quinta-feira, 28 de julho de 2011

Reflexão do Evangelho de Hoje 28/07

Evangelho (Mateus 13,47-53)Quinta-Feira, 28 de Julho de 2011
17ª Semana Comum— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Com­preendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor. -------------------------------------------------Reflexão1 - De quando em quando aparecem pessoas com ideias puritanas. Pensam em formatar o mundo com uma raça pura, sem pecados, sem vícios, sem problemas. No geral caem no mesmo erro de Hitler e de tantos outros, que quiseram se arrogar o direito de ser Deus. Toda tentativa de criar uma raça pura gera guerra, genocídio e divisões. Estas pessoas, psicossomaticamente doentes não entendem que o mundo é plural. Precisamos nos autoeducar para saber conviver com o diferente. O diferente é lindo, é maravilhoso, é dialético. Deus mesmo é diferente. Que bom que temos as diferenças. Pelo que temos de informação bíblica, somente Nossa Senhora nasceu preservada da mancha do pecado original, tendo em vista sua eleição para ser a mãe do Cordeiro, que tiraria o pecado do mundo.

2 - No Evangelho de hoje vemos a pluralidade em ato. Do mesmo modo como temos peixes bons e ruins, assim também nós podemos ser, em sociedade, bons ou ruins. É uma questão de opção de vida. O Norueguês, que provocou a morte de tantos, optou por ser ruim. Deus deu a ele todas as possibilidades para optar por ser bom, mas, ele, preferiu a morte. Duvido que tenha sido uma opção consciente! Mas, de todas as nossas opções, boas ou ruins, estando ou, não, conscientes, os resultados serão sempre evidentes. Deus nunca nos condenará. Nossas opções mal feitas nos condenarão. Quando os pescadores lançam as redes ao mar, vem de tudo. Tem peixes bons e peixes que não prestam. Naturalmente que escolheremos os peixes bons.


3 - Com Deus não é diferente. Todavia, o critério com o qual Deus se servirá para escolher os peixes, que somos nós, será a justiça. Os justos serão recolhidos e, os maus, serão jogados fora, na fornalha. Mas como bem o sabemos, porque a Igreja, mestra em educação nos tem ensinado durante estes anos todos com a catequese, não podemos esquecer de que Deus é misericordioso, indulgente, compassivo e clemente. Somente um Deus assim, com estes atributos, é que tem a grandiosidade de optar também pelos ruins, que somos nós. O que seria de nós não fosse a misericórdia divina? O preço da cruz foi alto... Só Ele sabe o preço dos nossos pecados! Nós, talvez, saberemos o preço da misericórdia. Deus queira que assim seja!

Oração : Senhor Jesus, fonte vital de perdão e misericórdia, perdoa, pelo Sagrado Sacramento da Absolvição, os nossos muitos pecados. Concede-nos a graça de sermos mais responsáveis para com a nossa Salvação eterna. Ajuda-nos, Jesus, com os dons insubstituíveis do Teu amor, a sermos efetivamente justos. Que todas as nossas ações sejam justas. Livra-nos da desgraça de não fazermos o bem. Defende-nos do fogo do inferno, que é ausência total da Tua suave e doce presença. Livra-nos do choro e do ranger de dentes. Sê, Jesus, paciente conosco. Queremos progredir, com a Tua graça, na justiça e santidade. Ajuda nossas famílias a reencontrarem, no tesouro das sãs tradições, o conteúdo necessário que ajudará os filhos a trilharem sempre o caminho do bem. Amém!

Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Com carinho,Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco

Pe. Renato dos SantosAv. Cel. Lucas de Oliveira, 845 Mont' Serrat94440-011 - Porto Alegre - RS
Fones: (51) 3331 4799(51) 8124 6248Facebook: Renato Dos SantosTwitter: @SantosRenatodosLinkedin: Padre Renato dos Santos
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Nenhum comentário:

Postar um comentário