segunda-feira, 25 de julho de 2011

Santa Ana, São Joaquim e o Dia dos avós




Em hebraico o nome “Ana” significa "graça" e Joaquim equivale a "Javé fortalece". Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os pais de Nossa Senhora.

Santa Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galiléia. Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se encontra a Basílica de Santa Ana.

Ana e Joaquim eram estéreis e durante muitos anos Joaquim era publicamente debochado, pois não ter filhos era considerado na época uma punição de Deus pela sua inutilidade. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.

O Senhor então os abençoou com o nascimento de uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa "Senhora da Luz", passado para o latim como Maria.

A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José aos 12 anos.

De acordo com a tradição Ana e Joaquim viveram para ver o nascimento de Jesus e Joaquim teria falecido logo após ver o seu Divino neto presente no templo de Jerusalém.

A devoção aos pais de Maria foi tornando-se muito popular na Idade Média, especialmente na Alemanha. Em 1378, o Papa Urbano IV oficializou seu culto. Em 1584, o Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Santa Ana em 26 de Julho, e o Papa Leão XIII a estendeu para toda a Igreja, em 1879. Tendo sido São Joaquim comemorado, inicialmente, em dia diverso ao de Santa Ana, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria, mãe de Jesus.


No dia de Santa Ana e São Joaquim comemora-se o Dia dos Avôs e das Avós porque eles são os pais de Maria, ou seja, os avós de Jesus Cristo.

O papel dos avós na família de hoje vai muito além dos mimos dados aos netos. Eles são muitas vezes, para as crianças, a única referencia de estabilidade, afeto e segurança. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.

As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza com um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

Outro aspecto bonito da vida de muitos avós é a sua presença expressiva na vida das comunidades e da própria Igreja colocando-se à serviço das diversas pastorais e movimentos. Seus testemunhos de fé, de vida e de oração são, com certeza, enriquecedores para todos nós.

Parabéns a todos os vovôs e vovós da nossa comunidade paroquial. Aceitem nosso carinhoso reconhecimento por todo o bem que fizeram, fazem e farão em favor das famílias, da Igreja e da sociedade. Deus os abençoe e conserve!

FELIZ DIA DOS AVÓS!



Oração

Ó São Joaquim e Santa Ana
protegei as nossas famílias
desde o início promissor
até à idade madura
repleta dos sofrimentos da vida
e amparai-as na fidelidade
às promessas solenes.

Acompanhai os idosos
que se aproximam
do encontro com Deus.

Suavizai a passagem
suplicando para aquela hora
a presença materna
da vossa Filha ditosa
a Virgem Maria
e do seu Filho divino, Jesus!

Amém.
http://paroquiatuiuti.webnode.com.br/news/santa%20ana,%20s%C3%A3o%20joaquim%20e%20o%20dia%20dos%20avos/
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário