no amor fraterno e na justiça. Ligamos fé e economia, conseguindo romper com a dominação do dinheiro, do consumismo, da adoração à moeda estrangeira, do poder e do sucesso? Na Igreja, na comunidade, como nos organizamos para ficar livres da ganância do poder e do dinheiro?


12. PROFISSÃO DE FÉ


Presidente - No Deus Uno e Trino, a quem devemos adorar, professemos nossa fé. CREIO EM DEUS PAI...


13. PRECES DA COMUNIDADE


Presidente - Confiantes na bondade e no amor de Deus, façamos os nossos pedidos.


- Senhor, olhai pela vossa Igreja e dai ao papa Bento XVI, aos bispos, aos padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, sabedoria e discernimento para anunciar a Boa-Nova do vosso Reino a todos. Nós vos pedimos.


- Senhor, iluminai os cristãos que se engajam na política, para que não busquem o próprio interesse e o poder que domina, mas se ponham a serviço do bem comum. Nós vos pedimos.


- Senhor, despertai muitas e santas vocações em nossas comunidades, pois sabemos que a messe é grande e os operários são poucos. Nós vos pedimos.


- Senhor, velai pelas nossas famílias, escolas, comunidades, para que estejam sempre abertas ao diálogo sincero e amigo com os jovens e adolescentes e assim sentindo-se amados e acolhidos, possam seguir os ensinamentos de Jesus. Nós vos pedimos.


- Senhor, acolhei os pedidos que vos apresentamos no início desta celebração: pelos dizimistas, doentes, falecidos, e os aniversariantes. Concedei as graças conforme a necessidade de cada um. Nós vos pedimos.


Presidente - Rezemos juntos a Oração Missionária.


Deus Pai, Criador do céu e da terra, enviai, por meio do vosso Filho, o Espírito que renova todas as coisas, para que, no respeito e cuidado com a natureza, possamos recriar novos céus e nova terra, e a Boa-Nova, que brilhou na Criação, seja conhecida até os confins do universo. AMÉM.


14. APRESENTAÇÃO DOS DONS


Animador(a) - Paulo vai à cidade de Tessalônica para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Seguindo o exemplo desse grande evangelizador, a Conferência de Aparecida nos convoca a ser uma Igreja Missionária em estado permanente de missão “Ai de mim se eu não evangelizar”. Apresentemos ao altar do Senhor o compromisso de nossa paróquia com suas comunidades em construir o Reino seguindo as orientações de nossa Igreja, por meio do Projeto Diocesano de


Evangelização.


Durante o comentário uma pessoa trajando veste própria da Pastoral da Criança, do Menor, Carcerária, Acolhida... apresenta o cartaz escrito bem legível com os seguintes dizeres: Ser uma Igreja discípula-missionária de Jesus Cristo,


com estruturas ágeis e flexíveis, atuantes nas realidades emergentes, sobretudo na exclusão social, através de agentes pastorais capacitados. O animador proclama o texto para a assembleia e convida todos a cantar.


1. Como o vento que sopra onde quer, o Espírito aqui nos convoca. Renascidos da água e do fogo em missão partiremos agora.


2. Vem da terra o grito do povo, procurando um guia, um clarão. Cristo em nós é a luz, é a vida continuando no mundo a missão.


COM A FORÇA DA ESPERANÇA VÃO A TODOS ANUNCIAR QUE O REINO ESTÁ


PRESENTE ONDE HÁ JUSTIÇA E PAZ.


15. CANTO DAS OFERENDAS


(Onde houver Celebração da Palavra)


1. Bendito és Tu, ó Deus Criador, revestes o mundo da mais fina flor; restauras o fraco que a Ti se confia e junto aos irmãos, em paz, o envias.


Ó DEUS DO UNIVERSO, ÉS PAI E SENHOR, POR TUA BONDADE RECEBE O LOUVOR!


2. Bendito és Tu, ó Deus Criador, por quem aprendeu o gesto de amor: colher a fartura e ter a beleza de ser a partilha dos frutos na mesa!


3. Bendito és Tu, ó Deus Criador, fecundas a terra com vida e amor! A quem aguardava um canto de festa, a mesa promete eterna seresta!


(Onde houver Celebração Eucarística)


1. Em nossos dons de pão e vinho apresentamos nossa missão. Eis a resposta viva da fé, eis nosso gesto de gratidão.


A VÓS, Ó DEUS DA VIDA, O NOSSO SINCERO LOUVOR. QUE NOSSO VIVER


MISSIONÁRIO TRANSFORME ESTE MUNDO NO AMOR.


2. Tudo o que somos e fazemos em vossas mãos queremos trazer. Vós nos criastes para servir, disponde, ó Pai, de nosso viver.


16. MOMENTO DE LOUVOR


Este canto é especificamente para Celebração da Palavra.


