quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Reflexão do Evangelho de Hoje 04/08

Evangelho (Mateus 16,13-23)

Quinta-Feira, 4 de Agosto de 2011
São João Maria Vianney

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. 21Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!” 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Reflexão (Por ser um tema bem importante, precisei escrever um "pouquinho mais".)

1 – De certa forma Jesus está fazendo uma pesquisa de Marketing. Quer saber como anda o ibope e o conceito sobre Ele mesmo. Todavia, a pergunta mais importante para Ele, não era a primeira, mas a segunda. Dizer o que os outros dizem é muito fácil. O difícil é, pessoalmente, ter que conceituar. E Jesus vai bem fundo, é bem objetivo: “E vós, quem dizeis que eu sou?” É bom que nos demos conta que os Apóstolos, aqueles que deveriam sucedê-lo, já estavam com Ele há 3 anos. Era mais do que hora de saber dizer, pessoalmente, quem era Jesus. E depois de 2 mil anos, nós é que temos que dar a resposta. E desta resposta resultará, a partir da nossa prática e testemunho, a qualidade da Igreja Fundada por Cristo, sobre Pedro.



2 – Em nome de todos, Pedro dá a resposta: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Deve ter ficado todo orgulhoso de ter sido ele a responder quem era Jesus. Jesus, todavia, faz logo uma correção no coração e na inteligência de Pedro: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Humanamente falando, Pedro não tinha a sabedoria divina para formular uma resposta desta sobre Jesus. Ainda não tinha passado pela experiência do recebimento do Espírito Santo, que é Aquele que dá toda a sabedoria... Ninguém de nós vai conseguir dizer interiormente, na profundidade da própria consciência quem é Jesus, se não for pela ação do Espírito Santo, que nos dá todo o entendimento. Portanto, vamos insistentemente pedir os dons do Divino Espírito. Somente assim teremos a capacidade de responder com coerência interior que é Jesus para nós, hoje. Deus se serviu da boca e da palavra humana de Pedro para esclarecer para os Apóstolos quem Jesus era, efetivamente.



3 – E Jesus funda a Sua Igreja, sobre Pedro. Escolhe Pedro como sinal visível da continuidade desta fundação. Jesus dá a Pedro o exercício da autoridade sobre a Igreja primitiva. Pedro o 1º Papa. Depois vieram outros. Hoje, na linha da sucessão dos Apóstolos, temos Bento XVI e os Bispos da Igreja Católica. Nossa Igreja é divina/humana. Olhemos para o que disse Jesus: 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Ainda bem que temos uma promessa forte da parte de Jesus: o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Do contrário, quem sabe até, já teríamos conseguido acabar com a Igreja, fundada com tanto amor e carinho, pelo nosso contra testemunho pessoal, familiar e comunitário. Contudo, jamais o Demônio terá poder sobre esta fundação divina, na pessoa de Pedro. Mas também não nos e permitido ficar de braços cruzados, sem fazer nada, porque temos essa promessa. Cristão deve ser alguém da ação concreta. E como está difícil testemunhar hoje a própria fé. É remar contra a corrente. Mas sermos vencedores se formos fiéis. Nestes 2 mil anos foram tantos os que tentaram acabar com a força da Igreja. Mas eles não se dão conta desta promessa divina. Só entende esta promessa quem a aceita pela fé. Não a entenderemos nunca com a pura sabedoria humana. Os inimigos da Igreja não se permitem ser alcançados pela sabedoria divina. Quem já se permitiu alcançar pela graça divina e conseguiu de verdade fazer a experiência pessoal do encontro com Cristo, não voltará mais atrás, nunca.



4 – E Jesus não engana ninguém: Começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Quem O quisesse verdadeiramente seguir, já deveria saber, desde o início, qual era o caminho e o desenlace de tudo. Pelo aspecto humano e sem a assistência do Espírito Santo, Pedro não entendeu nada do que Jesus falara e ficou com medo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!” E Jesus não permite que o humano, frágil no entendimento das coisas sagradas, desvirtue o que Deus tinha preparado: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!” Também no deserto Jesus fez a mesma afirmação para Satanás... É muito interessante notarmos que Jesus não aceita que Pedro pense como os demais de sua cultura, que é bitolada no aspecto religioso. Esperavam um Cristo triunfalista e guerreiro... Imaginemos só... Ou Pedro mudava de mentalidade ou ele deixava de ser Pedro para ser Satanás, que só atrapalhou os planos de Deus, desde o princípio. Ainda que com muitas resistências, Pedro muda radicalmente. Aqui está o segredo de tudo. Deixar a lógica do alto acontecer. Esta não erra nunca. Pedro tinha, necessariamente, que ser uma pedra muito firme e forte. Era sobre esta pedra que Jesus edificaria o edifício sagrado: a Igreja.

-------------------------------------------------------------------------------

Oração: Senhor Jesus, Messias e Filho do Deus vivo, concede-nos a bênção de sermos inspirados diariamente pelo Teu Divino Espírito, a fim de sermos capazes de revelar e esclarecer, na sociedade complexa em que vivemos, que Tu és o Messias e o Filho do Deus Vivo. Que esta verdade fundamental nos dê a graça de testemunhar, com grande qualidade e humildade, Teu infinito amor e misericórdia. Continua a construir sobre nós, Jesus, a Tua Igreja Santa. Que a partir de nós Ela seja cada vez mais Santa. Que cada um de nós, batizados nesta fonte de amor que é a Igreja que quiseste sobre Pedro, possamos ser pedras vivas nesta grande edificação. Não permita Jesus, que sejamos derrubados pela ação de Satanás. Queremos ser vitoriosos Contigo. Agradecemos-TE pela Igreja que fundaste sobre Pedro. Concede-nos a graça de amá-la cada vez mais ao ponto de entregarmos a vida por ela. Não permita Jesus, que sejamos pedra de tropeço para o Teu plano de amor que quer continuar acontecendo ainda hoje, no coração de cada batizado. Restaura-nos, Senhor e, nos conserve renovados. Amém.



Deus te abençoe e proteja.

Com estima,

Padre Renato dos Santos - SDB







--------------------------------------

Pe. Renato dos Santos

Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845

Mont' Serrat

94440-011 - Porto Alegre - RS

-------------------------------------

Fones:

(51) 3331 4799

(51) 8124 6248

Facebook: Renato Dos Santos

Twitter: @SantosRenatodos

Linkedin: Padre Renato dos Santos



-------------------------------------

Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Nenhum comentário:

Postar um comentário