segunda-feira, 24 de outubro de 2011

5° Aniversário IAM Santa Paulina - Vida de Grupo













Neste nosso 4°Encontro da IAM, festejamos nosso 5º Aniversário da IAM Santa Paulina, rezamos e agradecemos a DEUS pela obra da IAM, pelos missionários e missionárias, pela recuperação da Letícia e por todos nós que fazemos parte dessa obra, a leitura bíblica foi Mateus 22,34-40 (feita pela Suzana), depois a Aline e a Marina fizeram um teatrinho de fantoche com:

Chapeuzinho colorido
Quem conhece a historinha do chapeuzinho vermelho?
Ah todo mundo sabe ela de cor e salteada, mas pra ficar diferente eu troquei um pouco as bolas. Vejam só ... E virou Chapeuzinho colorido

Chapeuzinho colorido

Esta menina tão linda se chama Chapeuzinho colorido. Ela vivia estudando a bíblia todos os dias, sem se cansar e recitando de cor e salteado os mandamentos de Deus
Chapéu- 1º - amar a Deus sobre todas as coisas
2º - não tomar seu santo nome em vão
3º guardar domingos e festas
4º - honrar pai e mãe
Narrador - E assim ela repetia e repetia toda hora os mandamentos. Mas ela tinha uma vontade muito grande de entender pra que é que servia esses mandamentos e por que eles eram tantos –10.
Outro dia, enquanto recitava os mandamentos sua mãe a chamou:
Mãe - Chapeuzinho Colorido... Chapeuzinho?! Onde está menina que não me respondes?
Chapéu___ Ah, mãe tô aqui lendo sobre esses mandamentos...
Mãe __Menina, deixa isso pra lê depois e vá correndo até a casa de sua vovó levar pra ela o título de eleitor porque daqui uns dias é eleição e ela precisa dele pra votar.
Chapéu - Mas, mamãe.... eu tava......
Mãe - Num tava coisa nenhuma menina , vá depressa e correndo e não passe pro caminho daquele lobo maldoso que gosta de encher a cabeça dos outros de minhocas e ainda mais é cabo eleitoral da Dirma e do Motossera
Chapéu ___Pode deixar mamãe, eu vou levar, já que a vovó anda doente e não pode mais andar tão depressa quanto antes.
Narrador - E pela estrada afora, lá foi chapeuzinho cantando feliz da vida...
Chapéu - Pela estrada afora
Eu vou bem contente
Levar esse titulo
Pra vovó doente
O caminho é longo
O caminho é deserto,
E o lobo mau
Passeia aqui por perto
Mas à tardinha
Junto à vovozinha estarei contente.
Narrador - E não foi que a menina caminhando pela estrada encontrou sabem quem?? Quem????Ela encontrou o Porquinho IAM (por essa vocês não esperavam hein, crianças?)E o porquinho estava lendo uma bíblia também .
Chapeuzinho muito curiosa parou e perguntou :
Chapéu - Ei, porquinho? Você também está decorando todos aqueles mandamentos?
Porquinho __ Eu não, Chapeuzinho. Eu estou lendo aqui é que Jesus veio simplificar todos aqueles mandamentos em somente dois.
Chapéu ___Em vez de dez, são dois agora, tô boba?Jesus é muito moderno!!!
-Porquinho _Sabe o que é menina, é que se a gente cumpre esses dois estaremos cumprindo todos os outros mandamentos que existem.
Chapéu ___Uai, porquinho... Mas quais são esses mandamentos?
Porquinho __ Presta atenção, menina: o 1º é que devemos amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento: O segundo é que devemos amar os outros, o nosso próximo como a nós mesmos.
Chapéu _ Quer dizer que se eu seguir esses mandamentos, eu estarei cumprindo com tudo que Deus deseja de mim?
Porquinho ____ É isso mesmo, menina!!
Chapéu ___ Então agora já sei. Devo amar a Deus acima de tudo e devo amar o meu irmão como a mim mesma.
E assim a menina seguiu contente, pois tinha descoberto o novo mandamento.
Enquanto caminhava pela floresta, neste mês de maio, mês das noivas, de Maria, das mães. Vejam só quem apareceu diante da bela menina???
