terça-feira, 9 de agosto de 2011

Reflexão do Evangelho de Hoje 09/08

Evangelho (Mateus 18,1-5.10.12-14)Terça-Feira, 9 de Agosto de 2011
19ª Semana Comum— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos con­ver­terdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Reflexão1 – A tentação interior de grandeza e poder é doença grave. Alguns se tornam maquiavélicos em grau extremo para ocupar os primeiros lugares. Há pessoas com esta doença em todos os segmentos da organização social, religiosa, política, educacional, etc. Até os discípulos estavam imbuídos desta “febre”. Tentaram a Jesus perguntando quem seria o maior no Reino dos Céus. E Jesus, que não se deixava levar por pretensões mesquinhas, dá uma resposta à altura da pergunta: Ele deixa bem claro que o Reino dos Céus não será para orgulhosos, arrogantes, mas, para quem se faz como criança. Ninguém é superior a ninguém. Todos temos responsabilidades diferentes.

2 – O maior poder perante Deus foi, é, e será, sem sombra de dúvidas, o poder serviço. Será grande diante d’Ele, aquele que serve. A dimensão do serviço na vida de um cristão autêntico desmontará qualquer tentação de poder de mando e de usurpação. Diante de Deus nunca caberá a fraude, a vaidade, a aparência. Aquele que serve, sempre se colocará em posição de igualdade. Quem serve, em dimensão verdadeiramente evangélica, nunca pretenderá tirar vantagens pessoais. Será sempre prazeroso servir as pessoas como se estivesse servindo ao próprio Deus, que se manifesta nas pessoas servidas. Será sempre maior perante Deus aquele que se faz pequeno, sem segundas intenções.

3 – Será difícil alcançar este grau alto de entendimento do poder serviço se não passarmos por um profundo processo de conversão interior. A conversão interior nos ajudará a entender a beleza do colocar a vida a serviço da vida. Quem coloca a vida a serviço da vida, certamente encontrará Deus. Quem aprendeu a colocar a vida a serviço da vida, não ficará com a consciência tranqüila enquanto não reencontrar a “ovelha”perdida. E são tantas as que precisam ser resgatadas, sem vida digna. Somos discípulos missionários. A grandeza do Batismo que um dia recebemos não nos pode deixar inertes, na mesmice. Temos que entrar em ação com nosso poder de servir. “Não vim para ser servido, mas, para servir e dar a vida...”.

Oração

Senhor Jesus, Tu que viestes não para ser servido mas para servir, ensina-nos a colocar a vida a serviço da vida. Faze que todo a nossa capacidade de servir seja, efetivamente, para defender a vida de Teus filhos e filhas mais fragilizados. Auxilia-nos em nosso processo de conversão interior. Na arte de fazer o bem, não seja nunca o orgulho e a arrogância a nos mover interiormente. Faze-nos como crianças! Elimina em nós a tentação de tirar vantagens pessoais em nossas ações comunitárias. Quebra em nós toda tentação de superioridade. A opção interior de servir a Teus filhos e filhas possa ser nossa maior alegria em servir a Ti, Deus doador da vida. Ajuda-nos a sermos servidores da vida e pessoas que querem resgatar vidas. Amém.

Desejo-te um dia bem abençoado.Com muita estima,Padre Renato dos Santos - SDB

Um comentário:

  1. Que espaço cheio de sabedoria e abençoado pela presença de Deus! Gostei bastante e já estou seguindo com muita alegria.

    Gostaria muito que conhecessem meus cantinhos também:

    nospassosdejesusamor.blogspot.com
    docessonhosdepapel.blogspot.com

    Que Deus os abençoe sempre!
    Abraços,
    Angela

    ResponderExcluir