quarta-feira, 27 de julho de 2011

Reflexão do Evangelho de Hoje 27/07

Evangelho (Mateus 13,44-46)

Quarta-Feira, 27 de Julho de 2011
17ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

-----------------------------------------------------

Reflexão

1 – Ficaria imensamente feliz se você conseguisse assimilar e entender esta verdade basilar: O tesouro escondido no campo e a pérola preciosa é justamente a Palavra de Deus, que dá sentido ao nosso existir humano. Quem encontra esta verdade fundamental, encontra o sentido maior da vida. É por isso que, quem a encontra, faz todo o possível e o impossível para possuí-la por inteiro e, para sempre. A Palavra de Deus deveria ser o amor maior de nossas vidas. É justamente por este amor maior que não podemos esmorecer na arte de buscar, diariamente, a força e a seiva para nossas ações. Se a cantora Amy Winehouse, e tantos outros, tivessem encontrado este tesouro escondido no campo, certamente não teriam tido o fim que tiveram. Deus deveria ser o sentido maior para nossas vidas. Ele tem o poder de tirar o nosso vazio existencial. Infelizmente, nem sempre nossa liberdade chega à altura deste entendimento maior.

-----------------------------------------------------

2 - São Paulo a Timóteo diz o seguinte: "Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme, a justiça" ( 2Tm 3, 16) O autor da Carta aos Hebreus diz: “Pois a Palavra de Deus é viva , eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração’ (Hb 4, 12). Pois é justamente na palavra de Deus, que encontramos a razão maior da nossa existência e, como diz São Paulo: “Tudo o que outrora foi escrito, foi escrito para a nossa instrução, para que, pela constância e consolação que nos dão as Escrituras, sejamos firmes na esperança” (Rm 15,4). Portanto, assumamos com amor e carinho a Palavra de Deus em nossa vida.

-----------------------------------------------------

3 – Nada, absolutamente nada, deveria ocupar em nossos corações o lugar da Santa Palavra. Ela deve ter primazia absoluta sobre todas as nossas escolhas... Diante desta Palavra, todas as demais realidades têm valor efêmero. De nossa parte, já que procuramos viver um pouquinho mais assiduamente a vida cristã, precisaríamos ter um grande discernimento para saber dar o valor que esta Palavra tem na história da humanidade. É justamente a força desta Palavra que nos motiva a promover a vida e a dignidade de todo ser humano, desde a “sua formação no ventre materno até o seu natural declínio”. É fundamental que nos perguntemos:

Será mesmo que a Palavra de Deus encontra em nós o devido valor?

Será mesmo que somos verdadeiros defensores da vida a partir dos valores que a Palavra de Deus nos apresenta?

Será que nossas motivações interiores nos ajudam a encontrar na Palavra de Deus a verdadeira fonte de felicidade?

-----------------------------------------------------

Oração:

Senhor Jesus, Tu que és o Tesouro escondido no campo e a Pérola preciosa de nossas vidas, ajuda-nos a fazer a opção maior pelo Reino. Concede-nos a graça de fundamentar sobre a Tua Santa Palavra as nossas ações de cristãos comprometidos com o Teu Reino. Dá-nos a graça de defendermos a vida, em todas as suas dimensões, partindo do conhecimento e aceitação da Tua Palavra em nossos corações. “Só Tu, Senhor Tens Palavras de vida eterna”. Infunde em nós o dom do discernimento. Assim saberemos valorizar a Tua Palavra de vida como fundamento para nossa felicidade completa. Também Te pedimos a graça, Senhor Jesus, de semearmos, onde quer que nos encontremos, os verdadeiros valores que dão o sentido maior ao nosso existir na família e na sociedade. Sejas somente Tu, Jesus, o sentido maior de nossas vidas. Derrama sobre nós o Teu Santo Espírito. Ele nos encherá de coragem e ousadia para lutar pela implantação do Teu Reino. Amém.

-----------------------------------------------------

- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

-------------------------------------------------

Com carinho,

Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco





--------------------------------------

Pe. Renato dos Santos

Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845

Mont' Serrat

94440-011 - Porto Alegre - RS

-------------------------------------

Fones:

(51) 3331 4799

(51) 8124 6248

Facebook: Renato Dos Santos

Twitter: @SantosRenatodos

Linkedin: Padre Renato dos Santos



-------------------------------------

Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Nenhum comentário:

Postar um comentário