Lobo _ Olá fofa!! Que saudades de você e de aparecer nessa história!! Semana passada colocaram meu primo e eu fiquei me roendo de raiva dele aparecer e eu não .
Chapéu - Olá seu lobo mau, matador de vovozinhas inocentes e de meninas sem defesa, porque agora com esse tanto de bolsa que o governo da Dirma também quer dar, é bolsa escola, bolsa família, bolsa gás, bolsa Cemig, bolsa Luis volton, bolsa até da Avon, meu pai está ficando rico e já pode me dar uma cesta bem melhor para eu ter mandar ela na cabeça quando precisar..
Lobo - Hum!!!! Continua boboca, como sempre.
Chapéu _ O que foi que você falou?
Lobo ___Falei como você está dengosa!!!!Mas, conte-me, linda criança, o que faz aqui na floresta?
Chapéu _Vou levar o titulo de eleitor pra vovó votar ou na Dirma, ou no Motossera, ou naquela outra da floresta também a Morina.
Lobo _ Ah, que beleza de democracia. Faz um favorzinho pra mim. Peça a ela pra votar naquele que disser que vai acabar com as armas de fogo, assim não mais vou morrer pela espingarda do caçador e poderei viver livre pra azucrinar a vida dos porquinhos, das ovelhinhas, a sua, a da vovó...
Chapéu ____Que isso seu lobo, vai saindo sô.. Tá me achando com cara de boba? Eu, hein,
Lobo __Tudo bem, tudo bem, eu exagerei, mas apresse–se que está ficando tarde, menina e sua vovozinha precisa votar. Vá por esse caminho das flores, é mais perto e muito mais bonito. Assim você chegará com segurança.
Chapéu _ Você acha? Não tá me enganando não né, seu lobinho?
Lobo __claro que sim, meu docinho, quer dizer que não, eu faço isso com maestria desde que a Chapeuzinho tinha só uma cor, vermelha rs.
Chapéu __ Eu vou acreditar em você, porque aprendi agorinha mesmo que devemos amar nossos semelhantes assim como a nós mesmos.
Narrador - E assim a menina foi embora pelo caminho que o lobo mau indicou.
Lobo __ semelhantes, semelhantes, vê lá se me igualo a essa raça que precisa fazer referendo pra decidir se deve comprar arma pra matar ou pra não matar os seus iguais, que precisa jogar filha pela janela fingindo ser os outros, querendo incriminar sei lá quem. Mas o importante é que o que manda aqui é a lei da barriga vazia, e eu vamos lá é comer aquela vovozinha e depois a chapeuzinho que está ainda mais gordinha. haahahahahaha
Narrador - Enquanto isso, o lobo chega mais rápido na casa da vovó e grita.
Lobo __ Vovó, ooooo Vovó!!!! Abre aqui que eu trouxe a urna eletrônica pra senhora votar e ela dá pesada pra danar.
Vovó _ Mas ainda não chegou à hora da eleição
Lobo – esqueceu vovó que velho vota antes, vacina antes, toma o lugar da gente nos ônibus antes, faz tudo antes dos outros???
Vovó - Pode entrar minha netinha. Não precisava trazer a urna era só o titulo !
Lobo _ Ah, vovó fiquei pensando que a senhora está muito velha, velha demais pra andar por essa mata. Pode ser que algum elemento perigoso, de alta periculosidade mesmo, de arma na mão, mate-a antes que ele seja proibido de usar a tal arma. Ohhhhhhh esqueci, a proibição é só pro cidadão, o bandido pode continuar usando. Mas vamos lá,
Vovó _ Minha netinha, por que você está segurando está urna tão pesada?
Lobo _ (ai, a mesma história de sempre) é pra te ajudar votar melhor, vovó.
Vovó _Minha netinha, pra que está cobrindo o rosto com essa urna tão grande?
Lobo _ É porque o voto é secreto, os outros não podem ver!!!
Vovó _ Mas chapeuzinho, por que você não trouxe o título?
Lobo ___ (ou veia chata) )é porque agora , nessa urna nova não precisa de titulo pra votar
Vovó __Mas, Chapeuzinho, por que........
Lobo _ Pera ai, vovó?! A senhora não está mais na idade de ficar perguntando tantos porque isso, porque aquilo. Tá na hora de eu perguntar pra senhora; ___ a senhora vovó, vai votar em quem?
Vovó - Uai, menina, claro que eu vou votar é.
Lobo _ala logo
Vovó - eu vou votar é no... Eu ainda não sei em que eu vou votar!!!
(ele joga a urna pra lá e fica grande diante da vovó.).
Lobo _ Então quer dizer que a boa velhinha não vai votar hein? Quer me deixar sem emprego, pois sou cabo eleitoral da Dirma e do Motossera
Vovó _ Num vou votar em ninguém que um lobo safado apoia,... Safado como tu....... soscorrooooooooooooooo
Narrador - Nesse momento, enquanto o lobo investia sobre a vovó num intuito de matá-la, eis que a porta abre e sabem quem entra?
Não, não era a chapeuzinho não.. Era o caçador, com sua longa espingarda e sotaque de Indiana Jones.
Caçador – Parado ai seu lobo mal, que agora é com as balas da minha espingarda é que o Senhor haverá de bater um papinho.
Lobo _ Mas o que é isso? Você não é policia, porque está com essa arma de fogo, não pode usar arma de fogo não, meu bem, pode baixar isso agora.
Caçador _ É não sou polícia, mas eu vou te matar, porque em toda história eu te mato, seu lobo malvado.
Narrador - Nesse momento em que o caçador arrumou a mira pra matar o lobo, sabem quem chegou???
Não foi a chapeuzinho não!!! Foi o sapo que foi logo dizendo:
Sapinho __Alto lá, seu caçador. Pode parar. Esta criatura é de Deus e quem ama a Deus não ofende os bichinhos, não mata, mas sim os ensina a ser melhores.
Caçador _Que melhor que nada, vamos é ensinar a ele que o melhor lugar pra um lobo e no fundo do rio com a barriga lotada de pedras e perfurada de balas!
Narrador - Nesse instante sabem quem chega??? Agora sim... Ela mesma, a Chapeuzinho Colorido.
Chapéu __ Pera ai, seu caçador, pera ai, não mata não... Escutem bem o que eu vou falar: ele é meu próximo: nós devemos amá-lo como a nós mesmos, temos sim, que matar o criminoso que existe dentro dele e salvar o lobo bom que ele foi um dia. Um lobo que amou a natureza, que foi agradecido a Deus pela vida aqui na floresta. Temos sim, de ensiná-lo a ser melhor.
Lobo _ É isso mesmo, baixa essa arma, porque se arma adiantasse a história não estaria se repetindo. Todo dia mata, todo dia tem mais gente pra matar.
Chapéu ___ Me dê a chance de ajudar o lobinho a ser melhor, a ensiná-lo a amar todas as coisas e a ser feliz junto com os que agora irão amá-lo também.
Lobo _ bonito, isso, chapeuzinho... tô até emocionado . Acho até que vou mudar de lado, em vez de ser lobo mau, eu quero ser agora com sua ajuda um lobo bom.
Narrador - Crianças... E assim aconteceu. Com o tempo a menina com muita paciência e amor ensinou ao lobinho que com amor tudo se constrói, tudo se cria.
Assim, aprendemos que devemos aprender os mandamentos para vivê-los onde estamos e não só sabermos e não coloca-los em prática.. O outro é esse ao nosso lado e ele pode muito bem estar precisando ser amado e compreendido também.

Essa história foi adaptda do livro Jesus e as Crianças, do site catequisar.

Depois as crianças brincaram de Jesus, Maria e José (morto,vivo)
Cantamos os Parabéns a todas as crianças/adolescentes que fazem parte do grupo.

De todas as crianças do mundo sempre amigos.

No próximo sábado teremos a Pedalada Missionária saída as 9:00 da Igreja São Francisco de Assis, participe você também...

Um comentário:

  1. Parabéns pelos 5 anos do vosso grupo! Que o Espírito Santo vos ilumine e fortaleça para continuarem a ser pequenos grandes missionários.
    Beijinhos das Estrelas Missionárias

    ResponderExcluir