Evangelho (Mateus 13,16-17)
Terça-Feira, 26 de Julho de 2011
São Joaquim e Ana
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Reflexão
1 - A Igreja hoje nos faz lembrar duas pessoas muito simpáticas e queridas no referencial popular de fé: São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora. Portanto, avós do Menino Jesus. Certamente foram pessoas simples, mas pessoas que souberam dar o devido lugar à grandeza de Deus na própria vida, no próprio lar. Como sabemos, pelos frutos se conhece a árvore. Dizendo isso quero dizer da santidade desse casal. Foram capazes de educar a filha na simplicidade, na ternura, na santidade de vida, no compromisso e, sobretudo, no amor a Deus. Deus, na vida desse casal não era, com certeza, uma mera teoria. Era alguém concreto que dava o sentido maior a tudo. Na vida deles Deus não era algo relativo. Era, sim, o grande Absoluto. É nesse ambiente de simplicidade e amor que Maria vai crescendo e aprendendo a amar esse grande Absoluto, sobre todas as coisas. E ama tanto a Deus que acaba sendo a escolhida, a predileta para ser a Mãe santa de seu filho santo.
Portanto, vamos hoje agradecer pelos nossos nonos e nonas, sejam eles vivos ou falecidos. Afinal, se não fossem eles, não teríamos recebido de nossos pais o precioso dom da vida. Obrigado, Senhor, pelos nossos avós! Viva nossos avós!
2 – Por Maria tivemos a graça maior de receber Jesus. Nossos olhos não só O viram como continuam vendo. Jesus se mostra de tantas formas. Basta o mínimo de sensibilidade para ver os sinais da ação salvadora de Cristo ainda hoje. Será que somos agradecidos por essa grande dádiva que é Cristo Jesus em nossas vidas?
Oração - Bênção aos idosos: Ó Deus eterno e todo poderoso, em vós vivemos, nos movemos e somos. Nós vos louvamos e bendizemos por terdes dado a esses vossos filhos e filhas uma vida longa com perseverança na fé e com boas obras. Concedei que eles, confortados pelo carinho dos filhos, netos e amigos, se alegrem na saúde e não se deixem abater na doença, afim de que, revigorados com a vossa bênção, consagrem o tempo da idade madura ao vosso louvor. Amém.
Tens os nonos vivos? Sejas delicado(a), vá cumprimentá-los, telefone, faça um mimo. Isso fará bem para eles e para ti também. Tens os nonos falecidos? Recolhe-te em tua intimidade e eleva a Deus uma prece por eles. O tempo de Deus é sempre o presente. Nossas orações pela salvação eterna dos falecidos valerão sempre, em qualquer momento.
Deus, rico em bondade e misericórdia, abençoe nossos nonos. Parabéns a todos os avós.
Aceita meu abraço e minha prece.
Com estima,
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco
--------------------------------------
Pe. Renato dos Santos
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845
Mont' Serrat
94440-011 - Porto Alegre - RS
-------------------------------------
Fones:
(51) 3331 4799
(51) 8124 6248
Facebook: Renato Dos Santos
Twitter: @SantosRenatodos
Linkedin: Padre Renato dos Santos
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16
Nenhum comentário:
Postar um comentário