Presidente - Demos graças e louvores ao Senhor nosso Deus que por meio do Seu Filho Jesus nos fez conhecer o vosso Reino.


1. Senhor meu Deus, quando eu maravilhado, fico a pensar nas obras de tuas mãos, no céu azul de estrelas pontilhado, o teu poder mostrando a criação.


ENTÃO MINH’ALMA CANTA A TI, SENHOR. QUÃO GRANDE ÉS TU! QUÃO GRANDE ÉS TU. (bis)


2. Quando a vagar nas matas e florestas, o passaredo alegre ouço a cantar. Olhando os montes, vales e campinas, eu tudo vejo o teu poder sem par.


3. Quando eu medito em seu amor tão grande, seu Filho dando ao mundo pra salvar. Na cruz vertendo o seu precioso sangue, minh’alma pode assim purificar.


4. Quando, enfim, Jesus vier em glória e ao lar celeste então me transportar, te adorarei, prostrado e para sempre: quão grande és tu, meu Deus, hei de cantar.


17. PAI NOSSO


Presidente - Somos filhos de Deus, irmãos em Cristo e formamos a família de fé. De mãos dadas, rezemos a oração da fraternidade. PAI NOSSO...


18. ABRAÇO DA PAZ


Animador(a) - Nossa missão é manifestar a existência de um único Deus ao mundo, levando a paz de Jesus Cristo a todos. Saudemos nosso irmão(ã) com um abraço fraterno.


PAZ, PAZ, PAZ, EU TE DESEJO A PAZ E A LUZ (bis). NÃO DO JEITO DO MUNDO, MAS DO JEITO DE JESUS (bis).


1. Paz, paz, paz, eu te desejo a paz. Luz, luz, luz, eu te desejo a luz (bis). Do jeito de Jesus.


19. CANTO DE COMUNHÃO (onde houver)


É COMUNHÃO, É COMUNHÃO, EM JESUS CRISTO POR INTEIRO NESTE PÃO, É COMUNHÃO, É COMUNHÃO, COM SUA IGREJA MISSIONÁRIA EM AÇÃO.


1. É comunhão com o Deus vivo e verdadeiro, que dia a dia vem em nossa direção. Com Ele vamos revelar ao mundo inteiro, os horizontes da evangelização.


2. É comunhão com o projeto de Jesus, a Boa-Nova que Ele veio revelar, que por amor aceitou morrer na cruz, para o seu povo oprimido resgatar.


3. É comunhão com o Espírito de amor, protagonista da evangelização. Ele revela os segredos do Senhor, e guia a Igreja nos caminhos da missão.


4. É comunhão com a Igreja missionária, que nos acolhe, nos convoca, nos envia, como Maria segue sempre solidária, alimentada pela santa Eucaristia.


5. É comunhão com a história do meu povo, que sofre, chora e não cansa de esperar. Da velha terra vai nascer um mundo novo, nesta esperança vamos juntos comungar.


20. ORAÇÃO


Presidente - Deus eterno e de infinita bondade, saciados pelo pão da Vossa Palavra (e pela Comunhão), acompanhai-nos todos os dias de nossas vidas, fortalecei-nos em nossa missão e dainos colher os frutos da participação na Ceia do vosso eterno amor. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.


21. CONVITE ESPECIAL AOS JOVENS


22. NOTÍCIAS E AVISOS


- O próximo domingo é o Dia Mundial das Missões e realiza-se a Coleta para as Missões. Participe!


23. BÊNÇÃO


Presidente - O Deus Pai, que em Jesus manifestou a solidariedade e a caridade, vos faça mensageiros do Evangelho e testemunhas do seu amor no mundo. AMÉM.


- O Senhor Jesus que prometeu à sua Igreja estar a seu lado até o fim dos tempos, dirija os vossos passos e confirme as vossas palavras. AMÉM.


- O Espírito Santo esteja sobre vós, para que, percorrendo os caminhos do mundo, possais evangelizar os pobres, dar vista aos cegos e curar os corações humilhados e contritos. AMÉM.


- Abençoe-vos o Deus da vida, PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.


- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe na missão de evangelizar. GRAÇAS A DEUS.


24. CANTO FINAL


VAI, VAI MISSIONÁRIO DO SENHOR, VAI TRABALHAR NA MESSE COM ARDOR.


CRISTO TAMBÉM CHEGOU PRA ANUNCIAR. NÃO TENHAS MEDO DE EVANGELIZAR.


1. Se és cristão és também comprometido, chamado foste tu e também foste escolhido pra construção do Reino do Senhor. Vai, meu irmão, sem reserva e sem temor.




“Eu sou o Senhor não há outro” (Is 45,6)


Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/index2.php?system=news&action=read&id=10945&eid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário