domingo, 18 de setembro de 2011

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Sejamos generosos assim como o Pai do céu


Preparar o espaço celebrativo bem bonito, dando destaque ao Lecionário ou à Bíblia. Colocar também o cartaz da CF 2011 e em comunhão com o mês da Bíblia, o tema: “Travessia - Passo a passo, o caminho se faz” e o lema: “Aproximai-vos do caminho do Senhor”. (Ex 16,9)
TUA PALAVRA É LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS, SENHOR! LÂMPADA PARA OS MEUS
PÉS, E LUZ, LUZ PARA O MEU CAMINHO! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este encontro fraterno para celebrarmos nossa vida e nossa fé no Cristo Ressuscitado. Neste domingo o Senhor nos convida a vivermos o sentido mais profundo de sua Aliança conosco. Essa aliança é dom gratuito de seu amor, selado em Jesus, por sua morte e ressurreição. Na certeza de que esse mistério manifesta-se em tantas pessoas que superam dificuldades e ultrapassam barreiras na convivência, procurando se abrir fraternalmente a todos, com atenção caridosa aos mais necessitados em nossos dias. Alegres, cantemos, expressando o mistério que vamos celebrar.
Procissão de entrada como de costume
02. CANTO INICIAL
ABRE, SENHOR, NOSSOS LÁBIOS PRA QUE NOSSA BOCA TE CANTE, ETERNAMENTE
OS TEUS LOUVORES EM TONS E ACORDES VIBRANTES.
1. Tu és, Senhor, o caminho que os nossos passos conduz. Queremos que a tua Palavra nas trevas pra nós seja luz.
2. Tu és, Senhor, a verdade em quem professamos a crença. Queremos que a tua Palavra do teu grande amor nos convença.
3. Tu és, Senhor, plena vida a qual nós devemos viver. Queremos que a tua Palavra em nós possa permanecer.
Presidente - Reunidos no amor da Trindade Santa façamos o sinal de nossa fé. EM NOME DO
PAI...
Presidente - O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus, a constância de Cristo e a santidade no Espírito Santo, esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS...
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente - De coração arrependido, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha
piedade de nós, pecadores (pausa).
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS! (bis)
1. Pai de infinita bondade, que a tua vontade se faça verdade no meio de nós (bis).
2. Senhor Jesus Cristo piedade, piedade de mim que não te obedeci, nem segui tua voz (bis).
3. Que teu Espírito Santo nos mostre o caminho de paz e justiça, sem ódio e sem dor (bis).
Presidente - Deus, Pai de infinita bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os
nossos pecados e nos conduza, um dia, à vida eterna. AMÉM.
- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
- Cristo, tende piedade de nós. Cristo...
-Senhor, tende piedade de nós. Senhor...
04. MOMENTO DE LOUVOR
Este canto é especialmente para Celebração da Palavra.
Presidente - Louvemos ao Senhor nosso Deus pelos sinais do Reino, criando raízes em nossa Igreja e na sociedade atual.
1. Este hino de louvor que envolve o meu ser é de gratidão. A bondade do Senhor é tão grande sem confim, veio até a mim.
GLÓRIA AO SENHOR, GLÓRIA AO SENHOR, DEUS CRIADOR (bis).
2. Ao Deus Pai que nos criou a ternura filial, Deus é nosso Pai. Jesus Cristo, nosso irmão deu a vida pelos seus, nós somos de Deus.
GLÓRIA AO SENHOR, GLÓRIA AO SENHOR, DEUS SALVADOR (bis).
3. Deus é fonte de amor, santifica o nosso ser, Espírito de amor. Nós, igreja militante, o amor de Deus cantamos, para sempre amém.
GLÓRIA AO SENHOR, GLÓRIA AO SENHOR, DEUS AMOR (bis).
05. ORAÇÃO
Presidente - Ó Pai, Vós sois generoso e justo e dais alegria sem medida a todos os que se deixam atrair por Vós. Abri os nossos corações para acolhermos a gratuidade do vosso amor, para aceitarmos o convite de vosso Filho Jesus e servirmos generosamente em vossa vinha. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
06. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
PALAVRA DE DEUS É VIDA E AMOR, É LUZ QUE ILUMINA E AO MUNDO CHEGOU,
VAMOS ACOLHER NUM SÓ CORAÇÃO, PALAVRA DA LIBERTAÇÃO. (bis)
07. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (55,6-9)
08. SALMO RESPONSORIAL (144)
O SENHOR ESTÁ PERTO DA PESSOA QUE O INVOCA! (bis)
- Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o
Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.
- Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
- É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.
09. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS FILIPENSES (1,20c-24.27a)
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (bis)
1. Vem abrir nosso coração, Senhor; ó Senhor, abre o nosso coração, e, então, da Palavra do teu Filho, vamos ter, ó Senhor, compreensão!
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS
(20,1-16a)
12. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A Palavra de Deus que nos vem por Isaías descortina diante de nossos olhos o porquê da ação
desconcertante que Jesus narra na parábola. Deus ultrapassa todas as limitações e o nosso jeito de entender a vida. Tanto quanto as nuvens estão longe do nosso chão, assim são os planos d’Ele com relação à nossa estreiteza de visão e de projetos. Mas Deus se deixa encontrar, está em nossos caminhos para transformá-los em seus caminhos. Isaías nos revela que o Senhor nos convida a abandonar nossas maquinações e assumir a generosidade divina. Paulo diz que: uma coisa só importa para quem segue Jesus Cristo: viver à altura do Evangelho, uma vida que supõe luta e inteireza. Para ele a vida é importante devido a missão, e a morte é atraente pela fé no encontro com a bondade e a ternura do Pai. A grande escolha é viver bem, ser uma força positiva no mundo, ter uma vida que faça sentido e seja anúncio da Boa Notícia de Jesus Cristo. Na parábola, o trabalhador reclama da “injustiça” do patrão, porque ele tem uma ideia da justiça matemática, que gera inveja e mesquinhez. Deus não é injusto ao ser generoso. A bondade de Deus ultrapassa os critérios humanos. Jesus vem revelar a partilha e ensina a repartir de acordo com a generosidade do Pai. A parábola alerta-nos para que não sejamos parte dos primeiros que se refugiam em suas próprias ações, em seus serviços prestados à Igreja desde cedo. O ensinamento, suas advertências e sua
promessa incluem a todos, primeiros e últimos. Sejamos, pois, dos que reconhecem e confiam na generosidade de Deus. Tudo d’Ele recebemos! Tudo é graça! Seu dom é sem medida e todos podem receber e participar da comunhão com Ele, não por merecimento pessoal, mas gratuitamente por sua graça e bondade. Nossa missão e nosso empenho não são trabalho forçado, mas participação. Eles não são motivados por moralismo ou temor, mas por graça, gratidão e alegria por sermos convidados, ainda que tarde. O que importa não é o quanto fazemos, mas o como fazemos. Facilmente julgamos que as pessoas não se esforçam, não se engajam, não fazem o suficiente para participar do Reino. Esta parábola representa muito hoje, também, para as nossas comunidades. Na Igreja não deve haver aqueles que exigem mais “porque chegaram antes”. Ninguém deve sentir-se “veterano” porque se converteu antes a Cristo. Todos somos iguais. Ninguém é o senhor da “vinha”, pois todos somos operários e nos encontramos no mesmo nível: não há motivos para superioridade.
Acontece, às vezes, nas nossas comunidades que alguém se julga “veterano”, nem ele trabalha nem deixa os outros trabalhar; influencia a vida de todo o grupo e não permite que quem chegou depois tome iniciativa. Em nossas comunidades, estamos valorizando a boa vontade e o desejo de participação daqueles que ficam à margem, excluídos na Igreja e na sociedade?
13. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente - Professemos nossa fé no Deus que é fonte do amor e da justiça. CREIO EM DEUS...
14. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente - Irmãos, rezemos a Deus Pai, que é bom e misericordioso, para que atenda os pedidos que Vos apresentamos.
- Senhor, olhai por vossa Igreja, presente no mundo inteiro, para que seja sempre sinal do Vosso amor e bondade para todos. Nós vos pedimos.
- Senhor, fortalecei todas as pessoas que em nossa Igreja e na sociedade estão a serviço do vosso Reino, ajudando a construir um mundo mais justo e solidário. Nós vos pedimos.
- Senhor, ajudai-nos para que nos dediquemos mais ao estudo e à leitura orante da Bíblia, para
vivenciarmos os vossos ensinamentos. Nós vos pedimos.
Presidente - Rezemos juntos a oração dedicada à Palavra de Deus.
Senhor, nossas palavras são muito pobres, para agradecer-te o maravilhoso dom da Tua Palavra escrita, que ultrapassando os limites do tempo, continua a falar-nos da Fé que da sentido à vida, da Alegria que abre os corações, do Amor que nos faz irmãos. Concede-nos a Tua Palavra e, como Maria, acolhê-la, meditá-la e fazê-la crescer em nossos corações. Concede-nos, Senhor, grande amor à Bíblia. Que nosso egoísmo jamais aprisione a Tua Palavra. Queremos aproximar-nos deste Livro com Fé, para que saibamos encontrar em suas páginas sagradas as respostas aos nossos problemas e a libertação de todo tipo de escravidão, comodismo e passividade. Faze-nos um instrumento eficaz de Tua Palavra a fim de anunciá-la e testemunhá-la: no Amor que une a família e na Paz que o mundo precisa. Com respeito, humildade e fé, queremos colocá-la em nossas casas para que seja: Luz que ilumina, Palavra que acalma, Presença viva de amor! Nós te pedimos ó Pai, que o homem de hoje, cansado e insatisfeito, tenha a coragem de aproximar-se da Bíblia para encontrar nela: O Caminho, a Verdade e a Vida! Repete, Senhor, a promessa do Evangelho: “És feliz porque acreditaste, pois em ti se há de cumprir a Palavra da Salvação”. AMÉM.
15. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) - Somos chamados a participar da “vinha do Senhor”. Uns desde a manhã, uns ao meio dia e outros no fim do dia. Pois isso, todos, indistintamente, somos convidados a ouvir sua Palavra, e a participar do banquete da vida, por ele preparado e oferecido generosamente.
Apresentemos ao altar do Senhor o nosso compromisso e disposição em seguirmos o exemplo
daqueles trabalhadores. Que nós também, do amanhecer ao anoitecer de nossas vidas, nos
coloquemos a serviço da vinha do Senhor.
Hoje o convite é para as pessoas que prestam serviços voluntários à comunidade, e que na maioria das vezes não são lembradas, ex.: a(o) zeladora(o), o sino, a arrumação do espaço celebrativo, lava e passa os paramentos do altar, confecciona cartazes e painéis, membros das associações no bairro, e outras atividades conforme a realidade local. O(a) animador(a) apresenta-os ou cita os nomes.
AQUI VIEMOS NOSSA VIDA PARTILHAR, OS DONS QUE RECEBEMOS OFERTAMOS NO
ALTAR, POIS QUANDO MENOS NOS DERAM ALEGRIA E FELICIDADE, FOI QUANDO
NÃO OS COLOCAMOS A SERVIÇO DA COMUNIDADE (bis).
16. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
COM ALEGRIA, OFEREÇO O MEU SACRIFÍCIO, E VOU CANTANDO E LOUVANDO O
SENHOR.
1. És nossa força, és nossa vida e, por isso, queremos louvar-te, ao Teu nome elevar nossas mãos.
2. Feliz o povo que te procura, caminhando à luz do teu rosto e buscando a Verdade, o Amor.
(Onde houver Celebração Eucarística)
1. Pai Santo, na força deste rito, sejais sempre bendito pelo Vinho e Pão. Da vossa bondade
recebemos os dons que oferecemos para a salvação.
SENHOR, ETERNO PAI, OS DONS DE VINHO E PÃO, AGORA TRANSFORMAI EM VIDA E
SALVAÇÃO. (bis)
2. Pai Santo, sejamos água pura, que ao Vinho se mistura e vai se consagrar. Por Cristo, a nossa humanidade da vossa divindade vai participar.
3. Pai Santo, que o vosso amor compreenda que as nossas oferendas vêm do coração. São frutos regados pelo orvalho, que a bênção do trabalho transformou em Pão.
17. PAI NOSSO
Presidente - Obedientes à Palavra do Salvador e iluminados por seu divino ensinamento, ousamos dizer: PAI NOSSO...
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) - Como filhos e filhas amados do Deus da paz, saudai-vos com um gesto de
comunhão fraterna. (à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1. “Venham trabalhar na minha vinha”, dilatar meu reino entre as nações. Convidar meu povo ao banquete. Quero habitar nos corações.
UNIDOS PELA FORÇA DA ORAÇÃO, UNGIDOS PELO ESPÍRITO DA MISSÃO, VAMOS
JUNTOS CONSTRUIR UMA IGREJA EM AÇÃO.
2. “Venham trabalhar na minha vinha”, espalhar na terra o meu amor. Muitos não conhecem a Boa- Nova, vivem como ovelhas sem pastor.
3. “Venham trabalhar na minha vinha”, com fervor meu nome proclamar. Que ninguém se queixe ao fim do dia: “Ninguém me chamou a trabalhar...”
20. ORAÇÃO
Presidente - Pai de bondade, renovados por esta celebração, nós vos agradecemos e pedimos:
ajudai-nos para que busquemos sempre a vossa justiça e promovamos a paz em nossa comunidade. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO
Presidente - O Senhor esteja convosco. ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
- Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
- Glorificai o Senhor com vossa vida, promovendo a justiça e a paz. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
23. CANTO FINAL
1. Olha que o tempo é ligeiro e o melhor companheiro, possui a eternidade. E o seu amor que é forte, é bem maior que a morte e quer sua amizade. Cristo, conta com você.
2. Muita gente vive a toa, sem saber o que fazer, vendo a messe florescer o Senhor precisa de
operários, bem valentes, destemidos. Para a messe mais crescer, Cristo, conta com você.




Sejamos generosos assim como o Pai do céu

Nenhum comentário:

Postar um comentário