terça-feira, 2 de agosto de 2011

Reflexão do Evangelho de Hoje 02/08

Evangelho (Mateus 15,1-2.10-14)

Terça-Feira, 2 de Agosto de 2011
18ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
1Naquele tempo, alguns fariseus e mestres da Lei, vindos de Jerusalém, aproximaram-se de Jesus, e perguntaram: 2“Por que os teus discípulos não observam a tradição dos antigos? Pois não lavam as mãos quando comem o pão!” 10Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai e compreendei. 11Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro”.12Então os discípulos se aproximaram e disseram a Jesus: “Sabes que os fariseus ficaram escandalizados ao ouvir as tuas palavras?” 13Jesus respondeu: “Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada. 14Deixai-os! São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois cairão no buraco”.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

-----------------------------------------------------------------------

Reflexão

1 - Antes de tudo convém concluir que Jesus é inteligente o suficiente para não negar aquilo que, por si mesmo, é valor cultural humano. Todo valor cultural tem sua riqueza intrínseca, ou seja, é inerente à sua própria natureza. Todavia, Jesus também é inteligente o suficiente para nos alertar para tudo aquilo que vai contra aos mandamentos sagrados de Deus. Se a lei divina estiver abaixo das nossas convenções humanas, significa que algo não está bem nas nossas convenções. E, assim sendo, temos que nos reposicionar diante de normas que não nos levam a lugar nenhum. Tradição humana que não respeita o querer maior de deus para conosco, deve ser repensada urgentemente.

-----------------------------------------------------------------------

2 - Alguns, pelo rigorismo de uma lei ou norma sem vida, são capazes de sufocar as pessoas que estão por perto. Decididamente não podemos ser assim. É nossa responsabilidade ajudar as pessoas a entenderem de forma madura e consciente o sentido maior de uma determinada norma ou lei que, efetivamente, libertam a pessoa. Aqui também entra o poder da palavra. Com palavras certas, na hora certa, seremos capazes de tocar a sensibilidade dos corações endurecidos pelo rigorismo. Não podemos nos servir de palavras ásperas e destruidoras para tentar corrigir quem está fora de rota.

-----------------------------------------------------------------------

3 - “Escutai e compreendei. 11Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro”. Certamente Jesus não está nos levando a refletir sobre a quantidade de gorduras, açúcares, carboidratos, etc, que estamos ingerindo. Para podermos entender e assimilar bem esta afirmação de Jesus deveríamos, antes de tudo, avaliar o coração. Como está o nosso coração? Não no aspecto de saúde cardiopática, mas na dimensão humano/afetiva; dos sentimentos... A boca sempre falará daquilo que nosso coração estiver cheio. Coração cheio de bondade, manifestará bondade. Coração cheio de ódio, destilará ódio... Alguns se preocupam em demasia com sua cardiopatia e, bem pouco com sua "cardiosimpatia". Se fôssemos mais simpáticos, acolhedores e respeitosos, nossas relações interpessoais seriam bem mais maduras e estáveis.



Oração

Senhor Jesus, fonte de toda pureza, purifica nosso coração humano, nem sempre sensível e acolhedor das outras pessoas que convivem diariamente conosco. Derrama, humildemente Te pedimos, os dons do Espírito Santo sobre nós. Assim conseguiremos superar todo sentimento de orgulho, de vaidade, de arrogância e de soberba, que vamos alimentando no decorrer da vida. Restaura, Jesus, nossos corações feridos, magoados e cegos. Combate conosco, Senhor. Ajuda-nos a sermos melhores. Não permitas que continuemos no erro de sufocar as pessoas com nossos julgamentos rigoristas. Tu, Jesus, que só tens Palavras de vida eterna, educa-nos para o amor, para a acolhida e para o perdão. Cura, Senhor, nossos corações feridos com Teu sublime bálsamo de amor. Amém.

-----------------------------------------------------------------------

Tenhas um dia muito abençoado.

Com estima,

Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco





--------------------------------------

Pe. Renato dos Santos

Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845

Mont' Serrat

94440-011 - Porto Alegre - RS

-------------------------------------

Fones:

(51) 3331 4799

(51) 8124 6248

Facebook: Renato Dos Santos

Twitter: @SantosRenatodos

Linkedin: Padre Renato dos Santos



-------------------------------------

Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Nenhum comentário:

Postar um comentário