sexta-feira, 29 de julho de 2011

Reflexão do Evangelho de Hoje 29/07

Evangelho (João 11,19-27)

Sexta-Feira, 29 de Julho de 2011
Santa Marta

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

-----------------------------------------------------------

Reflexão

1 – O Evangelho de hoje nos coloca diante do núcleo central de nossa fé: a ressurreição. Ou cremos que há ressurreição ou, perdemos tempo dizendo-nos crentes. Aqui está o centro de tudo aquilo para o qual Jesus Cristo aceitou entregar totalmente a vida. O preço alto de toda a Sua vida entregue foi a nossa ressurreição. Que verdade sublime... Tenho pensado que o projeto de ressurreição é o cordão umbilical que nos mantém conectados com Deus por toda a vida. Somos d’Ele para sempre... Nossa morte física é simplesmente um passo necessário e decisivo à plenitude da vida.

-----------------------------------------------------------

2 – Numa situação forte de dor pela perda do irmão, Marta alimenta interiormente a convicção do poder de Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. Quantas pessoas que, tendo passado por estes momentos difíceis da perda de entes queridos, entraram em desespero total justamente porque não alimentaram interiormente esta convicção maior sobre a ressurreição. Convém lembrar que a certeza da ressurreição nos faz permanecer serenos interiormente. Como sempre afirmei: saudades sempre, desespero nunca. Saudade é próprio de quem ama, desespero é próprio de quem não crê.

-----------------------------------------------------------

3 – Jesus nunca deixou dúvidas na cabeça de ninguém sobre esta verdade maior. Ele nunca nos enganou afirmando coisas que contradiz esta verdade fundamental. Ele responde para Marta com toda convicção: “Teu irmão ressuscitará”. Ressurreição não é reencarnação, como muitos confundem. Além disso, tenho que afirmar com veemência que a ressurreição é o próprio Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais.

-----------------------------------------------------------

4 - Ressurreição em latim (resurrectione), grego (a·ná·sta·sis). Significa literalmente "levantar; erguer". O seu significado literal é voltar à vida. Com esta tradução, penso ser muito significativo que pensemos em tantas coisas que já estão mortas dentro de nós, e que precisariam, literalmente, voltar à vida. Quantos são os que vivem alimentando sentimentos de culpa, de baixa autoestima, de baixo autoconceito. Tudo isso vai gerando morte dentro de nós mesmos. E, assim, vamos perdendo o encanto, o gosto de viver, e a beleza da vida... E o pior, vamos descarregando nos outros os nossos dissabores, os nossos “defuntos” interiores. Portanto, vamos crer que em Cristo somos capazes de viver esta vida nova. Basta que respondamos como Marta: Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente...

-----------------------------------------------------------

Oração

Senhor Jesus, Tu que És a ressurreição e a vida, ajuda-nos a viver em plenitude os frutos da Tua ressurreição no dia a dia da nossa existência. Que tenhamos a graça de nunca duvidar do poder que Tens de nos ressuscitar. Ressuscita em nós, Senhor, o gosto de viver, o encanto pela vida, a autoestima, o autoconceito. Somos Tua imagem e semelhança. Não podemos nos desmerecer diante de tão grande amor que nos permitiu existir, para ressuscitar Contigo. Ressuscita em nós o desejo de justiça e de transparência. Ressuscita em nós o desejo de viver na honestidade e na retidão. Ressuscita em nós o gosto de lutar pela defesa da vida de tantos que andam marginalizados. Depura a nossa fé Senhor. Ilumina, com a luz da Tua ressurreição, os momentos e situações de escuridão que de quando em quando, nos encontramos. Que o nosso modo de ser e agir seja o mais belo testemunho da Tua ressurreição. Amém.

-----------------------------------------------------------

Deus te abençoe e proteja.

Não esqueças que domingo é dia do Senhor. É dele o dia. Portanto, procura permanecer um pouquinho mais com Ele. Prioriza a Celebração Eucarística ou o Culto Dominical.

Forte abraço. Bom final de semana.

Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco







--------------------------------------

Pe. Renato dos Santos

Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845

Mont' Serrat

94440-011 - Porto Alegre - RS

-------------------------------------

Fones:

(51) 3331 4799

(51) 8124 6248

Facebook: Renato Dos Santos

Twitter: @SantosRenatodos

Linkedin: Padre Renato dos Santos



-------------------------------------

Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Nenhum comentário:

Postar um comentário